Notícias

Serra Talhada é 1º lugar do Idepe no 5º ano do Ensino Fundamental

Por André Luis

O município de Serra Talhada foi premiado, nesta segunda-feira (17/11), durante evento realizado no Recife, pelo 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) na categoria “Desempenho Escolar” do 5º ano do Ensino Fundamental, entre os municípios de médio porte do Estado. O reconhecimento considera tanto o rendimento quanto a aprendizagem dos estudantes da rede pública.

A prefeita Márcia Conrado destacou o trabalho desenvolvido pela rede municipal e o compromisso das equipes escolares com a melhoria contínua dos indicadores. “Este resultado reflete o empenho de cada profissional da educação de Serra Talhada e o esforço diário das nossas escolas. A Educação de Serra Talhada vive uma verdadeira transformação, e quem afirma isso é a Secretaria Estadual de Educação. Seguiremos avançando com responsabilidade e foco na aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou. 

O secretário de Educação, Edmar Júnior, reforçou a relevância do reconhecimento para o fortalecimento das ações pedagógicas. “A premiação reforça que estamos no caminho certo, fortalecendo as práticas escolares e acompanhando de perto os processos de ensino. Esse resultado não é fruto de um trabalho de uma única mão, mas do envolvimento de diretores, professores e de toda a equipe da educação, que está empenhada em desenvolver suas atividades da melhor forma possível”, frisou.

Ao divulgar alguns dados do Índice, em outubro, Serra Talhada já havia alcançado a 1ª posição geral, no grupo de municípios de médio e grande porte. O Idepe combina os resultados de rendimento escolar (taxas de aprovação) e de aprendizagem, avaliadas por meio de exames externos, como o Saeb, para diagnosticar e acompanhar, anualmente, a evolução da educação no Estado.

Outras Notícias

Câmara cumpre agenda em Floresta

Após anúncio dos resultados do IDEPE na manhã de ontem, a Pactuação de Metas 2018 foi a pauta principal no município de Floresta, nesta sexta-feira (29.06), visando o desenvolvimento educacional do Sertão do Itaparica. O governador Paulo Câmara acompanhou a reunião, assim como as atividades dos Polos Esportivo e Cultural da Caravana da Educação, realizadas […]

Após anúncio dos resultados do IDEPE na manhã de ontem, a Pactuação de Metas 2018 foi a pauta principal no município de Floresta, nesta sexta-feira (29.06), visando o desenvolvimento educacional do Sertão do Itaparica.

O governador Paulo Câmara acompanhou a reunião, assim como as atividades dos Polos Esportivo e Cultural da Caravana da Educação, realizadas na EREM Capitão Nestor Valgueiro e na EREM Deputado Afonso Ferraz, respectivamente. O objetivo da ação é definir as metas do ano, aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

“A nossa educação, hoje, está no caminho certo. Um caminho trilhado, compactuado e conversado, onde nós traçamos as nossas metas e as superamos. E isso foi possível porque contamos com a ajuda de muita gente, dos gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar envolvida, e em conjunto com os municípios. Quando se tem parcerias, as coisas acontecem. E a gente mostra ao Brasil que podemos fazer a diferença quando se tem foco e determinação”, destacou Paulo.

Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede e de toda a comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leitura movimentaram os polos Esportivo e Cultural. No início da tarde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participaram do Polo Central, na EREM Deputado Afonso Ferraz, onde houve apresentação e explicação dos projetos “Enem, Tá Ligado?” e “PE no Campus”.

FEM – Na ocasião, o governador autorizou a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM), no valor de R$ 1.300.956,22, referentes aos Planos de Trabalho do FEM 2015. O investimento será aplicado na pavimentação granítica de diversas ruas na sede do município de Floresta, contemplando passeios públicos, rampas de acessibilidade e sinalização viária vertical; construção do muro, fossa e sumidouro da creche Proinfância tipo c; além de aquisição de material permanente para a Secretaria de Políticas da Mulher local.

Além disso, o governador também assinou a liberação de R$ 250.000,00 para aquisição de quatro ambulâncias que irão atender o município, nas localidades da Agrovila 6, da região da Malhada Vermelha, o distrito de Airi e o distrito de Nazaré do Pico.

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, felicitou os feitos da educação e reafirmou a importância do investimento na região. “Primeiramente gostaria de parabenizar a Gerência Regional e ao Governo do Estado pela educação da nossa região. Em segundo lugar queria agradecer pelos recursos liberados. Eles nos ajudarão a concluir obras e ações para nossa terra. Tudo isso só comprava a atenção do governador com nosso município”, disse.

Serra Talhada: Márcia Conrado deixa Secretaria de Saúde nesta quinta

Secretária fala hoje ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. A Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, se afasta, nesta quinta-feira (04.06), da Secretaria. O afastamento se faz necessário diante da Lei Eleitoral, visto que Márcia vai concorrer à Prefeitura do município. A despedida, está prevista para às 16h, na Secretaria de Saúde. […]

Secretária fala hoje ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

A Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, se afasta, nesta quinta-feira (04.06), da Secretaria. O afastamento se faz necessário diante da Lei Eleitoral, visto que Márcia vai concorrer à Prefeitura do município.

A despedida, está prevista para às 16h, na Secretaria de Saúde. Márcia fará a entrega da nova Regulação em Saúde do município e deverá fazer um balanço das ações à frente da Secretaria. Após isto, se afasta para dar início a agenda de pré-candidata.

