Notícias

Tabira: Nelly afirma não acreditar em nomes impostos

Por André Luis

Para a presidente da Câmara de Tabira, é preciso buscar primeiro construir um projeto de cidade.

Entrevistada pelo blogueiro Leo Brasil, que tem feito uma série de Lives com os atores da sucessão municipal em Tabira, a presidente da Câmara foi perguntada diversas vezes sobre o seu caminho político, a avaliação da gestão Sebastião Dias, a possibilidade de composição com o ex-prefeito Dinca Brandino e as conversas de bastidores em torno do seu nome e da conjuntura partidária.

Nelly avaliou como boa a primeira gestão do prefeito Sebastião Dias, reconhecendo as dificuldades estruturais do governo, porém bem intencionada na prestação do serviço público. Criticou a condução política da gestão, por receber interferência direta de atores que não foram eleitos pelo voto popular, como o filho do prefeito Allan Dias.

Sobre o nome de Flávio Marques e a conjuntura de PT/PSB, Nelly criticou a forma de como se deu o projeto. “Uma aliança pragmática, gerida de cima para baixo, sem escutar a população e imposta por quem não vive a realidade política de Tabira.”

Ressaltou as qualidades pessoais de Flávio Marques, o respeito a militância coerente de Zé de Bira sempre no PSB, mas disse não compreender quem sempre combateu uma gestão, de repente baixar a cabeça por uma imposição maior que discute mais nomes do que projeto de cidade.

Sobre a possibilidade de aproximação com o ex-prefeito Dinca Brandino, Nelly disse não existir nenhum tipo de acordo em mesa. Se critica a forma como as coisas se estão se dando no campo governista, não vai repetir na ala de Dinca. Mas se coloca aberta para discussão com todos os grupos, podendo vir a construir com aquele que tiver um alinhamento maior com o plano de governo que pretende apresentar a Tabira no momento oportuno.

Ressaltando as ações da Câmara Municipal, Nelly comentou a devolução do duodécimo, a doação de 500 máscaras para a Secretária de Saúde e a antecipação da parcela de décimo terceiro dos servidores.

Ainda sobre a sucessão política, disse respeitar a legitimidade do governo Sebastiao Dias em indicar esse ou aquele. Mas ressalvou, a questão da própria conjuntura que elegeu Sebastião Dias as duas vezes, ter sido ampla, debatida, construída dentro de um conjunto maior de forças e não imposta, como acontece agora. Nunca clara sinalização que o prefeito não estaria usando para o seu “ungido” a mesma receita que foi beneficiado nas suas eleições.

Nelly acredita na possibilidade de concorrer em via própria e segue as articulações com seu grupo de vereadores e lideranças.

Outras Notícias

Semana do MEI movimenta Afogados

Durante esta semana a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o SEBRAE promovem a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A abertura oficial será nesta terça (21), a partir das 19h30, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Na programação, palestras, oficinas e atendimento personalizado para quem já empreende e para quem quer iniciar sua atividade […]

Durante esta semana a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o SEBRAE promovem a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A abertura oficial será nesta terça (21), a partir das 19h30, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Na programação, palestras, oficinas e atendimento personalizado para quem já empreende e para quem quer iniciar sua atividade empreendedora. Os participantes poderão participar das palestras Entendendo custos, despesas e preço de venda; importância do capital de giro para o sucesso do seu negócio; fluxo de caixa; crédito: problema ou solução; além da oficina prática de marketing digital.

“As atividades integram a programação da semana nacional de educação financeira. E todas as atividades estão direcionadas para ajudar nossos empreendedores, melhorar o ambiente de negócios em nosso município, e também para auxiliar quem quer empreender”, destacou Flaviana Rosa, secretária de administração e responsável pela política municipal de Empreendedorismo. A Semana do MEI segue até a próxima sexta-feira.

Teresa Leitão quer volta do ensino de espanhol obrigatório na rede estadual de ensino

A deputada Teresa Leitão (PT) solicitou ao Governo do Estado hoje (14) que o poder executivo apresente um projeto de lei para restabelecer a obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede estadual. A solicitação foi feita por meio de uma Indicação ao governador Paulo Câmara (PSB), instrumento oficial da Assembleia Legislativa para […]

A Deputada Tereza Leitão

A deputada Teresa Leitão (PT) solicitou ao Governo do Estado hoje (14) que o poder executivo apresente um projeto de lei para restabelecer a obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede estadual. A solicitação foi feita por meio de uma Indicação ao governador Paulo Câmara (PSB), instrumento oficial da Assembleia Legislativa para realizar solicitações diversas.

A parlamentar lembrou que uma portaria publicada no ano passado pelo Poder Executivo tornou optativa a oferta da disciplina, o que foi contestado por uma parcela da comunidade escolar em audiência pública promovida por ela na Alepe.

Segundo a deputada, a mobilização levou o Governo do Estado a publicar, na época, uma nova portaria, que facultou às escolas a escolha da língua estrangeira a ser oferecida (inglês ou espanhol) aos alunos. “Na prática, a medida não significou o retorno do espanhol, que vem sendo ofertado de forma eletiva e apenas por algumas unidades de ensino”, explicou. “Com isso, diversos professores da matéria estão sendo obrigados a assumir outras disciplinas, como Artes e Empreendedorismo, para completar sua carga horária”, acrescentou.

Teresa apresentou argumentos em defesa do ensino obrigatório da língua. “É preciso considerar a importância desse idioma, o segundo mais falado no mundo, bem como o que estabelece a Constituição Federal, ao prever a formação de uma comunidade latino-americana de nações”, concluiu.

