Notícias

Serviço: saúde realiza campanha de multivacinação em Afogados

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início esta semana a campanha nacional de multivacinação para atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes do município.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e segue durante todo o mês, encerrando-se no dia 22 de Setembro. O dia D, destinado a mobilização e conscientização para a importância da vacina, será no dia 16 de Setembro, próximo sábado.

O objetivo é resgatar os não vacinados e completar as vacinas que ainda faltem nas cadernetas das nossas crianças e adolescentes, até 15 anos incompletos. Pais e responsáveis podem procurar a unidade de saúde mais próxima e levar suas crianças e adolescentes para completarem o quadro vacinal.

“Com essa campanha, buscamos melhorar as coberturas vacinais e manter, controladas, eliminadas ou erradicadas, doenças que podem ser prevenidas através da vacinação,”destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Confira as vacinas que serão ofertadas: BCG, Hepatite B, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10, VOP, pentavalente, meningocócica C, tríplice viral, hepatite A, tetraviral, varicela, DTP, DT e HPV.

No dia D, no próximo sábado (16), as unidades de saúde do São Braz, Mandacaru e São Francisco, estarão abertas das 8h às 17h, atendendo a população em geral.

Outras Notícias

“Foi o Estado Islâmico”, diz François Hollande

Ao menos 128 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris, sendo 70 na casa de shows Bataclan O presidente da França, François Hollande, disse neste sábado (14) em uma declaração à nação que os atentados da noite de sexta-feira (13) em Paris “são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França”, […]

Ao menos 128 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris, sendo 70 na casa de shows Bataclan

hollandeO presidente da França, François Hollande, disse neste sábado (14) em uma declaração à nação que os atentados da noite de sexta-feira (13) em Paris “são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França”, de acordo com informações de agências internacionais. A informação é do G1.

Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados “no exterior da França” e que contaram com “cúmplices no interior” do país.

Ao menos 128 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris, sendo 70 na casa de shows Bataclan. É o pior ataque à França na história recente.

O chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, afirmou que, quando a polícia invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram, detonando explosivos que três deles tinham em seus cintos. Ele afirmou ainda, segundo o jornal britânico “The Guardian”, que antes de entrar no local os homens dispararam tiros de metralhadoras em cafés que ficam do lado de fora do Bataclan.

A emissora de TV BFM e o jornal Liberation, que cita o procurador de Paris, François Molins, dizem que cinco terroristas foram “neutralizados” no total. Agências internacionais de notícias, no entanto, informam que 8 terrositas morreram, dos quais 7 se suicidaram.

Grupo militante Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade neste sábado por ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris, segundo agências internacionais. Antes, Hollande já havia anunciado que o grupo era o autor da ação terrorista.

Juntos pela Segurança: em três semanas, Pernambuco reduz número de homicídios em 39,5%

A semana de 13 a 19 de maio registrou o menor índice de mortes violentas intencionais do ano, com 52 crimes desta natureza O Estado de Pernambuco apresentou uma redução significativa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em três semanas consecutivas. Os dados foram detalhados pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (20), durante reunião de monitoramento […]

A semana de 13 a 19 de maio registrou o menor índice de mortes violentas intencionais do ano, com 52 crimes desta natureza

O Estado de Pernambuco apresentou uma redução significativa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em três semanas consecutivas.

Os dados foram detalhados pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (20), durante reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança, que analisa semanalmente os números da segurança pública no Estado.

De 13 a 19 de maio, o Estado registrou 52 MVI, o menor número de 2024. Na semana de 22 a 28 de abril, foram 86 MVI, seguidos de 74 MVI na semana de 29 de abril a 5 de maio, e de 68 MVI de 6 a 12 de maio. O resultado representa uma queda de 39,5% neste tipo de crime no período.

“Tivemos nas últimas três semanas resultados positivos na redução dos crimes contra a vida no Estado, importantes para a gente conseguir obter melhores resultados de segurança em Pernambuco. Esse é um trabalho constante das forças operacionais para promover uma maior paz social aos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O número de 52 registros de MVI na última semana consolida a redução desses crimes ao longo das últimas semanas. No último final de semana, 18 e 19 de maio, o Estado registrou de 21 MVIs, menor contagem desde o início do ano para um compilado de sábado e domingo.

