Notícias

Serra: prefeitura investe mais de 620 mil em praça e pavimentação de ruas no São Cristóvão

Por Nill Júnior

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Serra Talhada entregou à comunidade do Bairro São Cristóvão a Praça de Esporte e Lazer João Falcão Ferraz (Praça da Estação) e a pavimentação das ruas adjacentes Francisco Romão de Farias e Rua Projetada. Na praça, o investimento foi de R$507.252,20, com contrapartida do município. Já as ruas foram pavimentadas com recursos próprios do tesouro municipal no valor de R$112.782,51.

A praça possui ao todo 3.341,25 m² de área construída e conta com quadra de vôlei, jardim, área de estacionamento, rampas de acessibilidade, piso tátil alerta e direcional, passeios, pista de cooper, área de convivência, sala de ginástica, caixa de areia, bancos, mesa de jogos, paisagismo e arborização.  Enquanto as duas ruas somam 1.600 m² de pavimentação em paralelepípedo e oferecem melhor acessibilidade ao equipamento.

Acompanhado da primeira-dama, Karina Rodrigues, do vice-prefeito Márcio Oliveira, vereadores municipais e equipe de governo, o prefeito Luciano Duque comemorou a entrega de mais uma importante obra ao Bairro São Cristóvão. “Esse bairro era esquecido, mas com muito esforço estamos trabalhando para trazer melhorias para essa população, como o Centro de Referência do Idoso – que tem atividades rotineiramente, unidade de saúde e agora ruas calçadas com recursos próprios e essa Praça de Esporte e Lazer, um equipamento estruturado que trás recreação, atividades esportivas, melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

O morador do bairro, Francisco Torres, comemorou a construção da praça e a pavimentação das ruas. “A gente só tem a agradecer ao governo municipal pelo grande investimento em nosso bairro, onde a gente já tem um posto de saúde e agora essa praça bonita e novas ruas calçadas, ficando muito bom pra quem mora aqui, e a gente só tem a dizer que esse trabalho não pare, porque Serra Talhada tá crescendo e ficando melhor”, disse.

Durante a solenidade de inauguração se apresentaram a Orquestra Filarmônica Vilabelense, o Grupo de Dança Gilvan Santos – da Fundação Cultural Cabras de Lampião -, o poeta Cicero de Souza e o grupo musical Kakazinho e Banda.

Homenageado

A Praça de Esporte e Lazer do Bairro São Cristóvão homenageia o ex-deputado João Falcão Ferraz, um grande pernambucano que dedicou grande parte de sua vida ao estado de Pernambuco. Foi deputado estadual, secretário de Agricultura no governo José Francisco de Moura Cavalcanti e superintendente adjunto da Sudene. Ele era pai de três filhos e adotou Serra Talhada como terra natal, vivendo na cidade por muitos anos. A indicação da homenagem foi de autoria do vereador Nailson Gomes.

Outras Notícias

No fala Dotô, hoje, 19h

A convite do advogado Victor Hugo e do cardiologista Antonio Melo, nesta segunda, 7 da noite, sou convidado para um papo mais que descontraído falando da minha história, de vida, comunicação, redes sociais, rádio, TV e muito mais no Fala Dotô, título do programa que traz especialistas de várias áreas. O programa vai ao ar no […]

A convite do advogado Victor Hugo e do cardiologista Antonio Melo, nesta segunda, 7 da noite, sou convidado para um papo mais que descontraído falando da minha história, de vida, comunicação, redes sociais, rádio, TV e muito mais no Fala Dotô, título do programa que traz especialistas de várias áreas.

O programa vai ao ar no canal do programa no YouTube.

Iniciei atividade no rádio muito cedo, em 25 de maio de 1991 na Rádio Pajeú. Também  integrei a primeira equipe de comunicadores da Rádio Transertaneja FM entre 1992 e 1993, quando voltei à Pajeú .

Só saí da Pajeú uma vez a partir daí, quando em outubro de 1998 fui contratado pela Rádio Cardeal Arcoverde, onde apresentei o programa Cardeal Total, em projeto de restruturação da emissora,  trabalho rendeu Voto de Aplauso da Câmara.

Em 2004, fruto da produção diária de conteúdo, criei o blog do Comunicador Nill Júnior. Hoje é o blog mais acessado na região do Pajeú (Instituto Múltipla) e um dos cinco blogs mais acessados do Estado em sua categoria (Allexa). O blog é também um dos mais premiados do Estado.

Por consequência dessa atuação fui eleito em maio de 2019 presidente da Asserpe, a Associação de Rádios e TVs do Estado, também integrando o Conselho Superior da ABERT, Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV. Recentemente, fui eleito para um terceiro ciclo.

