Notícias

STF dá 48h para governo se manifestar sobre vacinação para crianças

Por André Luis

Diário de Pernambuco

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para o governo federal se manifestar sobre a inclusão de crianças de cinco a 11 anos no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19 antes do início do período escolar em 2022.

Na última quinta-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a avaliação técnica sobre o pedido de autorização para aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, a Comirnaty, para crianças de 5 a 11. Contudo, ainda não existe uma data prevista para o início da imunização.

A decisão de Lewandowski é uma resposta a ação movida por partidos de oposição em outubro do ano passado, que cobrava medidas efetivas para a imunização da população. O PT solicitou ao STF que fosse estabelecido um cronograma para distribuição dos imunizantes para crianças na faixa de 5 a 11 anos.

‘Que o governo federal apresente, em 48 horas, a complementação do Plano Nacional de Vacinação, para incluir as etapas a serem cumpridas para iniciar e concluir a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, incluindo-se um cronograma que viabilize a cobertura vacinal adequada de toda a população infantil antes da retomada das aulas, bem como a previsão de um dia nacional (Dia D) para vacinação, ou mesmo a designação de possíveis datas para a realização de grandes mutirões de incentivo e vacinação’, diz Lewandowski na ação.

Apesar de ter o mesmo princípio ativo do fármaco já comprado pelo Brasil e aplicado em pessoas com mais de 12 anos, a formulação da vacina aprovada para a população pediátrica é diferente — o que levará à aquisição de novos lotes pelo Ministério da Saúde. As doses devem ser administradas com intervalo de 21 dias, e cada uma com dose de 10 microgramas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (16), que pediu, extra-oficialmente, ‘o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos’. ‘Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e, obviamente, forme o seu juízo’, afirmou o presidente durante a live semanal pelas redes sociais.

Bolsonaro destacou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, não está subordinada ao governo dele, e que ele não interfere na agência. ‘Tenho uma filha de 11 anos e vou estudar com a minha esposa qual decisão que vamos tomar’, disse.

Outras Notícias

Sandrinho comemora anúncio de mais um ônibus escolar para Afogados

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, cumpriu agenda administrativa nesta sexta (27), em Recife, ao lado da Governadora Raquel Lyra. Na oportunidade, a Prefeitura de Afogados foi contemplada com o reforço de mais um ônibus para o transporte escolar do município. A ação faz parte do projeto “Juntos pela Educação”, do Governo de […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, cumpriu agenda administrativa nesta sexta (27), em Recife, ao lado da Governadora Raquel Lyra.

Na oportunidade, a Prefeitura de Afogados foi contemplada com o reforço de mais um ônibus para o transporte escolar do município. A ação faz parte do projeto “Juntos pela Educação”, do Governo de Pernambuco.

O veículo é da marca Marcopolo, com tração nas quatro rodas, capacidade para transportar 29 alunos e com acessibilidade para garantir o transporte de alunos com necessidades especiais de mobilidade.

Foram entregues, ao todo, pela Governadora Raquel Lyra, 81 ônibus, beneficiando 75 municípios. Do Pajeú, além de Afogados da Ingazeira, também foram comtemplados os municípios de Itapetim, Santa Terezinha, Serra Talhada e Tuparetama.

“Essa é uma ação muito importante, que vai permitir aos municípios melhorar a qualidade do transporte escolar ofertado aos nossos alunos da rede municipal,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Inauguração – em decorrência da agenda desta sexta (27) com a Governadora Raquel Lyra, o Prefeito Sandrinho Palmeira informou que a inauguração programada para esta data, dentro da 39ª semana da maratona de inaugurações, que seria a entrega da nova sede da Unidade Básica de saúde Mandadaru ll, ficou para a próxima quarta (01), às 16h.

“Venho informar também que não haverá prejuízos, uma vez que na próxima semana teremos duas inaugurações, para compensar a que não podemos fazer hoje”, destacou Sandrinho. A obra a ser inaugurada, referente à 40ª semana, será divulgada em breve pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

José Patriota celebra avanços em Solidão: Unidade de Saúde, avenida e homenagem a Gonzaga Patriota

O deputado estadual José Patriota compartilhou em suas redes sociais, neste sábado (20), sua satisfação em participar das festividades de entrega de importantes ações no município de Solidão. O parlamentar destacou a significativa contribuição para o desenvolvimento local. A primeira conquista enaltecida pelo deputado foi a inauguração da Unidade de Saúde da Família em Solidão, […]

O deputado estadual José Patriota compartilhou em suas redes sociais, neste sábado (20), sua satisfação em participar das festividades de entrega de importantes ações no município de Solidão. O parlamentar destacou a significativa contribuição para o desenvolvimento local.

A primeira conquista enaltecida pelo deputado foi a inauguração da Unidade de Saúde da Família em Solidão, um passo fundamental para fortalecer a infraestrutura de saúde no município. A nova unidade representa um avanço significativo no atendimento à população, proporcionando serviços essenciais e promovendo o bem-estar da comunidade.

Outro marco celebrado por José Patriota foi a inauguração da Avenida Fidélis Nobre, um importante empreendimento que não apenas melhora a mobilidade urbana, mas também contribui para a valorização da cidade e o conforto dos moradores.

