Notícias

TJPE emite nota sobre pedido de prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima 

Por André Luis

Nesta segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) divulgou uma nota, através de sua assessoria de comunicação, informando sobre a decretação da prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima, cujo nome verdadeiro é Nivaldo Batista Lima.

A medida foi tomada no âmbito da “Operação Integration”, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a exploração de jogos do bicho e jogos de azar.

De acordo com a nota, a 12ª Vara Criminal da Capital acolheu a representação da autoridade policial e, após manifestação do Ministério Público de Pernambuco, decretou a prisão preventiva de Gusttavo Lima e de Bóris Maciel Padilha, outro investigado no caso. Além das prisões, foi determinada a indisponibilidade dos bens dos envolvidos, visando garantir a reparação dos danos e assegurar a eficácia das medidas judiciais.

A operação também já resultou em outros mandados de prisão, incluindo o da influenciadora digital Deolane Bezerra. As autoridades solicitaram a difusão vermelha junto à Interpol para a captura dos investigados que estão foragidos.

A Operação Integration tem como foco desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que movimenta grandes quantias através da exploração ilícita de jogos. As investigações continuam em sigilo, a fim de garantir a segurança e a eficácia das diligências em andamento.

O TJPE esclareceu ainda que não há qualquer julgamento relacionado à Operação Integration na pauta da 4ª Câmara Criminal do tribunal nesta terça-feira (24). A sessão ordinária discutirá apenas processos já previamente incluídos, sem ligação com o caso.

Outras Notícias

Boletim reforça relevância de passaporte de vacinas na retomada de atividades

Divulgado nesta sexta-feira (15), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer – além de elevada cobertura vacinal -, a associação de outras medidas como passaporte de vacinas e uso de máscara. Para ilustrar, traz exemplos das estratégias adotadas […]

Divulgado nesta sexta-feira (15), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer – além de elevada cobertura vacinal -, a associação de outras medidas como passaporte de vacinas e uso de máscara. Para ilustrar, traz exemplos das estratégias adotadas pela Singapura e Inglaterra, que viram os casos de Covid-19 voltarem a crescer em seus países. 

Na visão dos pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz, responsáveis pelo Boletim, com menos de 50% da população com esquema vacinal completo, é fundamental que o Brasil adote o passaporte vacinal como uma política pública de estímulo à vacinação e proteção coletiva, além de reforçar para a população a importância da manutenção de outras medidas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento físico e social. 

Eles ressaltam que a combinação deste conjunto de medidas é fundamental para garantir um processo cauteloso de retomada das atividades, a exemplo do que vem sendo realizado em Singapura, país considerado exemplar no enfrentamento da pandemia. 

“No Brasil, além do aumento da vacinação e da continuidade de medidas protetivas, a retomada de muitas atividades presenciais que foram suspensas durante a pandemia coloca a necessidade de readequar ambientes de convívio com filtros ou melhores condições de ventilação e prever estratégias de vigilância epidemiológica, com ampla testagem. A pandemia ainda está em curso. Estamos avançando, mas não podemos negligenciar cuidados que ainda se fazem fundamentais”.

A nova edição sinaliza que, ao longo das duas últimas semanas epidemiológicas, vem sendo reduzida no Brasil a velocidade na queda dos indicadores da mortalidade, incidência de novos casos de Covis-19 e no índice de positividade de testes de diagnóstico. Os dados mostram que, em agosto e setembro (SE 24 a 38), houve uma redução média de 2% de novos casos e óbitos por dia. 

Nas Semanas Epidemiológicas 39 e 40 (26 de setembro a 9 de outubro), a redução de casos média diária foi de 0,5% e de 1,2% para óbitos. A taxa de letalidade se encontra atualmente em torno de 3% e permanece alta em relação a outros países. Foi observada também uma tendência de estabilização de alguns desses indicadores, o que indica a permanência da transmissão do vírus Sars-CoV-2, porém com menor impacto na geração de quadros graves, internações e óbitos de por Covid-19. 

Apesar da redução da velocidade na queda desses indicadores da pandemia, desde julho de 2021, com a intensificação da vacinação, o país vem registrando um diminuição na incidência de casos novos, nas ocupação de leitos UTI e taxas de mortalidade. Outro resultado positivo é que, na última semana, nenhuma macrorregião de saúde registrou taxa de Sindrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) acima de 10 casos por 100 mil habitantes, após várias semanas com registros de taxas muito altas.

Covid-19: Serra Talhada notifica 260 novos casos em três dias

Apesar do aumento de casos, nenhum paciente foi acometido pela forma grave da doença Por André Luis Seguindo a tendência de aumenta dos casos de Covid-19 na região, Serra Talhada notificou do dia 24 ao dia 27 de junho, 260 novos casos da doença. Uma média de 65 casos por dia. Porém ao contrário de […]

Apesar do aumento de casos, nenhum paciente foi acometido pela forma grave da doença

Por André Luis

Seguindo a tendência de aumenta dos casos de Covid-19 na região, Serra Talhada notificou do dia 24 ao dia 27 de junho, 260 novos casos da doença. Uma média de 65 casos por dia.

Porém ao contrário de 2020 – ano do início da pandemia, os casos registrados tem sido leves, permitindo que as pessoas se tratem em casa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos estão sendo monitorados, estão em isolamento e em processo de recuperação.

Outro detalhe importante é que assim como tem sido observado em outras cidades da região, o número de internamentos e principalmente de óbitos não tem acompanhado a escalada dos casos, o que se deve ao grande número de pessoas vacinadas, provando aquilo que temos defendido de que vacinas salvam vidas.

