Notícias

Tuparetama inaugura praça e estátua em homenagem ao poeta Valdir Teles

Por Nill Júnior

Em Tuparetama, a noite da última sexta-feira foi banhada de poesia e repente em homenagem ao cantador, poeta e compositor, Valdir Teles, imortalizado pela gestão do prefeito Sávio Torres, com uma praça e uma estátua em homenagem ao mestre do repente nordestino falecido em março de 2020.

Antes da inauguração da praça, o prefeito Sávio Torres entregou a revitalização do terminal rodoviário, homenageando o saudoso Francisco de Assis Brito, o popular Francisco da Rodoviária, que empresta seu nome ao local trabalhou por quase quarenta anos, vendendo passagens.

Além do prefeito e da equipe do governo municipal, as entregas foram acompanhada pelos familiares, amigos, companheiros de viola e fãs de um dos maiores expoentes da cultura popular. O poeta Antônio Marinho, conduziu o ato solene, fazendo vibrar em rimas a saudade que o Pajeú sente de Valdir.

Ao fazer uso da palavra, o gestor destacou sua amizade pessoal com o artista e sua contribuição para a cultura tuparetamense. “Nessa última eleição eu senti muita falta do poeta que deu voz às nossas campanhas ao som da sua viola. Mas hoje, fazemos esta justa homenagem ao grande poeta que Tuparetama tinha como um filho querido e a partir de agora, quem passar por esta rodovia vai saber que aqui está imortalizado um dos maiores repentistas do Brasil”, disse.

A dupla de cantadores Sebastião Dias e Nonato Neto traduziu em seus versos o legado e a obra deixados pelo companheiro de viola. Entre as muitas homenagens da noite, a maior delas partiu da advogada e poetisa Mariana Teles, herdeira do talento e da genialidade de Valdir.

“Voz heroica de timbre inconfundível/ dicção cristalina e verso forte/ trajetória impecável sem ter corte/ rapidez no improviso de outro nível/ seu talento é insubstituível/ sua história não tem repetição/ um cometa de rara aparição/ e uma estrela de luz que não termina/ Valdir vive na alma nordestina/ e na saudade do povo do Sertão.”

Ao final da solenidade, o prefeito acompanhado de dona Elza, dos filhos Mariana, Gauderize e Glaubênio, e das irmãs do poeta, fizeram o descerramento da placa e do pano que cobria a estátua, revelando a imagem do cantador que ficará eternizado na Princesinha do Pajeú.

Festival de Poesia – Após a solenidade, o público se dirigiu até o Espaço Cultural da Academia das Cidades, que ficou lotado para assistir as homenagens e apresentações das duplas de repentistas, declamadores e diversos artistas da região.

Entre decassílabos, sextilhas e galopes, o Festival de Poesia Valdir Teles Vive, apresentado por Felisardo Moura, se caracterizou como uma grande manifestação de reconhecimento ao Patrono do Repente e da Cantoria de Viola, título concedido a Valdir pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

No palco, se apresentaram nomes da nova geração do repente, a exemplo de Aryel Freire e Thulio Fontinele; dos irmãos, Jairo e Jefferson Silva; e a dupla da casa, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes.

Nomes consagrados do repente nordestino estiveram no evento, fazendo suas rimas chegar ao céu ao encontro de Valdir. Subiram ao palco as duplas: Zé Cardoso e Biu Dionísio, Diomedes Mariano e Afonso Pequeno, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, e finalizou com Nonato Neto e Sebastião Dias.

A noite foi encerrada com os shows de Nonato Neto, seguido de Luizinho de Serra. O Festival de Poesia Valdir Teles Vive foi promovido pelo Governo de Tuparetama, Secretaria Municipal de Cultura com o apoio dos filhos do homenageado.

Homenagens – Os familiares de Valdir Teles fizeram uma série de homenagens a figuras que acompanharam a trajetória do cantador. O troféu Valdir Vive foi entregue ao ex-prefeito e grande amigo, Pedro Torres Tunú, ao prefeito Sávio Torres e a primeira-dama, Raquel; ao ex-deputado, José Marcos de Lima; Zé de Cazuza, Zé Cardoso, Edmilson Pereira, Zé Luiz, Josias, Delmiro Barros, Elói, Eduardo Oliveira, Sebastião Dias e Val Patriota.

