Notícias

Serra: Vandinho reassume comissão da Câmara após decisão judicial

Por Nill Júnior

Presidente Ronaldo de Dja recebeu prazo de 48h para devolver presidência de comissão a Vandinho, sob multa de R$ 10 mil diários. 

Por Juliana Lima 

O vereador Vandinho da Saúde reassumiu nesta quarta-feira (10) à presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada.

Ele retorna após decisão favorável do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que deferiu Mandado de Segurança impetrado pelo parlamentar contra o seu afastamento da comissão, que ocorreu via portaria assinada pelo presidente Ronaldo de Dja.

Na sentença, o juiz Diógenes Portela Saboia Soares Torres declarou a nulidade da Portaria nº 021/2022 expedida por Ronaldo de Dja e determinou o retorno imediato de Vandinho à presidência da comissão,  ressalvada a possibilidade de substituição, desde que obedecidas as normas estipuladas no Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Ao ser afastado, Vandinho foi substituído por China Menezes.

Ao ser intimada, a Câmara de Vereadores recebeu prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão judicial, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, primeiramente até o limite de R$ 100 mil sem prejuízo de nova avaliação após decorrido o prazo.

Diante da sentença, Ronaldo de Dja baixou a Portaria nº 035/2022 e nomeou Vandinho para substituir China Menezes na presidência da respectiva comissão no exercício de 2022. A portaria nomeia ainda China Menezes para substituir Vandinho como membro da Comissão Permanente de Ética Parlamentar.

Outras Notícias

Iguaracy: PSF da sede será interditado após análise da engenharia. “Há riscos”, diz prefeito

O Prefeito Zeinha Torres informou falando ao programa institucional da Prefeitura de Iguaracy que determinou a interdição do PSF da sede, que fica entre o centro e o bairro do Campo. “Funcionários reclamavam de rachaduras e solicitei à equipe de engenharia análise. A construção foi feita dentro de um rio e um mini lixão, com […]

Imagem: PMI

O Prefeito Zeinha Torres informou falando ao programa institucional da Prefeitura de Iguaracy que determinou a interdição do PSF da sede, que fica entre o centro e o bairro do Campo.

“Funcionários reclamavam de rachaduras e solicitei à equipe de engenharia análise. A construção foi feita dentro de um rio e um mini lixão, com aterro mal feito, sem compactação. Reclamei quando vereador, não escutaram e construíram o prédio numa situação dessas. As vezes a gente vê alguém falando desrespeito ao meio ambiente quando cometeu erros. Tem que olhar o passado para falar no presente”.

Imagem: PMI

O prefeito criticou a execução, feita na gestão do ex-prefeito Dessoles. “É um absurdo. Pedi à equipe de engenharia a e o que ela recomendou foi retirar o pessoal imediatamente de dentro do prédio. Seria um risco. Tinha um evento hoje e mandei cancelar”.

Ele afirmou que a prefeitura alugou uma casa na Né Santana e vai transferir a UBS que inicia seu funcionamento segunda.

“Vamos ver o que pode ser feito nesse prédio. A recuperação é difícil porque o aterro é muito alto. Vai ser uma obra muito cara. Em Irajaí aconteceu a mesma coisa”. Amanhã os equipamentos serão levados para a unidade alugada.

Cristina Amaral será destaque no Ale festival Psil Berlin 2019

Geraldinho Lins, Beto farias, Benil e Raphael Moura também levarão o forró para a Alemanha Em janeiro de 2019 o Velho Mundo receberá o melhor de uma das manifestações culturais mais marcantes do Novo Mundo: o forró! O festival Psil Berlin 2019 ocorre na capital alemã de 24 a 27/1, com shows de forró e […]

Geraldinho Lins, Beto farias, Benil e Raphael Moura também levarão o forró para a Alemanha

Em janeiro de 2019 o Velho Mundo receberá o melhor de uma das manifestações culturais mais marcantes do Novo Mundo: o forró! O festival Psil Berlin 2019 ocorre na capital alemã de 24 a 27/1, com shows de forró e oficinas de danças que vão do forró a suas variações, como o coco e xaxado.

A ideia dos organizadores é conscientizar as pessoas sobre outras danças brasileiras menos abordadas mundo a fora. Já os shows servem pra exaltar o talento dos forró – além de Geraldinho Lins ser o padrinho do evento, a cada ano diferentes artistas participam e ajudam o festival a mostrar a diversidade da música regional brasileira.

Em 2019 será a primeira vez da cantora Cristina Amaral, também a primeira vez que uma mulher será atração principal.

“Fico muito feliz em voltar para a Europa e participar dessa revolução que o forró vem fazendo. Há festivais no sul do país, cada vez mais espaço em estados como São Paulo e Minas Gerais, além de festivais na Europa e EUA, então é legal esse movimento de valorização”, destaca Cristina.

O evento será realizado no Centro Internacional de Cultura da ufaFabrik, e além dos shows ainda terá diversas oficinas para o público local se familiarizar com os ritmos.

