Notícias

Trimestre de chuvas para o Nordeste. Recife deve atingir média de 380 mm em julho

Por Nill Júnior

bfcfcdd0bc8971476a1e48b3dfbe52aaDo Diário de Pernambuco

O prognóstico para o trimestre de julho a setembro deste ano é de chuvas entre o litoral de Natal até Salvador e no Agreste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Para o Recife, a média de chuva no mês de julho deve exceder os 380 mm.

De acordo com a previsão, apresentada nesta segunda-feira no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em consenso com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), devido à intensificação dos ventos alísios, é normal a partir do mês de agosto a ocorrência de ressacas no litoral do Nordeste e temperaturas mais baixas.

Durante o trimestre, os valores mínimos oscilam entre 14ºC e 20ºC, em praticamente toda a Região Nordeste, onde nas áreas serranas da Bahia, Pernambuco, Paraíba, podendo chegar em torno de 10ºC, principalmente em áreas isoladas da Bahia.

Em grande parte do semi-árido, a expectativa é de diminuição de chuva, com valores acumulados inferiores a 25 mm na faixa que compreende o oeste da Bahia, quase todo o estado do Piauí e o setor oeste e sul do Ceará. Nestas áreas, a umidade relativa do ar pode atingir valores inferiores a 35%.

No mês de maio, no leste da Região Nordeste, a propagação de distúrbios no escoamento de leste contribuiu para a formação de aglomerados de nuvens convectivas sobre o oceano, entre o Rio Grande do Norte e o norte de Alagoas. Segundo dados das estações automáticas do Cemaden, os maiores volumes de chuva foram registrados na cidade do Paulista, nos dias 10 (134,5 mm) e 30 (192,1 mm). No município, o acumulado mensal atingiu 594,6 mm. Recife somou (102 mm, no dia 10).

Outras Notícias

Prefeitura de Carnaíba capacita novos Conselheiros Tutelares

A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, promove de hoje (06/01) até quinta-feira (09/01), curso de capacitação “O Fortalecimento  do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente” para os 10 (dez) primeiros novos Conselheiros Tutelares eleitos. A capacitação está sendo ministrada nas dependências da EREM Joaquim Mendes da […]

A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, promove de hoje (06/01) até quinta-feira (09/01), curso de capacitação “O Fortalecimento  do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente” para os 10 (dez) primeiros novos Conselheiros Tutelares eleitos.

A capacitação está sendo ministrada nas dependências da EREM Joaquim Mendes da Silva, em Carnaíba, pelo psicanalista Erinaldo da Silva Amorim, que também é assistente social, especialista em direitos de crianças e adolescentes, pós-graduado em políticas públicas e ex-conselheiro tutelar com quase  16 anos de experiência.

Os trabalhos estão sendo supervisionados pela presidente do Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes, a Bela. em Direito Alice Moura da Silva.

A capacitação objetiva a qualificação dos Conselheiros para o exercício da função complexa de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O treinamento também oferecerá noções das questões básicas que envolve a garantia dos direitos humanos expressas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os novos membros do Conselho Tutelar se preparam para atuar na proteção e defesa de nossas crianças e adolescentes, cuja posse será realizada no dia 10/01.

Serra define programação da emancipação

A Prefeitura de Serra Talhada definiu a  programação de emancipação política da cidade, comemorada a partir desta sexta, dia 1º .  A programação começa com a Caminhada do Trabalhador,  às 7:30, com concentração no Ginásio Egídio Tôrres. Sábado, dia 2, Inauguração do Programa Prefeitura em Ação, às 11h. No domingo, dia 3, haverá a Caravana […]

1024px-Serra_Talhada_-_Pernambuco_-_Brasil

A Prefeitura de Serra Talhada definiu a  programação de emancipação política da cidade, comemorada a partir desta sexta, dia 1º .  A programação começa com a Caminhada do Trabalhador,  às 7:30, com concentração no Ginásio Egídio Tôrres. Sábado, dia 2, Inauguração do Programa Prefeitura em Ação, às 11h.

