Sessão da Câmara teve ausência de quase 40% dos vereadores
Por Nill Júnior
Além da cacetada de Vicentinho em Carlos Veras, chamou atenção a quantidade de vereadores ausentes na última sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. Dos treze, cinco não compareceram.
Estiveram presentes além do presidente Vicentinho, César Tenório, Gal Mariano, Zé Negão, Simone da Feira, Douglas Eletricista, Raimundo Lima e Renaldo Lima.
Se ausentaram Mário Martins (alegando atividade conflitante com a sessão), Edson do Cosmético (está em Brasília), Cancão (disse estar convalescente de um procedimento médico), Cícero Miguel (alegou consulta médica) e Lucineide do Sindicato (estava em agenda do movimento sindical).
Os ausentes representaram quase 40% do total de vereadores. Apesar das ausências, havia quórum e Vicentinho declarou iniciada a sessão.
Por André Luis Os novos dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Sertão do Pajeú, dos 329.015 habitantes, a maioria é do sexto feminino. A região segue a tendência nacional apresentada pelos dados do IBGE. Das 329.015 pessoas nos dezessete municípios da […]
Os novos dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Sertão do Pajeú, dos 329.015 habitantes, a maioria é do sexto feminino. A região segue a tendência nacional apresentada pelos dados do IBGE.
Das 329.015 pessoas nos dezessete municípios da região, 288.774 são do sexo feminino contra 159.203 do sexo masculino. Portanto, o Sertão do Pajeú possui 129.571 pessoas a mais do sexo feminino do que do masculino.
Dos dezessete municípios da região, apenas Ingazeira e Solidão possuem mais pessoas do sexo masculino do que do feminino.
Por ordem alfabética, vamos aos números:
Afogados da Ingazeira – Dos 40.241 habitantes, 20.788 são do sexo feminino, contra 19.453 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.335 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Brejinho – Dos 7.720 habitantes, 3.885 são do sexo feminino, contra 3.835 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 50 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Calumbi – Dos 5.228 habitantes, 2.710 são do sexo feminino, contra 2.518 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 192 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Carnaíba – Dos 18.644 habitantes, 9.515 são do sexo feminino, contra 9.129 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 386 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Flores – Dos 20.347 habitantes, 10.343 são do sexo feminino, contra 10.004 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 339 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Iguaracy – Dos 11.081 habitantes, 5.565 são do sexo feminino, contra 5.516 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 49 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Ingazeira – Dos 4.765 habitantes, 2.343 são do sexo feminino, contra 2.422 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 79 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino.
Itapetim – Dos 13.791 habitantes, 7.040 são do sexo feminino, contra 6.751 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 289 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Quixaba – Dos 6.554 habitantes, 3.282 são do sexo feminino, contra 3.272 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 10 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Santa Cruz da Baixa Verde – Dos 11.567 habitantes, 5.920 são do sexo feminino, contra 5.647 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 273 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Santa Terezinha- Dos 10.244 habitantes, 5.289 são do sexo feminino, contra 4.955 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 334 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
São José do Egito – Dos 31.004 habitantes, 16.078 são do sexo feminino, contra 14.926 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.152 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Serra Talhada – Dos 92.228 habitantes, 48.555 são do sexo feminino, contra 43.673 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 4.882 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Solidão – Dos 5.210 habitantes, 2.554 são do sexo feminino, contra 2.656 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 102 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino.
Tabira – Dos 27.681 habitantes, 14.162 são do sexo feminino, contra 13.519 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 643 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Triunfo – Dos 14.705 habitantes, 7.656 são do sexo feminino, contra 7.049 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 607 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
Tuparetama- Dos 8.005 habitantes, 4.127 são do sexo feminino, contra 3.878 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 249 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino.
O motorista que guiava a Hillux envolvida no acidente que quase tira a vida do prefeito de Solidão foi identificado. É Rildo Barros, irmão do ex-vereador Rogério Barros e de Rivaldo do Posto. A perícia vai definir as causas do acidente, mas testemunhas relataram que, antes de um sonorizador na PE 309, ele foi fazer […]
O motorista que guiava a Hillux envolvida no acidente que quase tira a vida do prefeito de Solidão foi identificado.
É Rildo Barros, irmão do ex-vereador Rogério Barros e de Rivaldo do Posto.
A perícia vai definir as causas do acidente, mas testemunhas relataram que, antes de um sonorizador na PE 309, ele foi fazer um desvio e perdeu o controle do carro, atingindo a D20 em que seguia Djalma Alves.
A PE 309 também é marcada pelas péssimas condições de trafegabilidade, com muitos buracos.
Segundo pessoas próximas ao prefeito falando ao blog, esse não é o primeiro acidente envolvendo Rildo, dono de uma loja de móveis na cidade. Ele não sofreu nenhum ferimento mais grave e já está em casa.
Já a pessoa que seguia com Djama na D20 é um trabalhador que costuma ajudá-lo em sua propriedade, na região de Pelo Sinal. Identificado como Rafael Nogueira, ele teve uma pancada nas costelas, mas fratura foi descartada. Ele se recupera em casa.
