Sertanienses flagrados na Barragem do Rosário, em Iguaracy
Por Nill Júnior
As ações realizadas pelas barreiras sanitárias do município de Iguaracy flagraram 15 pessoas do município de Sertânia que estavam pescando na Barragem do Rosário.
“Esse pessoal vinha sendo monitorado desde sexta através de uma denúncia feita à Vigilância Sanitária do município de Iguaracy”, diz a prefeitura em nota.
As ações foram tomadas em conjunto com a Polícia Militar, onde foi constatada a veracidade das aglomerações. Todos foram conduzidos à Delegacia onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência.
Por André Luis A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota nesta terça-feira (19) informando que devido a uma falta de energia na estação elevatória de água bruta de Sertânia, responsável pela captação do sistema adutor do Pajeú, o abastecimento de diversos municípios foi interrompido. A situação afeta diretamente as seguintes cidades: Iguaracy, Quixaba, […]
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota nesta terça-feira (19) informando que devido a uma falta de energia na estação elevatória de água bruta de Sertânia, responsável pela captação do sistema adutor do Pajeú, o abastecimento de diversos municípios foi interrompido. A situação afeta diretamente as seguintes cidades: Iguaracy, Quixaba, Carnaíba, Flores (sede), Calumbi, São José do Egito, Tuparetama, Santa Terezinha, Brejinho e Itapetim.
Além disso, os municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira estão operando com produção reduzida, o que impacta as regiões que estavam programadas para receber abastecimento hoje. A previsão fornecida pela Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia, é de que a situação seja normalizada às 21h30.
A retomada do abastecimento em cada município será feita de forma gradual, à medida que a adutora for sendo enchida novamente. A Compesa está trabalhando para agilizar o processo e restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.
A Compesa reforça o compromisso em solucionar o problema o mais breve possível e pede a compreensão da população enquanto trabalham para resolver a situação. A empresa está em contato com a Neoenergia para agilizar os reparos e minimizar os impactos causados pela interrupção do abastecimento.
A 2ª Feira Literária do Sertão – Felis, que vai ser realizada em Arcoverde, de 29 de novembro a 02 de dezembro, na Praça Winston Siqueira, contará com uma programação extensa para todos e todas. Além da Feira de Livros, estão previstas uma Arena Cultural, Declamações, Rodas de Diálogos, Lançamentos de Livros, Palestras, o espaço […]
A 2ª Feira Literária do Sertão – Felis, que vai ser realizada em Arcoverde, de 29 de novembro a 02 de dezembro, na Praça Winston Siqueira, contará com uma programação extensa para todos e todas. Além da Feira de Livros, estão previstas uma Arena Cultural, Declamações, Rodas de Diálogos, Lançamentos de Livros, Palestras, o espaço infantil Felisinho e de culinária e literatura chamado de Felis Gastrô. Além disso haverá um festival de violeiros e um espaço de Contação de Histórias.
A segunda edição da Felis é uma iniciativa do Grupo Coletivo Cultural de Arcoverde – Cocar e da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, com o apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde, Fundarpe, Sesc, Associação Comercial – ACA, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, Grupo LW, Retífica Arcoverde e Casa Rodrigues.
Decisão está prevista para sair ainda nesta terça-feira em votação no Plenário A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ouviu nesta terça-feira (14) os três indicados à vaga do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta pela saída do ministro Raimundo Carreiro Silva, que assumirá o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Os […]
Decisão está prevista para sair ainda nesta terça-feira em votação no Plenário
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ouviu nesta terça-feira (14) os três indicados à vaga do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta pela saída do ministro Raimundo Carreiro Silva, que assumirá o cargo de embaixador do Brasil em Portugal.
Os três nomes indicados — dos senadores Antonio Anastasia (PSD-MG), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Kátia Abreu (PP-TO) — foram aprovados. O presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), anunciou que a escolha será feita pelo Plenário do Senado, em votação secreta, e que a reunião da comissão serviria para “avaliar, em caráter descritivo, os requisitos” dos indicados, pela ordem alfabética dos nomes.