Luciano Duque diz ser atacado por blogueiro

Tenho sido constantemente atacado pelo blogueiro Américo Rodrigo, do blog O Cenário. Sempre com tom depreciativo e sem nunca buscar me ouvir para saber se os seus devaneios têm algum fundo de verdade, o blogueiro costumeiramente faz ataques a mim sem nenhum pudor, buscando se promover a base de mentiras e sensacionalismo. Lamento profundamente esse […]

Tenho sido constantemente atacado pelo blogueiro Américo Rodrigo, do blog O Cenário.

Sempre com tom depreciativo e sem nunca buscar me ouvir para saber se os seus devaneios têm algum fundo de verdade, o blogueiro costumeiramente faz ataques a mim sem nenhum pudor, buscando se promover a base de mentiras e sensacionalismo.

Lamento profundamente esse comportamento por parte de quem se propõe a ser um agente da informação, mas se comporta como um provocador para criar intriga e mal-estar onde não existe.

Sempre fui um grande parceiro da imprensa e um defensor da liberdade de expressão, mas não compactuarei com quem usa da má-fé e para ferir minha honra, por algum motivo desconheço, me escolheu como inimigo.

Só peço proteção a Deus contra esse tipo de gente, que não vai, em hipótese alguma, desconstruir a minha história que foi galgada com muito trabalho, honestidade e retidão.

Luciano Duque

Ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato a Deputado Estadual pelo Solidariedade

Sebrae firma parcerias para capacitações e treinamentos

Objetivo é promover a competitividade e a sustentabilidade das empresas A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica firmou parceria, esta semana, com uma das maiores distribuidoras de medicamentos no Nordeste, Grupo ABS Farma e, juntos, vão realizar o projeto Farmácia do Futuro. A iniciativa visa promover a competitividade e sustentabilidade das […]

Objetivo é promover a competitividade e a sustentabilidade das empresas

A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica firmou parceria, esta semana, com uma das maiores distribuidoras de medicamentos no Nordeste, Grupo ABS Farma e, juntos, vão realizar o projeto Farmácia do Futuro.

A iniciativa visa promover a competitividade e sustentabilidade das empresas do segmento do Setor de Farmácia, vinculadas ao Grupo ABS, através da adoção de processos de melhoria de gestão, inovação e mercado.

Todas as ações, que fazem parte do Programa Sebrae Tec, visarão a ampliação de resultados da empresa, além da melhoria das ferramentas gerenciais, com foco nos resultados, bem como o atendimento de requisitos de fornecimento de mercado, melhor prestação de serviço e empoderamento na direção do seu negócio, por meio de consultorias, oficinas, workshop, palestras e encontros empresariais.

GRUPO PAJEÚ

Outra empresa que também vai contar com os serviços do Sebrae é o Grupo Pajeú, onde serão mobilizadas 50 empresas para o primeiro encontro, onde será promovida uma palestra de apresentação do programa para minimercados de Serra Talhada e Região.

Afogados terá dois clubes na série A2 do Pernambucano

Mais uma reunião com os clubes participantes do Pernambucano Sub-23 aconteceu, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O encontro foi marcado para falar sobre a forma de disputa da competição e cobrar agilidade dos clubes com relação à entrega dos laudos técnicos pedidos pelo Estatuto do Torcedor. Durante […]

Segundo Natan Pereira, equipe confirmou participação na Série A2
Segundo Natan Pereira, equipe confirmou participação na Série A2

Mais uma reunião com os clubes participantes do Pernambucano Sub-23 aconteceu, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O encontro foi marcado para falar sobre a forma de disputa da competição e cobrar agilidade dos clubes com relação à entrega dos laudos técnicos pedidos pelo Estatuto do Torcedor.

Durante a reunião, o diretor de competições da FPF, Murilo Falcão, apresentou a bola do Campeonato para os representantes dos clubes e discutiu assuntos relacionados à competição como regulamento e data de início de campeonato, já que o assunto só havia sido tratado uma vez em uma primeira reunião que aconteceu também na sede da Federação.

Na reunião também foi informado que a Sociedade Esportiva Decisão pediu licença e não vai mais participar do Sub-23. O representante do Araripina Futebol Clube esteve presente no encontro.

Afogados FC já estava dentro. Cidade terá dois times na competição
Afogados FC já estava dentro. Cidade terá dois times na competição

Depois de não ser confirmado no primeiro momento por pendências, o Afogadense está confirmado na disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2 2015. A informação foi de Anchieta Santos no programa Rádio Vivo de hoje.

O Afogados da Ingazeira já estava confirmado. A tabela somente será confeccionada depois que os estádios de cada participante estejam aprovados com os laudos da PM, Corpo de bombeiros e Creas.

Até o momento apenas o Serrano e o Ibis atenderam todas as exigências fornecendo os laudos dos estádios onde mandarão os seus jogos. Será a primeira vez que uma cidade com menos de 50 mil habitantes terá dois clubes na divisão de acesso. Os amantes do futebol se dividem: uns acham bom. Para outros, as chances de morrerem abraçados é maior.

O que diz a Federação: o blog procurou a Assessoria de Imprensa da Federação Pernambucana de Futebol que não confirma ou descarta nada.

Alega: “Informações oficiais somente pelo site da FPF. Caso o clube entre acrescentaremos na relação. Estamos dependendo da entrega de alguns documentos dos clubes que ainda faltam ser providenciados . Assim que tivermos tudo divulgaremos no site”.