No domingo, dia 3, haverá a Caravana da Cidadania, às 8h, no Avanju, Bairro Bom Jesus. Às 16h30, inauguração da Academia da Saúde, bairro Mutirão.

Na segunda (04), entrega de 195 casas no bairro Vila Bela, às 8h. No dia 5, terça, prestação de Contas 2014, às 19h, na Maria’s Recepções.

Na quarta-feira, dia 06, Desfile Cívico e Corte do Bolo, às 7h30, na Rua Enock Inácio de Oliveira. Às 19h30, acontece a abertura da Feira Literária, na Estação do Forró. A programação da feira tem sequência dias 7, 8 e 9 de maio.

Serra Talhada  possui uma população superior a 80 mil habitantes. Terra  natal de  Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Serra era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo.

A Lei Provincial 52, de 19 de abril de 1838, mandou erigir a capela de Nossa Senhora da Penha da Serra Talhada em Pajeú de Flores.

Com a Lei Provincial nº 280, de 6 de maio de 1851, agregando a seu território a então Vila Bela e a Comarca de Flores, foi elevada à categoria de município.

FIG só teve “cara de FIG” no sábado em Garanhuns

Revoredo, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Oswaldo Montenegro e Ana Carolina foram as atrações de sábado (19) na Praça Mestre Dominguinhos A programação do sábado (19) no Festival de Inverno de Garanhuns reuniu artistas de peso da música popular brasileira e, finalmente, teve cara de FIG. No palco, Revoredo, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Oswaldo Montenegro e […]

Revoredo, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Oswaldo Montenegro e Ana Carolina foram as atrações de sábado (19) na Praça Mestre Dominguinhos

A programação do sábado (19) no Festival de Inverno de Garanhuns reuniu artistas de peso da música popular brasileira e, finalmente, teve cara de FIG. No palco, Revoredo, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Oswaldo Montenegro e Ana Carolina  encantaram o público presente na Praça Mestre Dominguinhos.

A noite começou ao som de Revoredo, artista garanhuense de relevância nacional no cenário da música brasileira. Em seguida, o mineiro Beto Guedes cantou clássicos de sua carreira, como “Sol de Primavera” e “Amor de Índio”, emocionando toda a plateia. “Acho que todo artista tem uma música que emplaca, que fica no coração das pessoas e, no meu caso, é Amor de Índio”, declarou o artista.

Em seguida, Jorge Vercillo subiu ao Palco Mestre Dominguinhos, em um show comemorativo de seus 30 anos de carreira. O cantor também falou sobre os próximos projetos: “Em 2026, quero fazer um projeto nordestino, cantando músicas feitas em parceria com compositores da região e trazendo ritmos como o xote, baião e ijexá”.

Repleto de intimismo e poesia, o show de Oswaldo Montenegro embalou os fãs, que cantaram junto sucessos como “Bandolins” e “Lua e Flor”. Encerrando a noite, Ana Carolina demonstrou toda a potência de sua música, entoando seus grandes hits com a turnê “25 Anas”.

Em nome da política de pão e circo, o prefeito Sivaldo Albino ultrapopularizou o Festival, levando atrações como Anderson Neeiff e correlatas, que até poderiam estar na cidade, mas em outro período. Agora, invadiram e descaracterizaram o evento.

Sivaldo comprou uma briga com o TCE ao subir várias vezes no palco, ferindo o princípio da impessoalidade, foi criticado por uma estrutura elitizada e um palco que distanciava as pessoas do público, como questionou Zeca Baleiro.  “Essa passarela é bonita, Gisele Bündchen ia arrasar aqui. Mas para a música, seria melhor que a plateia estivesse mais perto. Está muito longe, eu não olho no olho de ninguém. Parece que vocês estão lá em Águas Belas”, disse o cantor. Ele frisou que sua fala era uma observação, não uma reclamação: “É uma dica carinhosa, sem bronca”. E seguiu depois, em uma nota, dizendo que palco era lugar de artista, não para promoção política.

