Notícias

Serra Talhada vacina contra o sarampo

Por Nill Júnior
Foto: Divulgação

Campanha tem início hoje (10) e segue até o dia 13 de fevereiro em todas as unidades de saúde. O Dia D será no sábado, 15 de fevereiro. 

Começou nesta segunda-feira (10.02), nos postos de saúde de Serra Talhada, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para quem tenha entre 5 e 19 anos. A vacinação, que seguirá até 13 de março, ocorre em duas doses da tríplice viral, com um intervalo de 30 dias entre elas.

O dia D será realizado no próximo sábado, 15 de fevereiro, no horário das 08h às 17h, em todos os postos de saúde e no Centro Municipal de Saúde. Uma segunda etapa da campanha, voltada para adultos dos 30 a 59 anos, está prevista para acontecer entre 3 e 31 de agosto, com dia D em 28 de agosto.

Karla Medeiros, coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI, explica os detalhes da campanha. “Essa etapa de vacinação é para o público entre cinco e dezenove anos e que nunca foi imunizado contra a doença. Quem já tem as duas doses da tríplice viral não precisa mais se vacinar, mas quem não tem deve procurar os postos de saúde. Não termos casos em Serra Talhada, mas temos casos em Pernambuco e não podemos descuidar”, disse.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

Público: Crianças e jovens entre 5 e 19 anos

Período: De 10 de fevereiro a 13 de março de 2020

Dia D: 15 de fevereiro de 2020

Horário: Das 08h às 17h

Locais: Postos de saúde e Centro de Saúde

Outras Notícias

O Blog e a História: a boca de urna que cravou resultado em Arcoverde

Em 15 de novembro de 2020: de acordo com a pesquisa boca de urna do Instituto Múltipla realizada no dia de hoje, Wellington da LW deve ser o prefeito eleito de Arcoverde. Ainda assim, é importante respeitar a margem e erro de 4,3% para mais ou para menos e falar em empate técnico com Zeca […]

Em 15 de novembro de 2020: de acordo com a pesquisa boca de urna do Instituto Múltipla realizada no dia de hoje, Wellington da LW deve ser o prefeito eleito de Arcoverde. Ainda assim, é importante respeitar a margem e erro de 4,3% para mais ou para menos e falar em empate técnico com Zeca Cavalcanti.

De acordo com a pesquisa realizada durante o dia, LW tem 50% dos votos válidos contra 46% do candidato Zeca Cavalcanti. Cybele Roa tem 4%. O candidato Francisco Leite não atingiu 1% dos votos válidos.

É a primeira pesquisa boca de urna da história das eleições de Arcoverde, também a primeira de um instituto no interior.  A boca de urna foi registrada com o número de identificação PE-08746/2020. Período de realização da coleta: 15 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Foram 500 entrevistas. Nome da entidade que realizou a pesquisa: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla. Nome do contratante: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

O resultado oficial foi Wellington da LW com 48,21%, Zeca Cavalcanti com 45,98%, Cybele Roa com 5,32% e Francisco Leite com 0,49%. Cravada com variação mínima dentro da margem de erro. 

TCE-PE julga ilegais contratações temporárias realizadas pelo prefeito de São José do Belmonte

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (18), a 2ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) analisou o processo de admissão de pessoal realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Belmonte, referente a 634 contratações temporárias efetuadas nos dois primeiros quadrimestres do exercício financeiro de 2022. O relator do processo foi o Conselheiro Substituto […]

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (18), a 2ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) analisou o processo de admissão de pessoal realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Belmonte, referente a 634 contratações temporárias efetuadas nos dois primeiros quadrimestres do exercício financeiro de 2022. O relator do processo foi o Conselheiro Substituto Adriano Cisneiros.

Segundo os dados apresentados durante a sessão, as contratações foram questionadas pelo Ministério Público de Contas (MPCO) por possíveis irregularidades no processo de seleção e admissão dos funcionários temporários. O interessado no processo é o prefeito Romonilson Mariano.

Após análise minuciosa, a 2ª Câmara do TCE-PE, de forma unânime, considerou ilegais as contratações listadas nos Anexos I, II, III, IV, V e VI, negando, consequentemente, os registros. Além disso, foi aplicada uma multa conforme o voto do relator, o Conselheiro Substituto Adriano Cisneiros.

Carnaíba: Decreto proíbe fogueiras na zona urbana do município

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus, publicou a Recomendação PGJ n.º 29/2020, com medidas de combate à COVID-19, que devem seguidas pelos prefeitos de todo o estado durante o período junino deste ano e enquanto durar a pandemia. Com isso, ficou recomendado […]

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus, publicou a Recomendação PGJ n.º 29/2020, com medidas de combate à COVID-19, que devem seguidas pelos prefeitos de todo o estado durante o período junino deste ano e enquanto durar a pandemia.

