Destaque, Notícias

Lula 56% e Flávio 24% em PE, diz Datafolha

Por Nill Júnior

Datafolha indica liderança isolada de Lula em Pernambuco frente a Flávio Bolsonaro.

O Instituto Datafolha divulgou a primeira de três pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República encomendadas pela Rede Tribuna. O levantamento mapeia a preferência do eleitorado de Pernambuco para a disputa de 2026.

Foram entrevistados 1.022 eleitores em municípios de todas as regiões de Pernambuco, entre os dias 25 e 27 de maio de 2026. O grau de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR04242/2026.

No cenário estimulado para o primeiro turno em Pernambuco, quando o entrevistador apresenta o nome dos pré-candidatos ao pesquisado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança com 56% das intenções de voto, podendo variar de 53% a 59% devido à margem de erro. O senador Flávio Bolsonaro (PL) ocupa o segundo lugar, com 24%.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) ocupa o segundo lugar, com 24%, índice que pode ir de 21% a 27% conforme os critérios técnicos da pesquisa.

Outras Notícias

São José do Egito: Secretário troca Imprensa por Cultura

Depois de dois anos exercendo o cargo de Secretário de Imprensa, o jornalista João Carlos Rocha foi convidado pelo Prefeito Romério Guimarães(PT) a assumir a Cultura da Terra da Poesia. A troca já aconteceu e pelo menos por enquanto a Imprensa está sem ninguém. João Carlos é também o diretor da Rádio Gazeta FM. A […]

10924710_932725470074022_837917433513435147_n

Depois de dois anos exercendo o cargo de Secretário de Imprensa, o jornalista João Carlos Rocha foi convidado pelo Prefeito Romério Guimarães(PT) a assumir a Cultura da Terra da Poesia.

A troca já aconteceu e pelo menos por enquanto a Imprensa está sem ninguém. João Carlos é também o diretor da Rádio Gazeta FM. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Caso Tamarineira: João Victor Ribeiro é condenado a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão

Sentença foi anunciada pela juíza Fernanda Moura de Carvalho Após três dias de julgamento, o júri, em sessão presidida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho, condenou o réu João Victor Ribeiro de Oliveira a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão pelo triplo homicídio qualificado e pela tentativa de homicídio dos sobreviventes. Na […]

Sentença foi anunciada pela juíza Fernanda Moura de Carvalho

Após três dias de julgamento, o júri, em sessão presidida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho, condenou o réu João Victor Ribeiro de Oliveira a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão pelo triplo homicídio qualificado e pela tentativa de homicídio dos sobreviventes.

Na sentença lida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho foi apontada a culpabilidade extrema do acusado e a comoção do acidente. A reportagem é de Marjourie Corrêa/Folha de Pernambuco.

João Victor respondia por dirigir embriagado e causar o acidente que vitimou fatalmente três pessoas, deixando outras duas feridas em um acidente de carro na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, em 2017.

Em via do que foi apresentado, João Victor, que inicia o cumprimento da pena em regime fechado deve voltar para a unidade prisional em que estava.

Dada as devidas circunstâncias, além da pena, o réu teve a suspensão da sua carteira de habilitação e perde o gozo aos direitos políticos enquanto durar a pena.

A promotoria já protocolou um pedido para recorrer em virtude da pena, que alegou ser menor do que a esperada pela acusação. “Em vista do que foi apresentado e com base no cálculo que fizemos, acreditávamos que a pena seria maior que do que 30 anos. Vamos reunir as apelações e apresentar ao tribunal para garantir o pedido”, disse a promotora Eliane Gaia.

Relembre o caso – Em 26 de novembro de 2017, o então universitário João Victor Ribeiro, que tinha 25 anos na época, conduzia, alcoolizado, um Ford Fusion em alta velocidade e avançou o sinal vermelho no cruzamento da Rua Cônego Barata com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira, atingindo um Toyota RAV4, onde estavam cinco pessoas.

A batida provocou a morte da funcionária pública Maria Emília Guimarães, de 39 anos; do filho dela, Miguel Neto, de 3 anos; e da babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, que estava grávida.

O marido de Maria Emília, o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, que estava ao volante do Toyota, e a filha Marcela Guimarães, na época com 5 anos, ficaram gravemente feridos, mas sobreviveram.

