Notícias

Tradição do forró na penúltima noite da Expoagro

Por Nill Júnior
Alceu Valença

Na penúltima noite de shows da XV Expoagro, Lindomar Souza representou os artistas da terra, tocando o que há de melhor na tradição do forró pé de serra nordestino.

Depois foi a vez de Maciel Melo, em sua décima nona apresentação deste ciclo junino. “Como é gostoso encerrar uma temporada junina na terra da gente”, afirmou Maciel.

Anchieta Santos apresentou Alceu Valença como discípulo de Gonzaga e Jackson, herdeiro das tradições dos velhos cantadores e emboladores de feira que são a marca da cultura do Pajeú. À meia noite, a tradicional queima de fogos em comemoração pelos 110 anos de emancipação política de Afogados. O Prefeito José Patriota subiu ao palco e agradeceu a população pelo apoio e compreensão. “Tivemos muita dificuldade em realizar essa festa, mas conseguimos, com o apoio do Governador, realizar mais uma expoagro”, disse Patriota. 

A noite de ontem contou com as presenças na festa dos deputados federais João Campos e Carlos Veras. 

Durante a queima de fogos Alceu cantou “Olha pro céu”, que realmente estava lindo com as luzes e cores do show pirotécnico. A noite foi encerrada pela apresentação da banda forró do Muído. 

Nesta última noite de festas, sobem ao palco da Expoagro a banda forró Blackout, de Afogados da Ingazeira; Calcinha Preta, retornando com sua formação original; e a grande atração da XV Expoagro: a dupla Maiara & Maraisa. 

Outras Notícias

Prefeitos sertanejos em peso no encontro da AMUPE

Há mais prefeitos sertanejos que gente no Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, no Hotel Canariu’s de Gravatá. Tendo o presidente interino Luciano Torres (Ingazeira) e o licenciado, José Patriota, o encontro tem tido participação em massa da região. O Presidente licenciado da Amupe José Patriota, foi um dos palestrantes […]

Prefeito eleito de Iguaraci Zeinha Torres, a advogada Mariana Teles e o presidente da Amupe Luciano Torres: irmãos no evento
Prefeito eleito de Iguaraci Zeinha Torres, a advogada Mariana Teles e o presidente da Amupe Luciano Torres: irmãos no evento. Foto: Bruna Verlene

Há mais prefeitos sertanejos que gente no Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, no Hotel Canariu’s de Gravatá. Tendo o presidente interino Luciano Torres (Ingazeira) e o licenciado, José Patriota, o encontro tem tido participação em massa da região.

O Presidente licenciado da Amupe José Patriota, foi um dos palestrantes na abertura dos trabalhos. Patriota tratou do tema “A Amupe e as experiências alternativas para os novos gestores”. Patriota poderia mas ainda não reassumiu a missão na entidade. Deve fazê-lo ano que vem, por ocasião dos 50 anos da Associação.

Foi curioso ver o encontro dos irmãos prefeitos. Luciano Torres, que preside a Amupe e Zeinha Torres, prefeito eleito de Iguaraci.

Ainda participam do encontro os prefeitos Sávio Torres (Tuparetama), Sebastião Dias (Tabira), Luciano Duque (Serra Talhada), Djalma Alves (Solidão), Lino Morais (Ingazeira) e Marconi Santana (Flores). O vice eleito de Carnaíba Júnior de Mocinha também está no encontro.

José Patriota, em foto de Júnior Finfa
José Patriota, em foto de Júnior Finfa
Ângelo Ferreira
Ângelo Ferreira
Marcone Santana. Foto: Júnior Finfa
Marcone Santana. Foto: Júnior Finfa
Luciano Duque. Foto: Júnior Finfa
Luciano Duque. Foto: Júnior Finfa
Zeinha e Lino Morais. Foto: Júnior Finfa
Zeinha e Lino Morais. Foto: Júnior Finfa
Alessandro Palmeira, sebastião Dias e Sávio Torres. Foto: Júnior Finfa
Alessandro Palmeira, Sebastião Dias e Sávio Torres. Foto: Júnior Finfa

Zeinha disse que aguarda animado boas notícias para os próximos quatro anos do governador Paulo Câmara, que participa amanhã.  “Depois do FEM, com Eduardo Campos, esperamos que Paulo Câmara venha com ótimas notícias, principalmente para o Pajeú”.