O evento terá transmissão ao vivo, nas redes sociais da Prefeitura de Serra Talhada.

Márcia fala à Pajeú: Nesta quinta-feira, o comunicador Nill Júnior, conversa com Márcia Conrado, durante o programa Manhã Total. Será às 09h15. Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou no WhattsApp (87) 9-9956-1213. Ainda no Facebook www.facebook.com/radiopajeu .

Ainda pode ouvir a entrevista em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play. Basta procurar Pajeú e baixá-lo. Ainda em aplicativos como radios.net ou Tunein Rádio. Foto: Arquivo/Farol de Notícias.

Armínio Fraga diz se sentir alvo do PT

Amuleto de Aécio no primeiro turno, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, não esconde o desconforto de ser apresentado como vilão por Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Em entrevista ao O GLOBO, Armínio admite ter sido pego de surpresa sem uma estratégia para deslocar o debate econômico do passado, como insistem os petistas, […]

2014-753377837-2014-753022418-2014091963333.jpg_20140919.jpg_20140921

Amuleto de Aécio no primeiro turno, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, não esconde o desconforto de ser apresentado como vilão por Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Em entrevista ao O GLOBO, Armínio admite ter sido pego de surpresa sem uma estratégia para deslocar o debate econômico do passado, como insistem os petistas, para o presente, como querem os tucanos.

Questionado sobre as comparações feitas pelo PT com relação aos indicadores econômicos dos governos lula e FHC, Armínio disse, “quem está concorrendo não é o Lula, do (ex-ministro da Fazenda) Antonio Palocci. É a Dilma, com esse modelo, essa equipe e esses resultados que estão aí. Lula já foi. As perspectivas são tão ruins, que tentam jogar a discussão para o que aconteceu há 15 anos, em outras circunstâncias”.

Ao ser perguntado se sentia um alvo do PT, o ex-presidente do Banco Central respondeu, “E não é para se sentir? O ataque que o PT está fazendo demonstra uma fraqueza incrível. Eu não me tenho em tão alta conta, como eles aparentemente têm. Claramente estão querendo desviar o foco do que está acontecendo hoje”.

Fraga também falou sobre o que pretende fazer no Ministério da Fazenda caso Aécio Neves seja eleito, e o que foi imprescindível no governo FHC. “FH pegou um país com hiperinflação, moratória, sistema bancário parasita, buraco fiscal, crise das finanças estaduais. De um quadro desolador, fez um excelente trabalho. Temos que olhar o conjunto da obra sob as circunstâncias em que aconteceu. Qualquer um que olhe para trás com um mínimo de bom senso faria algo diferente, mas isso é engenharia de obra feita. Hoje, as circunstâncias são totalmente diferentes. Não dá para fazer essa comparação. Se há um paciente com apendicite e outro com enxaqueca, vamos abrir a barriga dos dois? Não faz sentido. O eleitor precisa ver as propostas e as credenciais das pessoas hoje e definir se têm competência ou não”.

Clima de deserto: Serra Talhada, Ouricuri, Ibimirim e Floresta tem queda de umidade a 15%. Situação é de alerta, segundo Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Clima tem emitido sistematicamente alertas de umidade baixa em cidades do Sertão do Estado. Nesta semana a região atingiu valores de umidade abaixo dos 20%. Até este sábado essa situação deve permanecer em quase toda a região que deve ter temperaturas próximas de 38 graus. As cidades que registraram os […]

Céu sem nuvens e calor intenso tem afetado cidades sertanejas
Céu sem nuvens e calor intenso tem afetado cidades sertanejas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima tem emitido sistematicamente alertas de umidade baixa em cidades do Sertão do Estado. Nesta semana a região atingiu valores de umidade abaixo dos 20%. Até este sábado essa situação deve permanecer em quase toda a região que deve ter temperaturas próximas de 38 graus.

As cidades que registraram os menores valores de umidade relativa do ar foram Ouricuri, Ibimirim, Floresta e Serra Talhada que ficaram com 15%. Afogados da Ingazeira chegou a 18%. Uma das características que fazem com seja verificada a presença do fenômeno é o céu com quase ou total ausência de nuvens, o que tem se verificado na região.

Segundo a Organização Mundial de Saúde um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Com isso as pessoas podem ter complicações alérgicas e respiratórios por causa do ressecamento das mucosas, além de sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação no olho. Entre os cuidados a serem tomados está umidificar o ambiente e consumir bastante água.

Prefeitura de Afogados adia evento gospel

Município diz que atende recomendação do MP. Questão do decreto de contenção proíbe gastos além da previsão e do razoável  A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que está adiando o evento gospel que seria realizado no município nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. A data celebra o aniversário de […]

Município diz que atende recomendação do MP. Questão do decreto de contenção proíbe gastos além da previsão e do razoável 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que está adiando o evento gospel que seria realizado no município nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

A data celebra o aniversário de lançamento das 95 teses de Martinho Lutero, que deram início à reforma protestante.

A decisão, diz a prefeitura, atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, tendo em vista o decreto municipal de contenção de despesas publicado pelo Governo Municipal.

Ou seja, se há a vigência de um decreto de contenção,  não há razoabilidade para fazer show, mesmo que gospel, com dinheiro público.

O Prefeito Alessandro Palmeira teve uma reunião na tarde desta segunda (27), com pastores de diversas denominações religiosas para dialogar sobre a decisão. Uma nova reunião com os pastores irá discutir uma nova data para a realização do evento, assim como a possibilidade de um novo modelo e um novo formato.