Notícias

Sertão pernambucano recebe Caravana de Educação de Trânsito

Por Nill Júnior

Os municípios de Araripina, Ouricuri e Trindade, localizados no Sertão pernambucano recebem a Caravana de Educação de Trânsito.

Com ela, a capacitação para instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), blitz, palestras, fóruns e ações, encerrando com o curso de pilotagem defensiva na cidade de Araripina.

Haverão palestras importantes sobre educação de trânsito, realizadas em escolas estaduais da região. O público alvo são os jovens, por isso a linguagem é diferenciada e a abordagem focada naquilo que eles mais valorizam, seus sonhos, sua independência e sua saúde.

Segundo o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Charles Ribeiro, a ação é realizada pelas secretarias das cidades (Secid) e visa mostrar que as pessoas devem respeitar as leis de trânsito para que não ocorram acidentes.

Ribeiro lembrou que em 2014 as ocorrências deixaram 45.942 vítimas, desses 34.288 conduziam motos e tinham entre 15 e 19 anos. Outro tema que foi debatido pelos técnicos da caravana é a mistura perigosa entre álcool e direção, que pode ser fatal.

Outras Notícias

Ingazeira: Professora Alcineide confirma Argemiro Júnior como pré-candidato a vice 

Em contato com o blog do Marcello Patriota, a pré-candidata a prefeita de Ingazeira, Professora Alcineide, anunciou que o empresário Argemiro Morais Veras Júnior, conhecido popularmente como Argemiro Júnior, será seu pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB. Argemiro Júnior, 43 anos, é filho de Argemiro Veras e possui formação em Administração de Empresas pela […]

Em contato com o blog do Marcello Patriota, a pré-candidata a prefeita de Ingazeira, Professora Alcineide, anunciou que o empresário Argemiro Morais Veras Júnior, conhecido popularmente como Argemiro Júnior, será seu pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB. Argemiro Júnior, 43 anos, é filho de Argemiro Veras e possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco.

Professora Alcineide é casada com Josaildo Curumba, neto de João Curumba, há 25 anos. Ela tem o destaque de ser a primeira mulher a se candidatar à prefeitura na história de Ingazeira, marcando um momento significativo para a política local.

Alcineide destacou o amplo apoio que sua pré-candidatura tem recebido: “Conto com o apoio da governadora Raquel Lyra, do Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, do vereador Josias Curumba do PSDB, do ex-candidato a prefeito Luciano Moreira, do empresário Zé Mago e sua esposa Dra Maria do Socorro, do empresário Argemiro Júnior, do ex-vereador Aécio Bezerra, do empresário Marçal e do deputado estadual Luciano Duque”, informou.

Enquanto isso, o atual prefeito Luciano Torres confirmou sua intenção de concorrer à reeleição, mantendo a mesma chapa com o vice-prefeito Djalma do Minadouro. Esta decisão indica uma disputa acirrada entre a continuidade representada por Torres e a proposta de mudança liderada por Alcineide e seu time.

Equipe da Cidade FM comemora 2017 com confraternização

A equipe da Rádio Cidade FM, de Tabira, realizou sua tradicional confraternização de fim de ano no Tabira Campestre Clube. A coordenação da emissora é do empresário amigo Paulo Manú, que reuniu o seu time para um encontro de bom papo, boa música e claro, um rega bofe. Inaugurada em 05 de Abril de 2010 […]

A equipe da Rádio Cidade FM, de Tabira, realizou sua tradicional confraternização de fim de ano no Tabira Campestre Clube.

A coordenação da emissora é do empresário amigo Paulo Manú, que reuniu o seu time para um encontro de bom papo, boa música e claro, um rega bofe.

Inaugurada em 05 de Abril de 2010 com sua programação, mas no ar desde do final de 2009 em sua fase experimental, a Rádio Cidade FM é a primeira emissora comercial de Tabira. A programação mescla os sucessos do momento, promoções, notícias e muita interatividade.

Tem no jornalismo um marco, tendo como principal nome da informação o respeitado comunicador Anchieta Santos. É uma importante parceira da Rádio Pajeú e do blog, com coberturas importantes em conjunto, como nas eleições do ano passado.

Além de Anchieta, estiveram na confraternização nomes como Edivanice Gonçalves, Fabrício Ferreira, Felipe Marques, Genilson Dias, Simone Pessoa, Kenka, Albino Pereira e outros nomes. O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, Elias Silva, Edgley Freitas e o diretor do clube, Zeu Freitas, também prestigiaram o encontro.

Alepe aprova por unanimidade projeto contra fura-fila da vacinação

Resultado foi finalizado a partir dos projetos apresentados pelos deputados socialistas Delegada Gleide Ângelo e Clodoaldo Magalhães Foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (04), pelos deputados presentes em plenária remota, o projeto de lei que versa sobre a aplicação de multas administrativas para aqueles que fraudarem a ordem de preferência estabelecida durante o processo de […]

Resultado foi finalizado a partir dos projetos apresentados pelos deputados socialistas Delegada Gleide Ângelo e Clodoaldo Magalhães

Foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (04), pelos deputados presentes em plenária remota, o projeto de lei que versa sobre a aplicação de multas administrativas para aqueles que fraudarem a ordem de preferência estabelecida durante o processo de imunização contra o novo coronavírus. 

A proposta é uma ação conjunta da Delegada Gleide Ângelo com o deputado Clodoaldo Magalhães. Agora, o projeto final segue para o palácio Campo das Princesas onde será sancionado pelo governador.

