O fisioterapeuta sertanejo Halekson Freitas integra a comissão técnica da seleção Brasileira de Futebol de Cinco, que disputa os Jogos Para-panamericanos em Toronto, o Parapan. “Eu me sinto muito feliz em participar deste projeto. O convívio com esses jovens deficientes visuais nos ajuda a superar mais fácil as adversidades da vida. Eles tem uma história de dificuldade e superação muito grande”, disse ao blog em outra oportunidade. Halekson mandou fotos de sua participação na abertura neste dia 7 ao blog.
A expectativa é de medalha: o Brasil conquistou no Japão em novembro passado o tetra campeonato mundial de cinco. A final da competição – feita para equipes com jogadores deficientes visuais – foi contra a Argentina. Vitória de 1×0 com gol de Jefinho na prorrogação.
Profissionalmente a seleção realizou o sonho de Halekson em trabalhar com alto rendimento. “Eles são profissionais que vivem do esporte paraolímpico e me sinto orgulhoso de poder contribuir e integrar esse grupo vencedor”, comemora.
Veja fotos da abertura do Parapan, enviadas por Halekson ao blog.
Foi publicado no Diário Oficial deste sábado, 3, o ato de exoneração, a pedido, da secretária de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Carolina Cabral. Em seu lugar assume a Pasta o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro, atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado. “Agradeço a Carol por […]
Foi publicado no Diário Oficial deste sábado, 3, o ato de exoneração, a pedido, da secretária de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Carolina Cabral. Em seu lugar assume a Pasta o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro, atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.
“Agradeço a Carol por toda dedicação ao serviço público desde o início da nossa gestão como secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas e de Projetos Estratégicos. Ela também contribuiu muito na Prefeitura de Caruaru como Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa e como Secretária de Planejamento e tenho certeza que terá muito sucesso em seus novos projetos. Rodrigo, que já estava no nosso time, assume a Secretaria para dar continuidade às nossas ações estratégicas que são coordenadas pela secretaria”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Currículo
Rodrigo Ribeiro de Queiroz é concursado da Caixa Econômica Federal desde 2012. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluindo o MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação.
Na CAIXA, exerceu função gerencial desde 2015, com atuação em estados como Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde foi Gerente de Filial na Gerência Executiva de Governo de Caruaru atendendo a 170 municípios em todo Estado.
Antes da Caixa Econômica Federal, atuou na área de Saneamento como concursado da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.
Cidelson Batista foi lanchar com a família, mas acabou trancado por carreata governista. Situação evoluiu para espancamento. “Minha filha está traumatizada”, diz esposa do profissional Um episódio de violência política está sendo denunciado em Tabira, no Pajeú. O mecânico Cildelson Wagner Batista foi agredido por militantes da Coligação da prefeita Nicinha Melo, que realizavam uma […]
Cidelson Batista foi lanchar com a família, mas acabou trancado por carreata governista. Situação evoluiu para espancamento. “Minha filha está traumatizada”, diz esposa do profissional
Um episódio de violência política está sendo denunciado em Tabira, no Pajeú.
O mecânico Cildelson Wagner Batista foi agredido por militantes da Coligação da prefeita Nicinha Melo, que realizavam uma carreata.
Segundo a esposa, Edivaneide Gomes, servidora do hospital Regional Emília Câmara, eles estavam no carro com as duas filhas quando, a pedido de uma delas, foram lanchar na área central da cidade.
“A gente voltava de um sítio e fomos pra casa. Perto do Espetinho de Toinho, nossa filha pediu um lanche”.
Uma Saveiro que participava da carreata governista ia pouco a frente do carro da família. A área não era oficial do evento, mas alguns veículos circulavam no local. “A gente desceu. Quando Cidelson viu a movimentação, decidiu ir pra casa”.
“Ele achou melhor a gente pedir a pizza em casa. Foi quando a Saveiro parou e a moça que estava em cima do paredão de som esfregou a blusa na minha cara e veio pular na minha frente. O rapaz desceu do carro e pediu para Cidelson afastar. Ele explicou não ter como passar porque havia carros atrás. Ele disse que se o rapaz afastasse um pouco ele sairia pela rua de Bruna Festas. A gente explicou que só queria ir pra casa, que não tinha adesivo em carro, não faz política, até porque Cidelson detesta política”.
Ela disse que a partir daí ele disse que não sairia. “Que se a gente entrou a gente iria ficar. A menina veio e jogou de novo a blusa na minha cara, pegou uma bandeira e jogou na minha cara. O rapaz veio balançar a bandeira sobre mim. Sidelson pediu para ele parar e ele jogou a bandeira. Ele arrodeou, foi pro lado de Cidelson e jogou a bandeira em cima dele”.
Segundo ela, a partir daí, Sidelson revoltado quebrou a bandeira. “O motorista e dois caras passaram a agredir meu marido com nossa filha dentro do carro. Eu comecei a gritar e a menina me pegou pelos cabelos. E nossa filha gritando, não batam mais no meu pai, por favor. E eles espancando Cidelson”.