No final, ainda virou notícia por mandar capangas agredirem na Praça Mestre Dominguinhos vereador Ruber Neto (PSD) e um de seus assessores.

De acordo com o vereador, a agressão aconteceu durante fiscalização da estrutura do FIG, após reclamações de artistas como o cantor Zeca Baleiro da distância entre o público e o palco. A oposição afirma que um espaço havia sido reservado pela gestão municipal.

Raquel Lyra participa de reunião do Consórcio Nordeste

Em agenda nesta terça-feira (18) na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma nova reunião com gestores de estados nordestinos. O encontro tratou do apoio que os estados podem promover ao desenvolvimento da agricultura familiar, sobretudo em regiões do semiárido. Durante a reunião, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola […]

Em agenda nesta terça-feira (18) na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma nova reunião com gestores de estados nordestinos. O encontro tratou do apoio que os estados podem promover ao desenvolvimento da agricultura familiar, sobretudo em regiões do semiárido.

Durante a reunião, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram um edital de seleção dos quatro estados no Nordeste para a implementação do Projeto “Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste” (PCRP).

O projeto, denominado de ‘Sertão Sustentável’, pretende dar mais segurança alimentar para mais de 250 mil famílias na região Nordeste, com produção agrícola, segurança hídrica e promoção da convivência com o semiárido. “Pernambuco será parte desse processo, a gente precisa transformar a maneira como o Estado vem lidando com a agricultura familiar e fazer um desenvolvimento que seja sustentável e que possa garantir a novas gerações a permanência no campo, produzindo alimentos e garantindo qualidade de vida ao povo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Existe uma disposição de recursos para o projeto no montante de mais de US$ 217 milhões, cerca de R$ 1 bilhão. A iniciativa conta com financiamento de US$ 30 milhões de empréstimo do Fida, US$ 65 milhões de empréstimo do Fundo Verde do Clima (GCF), US$ 34,5 milhões de doação do GCF, US$ 73 milhões de contrapartida do BNDES e US$ 15,3 milhões de contribuição dos beneficiários.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, os governadores de Alagoas, Paulo Dantas, de Sergipe, Fábio Mitidieri, do Maranhão, Carlos Brandão, do Ceará, Elmano de Freitas, e os vice-governadores, Lucas Ribeiro, da Paraíba, e Geraldo Júnior, da Bahia, também participaram do encontro em Brasília.

Coordenador do Cimpajeú diz que “engoliu um pedinte” antes de agenda com Governador

Na audiência que teve com o governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas, antes da agenda do governador no Pajeú, o Prefeito de Tuparetama e Coordenador do Cimpajeú, Dêva Pessoa, diz ter feito tantas solicitações que parece ter “engolido um pedinte”. Na pauta, destacada em sua Página no Facebook, Dêva destacou o pedido dos asfaltamentos […]

20160227110912

Na audiência que teve com o governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas, antes da agenda do governador no Pajeú, o Prefeito de Tuparetama e Coordenador do Cimpajeú, Dêva Pessoa, diz ter feito tantas solicitações que parece ter “engolido um pedinte”.

Na pauta, destacada em sua Página no Facebook, Dêva destacou o pedido dos asfaltamentos das estradas que ligam Tuparetama a Ingazeira e Tuparetama a Riacho do Meio.    Em nome do Cimpajeú a solicitação foi de um convênio entre o Consórcio e uma usina de asfalto para os municípios da Região.

12804852_543611449132443_1671714932614991502_nNo Palácio, acompanharam a agenda o Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota, o Secretário de Planejamento Danilo Cabral, Antonio Figueira (Casa Civil) e Marconi Santana (Agricultura).

Na lista de pedidos já no sábado, Dêva e prefeitos da região voltaram a falar em estradas como entre Iguaraci e Jabitaca (PE 282), de Ingazeira a Iguaraci (PE 310) e da estrada que liga Calumbi a Jatiuca, em Santa Cruz da Baixa Verde.