Trabalhadores da Educação realizam ato em frente à Alepe e passeata ao Palácio
Por André Luis
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou uma assembleia geral com ato público em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (02.08). As informações são do JC Online.
A atividade faz parte da Campanha Salarial Educacional 2021 do Sindicato. Após a concentração e a Assembleia, a categoria seguiu em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas. Os trabalhadores em Educação de Pernambuco dizem lutar por valorização profissional.
“Estamos na rua com a nossa garra, com a nossa mobilização, com a nossa disposição de luta. Está na rua: analistas, servidores administrativos, professores e professoras. Viemos defender: concurso público, valorização salarial dos analistas, valorização salarial dos administrativos, piso salarial do magistério, reformulação do Plano de Cargos e Carreira, defesa da nossa saúde e do Sassepe”, disse a presidente, Ivete Caetano.
Campanha Salarial 2021
Dentre as pautas da Campanha Salarial Educacional 2021, destaca-se a atualização do Piso Salarial do Magistério na carreira, a valorização salarial para analistas e administrativos/as; reformulação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV); a garantia da vida e da saúde com mais recursos para o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe) que hoje se encontra com problemas de repasse de recursos.
“A luta contempla a realização de concurso público para a categoria, democracia nas escolas e o pagamento das ações do Ipsep”.
Além da energização, falta de estradas, pesca predatória e desorganização foram alguns problemas citados pelo padre Por André Luis O programa Manhã Total da Rádio Pajeú, ouviu nesta quinta-feira (29), o padre Luiz Marques Ferreira, o Padre Luizinho, sobre a problemática vivida pelos moradores da área da Barragem de Cachoeirinha, também chamada de Barragem de […]
Além da energização, falta de estradas, pesca predatória e desorganização foram alguns problemas citados pelo padre
Por André Luis
O programa Manhã Total da Rádio Pajeú, ouviu nesta quinta-feira (29), o padre Luiz Marques Ferreira, o Padre Luizinho, sobre a problemática vivida pelos moradores da área da Barragem de Cachoeirinha, também chamada de Barragem de Ingazeira.
Padre Luizinho, junto com o grupo Fé e Política da Diocese de Afogados da Ingazeira, acompanham a situação desde quando a obra teve o seu início, há 10 anos.
Para o padre, os problemas vividos agora, são consequências daquilo que eles já haviam alertado desde quando acompanham a situação. Ele lembrou que o bispo Dom Francisco chegou a ser criticado quando falava que o ‘projeto da Barragem de Cachoeirinha ia cobrir os melhores baixios do Pajeú’.
“E realmente, a barragem não tem profundidade, é como um prato, ela armazena muita água, mas 80% é rasa. Ela tem facilidade de evaporação”, lembrou.
Para padre Luizinho, o problema foi falta de planejamento. Não planejamento de engenharia, mas com relação a planejar o bem estar e a melhor forma de tratar as vidas humanas que ali habitavam e habitam.
Segundo o padre, existem dois problemas graves: “não ter ordenamento na questão de plantios, que o ano passado já começaram a plantar o pimentão o tomate e outras hortaliças com uma grande carga de agrotóxicos que não se pode nem mais usar no mundo, mas no Brasil está se usando e jogando dentro da barragem”.
“Outro problema é a pesca predatória. Tem gente de Afogados da Ingazeira, de Floresta, de Tuparetama, de Teixeira-PB. Já veio gente até do Ceará pescar lá. Tem gente que tem 25 redes. Aproximadamente devem tirar 3 mil quilos de peixe por semana e ninguém sabe nem o acompanhamento de quanto é. Primeiro, não respeita a piracema que é o tempo do peixe se reproduzir. Esses pescadores levam lixo pra barragem”, destacou.
Padre Luizinho lembrou que já há algum tempo que se cobra a criação de um conselho de usuários da barragem envolvendo os municípios de Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Ingazeira.
“Na verdade, o que acontece, ou o governo toma conta ou se tem um conselho de usuário que a gente já fomenta isso, ou essa barragem virou ao invés de uma solução um problema grave, povo com energia cortada, sem estrada, pesca predatória sem nenhuma organização, vai gerar bebedeira e crime. Pessoas que fizeram suas casas – algumas pessoas inclusive aconselhadas por nós – e sendo acusadas pelo Dnocs de estar dentro da área seca da barragem, sendo ameaçadas de ter suas casas até derrubas e tudo isso porque não há planejamento, as obras de Governo Federal sempre tem esses problemas. Faz sem se preocupar com o principal que são as pessoas”, alertou padre Luizinho.
Ferreira lembrou ainda que todos somos responsáveis pelo bem estar da população, mas disse não entender porque se “um problema é grave na minha região, no meu município, eu não tenho uma ação continuada para resolver aquele problema?”, questionou.
Estadão O presidente Jair Bolsonaro passeou de moto por Brasília, hoje, durante cerca de uma hora. Em seu trajeto, fez breves paradas, onde cumprimentou pessoas. Sem máscara, o presidente não respondeu perguntas de jornalistas. Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada por volta de 11h. Ele fez paradas em uma barraca de venda de frutas e […]
O presidente Jair Bolsonaro passeou de moto por Brasília, hoje, durante cerca de uma hora. Em seu trajeto, fez breves paradas, onde cumprimentou pessoas. Sem máscara, o presidente não respondeu perguntas de jornalistas.
Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada por volta de 11h. Ele fez paradas em uma barraca de venda de frutas e em dois pontos da Esplanada dos Ministérios, onde falou com pessoas em frente à Catedral de Brasília e na Praça dos Três Poderes. Ele retornou para a residência oficial por volta de 12h.