O deputado estadual, Ângelo Ferreira, também participou da abertura do Seminário. Como prefeito eleito de Sertânia, debateu as expectativas para o novo governo municipal. O evento segue com programação até amanhã (terça, 06), no Hotel Canariu’s, em Gravatá, Agreste pernambucano.

Aceitar ou não denúncia contra Temer? Veja como se declara bancada pernambucana

Na bancada pernambucana, o último levantamento feito com Deputados Federais sobre serem a favor ou não de aceitar a denúncia contra Michel Temer, mostra que o placar de votos a favor da denúncia subiu de 12 para 13. A mudança ocorreu por conta do anúncio do deputado André de Paula (PSD),na última quarta-feira, de que […]

Na bancada pernambucana, o último levantamento feito com Deputados Federais sobre serem a favor ou não de aceitar a denúncia contra Michel Temer, mostra que o placar de votos a favor da denúncia subiu de 12 para 13.

A mudança ocorreu por conta do anúncio do deputado André de Paula (PSD),na última quarta-feira, de que votará favorável ao prosseguimento da investigação. Dos demais parlamentares, três são contra e nove ainda não definiram.

Entre eles, o deputado João Fernando Coutinho (PSB). O socialista disse que já definiu o voto, mas só irá revelar em plenário. Outra mudança na bancada foi a chegada do deputado Luciano Bivar (PSL). Ele assumiu a vaga de Kaio Maniçoba (PMDB) que, na última quinta-feira, assumiu a Secretaria estadual de Habitação.

São contra a abertura de inquérito: Guilherme Coelho (PSDB), Fernando Monteiro (PP) e Marinaldo Rosendo (PSB).

São favoráveis a abertura de inquérito contra Temer Sílvio Costa (PTdoB), Pastor Eurico (PHS), Severino Ninho (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Wolney Queiroz (PDT), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Creuza Pereira (PSB), Daniel Coelho (PSDB), Danilo Cabral (PSB), André de Paula (PSD), Betinho Gomes (PSDB) e Luciana Santos (PCdoB).

Ainda não sabem Ricardo Teobaldo (Podemos), Jorge Corte Real (PTB), Adalberto Cavalcanti (PTB), Augusto Coutinho (SD), Zeca Cavalcanti (PTB), Eduardo da Fonte (PP), Cadoca (sem partido) e Luciano Bivar (PSL). Não vai revelar o voto João Fernando Coutinho (PSB).

Barragem de Ingazeira já é berço do cultivo ilegal com agrotóxicos. Mortes relacionadas aumentam na região

As imagens são de Tito Barbosa e mostram a situação da Barragem da Ingazeira hoje. Com apenas cerca de 5% de sua capacidade total, segundo dados do movimento, ela já acumula uma boa quantidade de água. Já é o suficiente para que práticas ilegais comecem a ganhar forma em seu leito. A denúncia é de […]

As imagens são de Tito Barbosa e mostram a situação da Barragem da Ingazeira hoje. Com apenas cerca de 5% de sua capacidade total, segundo dados do movimento, ela já acumula uma boa quantidade de água.

Já é o suficiente para que práticas ilegais comecem a ganhar forma em seu leito. A denúncia é de que treze hectares às margens da barragem já estão sendo usados para cultivo de pimentão e tomate com alta incidência de agrotóxicos, aparentemente sem controle ou assessoria técnica adequada.

E não faltam alertas. Segundo Elias Silva, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e integrante das discussões da Câmara Consultiva Regional do Comitê de Bacias do São Francisco, alerta que está sendo articulado um grande seminário sobre agrotóxicos.