Outras Notícias

Tuparetama vai festejar emancipação política com shows de Batista Lima e Guilherme Ferri

Para celebrar os 61 anos de Emancipação Política de Tuparetama, o Prefeito Sávio Torres, anunciou em suas redes sociais, os shows de Batista Lima, Guilherme Ferri e Forró do ZD, que irão se apresentar no Pátio de Eventos, na próxima segunda, dia 10 de abril, a partir das 21 horas. A programação tem sequência na […]

Para celebrar os 61 anos de Emancipação Política de Tuparetama, o Prefeito Sávio Torres, anunciou em suas redes sociais, os shows de Batista Lima, Guilherme Ferri e Forró do ZD, que irão se apresentar no Pátio de Eventos, na próxima segunda, dia 10 de abril, a partir das 21 horas.

A programação tem sequência na terça-feira (11), iniciando o dia com a tradicional alvorada festiva da Filarmônica Paulo Rocha. Na parte da tarde, haverá o hasteamento das bandeiras na sede do Governo Municipal, desfile das escolas municipais, entrega de uma retroescavadeira e um veículo para a Secretaria de Educação. Para encerrar as festividades, haverá o tradicional corte do bolo.

Confira a programação completa:

Dia 10/04 – Pátio de Eventos

21h- Forró do ZD

22h30- Guilherme Ferri

00h- Batista Lima

Dia 11/04

05h- Alvorada Festiva com a Filarmônica Paulo Rocha pelas principais ruas da cidade.

07h- Hasteamento das bandeiras na Sede do Governo Municipal

16h- Entrega de um veículo Toro para a Secretaria Municipal de Educação e de uma Retroescavadeira.

17h- Desfila das Escolas Municipais:

18h- Corte do bolo

Governo de Pernambuco divulga balanço dos programas Bom Prato e Mães de Pernambuco

Gestão estadual elevou de 55 para 180 o total de cozinhas comunitárias em Pernambuco e tem apoiado as 100 mil mães pernambucanas mais vulneráveis com filhos entre 0 e 6 anos de idade O ano de 2025 começou com duas importantes marcas para Pernambuco no que diz respeito ao combate à fome e à insegurança […]

Gestão estadual elevou de 55 para 180 o total de cozinhas comunitárias em Pernambuco e tem apoiado as 100 mil mães pernambucanas mais vulneráveis com filhos entre 0 e 6 anos de idade

O ano de 2025 começou com duas importantes marcas para Pernambuco no que diz respeito ao combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional. Nos dois anos do Governo Raquel Lyra, por meio do programa Bom Prato, o Estado elevou de 55 para 180 o total de cozinhas comunitárias em pleno funcionamento e superou a marca de 10 milhões de refeições oferecidas por esses equipamentos.

As ações sociais ainda foram reforçadas pelo Mães de Pernambuco, programa de transferência de renda estadual lançado em maio do ano passado e que já contemplou mais de 108 mil mulheres com um benefício mensal de R$ 300. O Bom Prato e o Mães de Pernambuco fazem parte do programa Pernambuco Sem Fome, maior iniciativa desse tipo da história do Estado.

“Assegurar comida de qualidade às pernambucanas e pernambucanos é uma das nossas prioridades e por isso investimos fortemente no Pernambuco Sem Fome. Em 2023, servimos mais de 3 milhões de refeições. No ano passado, foram cerca de 7 milhões. Este ano, com novas cozinhas comunitárias que serão inauguradas, vamos ampliar ainda mais esses números. Também vamos continuar garantindo apoio às mães pernambucanas por meio do Mães de Pernambuco. Nosso governo acolhe e protege aqueles que mais precisam”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O Governo do Estado cofinancia as cozinhas comunitárias e a responsabilidade de gerir as unidades é dos municípios. “As cozinhas comunitárias simbolizam bem o que é o nosso governo. Trabalhamos em parceria com todas as prefeituras, sem olhar a coloração partidária, para garantir benefícios à população. Cada cozinha comunitária aberta, fruto do trabalho em conjunto entre o Estado e os municípios, serve até 200 refeições diárias de segunda a sexta-feira”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

