Notícias

Tuparetama: Câmara realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres

Por Nill Júnior

A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou na noite desta sexta-feira, 06 de março, solenidade em homenagem às mulheres de destaque no município. A Sessão Solene aconteceu no Centro Recreativo Professor Rabêlo (Pajeú Clube) com entrada livre para o público em geral.

O evento foi realizado pelo 4º ano consecutivo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher e mais uma vez lembrou a trajetória de várias mulheres tuparetamenses, de idades diversas, com moção aprovada por unanimidade dos vereadores municipais.

A Sessão Solene teve como mestre de cerimônias a comunicadora Lucilene e contou com a presença do deputado estadual Lucas Ramos na mesa de honra, além dos vereadores Diogenes Patriota, Orlando Ferreira, Plécio Galvão, Idelbrando Valdevino, Danilo Augusto, Vanda Lúcia e Priscilla Filó.

Em sua mensagem de abertura o presidente da Casa Legislativa de Tuparetama, vereador Danilo Augusto, afirmou que é tarefa da sociedade estimular a participação das mulheres em todos os setores da sociedade e, principalmente, aplaudir e homenagear aquelas que se destacam como vem fazendo todos os anos a Câmara de Vereadores.

Ao final da sessão o deputado Lucas Ramos e os vereadores Idelbrando Valdevino e Orlando Ferreira também falaram ressaltando a importância da mulher na sociedade. A advogada Geane Valdevino falou sobre a trajetória histórica da luta das mulheres pela garantia dos seus direitos e as vereadoras Vanda Lúcia (Vandinha da Saúde) e Priscila Filó encerraram o evento frisando em suas falas que as mulheres merecem lugar de destaque e que devem ser homenageadas e lembradas para incentivar e motivar outras mulheres, sobretudo ocupando seus espaços na política e no poder público.

Foram homenageadas as seguintes mulheres: 

Por representatividade em suas categorias – Assistência SocialEliene Ferreira Ramos de Oliveira ; Saúde: Isabela de Lima Vieira GuedesCultura: Maria Solange de SouzaEducação: Maria Martinha Marques MagalhãesReligião: Tereza Rabêlo de VasconcelosEmpreendedorismoInácia da Costa PessoaAcadêmica: Maria Eduarda de Brito CruzPolítica e serviço público: Carolina Lima de Souza.  

Também receberam menção honrosa, indicadas pelos vereadores, as seguintes mulheres que se destacam em suas áreas de trabalho e de atuação social, pelos serviços prestados à comunidade e pelos exemplos como mães de família e cidadãs tuparetamenses: Indicação do vereador Danilo AugustoSônia Maria Bezerra de Freitas;  Indicação do vereador Orlando FerreiraZumira Gomes de Souza;  Indicação do vereador Idelbrando ValdevinoMaria do Carmo dos Anjos (Novinha);  Indicação da vereadora Priscilla FilóMaria de Lourdes Silva (Preta do Gás);  Indicações da vereadora Vanda LúciaLuzinete Nunes de Moura e Rosália Nunes da Silva;  Indicação do vereador Plécio GalvãoTerezandrea Nogueira Galvão;  Indicação do vereador Diógenes PatriotaCamila da Silva Farias Patriota.

Veja fotos:

Outras Notícias

Danilo tem encontro com o Reitor da UFPE

O deputado federal Danilo Cabral se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes e tratou de projetos para a educação. Danilo lembrou que foi secretário de Educação do ex-governador Eduardo Campos e hoje é integrante da Comissão de Educação, a qual presidiu de 2018 a 2019. “A universidade é parte […]

O deputado federal Danilo Cabral se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes e tratou de projetos para a educação.

Danilo lembrou que foi secretário de Educação do ex-governador Eduardo Campos e hoje é integrante da Comissão de Educação, a qual presidiu de 2018 a 2019.

“A universidade é parte estratégica das respostas que precisamos dar aos problemas do Brasil. Quero reafirmar o compromisso de fazer articulação permanente”, destacou.

O deputado também é integrante da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais.

No encontro, o reitor da UFPE apresentou uma lista de ações que podem ser frutos de parcerias entre a universidade e o Estado. A principal pauta seria a construção de um parque de inovação no prédio da Sudene.

“A gente tem uma frase: ‘não somos uma universidade de Pernambuco; somos uma universidade para Pernambuco’”, comentou Alfredo Gomes, salientando a disposição da UFPE em estabelecer parcerias com o Governo de Pernambuco.

Entre as demais pautas debatidas, estão a reorganização do comércio nas proximidades do Hospital das Clínicas e a modernização do Centro de Convenções da UFPE.

Morre Marcos Taxista, vítima de Covid-19

Mais um rosto conhecido perde a vida para a Covid-19 em Afogados da Ingazeira. Marcos Tadeu Feitosa da Silva, o Marcos Taxista, faleceu no início da noite de hoje na unidade Covid do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Ele tinha 56 anos completados no último domingo. Marcos era o mais antigo taxista em atividade […]

Mais um rosto conhecido perde a vida para a Covid-19 em Afogados da Ingazeira.

Marcos Tadeu Feitosa da Silva, o Marcos Taxista, faleceu no início da noite de hoje na unidade Covid do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Ele tinha 56 anos completados no último domingo.