“Os números são alarmantes. Há aumento de mortes já consolidadas por agrotóxicos no Pajeú”, alerta.

Uma das ideias alimentadas por ele, que também integra a gestão municipal, é de um seminário sobre o uso inadequado de agrotóxicos aqui na região, com envolvimento de grupos como o Fé e Poítica, da Diocese.”É uma pauta que está correndo solta devido à fumaça gerada pela Reforma da Previdência”, diz.

Gonzaga Patriota incentiva seminário para o setor de transportes

Visando o debate de medidas sobre o impacto tributário no setor de transportes e o combate ao roubo de cargas, o deputado federal Gonzaga Patriota sugeriu a realização da 8ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento acontecerá nessa quarta feira (9), às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O Seminário […]

Visando o debate de medidas sobre o impacto tributário no setor de transportes e o combate ao roubo de cargas, o deputado federal Gonzaga Patriota sugeriu a realização da 8ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento acontecerá nessa quarta feira (9), às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O Seminário será promovido pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).

Segundo dados de estudo sobre o impacto econômico de roubo de cargas no Brasil, divulgados pelo Sistema Firjan em março de 2017, em uma lista de 57 países, o Brasil é o oitavo mais perigoso para o transporte de cargas.

Entre os anos de 2011 e 2016 foram 97.786 ocorrências desse tipo no país, com um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões. Este valor é 5,1 vezes maior do que o investimento anunciado pelo Governo Federal em dezembro de 2016 para modernização e ampliação do sistema penitenciário brasileiro. Ainda segundo esse estudo, os custos extras aplicados aos produtos para compensarem as despesas decorrentes do roubo de cargas variam de 12% a 30%.

“É preciso que criemos mecanismos eficientes de combate a essas redes organizadas de crimes contra o patrimônio, cujos prejuízos recaem direta e indiretamente sobre toda a população”, destacou Gonzaga Patriota, ao anunciar a confirmação dos temas a serem debatidos no seminário.

Entre os convidados para a cerimônia de abertura estão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o presidente do Senado, Eunício Oliveira; o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira; e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior. Os debates serão coordenados pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Ministro garante a FBC liberação de R$ 17,6 milhões para ações de mobilidade em Petrolina

Um total de R$ 17,6 milhões deverá ser liberado pelo governo federal, nos próximos 15 dias, para investimentos em mobilidade urbana no município de Petrolina (PE). A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) na noite desta quarta-feira (13), em Brasília. Durante a audiência, na sede […]

Um total de R$ 17,6 milhões deverá ser liberado pelo governo federal, nos próximos 15 dias, para investimentos em mobilidade urbana no município de Petrolina (PE).

A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) na noite desta quarta-feira (13), em Brasília.

Durante a audiência, na sede do ministério, o senador também solicitou ao ministro a concessão de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para a conclusão de 140 casas em construção em Poço Dantas e Cacimba do Baltazar, zona rural de Petrolina. “O ministro Canuto foi muito receptivo às nossas demandas e demonstrou grande disposição para que os recursos sejam liberados no menor tempo possível”, conta Fernando Bezerra.

Tanto os financiamentos direcionados à mobilidade urbana quanto ao PNHR passaram para o âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional (até o governo anterior, eles estavam sob a gestão do Ministério das Cidades). No último dia 31 – acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho e o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) – o senador reuniu-se com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães. Naquela ocasião, eles também solicitaram a célere liberação do financiamento de R$ 17,6 milhões para a cidade-natal de Fernando Bezerra Coelho.

PREFEITOS – Também na tarde de ontem, Fernando Bezerra Coelho recebeu, no gabinete do Senado, a visita dos prefeitos Joaquim Neto (PSDB), de Gravatá; e Marquinhos Moura (PTB), de Maraial. Eles conversaram sobre as perspectivas para 2019. “Estou otimista em relação a este ano”, destacou o senador, durante as audiências. “Continuarei empenhado em contribuir para a chegada de recursos e desenvolvimento a todo o meu estado de Pernambuco”, acrescentou.