Tem de tudo na eleição da OAB
Desde o início da disputa à presidência da OAB Pernambuco, é difícil enxergar elementos que a diferenciem de uma campanha convencional.
Claro, a disputa se dá entre advogados. Seja entre os postulantes ou entre os votantes, isso muda apenas os estereótipos: saem as camisas de cores identificadas com os candidatos, entra o terno e gravata, essa última, eventual, bem como os trajes femininos mais compostos.
Certamente o palavreado em torno do convencimento também é mais lapidado, já que o público alvo tem formação acadêmica, diploma e carteirinha da ordem.
Mas nunca houve tantas semelhanças com o pega pra capar da eleição tradicional: discursos mais inflamados, série de entrevistas e debates em emissoras, oposição atacando nome governista, que por sua vez defende o seu legado, candidato da terceira via criticando os dois projetos, beija mão nas bases do interior e muito mais.
Hoje, outro fenômeno entrou em cena: o da guerra das pesquisas. O Instituto Exatta divulgou que a chapa “Renova OAB”, encabeçada por Almir Reis, tem 48,15% das intenções de votos, quando são contabilizados apenas os votos válidos. Ingrid Zanella aparece com 42,61% e Fernando Santos Júnior fica com 9,24%.
Já o IPESPE mostra Ingrid Zanella, atual vice-presidente, na liderança com 43% das intenções de voto. Em segundo, Almir Reis com 37%, seguido por Fernando Santos Júnior, com 7%.
Danousse! Qual instituto está falando a verdade? Parece déjà vu. A gente não estava fazendo a mesma pergunta há um mês e quinze dias atrás?
Pra ficar igualzinha, só falta à campanha ter compra e venda de votos, uso da máquina, boca de urna e jogo baixo de uma candidatura em relação à outra. Mas claro, advogado tem linha, tem decoro…
Ou será que não falta mais?