Ciclistas afogadenses fazem “super pedal” de 220 km

No último sábado (29) dois ciclistas do grupo Kalangos Bike Clube de Afogados da Ingazeira, fizeram um super pedal. André Luis e Ronivaldo Gomes partiram as 03h30m da manhã de sábado saindo de Afogados e passaram por cidades como Tabira, São José do Egito, Ouro Velho, Prata, Monteiro, Sertânia, Iguaracy e retornaram para Afogados da […]

AhYCAkkO1HLQfu1XY5RT2fsYLJLr8Fb9GNUyPNC1lAKA

No último sábado (29) dois ciclistas do grupo Kalangos Bike Clube de Afogados da Ingazeira, fizeram um super pedal. André Luis e Ronivaldo Gomes partiram as 03h30m da manhã de sábado saindo de Afogados e passaram por cidades como Tabira, São José do Egito, Ouro Velho, Prata, Monteiro, Sertânia, Iguaracy e retornaram para Afogados da Ingazeira.

Ao todo foram 221km de aventura com duração total de quase treze horas. Os ciclistas fizeram pequenas pausas para alimentação e reabastecimento e uma pausa maior para almoço em Sertânia. “Foi uma grande superação, a gente já vinha se preparando para este tipo de pedal já há algum tempo, já tínhamos feito uns pedais de 160km e queríamos muito fazer um acima de 200km”, disse André Luis.

AqLRi7vpqdxthpZSem3bjlqOZM-jX_k1POguI4mLY-iA

Ronivaldo disse que além do preparo físico é necessário o preparo mental para este tipo de pedal. “Por se tratar de um pedal de longa distância, além do preparo físico é preciso se preparar mentalmente também, pois tem que se estar preparado pra tudo, vento, sol forte e asfaltos irregulares”, disse Ronivaldo.

Os dois disseram que o maior obstáculo foi o vento forte que castigou os ciclistas de Afogados da Ingazeira até o entroncamento com a BR 412.

Veja abaixo o mapa da aventura e o registro nos perfis dos ciclistas no aplicativo Strava:

strava_andre

mapa

Custódia completa 94 anos

Além de Flores, que comemora 130 anos, e Arcoverde, que festeja seus 94 anos, hoje (11) também é dia de festa para a cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó. A cidade está completando 94 anos de emancipação política. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar […]

Além de Flores, que comemora 130 anos, e Arcoverde, que festeja seus 94 anos, hoje (11) também é dia de festa para a cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó. A cidade está completando 94 anos de emancipação política.

O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia. Em 11 de setembro de 1928, o lugar foi elevado a categoria de município e desmembrado da atual Sertânia.

A programação do aniversário teve início às 08h, com o Hasteamento das Bandeiras, em frente à Câmara Municipal de Vereadores, realizado pelo prefeito Manuca. Às 09h foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz de São José.

Além das solenidades tradicionais, o aniversário da cidade é festejado também com a realização da XIX Exposição Regional de Animais do Vale do Moxotó, que começou no último dia 06 de setembro e tem R$ 75 mil em premiação. A exposição contou com uma grade de atrações contendo Fulô de Mandacaru, Pablo e Murilo Huff, além de outras atrações.

 

Afogados da Ingazeira promove a 1ª Corrida Saúde em Movimento

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizará, no próximo domingo,  dia 1º de dezembro, a primeira edição da corrida Saúde em Movimento. O evento, que contará com um percurso de 5 km, tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e incentivar a prática de atividades físicas entre os moradores da região. A largada será […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizará, no próximo domingo,  dia 1º de dezembro, a primeira edição da corrida Saúde em Movimento. O evento, que contará com um percurso de 5 km, tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e incentivar a prática de atividades físicas entre os moradores da região.

A largada será às 6h, com ponto de partida na Praça dos Correios, em frente à Secretaria de Saúde.

Além da corrida, os participantes terão direito a uma blusa exclusiva do evento. A entrega das camisetas está marcada para o dia 28 de novembro, às 19h, na Praça dos Correios. Para retirá-las, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento visa não apenas incentivar um estilo de vida mais saudável, mas também engajar a população em um gesto de solidariedade.

“Essa corrida é uma oportunidade para cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, ajudar quem precisa. Queremos ver toda a comunidade participando, seja como corredor ou apoiador”, destacou o secretário de saúde, Artur Amorim.

A 1ª Corrida Saúde em Movimento promete ser um marco no calendário esportivo de Afogados da Ingazeira, unindo esporte, saúde e solidariedade.

O programa saúde em movimento reúne profissionais multidisciplinares, como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Eles atuam junto à população em doze polos da academia da saúde.

Programação – Na manhã desta terça, o saúde em movimento promoveu atividades físicas e educativas com participantes das academias da saúde nas praças da rua nova e monsenhor arruda câmara. O objetivo foi medir os indicadores de saúde dos participantes para um melhor acompanhamento profissional.

Na próxima quinta (28), o saúde em movimento promove uma aulão gratuito de dança na praça dos correios, em frente à secretaria de saúde, a partir das 18h.