Assim, ficará proibido em todo o estado a negociação comercial ou a troca de vagas nas filas para a vacinação contra a Covid-19, com a aplicação de multas de até cem mil reais para pessoas físicas ou jurídicas que violarem a ordem do protocolo de imunização. 

O valor mínimo para a punição é de dez mil reais, no entanto, a quantia pode ser corrigida de acordo com as circunstâncias da infração. Caso o fraudador seja funcionário ou servidor público, for reincidente ou se a transgressão acontecer durante o período de calamidade pública – que, em Pernambuco, foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2021 – as multas terão seus valores dobrados.

A lei aprovada também prevê punição para o agente de saúde, público ou particular, cuja participação for comprovada no esquema fraudulento. Desta maneira, o funcionário também pode ser punido com multas cujos valores variam de R$ 500,00 a R$ 50.000,00, de acordo com as circunstâncias. 

Toda a verba arrecadada será revertida para o Fundo Estadual de Saúde (FES), responsável pelo suporte financeiro de planejamento, gestão e desenvolvimento das ações e serviços públicos de saúde executados ou coordenados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Para além das punições administrativas, os envolvidos no esquema fura-fila também podem responder criminalmente pelas infrações.

“Estamos vivendo mais uma onda de crescimento da pandemia, sob o risco de um colapso na saúde do estado. Agora, com a liberdade para a negociação e compra das vacinas pelos estados e municípios, espera-se que haja maior celeridade na imunização da população. Por isso mesmo que esta lei se faz tão urgente e necessária: porque precisamos garantir a eficiência do plano de imunização. Não podemos brincar, muito menos negociar com a saúde das pessoas. A vacinação é um projeto coletivo, não individual”, argumenta a Delegada.

Danilo Cabral assume presidência da Comissão de Educação

O deputado Danilo Cabral (PSB) assumiu hoje (3), a presidência da Comissão de Educação na Câmara Federal. A chapa, eleita por unanimidade, tem, além do socialista na presidência, as deputadas Dorinha Seabra (DEM\TO) e Alice Portugal (PCdoB\BA), nas 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente. A Comissão conta com 42 membros titulares e o mesmo número de suplentes. […]

O deputado Danilo Cabral (PSB) assumiu hoje (3), a presidência da Comissão de Educação na Câmara Federal.

A chapa, eleita por unanimidade, tem, além do socialista na presidência, as deputadas Dorinha Seabra (DEM\TO) e Alice Portugal (PCdoB\BA), nas 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente. A Comissão conta com 42 membros titulares e o mesmo número de suplentes. A primeira reunião da Comissão já ficou convocada para a próxima quarta-feira, dia 11.

Danilo, que já foi secretário de Educação de Pernambuco, falou que terá como foco o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, ressaltando a importância do documento construído em um diálogo com a sociedade e com o próprio Congresso Nacional. “O trabalho na Comissão tem que ter como norte o Plano Nacional de Educação e preocupa-me que as metas estabelecidas pelo PNE não estejam sendo cumpridas”, disse o socialista, que também tem preocupação especial no que se refere ao financiamento para Estados e Municípios.

A Comissão, uma das mais importantes e disputadas da Casa Legislativa, abrange ainda temas, como a Reforma do Ensino Médio; Financiamento Estudantil; Sistema Nacional de Educação, formação e remuneração dos professores, entre outros.

O deputado também agradeceu ao seu partido, o PSB, a oportunidade de estar no comando da Comissão. “Sei que a responsabilidade é grande. Essa comissão é importante não só pela relevância do tema da educação, mas também pela capacidade de produção que tem”, afirmou, comprometendo-se a fazer uma gestão marcada pelos valores do diálogo e da dedicação. “Vamos dialogar entre nós e com a sociedade, entendendo que o nosso esforço será de trazer o PNE para a pauta, repactuar e fazermos cumprir as metas propostas”, finalizou.

Comissões – A casa é composta por 25 comissões permanentes, que foram todas instaladas hoje, a pedido do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Coube ao PSB, segundo acordo dos Partidos, a indicação da Presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Por sua experiência como Secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral foi escolhido no seu Partido, por unanimidade.  

A divisão das comissões segue o princípio da proporcionalidade – as maiores bancadas escolhem primeiro. As comissões permanentes são colegiados divididos por áreas de atuação, aos quais cabe analisar e votar projetos de lei, entre outras propostas.

TCE multa mais uma vez o ex-prefeito Sávio Torres por contratações realizadas em 2011

O ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, foi multado novamente pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) em sessão realizada na última quinta (30). A informação é do Afogados On Line. Cuida-se de processo de Admissão de Pessoal, cuja análise cinge-se à verificação da regularidade de 111 (cento e onze) contratações temporárias, para a execução de […]

download

O ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, foi multado novamente pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) em sessão realizada na última quinta (30). A informação é do Afogados On Line.

Cuida-se de processo de Admissão de Pessoal, cuja análise cinge-se à verificação da regularidade de 111 (cento e onze) contratações temporárias, para a execução de inúmeras funções. Dentre elas,  Orientadora Social, Auxiliar Administrativo, Oficineiro, Coordenador A. Cidades, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Superintendente Pedagógico, Professor, Educador Pedagógico, Agente Social, Coordenador Técnico, Agente Social, Professor de Educação Física, realizadas na Prefeitura Municipal de Tuparetama, referentes ao exercício de 2011.

O TCE aplicou multa de R$ 4.000,00 ao ex-prefeito. A decisão está publicada no Diário Oficial desta quarta (5).