Em uma de paradas realizadas, Bolsonaro foi questionado sobre sua opinião em relação à queda de popularidade do governo e sobre os protestos favoráveis ao seu impeachment realizados ontem. Ele não respondeu. Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, 22, mostrou aumento na reprovação do governo, que passou de 32% para 40%. A aprovação também caiu, indo para 37% ante 31% em dezembro.
O mandatário também não comentou as expectativas para as eleições das presidências da Câmara e do Senado no dia 1º de fevereiro. O Planalto aposta na eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, e do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para avançar com pautas de interesse do governo, como a regularização fundiária.
O município de Arcoverde foi escolhido para sediar o Encontro Nacional em Defesa da Mulher, previsto para agosto de 2025. A confirmação foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira (17) entre o prefeito Zeca Cavalcanti e representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Participaram do encontro a secretária da Mulher, Lucitelma Soares, o procurador […]
O município de Arcoverde foi escolhido para sediar o Encontro Nacional em Defesa da Mulher, previsto para agosto de 2025. A confirmação foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira (17) entre o prefeito Zeca Cavalcanti e representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Participaram do encontro a secretária da Mulher, Lucitelma Soares, o procurador adjunto do município, Pedro Melchior, e representantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). A pauta incluiu o planejamento de ações logísticas, estruturais e de segurança voltadas à organização do evento, que será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti, a realização do encontro em Arcoverde reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e ao acolhimento das mulheres. “Nossa cidade será palco de um evento de relevância nacional, promovido pelo CNJ, que vai trazer um olhar ainda mais atento para as pautas de defesa da mulher”, afirmou.
A expectativa é de que a iniciativa contribua para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em nível regional, envolvendo a articulação entre instituições do sistema de justiça, segurança pública e o poder municipal.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta terça (04), tivemos o registro de dois novos casos de covid-19. São dois pacientes do sexo feminino (35 e 37 anos). Uma paciente é do lar e a outra é agricultora. Entram em investigação seis casos, sendo um paciente do sexo masculino, com 25 anos, e […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta terça (04), tivemos o registro de dois novos casos de covid-19.
São dois pacientes do sexo feminino (35 e 37 anos). Uma paciente é do lar e a outra é agricultora.
Entram em investigação seis casos, sendo um paciente do sexo masculino, com 25 anos, e cinco pacientes do sexo feminino, com idades entre 30 e 77 anos.
Hoje tivemos 77 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19.
Hoje também tivemos a cura de um paciente 01 após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 175 (82,9%) recuperados em nosso município. Atualmente, 29 casos estão ativos para covid-19 em Afogados da Ingazeira.
Hoje, o município atingiu a marca de 1.799 pessoas testadas para covid-19.
A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas confirmou nesta terça-feira (4) mais 10 casos de infecção por Covid-19 no município.
Com os números, Riacho das Almas chega a 276 casos confirmados de contaminação por coronavírus, incluindo quatro óbitos.
Dos 276 pacientes infectados, 206 já estão recuperados e dois estão hospitalizados. Estão em investigação 115 casos, e 627 pessoas tiveram diagnóstico negativo. Riacho das Almas contabiliza ainda quatro mortes em decorrência da Covid-19.
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta terça-feira, 04 de agosto, até às 17 horas, registrou vinte (20) novos casos de Covid-19 no município.
O boletim diário, portanto, fica com trezentos e setenta e cinco (375) suspeitos, mil cento e trinta e oito (1.138) descartados, seiscentos e quarenta e um (641) confirmados, vinte e sete (27) óbitos, e trezentos e setenta (370) recuperados.
De acordo com a repartição municipal, estão sendo testadas aproximadamente 100 pessoas por dia e o índice de cura com o tratamento oferecido aos pacientes é de 65%.
Vale lembrar, que dentro dos 641 confirmados, estão contabilizados os 27 óbitos e 370 curados. No total, a cidade tem sete (07) pacientes em UTI e quatorze (14) em enfermaria.
No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, há quatro (04) pacientes de Arcoverde na UTI e sete (07) na enfermaria. No Hospital de Campanha há sete (07) internados. No Hospital Memorial Arcoverde há três (03) pacientes na UTI.
Esta semana, o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, esteve ao lado do Secretário Executivo da Casa Civil, Fúlvio Wagner visitando prefeitos da região. Dentre eles, Marconi Santana, de Flores, Anchieta Patriota, de Carnaíba, e Luciano Torres, da Ingazeira. Quanto aos dois primeiros, Mário publicou imagens dos encontros em sua rede […]
Esta semana, o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, esteve ao lado do Secretário Executivo da Casa Civil, Fúlvio Wagner visitando prefeitos da região.
Dentre eles, Marconi Santana, de Flores, Anchieta Patriota, de Carnaíba, e Luciano Torres, da Ingazeira.
Quanto aos dois primeiros, Mário publicou imagens dos encontros em sua rede social. Os encontros foram bastantes produtivos.
Faltou apenas o registro de seu encontro com o prefeito de Ingazeira. Luciano Torres e Mário foram adversários em embates recentes, com o atual prefeito levando vantagem.
Uma questão curiosa é que Luciano apoiou a governadora e está tratando de parcerias, como na recente Fecaprio. E Mário pode estar armando algum projeto político na Terra Mãe do Pajeú com a possível dimensão dada pela nova função.
Assim, esqueçam as formalidades e o ritual da boa política. Eles estiveram juntos, mas não saíram na foto. A política amigos, a política…
Você precisa fazer login para comentar.