COMBATE À FOME – As cozinhas comunitárias mais recentes foram abertas em 30 de dezembro nas cidades de Granito, no Sertão do Araripe, Vicência, na Zona da Mata Norte, e Cumaru, no Agreste Setentrional. “Para os próximos dois anos, nossa meta é chegar a 360 cozinhas comunitárias em funcionamento, fortalecer as cozinhas solidárias, implantar restaurantes populares e consolidar o Mães de Pernambuco, criado para apoiar as 100 mil mulheres mais vulneráveis do Estado e reforçar o cuidado com as crianças de 0 a 6 anos”, disse o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Combate à Fome, Carlos Braga.

De acordo com Carlos Braga, nos últimos dois anos, a gestão estadual contribuiu para o ingresso de 41 novos municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o que permite o acesso a uma série de programas e políticas de combate à fome. Até 2022, apenas dois municípios pernambucanos faziam parte do sistema. As ações sociais são realizadas em frentes diversas, além do combate à fome.

“No repasse do Fundo Estadual de Assistência Social para os municípios, conseguimos executar mais de R$ 82 milhões em 2024. Esses recursos ajudam as prefeituras a manter os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Casas de Acolhimento, Centros POP e diversos outros equipamentos da assistência social”, detalhou o secretário.

MÃES DE PERNAMBUCO – A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) iniciou um novo ciclo de confirmação para o Mães de Pernambuco. Estão sendo ofertadas 8.520 vagas, sendo 1.642 vagas pendentes para as mulheres mais vulneráveis mapeadas pela SAS e 6.878 vagas recém-abertas para mulheres elegíveis que aguardam na fila de espera.

As interessadas em participar do programa têm até o dia 19 de janeiro para realizar a confirmação. Quem realizar a participação neste período, começará a receber o benefício de R$ 300 mensais a partir de fevereiro, sempre no quinto dia útil. Para se tornar elegível, a candidata precisa atender aos critérios: ser responsável familiar, residir em Pernambuco, estar cadastrada no Programa Bolsa Família com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), não possuir vínculo empregatício formal e ser gestante ou mãe/responsável por criança de até seis anos (72 meses).

O processo de confirmação deve ser feito no site oficial do programa (www.maesdepernambuco.pe.gov.br), onde a mulher deve informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. O sistema informará se há vaga disponível e, caso positivo, basta confirmar o interesse. Se não houver disponibilidade no momento, será informada a posição na lista de espera. Para mais informações ou dúvidas, as beneficiárias podem entrar em contato com a Ouvidoria Social pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e NIS.

Sertão do Pajeú passa dos 5 mil casos confirmados de Covid-19

Serra Talhada e Afogados da Ingazeira registram novos óbitos. Triunfo teve pior dia e confirmou mais 33 casos. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (19.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 5.060 casos confirmados de Covid-19. Doze cidades registraram juntas 157 novos casos nas […]

Serra Talhada e Afogados da Ingazeira registram novos óbitos.

Triunfo teve pior dia e confirmou mais 33 casos.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (19.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 5.060 casos confirmados de Covid-19. Doze cidades registraram juntas 157 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.877 confirmações. Logo em seguida, com 378 casos confirmados está São José do Egito, Tabira está com 377 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 345, Triunfo tem 194, Carnaíba está com 151 e  Calumbi está com 130 casos confirmados.

Flores tem 105 casos, Itapetim tem 86, Quixaba tem 80, Brejinho está com 61, Santa Cruz da Baixa Verde tem 58, Iguaracy tem 57, Solidão está com 54, Tuparetama tem 52, Santa Terezinha tem 43 e Ingazeira tem 12 casos confirmados.