Ela disse que uma pessoa identificada como Renato conseguiu retirar o marido já no chão após as agressões. “A gente não pode mais sequer sair na rua. Isso não pode ficar assim. A gente quer justiça. Minha filha está aqui traumatizada”, disse chorando. Cidelson passou por cuidados médicos.
O candidato da oposição Flávio Marques, e sua Coligação, lamentaram a agressão.
NOTA DE REPÚDIO CONTRA A VIOLÊNCIA POLÍTICA EM TABIRA
A Coligação A Mudança se Faz com Todas as Forças, que reúne 14 partidos e 26 candidatos a vereadores, tendo à frente o nosso candidato a prefeito Flávio Marques e o vice-prefeito Marcos Crente, repudia de maneira veemente a violência sofrida pelo mecânico Cildelson Wagner Batista e sua família, que foram agredidos por apoiadores da candidata a prefeita do campo adversário, durante carreata realizada pelo referido grupo político neste sábado (24), no Centro de Tabira.
Em primeiro lugar, nos solidarizamos com o pai de família, sua esposa e filhas vítimas dessa inadmissível violência e esperamos que se recuperem logo das agressões e traumas sofridos, quando apenas iam fazer o lazer familiar em um dia de domingo.
Logo, destacamos que a agressão ocorrida é resultado da condenável prática política do campo adversário, que estimula a polarização, o ódio e todas as formas de violência entre a população, que joga tabirense contra tabirense, amigo contra amigo, familiares contra familiares… para criar um clima do “nós contra eles”, porque são incapazes de fazer o amplo debate acerca do melhor projeto político para Tabira, já que fracassaram em sua atual gestão, marcada pelo atraso, pelo patrimonialismo familiar e pela falta de perspectiva futura de uma vida melhor para o povo tabirense.
Em tempo, reafirmamos nosso repúdio a todas as formas de violência e o nosso compromisso com a defesa da democracia, da liberdade política e ideológica para que cada tabirense possa usufruir do direito de ir e vir e de expressar sua opinião em ambiente totalmente livre de opressões de qualquer natureza.
Por fim, convocamos o campo adversário para fazermos uma campanha respeitosa, pacífica, limpa e propositiva em demonstração de respeito ao povo tabirense e em favor dos princípios democráticos.
BORA MUDAR TABIRA!
FLÁVIO MARQUES – PREFEITO 13
MARCOS CRENTE- VICE-PREFEITO
COLIGAÇÃO A MUDANÇA SE FAZ COM TODAS AS FORÇAS
(PT, PSB, PCdoB, PSD, PDT, PSOL, MDB, AGIR, REDE, AVANTE, PODEMOS, SOLIDARIEDADE, PARTIDO VERDE E REPUBLICANOS)
Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas no município do Cabo de Santo Agostinho, no ano de 2015, apontou diversas irregularidades na obra de construção e revestimento do canal do Boto, localizado no loteamento de Enseada dos Corais, com orçamento estimado em R$ 6.700.000,00. A obra visava melhorar o escoamento das águas pluviais e diminuir os […]
Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas no município do Cabo de Santo Agostinho, no ano de 2015, apontou diversas irregularidades na obra de construção e revestimento do canal do Boto, localizado no loteamento de Enseada dos Corais, com orçamento estimado em R$ 6.700.000,00.
A obra visava melhorar o escoamento das águas pluviais e diminuir os problemas constantes de alagamentos e inundações nas vias públicas. Mas a construção foi amplamente contestada pelos moradores que procuraram o Tribunal de Contas solicitando acompanhamento e fiscalização do projeto. Um dos fatos denunciados pela população foi a ausência de estudo de danos e impactos ambientais. Além disso, o canal estava sendo construído numa área de desova de tartarugas marinhas, espécies ameaçadas de extinção, o que foi constatado por meio de parecer técnico elaborado pelo Ministério Público Estadual (MPPE).
Por essas razões, a obra, iniciada em dezembro de 2013, chegou a ser embargada duas vezes, por determinação do MMPE e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).
FISCALIZAÇÃO – Em janeiro de 2015, após requerimento dos moradores da Enseada dos Corais, o Tribunal de Contas deu início aos trabalhos de auditoria para analisar todos os aspectos do projeto, desde questões referentes à licitação, conformidade financeira, estruturação e cumprimento dos requisitos ambientais.
O relatório dos auditores apontou várias falhas no projeto, como falta de planejamento e de estudos adequados, ineficiência na fiscalização da execução da obra, falhas na construção e no projeto estrutural, utilização de material de má qualidade, pagamentos em excesso por superfaturamento de preços, entre outras.
Diante dos fatos, o TCE emitiu três alertas de responsabilização aos gestores, reforçando a necessidade de correção dos problemas e de mudanças no projeto. No entanto, mesmo admitindo as irregularidades e se comprometendo a saná-las, a prefeitura deu continuidade aos serviços sem proceder nenhuma alteração sugerida e desta vez, pondo em risco a segurança dos moradores por causa de desníveis, valas a céu aberto e ferragens expostas, o que trazia riscos de acidentes entre pedestres, veículos e moradores. Algumas famílias ficaram inclusive sem acesso as suas casas, em função das escavações feitas no local.