Inicialmente foi feita a leitura dos relatórios das três indicações. Os relatores foram, respectivamente, Cid Gomes (PDT-CE), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Cid Gomes disse considerar Anastasia “o senador mais preparado para todas as funções”. Eduardo Gomes louvou “o cabedal extraordinário de conhecimentos” de Fernando Bezerra. Oriovisto Guimarães ressaltou que Kátia Abreu foi a primeira mulher a ocupar diversos cargos, entre eles a presidência da Confederação Nacional da Agricultura. Todos reconheceram a dificuldade da missão de escolher entre os três senadores, diante das qualificações dos indicados.
Em seguida, os indicados tiveram direito a 20 minutos de exposição. Os três ressaltaram como suas trajetórias os qualificam para a vaga.
Anastasia
Antonio Anastasia prometeu lutar por “segurança jurídica” na administração pública, lembrando que muitos governantes foram punidos por tribunais de contas por erros cometidos sem má-fé:
— Tenho essa sensibilidade para as dificuldades do gestor, que muitas vezes desconhece o detalhe da norma. A minha experiência nos governos, inclusive como governador de Minas, me permite esse empenho.
Anastasia ressaltou seu conhecimento técnico, como gestor e professor de direito, como um trunfo para exercer o cargo:
— O corpo técnico da corte de contas é formado de servidores de carreira muito preparados. Por isso é fundamental que nós tenhamos ministros com a autoridade para liderar essas equipes, apontando as soluções que respondam ao interesse público.
Bezerra
Fernando Bezerra, que é líder do Governo no Senado, alertou para o mal do “apagão das canetas”, que leva muitos gestores a não tomar decisões, por medo do crivo dos órgãos de controle:
— Isso tem emperrado o funcionamento da máquina estatal. As recentes mudanças na legislação podem trazer algum alívio a esse cenário. Contudo, creio ser possível obter aperfeiçoamentos, e isso passa por um reforço no enfoque pedagógico da atuação do TCU.
Bezerra enfatizou sua vasta experiência política como uma vantagem para o exercício do cargo de ministro do tribunal:
— O cargo requer capacidade de interlocução, não apenas com os gestores, mas com todas as organizações e cidadãos impactados. Décadas de atividade política, aliadas à minha experiência como gestor, qualificam-me para realizar este objetivo.
Kátia
Kátia Abreu relembrou os sacrifícios de sua trajetória pessoal, desde a juventude. Disse que quer fortalecer o elo do TCU com o Congresso e com o Judiciário:
— Nós não somos inimigos, somos parceiros. Se o TCU faz alguma coisa que incomoda o Congresso, cabe a nós reformular as leis para eles cumprirem. Eles estão ávidos para que soluções sejam levadas. Desde agosto tomo aula com vários auditores, de caderno e caneta em punho.
A senadora prometeu, caso escolhida para o TCU, trabalhar em sintonia com as agências reguladoras na fiscalização do uso do dinheiro do contribuinte:
— Tenho vontade de ver as nossas agências reguladoras protegerem de fato o contribuinte. É uma das metas que eu quero levar pra lá: a fiscalização presente, fortalecendo as agências, dando-lhes poder de trabalho e de apoio a quem trabalha.
Alternância
Cumpre ao Congresso Nacional escolher dois terços dos ministros do TCU; o terço restante cabe à Presidência da República. A Lei 8.443, de 1992, e o Decreto Legislativo 6, de 1993, regulamentam o processo de preenchimento das vagas que competem ao Congresso, alternando-se na tarefa o Senado e a Câmara dos Deputados. Para a vaga atualmente aberta, cabe à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a apreciação e ao Plenário da Casa a escolha, em votação secreta.
Segundo a Constituição Federal (artigo 73, parágrafo único), os ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: “mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados”. As informações são da Agência Senado
Ciro se afasta do PT Se na última semana o personagem foi Joaquim Barbosa, nesta quem roubou a cena pelos discursos foi Ciro Gomes (PDT). Em todas as entrevistas, Ciro foi muito crítico ao PT, e a suas maiores expressões,os ex-presidentes Lula e Dilma. Primeiro, disse não ter nenhuma expectativa de apoio do PT à […]
Se na última semana o personagem foi Joaquim Barbosa, nesta quem roubou a cena pelos discursos foi Ciro Gomes (PDT). Em todas as entrevistas, Ciro foi muito crítico ao PT, e a suas maiores expressões,os ex-presidentes Lula e Dilma.
Primeiro, disse não ter nenhuma expectativa de apoio do PT à sua candidatura e que não representa o Partido dos Trabalhadores na disputa presidencial. “Estamos cansados de saber que o PT não apoiará ninguém”.