Em Serra, petista retira pré-candidatura

Em carta aberta, o vereador Sinezio Rodrigues, do PT, informou que retirou sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada. Ele iniciou destacando o fato de que é de conhecimento público que o debate sobre a eleição de 2020 vem acontecendo com certa intensidade em Serra Talhada, com avaliações da gestão e nomes sendo especulados como possíveis alternativas […]

Foto: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Em carta aberta, o vereador Sinezio Rodrigues, do PT, informou que retirou sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada.

Ele iniciou destacando o fato de que é de conhecimento público que o debate sobre a eleição de 2020 vem acontecendo com certa intensidade em Serra Talhada, com avaliações da gestão e nomes sendo especulados como possíveis alternativas para suceder ao prefeito Luciano Duque.

“O fato de meu nome constar nestas discussões é para mim uma honra e uma responsabilidade que assumo na condição de militante político, que não tem dúvidas sobre o papel que devo exercer na presente conjuntura política e seus desdobramentos, em Serra Talhada”.

“Em Serra Talhada temos um governo bem avaliado, que conquistou avanços importantes; um prefeito que defendeu bandeiras democráticas, que combateu o golpe e segue um caminho progressista. Tudo isso destaca Serra Talhada e, ao mesmo tempo, a coloca na alça de mira da direita que, certamente de tudo fará para nos derrotar”, segue.

Sinézio diz estar convencido de que o PT deve se preparar para contribuir no debate “para derrotar a direita, para estar a altura da representação que tem em importantes segmentos organizados da população, de ser o partido de Lula e a bandeira que representa a luta da classe trabalhadora”.

Diz ainda ser necessário “transformar a força social em força política, ampliar a bancada de vereadores e estar na linha de frente da luta para eleger a chapa que vai representar a continuidade dos avanços para nossa terra”.

“É baseado nesta reflexão que me sinto convencido e confortável para decidir retirar o meu nome das discussões sobre sobre quem vai suceder o prefeito Luciano Duque, assunto que debaterei nos fóruns apropriados, e passo a priorizar o debate sobre o projeto e o caminho das forças democráticas e de esquerda, para manter Serra Talhada no rumo certo”, conclui.

Detalhe é que o prefeito Luciano Duque não segue no PT e os nomes mais votados da disputa não integram a legenda. O partido sofre grave risco de perder o comando do município depois de oito anos.

Lula destaca grandeza do Mais Médicos

Presidente sancionou lei que institui Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos Por André Luis O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (14) a lei que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos. A lei prevê […]

Presidente sancionou lei que institui Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos

Por André Luis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (14) a lei que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos.

A lei prevê o aumento do número de vagas para cursos de especialização em saúde, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar nas áreas remotas do país.

Em seu discurso, Lula afirmou que o Mais Médicos é um programa que leva cidadania aos chamados rincões do país e o direito de todos os cidadãos serem atendidos de forma decente por profissionais de saúde. Ele também lembrou de sua experiência pessoal de não ter se consultado com médico até os dez anos e de precisar recorrer a soluções caseiras para resolver questões como dor de dente e outros problemas de saúde.

“O Mais Médicos é uma ‘inversão saudável’ que faz com que as pessoas comecem a se preocupar em ter visão social no cuidado do pobre”, disse Lula. 

O presidente ainda disse que recursos destinados à Saúde devem ser vistos como investimentos e não gastos. Ele afirmou que é o médico que deve ir aonde o povo está, e não o contrário. “Essa é a grandeza do Mais Médicos”, destacou o presidente.

O Mais Médicos é um programa do governo federal que envia médicos para trabalhar em áreas remotas do país. O programa foi criado em 2013 pelo governo Dilma Rousseff e foi suspenso pelo governo Jair Bolsonaro em 2019. Em 2023, Lula retomou o programa.

O Mais Médicos é um programa importante porque ajuda a garantir o acesso à saúde a pessoas que vivem em áreas remotas do país. O programa também ajuda a reduzir as desigualdades sociais no Brasil.

A lei que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos é um importante passo para a consolidação do programa. A lei prevê o aumento do número de vagas para cursos de especialização em saúde, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar nas áreas remotas do país.

Arcoverde vai ganhar nova área revitalizada

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, deu início na última segunda-feira (07) às obras de revitalização e requalificação geral, da primeira etapa dos canteiros da antiga Rua Barbosa Lima, atualmente denominada de Avenida Professora Luiza Herculano da Silva, no centro da cidade. A obra tem duas etapas e previsão de entrega […]

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, deu início na última segunda-feira (07) às obras de revitalização e requalificação geral, da primeira etapa dos canteiros da antiga Rua Barbosa Lima, atualmente denominada de Avenida Professora Luiza Herculano da Silva, no centro da cidade.

A obra tem duas etapas e previsão de entrega para ainda este ano. Trata-se de mais uma promessa da gestão do Prefeito Wellington Maciel. A infraestrutura é sonhada e desejada pelos moradores da área tradicional e histórica de Arcoverde, local que, atualmente, é importante via de acesso aos bairros da zona norte do município, de forma especial ao Alto Cardeal e ao São Geraldo, dentre outros.

Uma unanimidade é a justa homenagem à memória dessa emblemática e querida Mestra que foi Luiza Herculano, que por muitos anos manteve no local o histórico Externato Silva Jardim, o qual formou e moldou o caráter de muitas crianças e jovens da terra do primeiro Cardeal do Brasil.