VOTO – Após analisar o relatório da equipe técnica do Tribunal, a relatora do processo (TC nº 1501907-0), conselheira Teresa Duere, decidiu pelo julgamento irregular do objeto da auditoria, imputando débito no valor total de R$ 449.126,95 aos responsáveis pelo projeto, Marcello Sanguinetti, representante da empresa Marcello Sanguinetti Estruturas Ltda. – Me, Arquimedes Bandeira de Mello, superintendente de Habitação do município à época, Manoel Parente Costa, Assessor Técnico, Oswaldo José Vieira de Mello, então secretário de Infraestrutura do Cabo e aos representantes da SBC – Sociedade Brasileira de Construções Ltda.
Por sugestão do Ministério Público de Contas, os gestores também foram notificados a pagar multa pelas irregularidades citadas.
O voto, aprovado por unanimidade na sessão da Primeira Câmara, realizada nesta quinta-feira (09), traz ainda uma série de determinações aos atuais gestores do Cabo de Santo Agostinho, ou quem vier a sucedê-los, no sentido de que adotem as seguintes medidas para evitar mais prejuízos à população:
1 – providenciar o imediato isolamento e sinalização dos locais que apresentam desníveis, e valas, com o intuito de impedir a ocorrência de acidentes envolvendo moradores, veículos e pedestres.
2 – proceder com a demolição, carga, transporte, descarga e recomposição do terreno natural, e providenciar a recuperação de todos os danos causados aos imóveis da localidade.
3 – providenciar os estudos de impactos ambientais necessários para a elaboração do projeto de engenharia adequado para a drenagem das águas do Canal do Boto
4 – dar início à obra de um novo canal, levando em consideração novos estudos de viabilidade econômica, social e ambiental.
RESPONSABILIZAÇÕES – A relatora determinou ainda o envio dos autos do processo ao Tribunal de Contas da União, pelo fato da maior parte dos recursos ser proveniente de convênio celebrado entre a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Ministério das Cidades, e ao Ministério Público de Contas para fins de representação ao Ministério Público do Estado, para que sejam tomadas as providências cabíveis em face das irregularidades descritas, inclusive com atos passíveis de serem caracterizados como improbidade administrativa. O Conselho Estadual de Engenharia e Agronomia (CREA-PE) também será notificado para que adote as providências necessárias quanto a responsabilidade técnica dos projetos de cálculo estrutural.
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu obras de recuperação estrutural do Viaduto da Serra das Russas, nas imediações do Km 65,5 da BR-232, em Gravatá. O trabalho, que contou com investimento de quase R$ 5 milhões, foi finalizado antes do prazo previsto de oito meses. A liberação […]
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu obras de recuperação estrutural do Viaduto da Serra das Russas, nas imediações do Km 65,5 da BR-232, em Gravatá.
O trabalho, que contou com investimento de quase R$ 5 milhões, foi finalizado antes do prazo previsto de oito meses. A liberação do tráfego foi realizada nesta segunda-feira (2).
A iniciativa contemplou os serviços de substituição das juntas de dilatação e implantação de gradil de proteção e foi executada em seis meses.
O equipamento possui 450 metros de extensão e 50 metros de largura. O trabalho faz parte do pacote de ações do Programa Caminhos de Pernambuco, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos.
“É motivo de muita alegria entregarmos, hoje, mais uma obra do Caminhos de Pernambuco para a população. Com dois meses antes do previsto, concluímos a recuperação estrutural do viaduto da Serra das Russas, que vai proporcionar mais segurança e conforto para quem transita pela localidade. É mais um compromisso assumido pelo Governo do Estado no sentido de fortalecer os investimentos e as ações voltadas para a reestruturação da malha viária”, destacou o presidente do DER, Maurício Canuto.
JC Online Um chip de celular foi encontrado pela Polícia Federal sob os escombros do acidente trágico que resultou na morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e outras seis pessoas. A informação foi publicada na Coluna do Estadão. O dispositivo está deteriorado, mas a PF tenta recuperá-lo na tentativa de encontrar possíveis imagens que possam contribuir com […]
Um chip de celular foi encontrado pela Polícia Federal sob os escombros do acidente trágico que resultou na morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e outras seis pessoas. A informação foi publicada na Coluna do Estadão.
O dispositivo está deteriorado, mas a PF tenta recuperá-lo na tentativa de encontrar possíveis imagens que possam contribuir com as investigações. O relatório da PF sobre o acidente será concluído em junho.
No jatinho que caiu em Santos, litoral de São Paulo, no dia 13 de agosto de 2014, estavam sete pessoas. O então candidato à presidência Eduardo Campos, os dois pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, Pedro Valadares Neto (assessor), Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Percol (assessor de imprensa), Marcelo Lyra (cinegrafista) e Alexandre Severo (ex-fotográfo deste JC).
Você precisa fazer login para comentar.