“Nós estamos em uma tendência consistente, há três semanas, de redução no número de homicídios no Estado. Há quatro semanas nós tivemos 86 homicídios em Pernambuco; na semana seguinte reduzimos para 74; na semana retrasada foram 68 e, na passada, de segunda-feira até domingo, foram 52 homicídios. São três semanas sucessivas de redução no Estado”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Estiveram presentes na reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização). Participaram também o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves; e o Secretário Executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.

Faixa de pedestres para em Afogados: “o melhor lugar para estacionar”

Por Anchieta Santos O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multas para quem estaciona, ultrapassa, retorna ou deixa de dar a preferência na faixa de pedestre. Além disso, o motorista condenado por crime de trânsito tem a penalidade agravada caso o tenha cometido sobre a faixa de pedestre. Estacionar na faixa de pedestres a multa […]

Por Anchieta Santos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multas para quem estaciona, ultrapassa, retorna ou deixa de dar a preferência na faixa de pedestre.

Além disso, o motorista condenado por crime de trânsito tem a penalidade agravada caso o tenha cometido sobre a faixa de pedestre.

Estacionar na faixa de pedestres a multa é de R$ 195,23 além da remoção. Sem trânsito disciplinado, motoristas e motociclistas de Afogados da Ingazeira não respeitam o Código Nacional de Trânsito nem mesmo na frente das escolas.

Na segunda noite de reunião dos pais na escola Dom Hélder, os abusos de motoristas e motociclistas se repetiram como as fotos em anexo comprovam com carros e motos estacionados sobre a faixa de pedestre.

Até uma viatura policial estacionada fora da distância regulamentar de cinco metros na esquina no sistema viário, dificultou a passagem de um ônibus escolar. Pelo que se vê o trânsito de Afogados da Ingazeira sangra pedindo socorro.

Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Caruaru

A governadora Raquel Lyra participou, na noite deste sábado (31), da abertura oficial do São João 2025 de Caruaru, no Agreste, celebrando o início de um dos maiores ciclos juninos do país. Neste ano, a expectativa é de que a festa receba 3,8 milhões de visitantes, segundo estimativa da prefeitura do município. Acompanhada da vice-governadora […]

A governadora Raquel Lyra participou, na noite deste sábado (31), da abertura oficial do São João 2025 de Caruaru, no Agreste, celebrando o início de um dos maiores ciclos juninos do país.

Neste ano, a expectativa é de que a festa receba 3,8 milhões de visitantes, segundo estimativa da prefeitura do município. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora caminhou pela Estação Ferroviária da festa cumprimentando o público presente, além de ter prestigiado shows no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

“O investimento do Governo do Estado é permanente aqui em Caruaru e não poderia ser diferente para essa festa tão cultural que movimenta o Agreste. Hoje, estamos abrindo aqui o São João, com a participação direta do Governo de Pernambuco, na cultura, turismo, na área de saúde, com o apoio de segurança pública. Não tenho dúvida nenhuma que faremos o São João mais seguro da nossa história, além de mais bonito, mais cheio de cultura”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro. Juntos, também visitaram o Centro de Operações Integradas (COI), instalado no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves, onde são monitoradas, em tempo real, as ocorrências registradas durante os festejos juninos. A central reúne forças operativas, garantindo uma atuação coordenada para o pronto atendimento ao público.

Este ano, o Governo de Pernambuco investe mais de R$ 5 milhões no São João de Caruaru. “A parceria é muito forte principalmente com o Governo do Estado, que vem apoiando não só ações na cidade, mas eventos como o São João, dando todo suporte, principalmente com as forças operativas de segurança. Assim a gente consegue evoluir com um São João cada vez maior, movimentando economicamente a região”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, ao lado de secretários, deputados e outras autoridades, a governadora prestigiou a apresentação da Orquestra de Pífanos com o maestro Mozart Vieira e os shows de Ivete Sangalo, Solange Almeida e Matheus Vinni.

A Secretaria de Turismo e Lazer informou que 75% do valor investido pelo Estado em fomento nas festividades juninas, em todos os municípios apoiados, será utilizado para contratação de artistas da região. “A nossa expectativa é muito positiva, pelo trabalho que o governo vem fazendo em prol do turismo de Pernambuco, cuidando da infraestrutura. Então, sem dúvida nenhuma, todo esse incremento faz com que a gente possa fazer um grande São João, apoiando mais de 100 cidades do nosso Estado, apoiando a cultura popular, fazendo com que isso possa chegar a todos os municípios”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

Para a moradora de Caruaru Cícera Zilda, frequentar os polos juninos virou tradição. “Eu sempre venho, todo ano eu estou aqui. Começou primeiro no São João na Roça e foi muito bom. E agora para mim está sendo perfeito no polo principal da cidade”, disse Cícera.

OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2025 – Com foco na proteção de pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está coordenando uma grande operação de segurança em Caruaru. Ao todo, serão mais de 12.300 lançamentos extras de servidores das forças policiais apenas no município, com atuação em tempo real por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O investimento é da ordem de R$ 2,2 milhões para a festa na cidade. No total, o investimento em segurança durante o ciclo junino em Pernambuco chega a R$ 8,4 milhões, com mais de 46 mil postos de trabalho criados para a operação.

“Estamos dando uma atenção muito grande, não só em Caruaru, mas em todas as cidades que realizam um São João tradicional. Fizemos um planejamento com bastante antecedência, todo o aporte financeiro necessário foi dado pelo Governo do Estado. Serão mais de 12 mil policiais atuando em Caruaru para que qualquer um, seja da cidade ou de qualquer parte do Estado ou de fora, venha curtir o maior São João de todo o Brasil”, disse o secretário de Segurança, Alessandro Carvalho.

A estrutura conta com câmeras de videomonitoramento, totens com visão 360°, tecnologia de reconhecimento facial, drones e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O efetivo também será reforçado com unidades especializadas da Polícia Militar, delegacias móveis da Polícia Civil, Delegacia da Mulher no Pátio de Eventos, além de equipes do IML e Instituto de Criminalística.

A SDS também garante a presença de viaturas do Corpo de Bombeiros, fiscalização preventiva e postos de atendimento pré-hospitalar, com atuação em todos os polos do evento.

Reforma da Previdência decreta o fim da aposentadoria rural, alerta Humberto

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa, fez novas e duras críticas ao projeto de Reforma da Previdência do governo de Michel Temer (PMDB). De acordo com o senador, o projeto é “assustadoramente danoso” para os trabalhadores rurais e na prática vai extinguir o modelo de aposentadoria no campo. “Hoje, a contribuição do trabalhador […]

Foto: Roberto Stuckert Filho

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa, fez novas e duras críticas ao projeto de Reforma da Previdência do governo de Michel Temer (PMDB). De acordo com o senador, o projeto é “assustadoramente danoso” para os trabalhadores rurais e na prática vai extinguir o modelo de aposentadoria no campo.

“Hoje, a contribuição do trabalhador rural se dá por meio do recolhimento de imposto no momento da comercialização do produto agrícola. Agora, Temer quer mudar a regra e fazer com que os agricultores paguem por 25 anos um boleto mensal de 5% do salário mínimo. Nos valores de hoje, daria algo em torno de 50 reais por pessoa, só para cumprir esta exigência básica. E a realidade do pequeno agricultor não permite isso. O Nordeste vive a pior crise dos últimos 100 anos. Muitos sertanejos só conseguem sobreviver nesse momento de seca com a ajuda do Bolsa Família. Não tem como pagar esse recurso. A maioria vai acabar morrendo sem se aposentar”, afirmou Humberto.

Para o senador, a proposta é cruel e mostra o desconhecimento do presidente e de sua equipe sobre a vida no campo. “Michel Temer não conhece a realidade brasileira, não sabe como vive um sertanejo, que desde jovem tem que ajudar no sustento da casa, na lida de sol a sol, rezando para a chuva cair. Estamos falando de um presidente sem voto, que se aposentou aos 55 anos. Esta reforma nefasta suprime o direito de homens e mulheres que passaram a vida no campo”, denunciou Humberto.

Pelas regras atuais, é preciso comprovar 15 anos de trabalho no campo e contribuir com 2% em cima da produção agrícola. Os aposentados também cumprem idade mínima de 60 anos para homem e 55 anos para a mulher. Hoje, 9 milhões de brasileiros recebem a aposentadoria rural.

Humberto disse ainda que as mudanças também vão afetar diretamente o Nordeste, especialmente os municípios do Semiárido. “A nossa região concentra o maior número de pequenos municípios do País. Muitos deles sobrevivem apenas do que recebem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da movimentação da economia gerada pela renda de aposentados e pensionistas. Para cerca de 63% dos lares do Nordeste, a renda de aposentados e pensionistas representa mais da metade da renda domiciliar. Se a gente corta isso, se a gente retira o acesso das pessoas a esse recurso, a gente está acabando também com a economia de milhares de cidades brasileiras. Não podemos permitir um absurdo desse”, concluiu o senador.