Além disso, o deputado teve a honra de participar da entrega do título de cidadão solidanense ao ex-deputado federal Gonzaga Patriota, reconhecimento merecido por sua trajetória e contribuições para o progresso da região.

Em suas palavras, o deputado expressou sua felicidade em testemunhar o crescimento contínuo de Solidão, elogiando o empenho do vice-prefeito Zé Nogueira, dos vereadores locais e do vereador de Iguaracy, Manoel Olímpio.

Ministro Rogério Marinho é hospitalizado

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que teve um mal-estar na noite de ontem e precisou ser hospitalizado para a realização de exames. A informação foi divulgada, hoje, em sua conta oficial no Twitter. De acordo com ele, houve o diagnóstico de uma obstrução arterial e ele precisou ser submetido a uma angioplastia […]

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que teve um mal-estar na noite de ontem e precisou ser hospitalizado para a realização de exames.

A informação foi divulgada, hoje, em sua conta oficial no Twitter.

De acordo com ele, houve o diagnóstico de uma obstrução arterial e ele precisou ser submetido a uma angioplastia para colocação de stent. O ministro disse estar bem e que espera ter alta nas próximas horas.

“Amigos, tive um mal-estar na noite passada quando chegava em Porto Seguro-BA para férias com a família. Fiz exames e foi diagnosticada uma obstrução arterial. Na madrugada, passei por uma angioplastia para colocação de stent. Estou bem e espero receber alta nas próximas horas.”

Roa volta a esclarecer que aumento para 15 cadeiras na Câmara não terá impacto econômico

Por Michael Andrade – Itapuama FM A última edição do programa “Em Pauta”, na Rádio Itapuama FM, foi marcada por um debate sobre a proposta de aumento no número de vereadores em Arcoverde. O apresentador Juliano César recebeu o vereador Rodrigo Roa, autor da emenda que propõe a ampliação das cadeiras na Câmara Municipal de […]

Por Michael Andrade – Itapuama FM

A última edição do programa “Em Pauta”, na Rádio Itapuama FM, foi marcada por um debate sobre a proposta de aumento no número de vereadores em Arcoverde.

O apresentador Juliano César recebeu o vereador Rodrigo Roa, autor da emenda que propõe a ampliação das cadeiras na Câmara Municipal de 10 para 15, conforme prevê a Constituição.

“O artigo 29 da Constituição estabelece que cidades com a população de Arcoverde podem ter até 17 vereadores. Hoje temos apenas 10, enquanto municípios menores da região já contam com mais parlamentares. Precisamos abrir esse debate com a sociedade”, argumentou Roa.

A participação dos ouvintes foi intensa, com mensagens e áudios enviados ao longo do programa demonstrando preocupação com possíveis impactos financeiros. Em resposta, Roa explicou que o orçamento da Câmara permanecerá o mesmo, apenas sendo redistribuído entre os parlamentares. “Não haverá aumento de custos para o município, apenas mais representatividade para a população”, reforçou.

O vereador destacou que o tema ainda será amplamente discutido na Câmara e na comunidade antes de qualquer decisão.

Bairros de Arcoverde recebem obras de calçamento

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, verificou na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, o andamento de obras de pavimentação que estão sendo promovidas nos bairros do São Geraldo e do Jardim Petrópolis. Acompanhada do secretário de Obras e Projetos Especiais, Aildo Biserra, a gestora municipal conversou inicialmente com moradores e comerciantes da Segunda Travessa […]

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, verificou na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, o andamento de obras de pavimentação que estão sendo promovidas nos bairros do São Geraldo e do Jardim Petrópolis.

Acompanhada do secretário de Obras e Projetos Especiais, Aildo Biserra, a gestora municipal conversou inicialmente com moradores e comerciantes da Segunda Travessa São Francisco, localizada no São Geraldo, que está recebendo 1.654 metros quadrados de calçamento, que já estão em fase de conclusão.

Em seguida, a visita foi na Rua José Cândido Galvão, via também próxima de ter os seus 1.400 metros quadrados devidamente pavimentados. “Prometemos e estamos cumprindo mais esta etapa de calçamentos, favorecendo qualidade de vida e também a devida urbanização, especialmente para quem reside nestas imediações”, salientou a prefeita.

De acordo com o secretário municipal Aildo Biserra “as pavimentações também estarão possibilitando que calçadas já existentes em cada via obtenham escadas e rampas de acessibilidade”, informou.

Ainda no São Geraldo, a prefeita percorreu a Rua Vila São José, a qual também será contemplada a partir da próxima quarta-feira, 05 de fevereiro, com o início da obra de pavimentação, além da Rua A, que terá 1.104 metros quadrados de calçamento.

O roteiro feito pela prefeita Madalena Britto foi concluído na Rua Serra Leoa, localizada no Jardim Petrópolis, onde 1.296 metros quadrados de calçamento estão em fase de iniciação. Outras vias da localidade devem ser contempladas com os trabalhos de pavimentação, promovidos por equipes da Secretaria de Obras e Projetos Especiais da Prefeitura de Arcoverde.