Mortes – Com mais dois óbitos registrados em Serra Talhada e um em Afogados da Ingazeira, a Região tem agora no total, 99 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 44, Triunfo e Carnaíba tem 9 óbitos cada, Afogados da Ingazeira 8, Tabira tem 6, Flores tem 5, Tuparetama tem 4, Quixaba, Iguaracy e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem  2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – A região conta agora com 4.260 recuperados. O que corresponde a 84% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 8h desta quinta-feira (20.08), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Paulo Câmara inaugura comitê central da Frente Popular de Pernambuco

Em clima de unidade e vitória, o governador Paulo Câmara (PSB) conduziu, na manhã deste domingo (19), a inauguração do comitê central da Frente Popular de Pernambuco. Acompanhado dos seus companheiros de chapa majoritária, a candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), os candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), além dos postulantes […]

Foto: Andréa Rêgo Barros

Em clima de unidade e vitória, o governador Paulo Câmara (PSB) conduziu, na manhã deste domingo (19), a inauguração do comitê central da Frente Popular de Pernambuco. Acompanhado dos seus companheiros de chapa majoritária, a candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), os candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), além dos postulantes proporcionais, o líder socialista reafirmou seu compromisso em continuar transformando a vida dos pernambucanos. Neste domingo, o jornal Folha de São Paulo revelou que Pernambuco é um dos cinco estados mais eficientes do País, sendo o único do Nordeste.

Ao falar para o público presente, Paulo pediu empenho à militância, que lotou os espaços do comitê neste domingo. O gestor falou do que foi feito nos últimos três anos e meio e disse que a Frente Popular está unida para seguir transformando Pernambuco.  O socialista conclamou um pedido feito pelo ex-governador Eduardo Campos um dia antes do acidente de 2014. “Conto com vocês para enfrentar esses dias, avançar e dizer para o Brasil que em Pernambuco a gente faz política com verdade e ajudando os que mais precisam. Não vamos desistir do Brasil e essa resistência começa em Pernambuco”, bradou o governador.

Paulo Câmara ainda comentou a indicação de Pernambuco no Ranking de Eficiência dos Estados, elaborado pela Folha de São Paulo, e que mostra que a unidade federativa é uma das melhores nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança. O socialista disse que a avaliação é resultado de uma ação que o credencia a continuar trabalhando pela melhoria da vida dos pernambucanos. “Isso mostra que estamos no caminho certo e que a dificuldade dos estados é nacional. Isso precisa ser debatido. A gente consegue ter boa gestão, fazer mais com menos e agora vamos aprimorar, como estamos fazendo com a segurança. No próximo ano, o índice estará melhor ainda”, reforçou Paulo Câmara.

A candidata a vice-governadora Luciana Santos resgatou as parcerias feitas entre os governos federal e estadual com o ex-presidente Lula e Eduardo Campos, criticou a atual gestão federal e destacou o papel de Paulo Câmara na defesa de temas importantes para Pernambuco e para o Nordeste.  “Eles tentaram privatizar a Chesf, tentaram acabar com a previdência pública, tentaram privatizar a refinaria Abreu e Lima e levar a Hemobrás, mas a atitude do nosso governador foi de confronto. Essa aliança que nos une é para defender os interesses do povo de Pernambuco”, cravou Luciana.

Beleza: nome de Serra Talhada quer repetir feito de 40 anos atrás no Miss Pernambuco

Com pouco tempo na carreira de modelo, Tallita Martins carrega em seu currículo experiências expressivas como fotos para revistas e catálogos; desfiles e uma participação especial na nova minissérie da Globo, Justiça. A jovem estudante do curso de direito é a nova representante de Serra Talhada na 61° edição do Miss Pernambuco 2016, que será […]

Com pouco tempo na carreira de modelo, Tallita Martins carrega em seu currículo experiências expressivas como fotos para revistas e catálogos; desfiles e uma participação especial na nova minissérie da Globo, Justiça. A jovem estudante do curso de direito é a nova representante de Serra Talhada na 61° edição do Miss Pernambuco 2016, que será realizado no dia 21 de julho. Conheça um pouco mais sobre a Miss Serra Talhada 2016.

“A coroação de Miss Serra Talhada foi a realização de um grande sonho que eu tinha e, hoje, a maior satisfação em representar a minha querida e amada cidade”, disse. A jovem costuma  ler, malhar e passear nas horas vagas, já que atualmente o tempo é muito curto.

Dizendo praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada, tudo isso acompanhada por profissionais qualificados e bastantes preparados, Tallita diz que seu foco está totalmente voltado para o concurso Miss Pernambuco. “Meu maior desejo é ser a sucessora de Sayonara Veras, já que faz 40 anos do último título de minha cidade. Isso seria um fato histórico para minha cidade e região”.