São José do Egito recebe delegacia móvel

Por André Luis Por volta das 15 horas desta sexta-feira (14), chegou a São José do Egito, uma delegacia móvel da Polícia Civil. Não se tem informações se o equipamento chega ao município para substituir a delegacia física que deverá ser desativada dentro dos próximos dias, visto que está com ordem de despejo, que obriga […]

Foto: Marcello Patriota

Por André Luis

Por volta das 15 horas desta sexta-feira (14), chegou a São José do Egito, uma delegacia móvel da Polícia Civil. Não se tem informações se o equipamento chega ao município para substituir a delegacia física que deverá ser desativada dentro dos próximos dias, visto que está com ordem de despejo, que obriga a entrega do prédio até o dia 03 de janeiro próximo.

Segundo pesquisamos, a delegacia móvel é equipada como uma delegacia física, com cartórios para interrogatórios, ar-condicionado e espaço para acomodação dos investigadores. A medida deve ser um paliativo enquanto a nova sede da delegacia de São José do Egito, que será construída em um terreno doado pela Faculdade Vale do Pajeú.

No último dia 7 de dezembro, oficialmente, a Polícia Civil se manifestou favoravelmente sobre a proposta do Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes da Silva.

Ele apresentou o projeto da construção de uma sede para a Delegacia de São José do Egito em terreno ao lado da faculdade.

A boa noticia foi dada pelo próprio advogado conhecido como Painha, falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

“A obra será construída pela Faculdade que fará uma doação de todo terreno e o prédio para que São José do Egito tenha uma Delegacia integrada com o Núcleo de Práticas Jurídicas em um projeto inovador, sem contar com a segurança que ofereceria a própria faculdade”.

Painha disse que o acordo se deu em reunião com o Chefe de Polícia Civil, Joselito Kherle.

Opinião: Floresta reconhece quem trabalha

Por Kaio Maniçoba* O resultado da eleição em Floresta mostra, de uma vez por todas, que o povo não esquece quem trabalha. O carinho e o cuidado que Rorró demonstrou ao longo das suas duas gestões deixou marcas no coração das pessoas. O povo se reconhece em Rorró. Rorró e Bia aliaram experiência e juventude, […]

Por Kaio Maniçoba*

O resultado da eleição em Floresta mostra, de uma vez por todas, que o povo não esquece quem trabalha. O carinho e o cuidado que Rorró demonstrou ao longo das suas duas gestões deixou marcas no coração das pessoas. O povo se reconhece em Rorró.

Rorró e Bia aliaram experiência e juventude, sabedoria e garra. Não se intimidaram com os ataques, com as ameaças, com as palavras injustas e caluniosas por parte daqueles que buscam apenas o poder e que ainda creem que Floresta os pertence.

A população respondeu cada ataque a Rorró e Bia com votos para elas, deixando claro que ninguém manda na vontade do povo, mostrando que Floresta é muito maior que o desejo tirano de alguns políticos.

Agora vamos em frente, reconstruir essa cidade tocando obras e projetos para fazer Floresta voltar a sorrir. Meu compromisso continua, estarei sempre à disposição para trabalhar em favor de nossa gente. Agradeço a cada um que participou e ajudou a escrever esta nova página da história política de Floresta, onde o ator principal é o povo. Estaremos sempre juntos.

*Ex-deputado federal e ex-presidente do INCRA

Luciano Duque propõe tornar 7 de julho Dia Estadual do Xaxado

O deputado estadual Luciano Duque protocolou Projeto de Lei 286/2023, que propõe o Dia Estadual do Xaxado. A data seria celebrada em 7 de julho, dia de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval, deste ano, nos desfiles […]

O deputado estadual Luciano Duque protocolou Projeto de Lei 286/2023, que propõe o Dia Estadual do Xaxado. A data seria celebrada em 7 de julho, dia de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião.

A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval, deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamentar, o cangaço e o xaxado têm uma importante influência na identidade cultural do homem sertanejo. “Não estamos falando do banditismo, mas da resistência e resiliência do homem e da mulher do sertão. Um povo aguerrido, que apesar das dificuldades, não desistem e não se entregam”, disse.

Serra Talhada, cidade natal do parlamentar, é reconhecida nacionalmente como a Capital do Xaxado, por ter sido o local de nascimento de Lampião, e por investir nas atividades culturais e na memória histórica do cangaço e do xaxado.

“Contamos com a Fundação Cultural Cabras de Lampião, que faz um trabalho extraordinário de preservação da história e incentivo da cultura, através da realização de eventos, festivais e aulas de xaxado para centenas de crianças e adolescentes, promovendo a inclusão social”, completou o deputado.

Quando vice-prefeito e prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque foi grande incentivador e entusiasta da arte e da cultura, viabilizando investimentos para os setores no município.