G1 A promotora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Carmen Eliza Bastos pediu para deixar o inquérito que investiga suposto crime de falsidade ideológica cometido pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos). Em 2019, Bastos também se afastou da investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes após ser revelado que ela apoiou a campanha […]
Carmen Eliza Bastos, promotora do MP, e Luciana Pires, advogada de Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução
G1
A promotora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Carmen Eliza Bastos pediu para deixar o inquérito que investiga suposto crime de falsidade ideológica cometido pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos).
Em 2019, Bastos também se afastou da investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes após ser revelado que ela apoiou a campanha de Jair Bolsonaro (sem partido) para a Presidência da República.
Dessa vez, a promotora alegou que, depois de analisar a investigação contra Flávio, “concluiu pelo acerto do pronunciamento dos três promotores eleitorais” pelo “arquivamento do inquérito policial”. Segundo nota do MP, os promotores entenderam que não houve crime do senador.
Com essa interpretação do caso, o MP informou que Bastos pediu para que outro promotor eleitoral fosse designado para o caso. A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pelo G1. O texto do MP acrescenta que uma nova promotora já foi designada para o caso.
“O procedimento deu entrada na nova promotoria eleitoral na quarta-feira (12), e já está sendo analisado pela promotora Miriam Chor. O prazo indicado para a manifestação é até 24/05”, informou o órgão.
Além de ter apoiado a campanha de Jair Bolsonaro, Carmen Eliza Bastos foi madrinha de casamento da advogada de Flávio Bolsonaro.
Na noite desta sexta-feira (6), o prefeito de Amaraji, Rildo Reis, que vai disputar a reeleição, se filiou ao Avante. Além dele, diversos pré-candidatos a vereadores. O evento contou com a presença do presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, do deputado federal Sebastião Oliveira, além de diversas lideranças políticas do município. “Amaraji está no caminho […]
Na noite desta sexta-feira (6), o prefeito de Amaraji, Rildo Reis, que vai disputar a reeleição, se filiou ao Avante. Além dele, diversos pré-candidatos a vereadores. O evento contou com a presença do presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, do deputado federal Sebastião Oliveira, além de diversas lideranças políticas do município.
“Amaraji está no caminho certo. Montamos uma equipe forte e competente que arregaçou as mangas e devolveu ao nosso povo o orgulho e a esperança. A nossa missão contou muito com a ajuda do deputado Sebastião Oliveira. Vamos seguir em frente, porque time que está ganhando não se mexe”, destacou Rildo Reis.
De acordo com o comandante da sigla em Pernambuco, a reeleição de Rildo Reis é uma prioridade do partido. “Rildo é aliado de primeira hora e tem feito uma excelente gestão. O Avante dará o suporte que ele precisará para seguir com o seu trabalho”, ressaltou Waldemar Oliveira.
Já Sebastião Oliveira reforçou que o seu mandato estará sempre à disposição da população de Amaraji. “Continuaremos mantendo essa parceria vitoriosa. Ainda temos muito o que fazer pela cidade. Podem contar comigo”, falou o parlamentar, que recentemente disponibilizou recursos oriundos de Emenda Parlamentar para a aquisição de equipamentos – micro-ônibus e trator – que serão usados nas áreas da saúde e agricultura.
O Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR está concluindo o trabalho de implementação de 40 tanques de pedra e 200 abrigos de armazenamento nos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores e Carnaíba, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O tanque de pedra (ou caldeirão) e os abrigos de armazenagem que estão […]
O Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR está concluindo o trabalho de implementação de 40 tanques de pedra e 200 abrigos de armazenamento nos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores e Carnaíba, no
Sertão do Pajeú, em Pernambuco.
O tanque de pedra (ou caldeirão) e os abrigos de armazenagem que estão sendo implementados são tecnologias sociais que fazem parte do Projeto Pernambuco Mais Produtivo – PMP, parceria MDS/Governo do Estado, executado pelo CECOR junto às famílias rurais de aproximadamente 170 comunidades nos quatro municípios, alcançando em média 600 famílias.
A instituição está implementando ainda estruturas para hortas e criação de pequenos animais (como galinhas e bodes) nos municípios de Serra Talhada, Sertânia, Custódia e Afogados da Ingazeira, onde foram construídas 212 cisternas calçadão através do Projeto PMP.
Tanque de pedra ou caldeirão – É uma tecnologia comum em áreas de serra ou onde existem lajedos, que funcionam como área de captação da água de chuva. São fendas largas, barrocas ou buracos naturais, normalmente de granito. O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque. Para aumentar a capacidade, são erguidas paredes na parte mais baixa ou ao redor do caldeirão natural, que servem como barreira
para acumular mais água. É uma tecnologia de uso comunitário. A água armazenada é utilizada para o consumo dos animais, plantações e os afazeres domésticos.
Abrigos de Armazenagem: pequenas casas de alvenaria (medindo 5 m x 2,5 m) que servirão para estocagem da produção. Esta demanda surgiu a partir do uso dos calçadões como terreiros de secagem de grãos.
Você precisa fazer login para comentar.