Marcos era o mais antigo taxista em atividade da cidade, também o mais requisitado. Mais cedo, o irmão Júnior Feitosa chegou a falar de uma melhora ao repórter Celso Brandão, da Rádio Pajeú.

Campanhas de solidariedade fizeram com que muitas pessoas doassem sangue na unidade Hemope de Serra Talhada.

Mas a imprevisibilidade da doença fez com que o quadro piorasse muito na tarde de hoje e Marcos veio a óbito. A família informou que o sepultamento seguirá os protocolos de Covid-19.

Enquanto assistimos pessoas contraindo e morrendo pela doença, aumentam relatos de aglomerações em toda a região, em muito com a participação de jovens, sem nenhuma preocupação das autoridades.

Só da semana passada pra cá nomes conhecidos como Vanin de Danda, Alberto Ribeiro, o cantor Louro Santos e muitos anônimos continuam perdendo a guerra para a doença.

Na Pedra, prefeito teve que ir ao TSE para manter cartório eleitoral

O prefeito da Pedra, Júnior Vaz, comemorou em entrevista ao Jornal Itapuama a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu a resolução do TRE-PE e manteve o cartório eleitoral no município. O prefeito celebrou a conquista e destacou que foram “dias de angústia” enfrentados pela população e pelas lideranças políticas locais. Júnior Vaz lembrou que […]

O prefeito da Pedra, Júnior Vaz, comemorou em entrevista ao Jornal Itapuama a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu a resolução do TRE-PE e manteve o cartório eleitoral no município.

O prefeito celebrou a conquista e destacou que foram “dias de angústia” enfrentados pela população e pelas lideranças políticas locais.

Júnior Vaz lembrou que não houve qualquer consulta prévia ao município e que a gestão só soube da mudança quando o processo já tramitava no pleno do TRE. Segundo ele, a mobilização envolveu idas a Brasília, apoio da OAB, parlamentares e diálogo direto com o ministro Floriano de Azevedo Marques.

O prefeito afirmou que a retirada do cartório seria um grave prejuízo para a população da Pedra, sobretudo moradores da zona rural, trabalhadores e donas de casa, que enfrentariam grandes deslocamentos. Ele também reforçou que o cartório nunca chegou a fechar, mas viveu sob “ameaças de datas” para retirada de equipamentos e servidores.

Júnior Vaz agradeceu à população que ocupou o cartório em protesto e disse esperar que a decisão seja confirmada pelo plenário do TSE, garantindo definitivamente a permanência do serviço no município. “Foi uma batalha grande, mas a vitória chegou”, concluiu.

Serra: Carlos Evandro culpa neo aliado Sebastião Oliveira por decisão que travou seu futuro político

Esta semana, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), acusou o seu neo-aliado Sebastião Oliveira de ser o responsável por suas  contas rejeitadas, que inviabilizam qualquer ensaio para disputa de uma eleição no município. Por isso mesmo escalou a esposa, Socorro Brito, para ser o seu nome na disputa. Foi em entrevista à Cultura […]

Carlos-Evandro_Luciano-Duque-422x330Esta semana, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), acusou o seu neo-aliado Sebastião Oliveira de ser o responsável por suas  contas rejeitadas, que inviabilizam qualquer ensaio para disputa de uma eleição no município. Por isso mesmo escalou a esposa, Socorro Brito, para ser o seu nome na disputa. Foi em entrevista à Cultura FM.

Ele diz ter certeza que a decisão da Câmara de Vereadores que à época ratificou decisões técnicas do TCE foi política, com o dedo de Sebá. “Ele  mandou rejeitar minhas contas. Não faço política com ressentimento. Faço pensando no futuro”, finalizou, justificando o fato de estar ajuntado politicamente com o Secretário de Transportes, segundo reprodução do Caderno 1.

Só das contas de 2008,  o ex prefeito foi condenado a  devolver quase R$ 1 milhão. Foram rejeitadas pelo TCE e pela Câmara. O socialista já teve também as contas de 2005 reprovadas em decisão colegiada.

Sobre a aliança com Sebastião Oliveira (PR), e uma possível candidatura própria de Socorro Brito, Carlos Evandro diz estar em negociação e não empurrará sua esposa como candidata goela abaixo.

Covid-19 mata irmão do prefeito de Araripina

Morreu, há pouco, em Brasília, vítima de Covid-19, o médico alagoano Brancildes Olimpio do Espírito Santo Júnior, 63 anos, irmão do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL). Ele morava em Barreiras, na Bahia, a 600 km de Brasília. Teve um papel importante na formação de Pimentel como médico também logo após a perda do pai […]

Morreu, há pouco, em Brasília, vítima de Covid-19, o médico alagoano Brancildes Olimpio do Espírito Santo Júnior, 63 anos, irmão do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL).

Ele morava em Barreiras, na Bahia, a 600 km de Brasília. Teve um papel importante na formação de Pimentel como médico também logo após a perda do pai precocemente. 

Na semana passada, quando seu estado de saúde se agravou, Pimentel foi até Brasília acompanhar a internação, quando se inteirou do quadro irreversível. A informação é do Blog do Magno.