Com isso, ficou recomendado aos gestores a edição de ato normativo para proibir o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifício, em locais públicos ou privados, em todo o território municipal.

Em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, atendendo a Recomendação do MPPE, a Prefeitura publicou o decreto nº 019, de 17 de junho de 2020, proibindo o acendimento de fogueiras na zona urbana do município, tendo em vista que elas podem ocasionar acidentes por queimaduras, e a fumaça pode agravar a saúde das pessoas que possuem problemas respiratórios, além de ser considerada como um agravante em casos de COVID-19.

PT descarta vinda de Lula a Pernambuco antes das eleições

do JC Online A nova visita do ex-presidente Lula a Pernambuco, aguardada para esta semana, foi descartada pelo PT. Um novo ato, possivelmente em Caruaru, no Agreste, seria montado para alavancar as candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo e João Paulo (PT) ao Senado, além de pedir votos para Dilma Rousseff (PT), que concorre […]

14955393559_8327362295_o

do JC Online

A nova visita do ex-presidente Lula a Pernambuco, aguardada para esta semana, foi descartada pelo PT. Um novo ato, possivelmente em Caruaru, no Agreste, seria montado para alavancar as candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo e João Paulo (PT) ao Senado, além de pedir votos para Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição.

Lula só tem disponibilidade de vir ao Estado nesta sexta-feira (26), mas Armando estará se preparando para o debate da TV Clube, à noite, e não poderia acompanhar os eventos de rua.

O ex-presidente tratou do assunto direto com os candidatos. Nessa quarta (24), ligou para João Paulo e na terça (22) já havia falado com Armando sobre a agenda. No entanto, a ausência de Lula tentará ser compensada com gravações para o guia eleitoral. “Vai ser algo com muita emoção. E isso quebra a visão de que Lula não está nos apoiando”, disse João Paulo. Os depoimentos para o guia serão destinados tanto ao petista quanto ao petebista.

No dia 4 deste mês, Lula esteve em Petrolina, no Sertão, ao lado de Armando e João e Paulo. No mesmo dia, à noite, o petista juntou-se a Dilma Rousseff para um comício em Brasília Teimosa, no Recife. Na ocasião, além das gravações dos eventos que já foram mostradas no guia, o ex-presidente também fez vídeos para os dois aliados, que estão sendo exibidos na propaganda eleitoral. Em junho, a dupla petista veio ao Recife para participar de um ato fechado para militantes em prol das candidaturas.

Sem policiamento, Distrito de Fátima vira terra sem lei

O Distrito de Fátima, município de Flores, está mais uma vez com seus moradores assustados, com a falta de policiamento no local. A insegurança é sem tamanho. A população tem cobrado o prefeito Marconi Santana, aliado do governador Paulo Câmara, para chamar o mandatário estadual a uma solução. A situação não vem de hoje. Em […]

O Distrito de Fátima, município de Flores, está mais uma vez com seus moradores assustados, com a falta de policiamento no local. A insegurança é sem tamanho.

A população tem cobrado o prefeito Marconi Santana, aliado do governador Paulo Câmara, para chamar o mandatário estadual a uma solução.

A situação não vem de hoje. Em 2018, virou alvo de uma disputa judicial. A então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou pedido feito pelo Estado de Pernambuco para suspender decisão judicial que determinava que o distrito contasse com policiamento em todos os dias da semana e não apenas em dias alternados.

À época, o juiz da Vara Única da Comarca de Flores nos autos de ação civil pública, determinou que o efetivo deverá ser de ao menos três policiais militares em serviço. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a determinação, o que levou o Estado a questioná-la no STF por meio da Suspensão de Tutela Antecipada (STA) 870. Cármen Lúcia afirmou há “inegável risco” à segurança pública no distrito, provocado pela escala de serviço da Polícia Militar em dias alternados.

Mas aparentemente, a decisão não foi cumprida plenamente, pelo que vemos nos dias de hoje. Nas redes sociais, muitos apelos tem sido feitos. “Não tem efetivo. Os policiais fazem uma ronda apenas na manhã, meio dia e a noite. Como são apenas três PMs no município inteiro o caso é esse”, diz o líder comunitário e suplente de vereador Gilcy Moisés ao blog.

Um dos crimes de maior repercussão foi registrado terça (17), com um feminicídio.  Samara Cruz de Melo, de 29 anos, foi morta com tiro de espingarda pelo ex-marido, que está foragido.

A motivação do crime seria o término do seu relacionamento com o suspeito. A vítima já havia acionado uma medida protetiva contra o suspeito, pois já vinha sofrendo violência doméstica.

A falta de policiamento ajuda nesse cenário de impunidade. Ação contra o patrimônio público, perturbação de sossego, assaltos, incêndio em escola, tudo isso tem sido registrado na comunidade. A pergunta que fica é: até quando?