De olho no eleitorado de esquerda crítico ao PT, Ciro fez questão de marcar posição e disse que o projeto que defende é diferente para o País. “O projeto do PT não é, definitivamente, o meu”, ressaltou. O ex-ministro do governo Lula disse que os partidos de esquerda têm suas peculiaridades, mas que diante da polarização acabam se unindo em algum momento. “A esquerda diz que ela só se une na cadeia, porque a tradição é um pouco essa”, completou.
Ciro, que pediu autorização judicial para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, enfatizou que não tratará de política com o petista e que pretende visitá-lo como “velho camarada de mais de 30 anos”. “Vou como amigo, não tratarei uma frase sobre política”, afirmou.
Ciro fez questão de endurecer o discurso em público e disse que “não era obrigado” a estar no evento de Lula em São Bernardo, já que estava em um compromisso pré-agendando no exterior. “Por que eu tinha de estar lá? Em nome de que eu tinha de estar lá? A quem estou devendo esse gesto?”, questionou.
Pouco depois, centrou fogo em Dilma. “Se vocês deixarem, vão me derrubar. Não vai ser fácil não, porque não sou a Dilma, sou do ramo. Tu acha que um marginal como Eduardo Cunha me derrubaria? É preciso ser muito mais homem do que eu para me derrubar”, disse na 16ª Marcha dos Vereadores, em Brasília.
Depois, disse que o ex-presidente Lula não tinha a prerrogativa da “inefabilidade papal”, para acrescentar que ele e o PT cometeram muitos erros.
Citou enfaticamente Geddel Vieira Lima. “Esse cara foi vice-presidente da Caixa, foi ministro, isso nos dois governos”. Depois perguntou: “quem colocou o Temer na linha sucessória da Dilma?”
Ciro primeiro está convencido de que o PT não segue com ele. Depois, certamente tem indicadores de que o eleitor com tendência mais à esquerda não tem a mesma confiança de no PT. Ele quer esses votos.
É uma busca por se identificar com esse eleitor, que hoje se divide, sem Lula no jogo, entre Marina e Joaquim Barbosa, com ele correndo por fora. Até agora, não houve quem conseguisse cravar para onde vai esse voto afinal. Ciro vai como na música, dizendo ao eleitor que ele precisa de um candidato pra chamar de seu. “Mesmo que esse candidato seja eu”…
Não perde a piada
Com presença de Luciano Huck em Serra Talhada, um internauta pediu que o apresentador pedisse ao xará, Luciano Duque, que fossem tapados os buracos próximos à Ponte da Cachichola. “Já mandei um recado pra Lula pedindo ajuda, mas não sei se o bilhete chegou em Curitiba…”
Lado A
Quando um bídepe de formação mediana lê a decisão que gerou uma multa de R$ 164 mil a José Patriota e AMUPE no caso da contratação da prefeitura, com Patriota Prefeito a serviços jurídicos da entidade, com Patriota Presidente, fica um cheiro de barbeiragem jurídico-administrativa.
Lado B
Mas quando o mesmo bípede escuta o procurador Carlos Marques, a barbeiragem foi da Primeira Câmara do TCE. “Não considerou as provas que mostram não ter havido ilegalidade. Vamos reverter no pleno do Tribunal”, garante.
Sinais
Pra quem não duvida de um arranjo político entre Igor Mariano, o ex-prefeito Totonho Valadares e o vereador Daniel, vê-los juntos na sessão que confirmou a reeleição de Igor, com Totonho ajudando a contar os votos e discursando nos bastidores enobrecendo a conquista, soa como a virada do prego já batido.
Vira virou
Em Serra Talhada, o troca-troca de vereadores foi grande nos últimos meses. E há qum diga que não acaba antes da pamonha junina. Depois de Pinheiro de São Miguel e Rosimério de Cuca que abandonaram o barco governista, aumentam rumores da volta à base do prefeito de Dedinha Inácio. Publicamente, ninguém admite nada…
PE 320 urgente
Com restauração inaugurada pelo governador Eduardo Campos, orçada em R$ 52,2 milhões a PE 320 não é mais aquele tapete que facilitava o acesso e cortava de ponta a ponta o Pajeú. Imagens somadas a relatos de motoristas mostram que, em alguns trechos, a via já carece de reparos emergenciais pelo DER, Departamento de Estradas e Rodagens ligados à Secretaria de Transportes.
Sono pesado
Quem estava no vôo Gol 1773 entre Brasília e Recife esta semana ficou impressionado com o sono pesado de um senhor de 45 anos e baixa estatura em uma das cadeiras da classe econômica. Muitos ao contrário estariam de olhos esbugalhados em virtude das notícias da semana. Ele nem aí, ou em sono induzido. Atende por Eduardo da Fonte.
Iniciativa
Uma decisão do prefeito José Patriota e um plano de ação envolvendo Guarda, PM e Bombeiros resolveram um problema histórico: o das mortes de banhistas inconsequentes na Barragem de Brotas. Até este domingo, nenhuma morte registrada.
Cada um pra um lado
É quase nula a possibilidade de que José e Anchieta Patriota apóiem o mesmo nome para Estadual este ano. Anchieta Patriota deu prazo para anúncio do nome até o início de maio. José Patriota ainda não dá sinais, mas também o fara logo. Vai ter que rodar com ele debaixo do braço.
Exceção à regra
Na coluna passada, com base no exemplo de propina via Jovem Pan BH Aécio, questionamos rádios com fins eleitoreiros. Vale registro de uma excessão: mesmo sendo de uma família política, com muitos interesses em jogo, Paulo Manú nunca interferiu na linha editorial e liberdade de expressão na Cidade FM, de Tabira. Pressionado pela parentada, já foi muito…
Frase da semana: “É uma juizeca, de quinta categoria, fascista, pau mandado”.
Do suplente de deputado federal Wadih Damous (PT/RJ) contra a juíza federal Carolina Moura Lebbos, que vetou a visita de políticos a Lula. A declaração foi condenada pela força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR).
O Deputado Estadual eleito e diplomado José Patriota foi convidado da Gazeta FM. Ele falou ao jornalista João Carlos Rocha e ao blogueiro Marcelo Patriota. Patriota criticou a relação do governo Bolsonaro (PL) com os municípios e sociedade. “O presidente infelizmente manteve intolerância para dialogar com quem não era seu eleitor”, afirmou. Para o deputado […]
O Deputado Estadual eleito e diplomado José Patriota foi convidado da Gazeta FM.
Ele falou ao jornalista João Carlos Rocha e ao blogueiro Marcelo Patriota.
Patriota criticou a relação do governo Bolsonaro (PL) com os municípios e sociedade. “O presidente infelizmente manteve intolerância para dialogar com quem não era seu eleitor”, afirmou.
Para o deputado eleito, o que amenizou a situação foi a mediação do Congresso.
O deputado eleito ressaltou também a importância da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Frente Nacional dos Prefeitos, com participação da AMUPE, que ajudaram os municípios no diálogo com o governo federal e estadual.
Indagado como vai se posicionar ao governo de Raquel Lyra (PSDB), respondeu: “Em relação ao governo de Raquel aguardar uns meses a fim de observar. Vamos torcer pelo melhor para Pernambuco”.
Patriota afirmou perceber por parte dos membros da Alepe uma postura de dar condição, respeitar o resultado das urnas.
“Isso é a democracia e a gente precisa aprender a lidar com isso, quando ganha e quando perde. Agora, vem a fase da governança. O governo é para todos, não é para quem votou ou deixou de votar”, lembrou.
“A crítica construtiva acompanhada de sugestões de boa fé, colabora. E começo fazendo olho a olho, quero apenas acesso ao diálogo de ser escutado e de sugerir, porque não estou ajudando Raquel, Maria, José ou Paulo. Eu tenho que ajudar a população. Somos agentes públicos. Em primeiro lugar os interesses da população”, detalhou.
Patriota agradeceu os 43.586 e fez uma menção especial a Itapetim, que, com mais de 3 mil votos, com apoio de Adelmo Moura fechado em cima da hora, garantiu sua eleição.
“Em 5 dias Adelmo e seu grupo político me deram mais de 3 mil votos. Ainda fui majoritário em sete cidades e obtive mais de 33 mil votos só no Pajeú.” Pontuou.
Adelmo entrou ao vivo por telefone, elogiou Patriota e a perspectiva de seu mandato. “Já destravou vários ações como estradas e asfaltamento para Itapetim nessa reta final de Governo Câmara, sem mandato. Foi importante para a gente a eleição de Patriota.”
Você precisa fazer login para comentar.