Os detalhes dessa história você acompanha hoje, no Fala Dotô. Clique aqui e acesse o link do episódio.

Expansão do Hospital Regional Emília Câmara está quase concluída

UTI está com 90% das obras concluídas Por André Luis Sebastião Duque, diretor-geral do Hospital Regional Emília Câmara, informou durante entrevista ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nesta terça-feira (4), que as diversas obras que estão em andamento na unidade de saúde estão quase concluídas. Com um […]

UTI está com 90% das obras concluídas

Por André Luis

Sebastião Duque, diretor-geral do Hospital Regional Emília Câmara, informou durante entrevista ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nesta terça-feira (4), que as diversas obras que estão em andamento na unidade de saúde estão quase concluídas. Com um investimento significativo, o hospital está passando por ampliação e melhorias estruturais, proporcionando um atendimento de qualidade e mais abrangente à população.

“Inicialmente, o hospital possuía uma área construída de 4.000 m², porém, com as obras em andamento, sua área total é de 6.000 m². Esse aumento de espaço trará benefícios tanto para os pacientes quanto para a equipe médica, possibilitando um melhor fluxo e acomodação dentro do hospital. No entanto, a expansão também trouxe desafios, como a necessidade de um estacionamento adequado para atender à demanda crescente”, informou o diretor.

Duque enfatizou as melhorias na estrutura do hospital, mencionando o aumento no número de leitos disponíveis. “Anteriormente, eram oferecidos 61 leitos, mas agora o hospital conta com um total de 131 leitos, proporcionando uma capacidade maior de atendimento e internação”, destacou.

Além disso, Sebastião Duque destacou os avanços na oferta de serviços especializados. “Antes da gestão atual, o hospital não contava com serviços de emergência pediátrica diários, neonatologista na sala de parto e ortopedista 24 horas para emergências. Porém, agora esses serviços estão disponíveis regularmente, proporcionando um atendimento mais abrangente e de qualidade para a população”, afirmou.

Outras melhorias mencionadas incluem a presença de um cirurgião de vídeo, um setor de UTI mais completo e a construção de um centro de farmácia e almoxarifado. O diretor explicou que a UTI está com mais de 90% das obras concluídas, aguardando apenas a chegada do ar condicionado central para sua finalização. “Esse equipamento é essencial para garantir a climatização adequada do ambiente, atendendo às normas exigidas para uma UTI”, informou Duque.

Sebastião Duque ressaltou que a Prefeitura de Afogados da Ingazeira cedeu um terreno atrás do hospital para a construção de um centro de hemodiálise e que o terreno já começou a ser preparado para dar início a obra.

Serra: Secretaria disponibiliza canal para denúncias

Em Serra Talhada, após o sorteio de 195 unidades residências do “Poço da Cruz III”, do Programa Minha Casa, Minha Vida, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está disponibilizando o e-mail [email protected].  Através dele, qualquer cidadão poderá fazer denúncias quanto a situação dos sorteados. “Até a homologação final feita pela caixa econômica, estaremos analisando toda […]

humberto-no-sertão-2

Em Serra Talhada, após o sorteio de 195 unidades residências do “Poço da Cruz III”, do Programa Minha Casa, Minha Vida, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está disponibilizando o e-mail [email protected].  Através dele, qualquer cidadão poderá fazer denúncias quanto a situação dos sorteados.

“Até a homologação final feita pela caixa econômica, estaremos analisando toda a vida de cada sorteado, alguma denúncia que seja apurada como verdadeira será levada em conta e o implicado perderá o direito do sorteio”, explicou o secretário de Josenildo André, que alertou ainda que tais denúncias só terão validade se feitas antes da homologação final da Caixa Econômica e garantiu: “quem tiver alguma denúncia para fazer, pode ficar tranquilo que garantimos a o sigilo, o nome do denunciante não será divulgado”, disse ele.

A medida visa deixar mais transparente todo processo, com a participação efetiva de toda sociedade. “Às vezes algum detalhe pode passar pelas nossas triagens, a participação dos cidadãos nos ajuda no processo e nos deixa mais a vontade, cientes de que estamos de fato destinando moradia para quem de fato necessita”, finalizou Josenildo.

Projeto-piloto na área da saúde é testado em Afogados da Ingazeira

Testa Afogados é um projeto que busca estimular o autocuidado  Por André Luis A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, em parceria com a Find Diagnostics, coloca em prática, de forma pioneira, o projeto Testa Afogados. Projeto-piloto no setor público da saúde do nosso país.  A iniciativa poderá ser modelo para os outros municípios […]

Testa Afogados é um projeto que busca estimular o autocuidado 

Por André Luis

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, em parceria com a Find Diagnostics, coloca em prática, de forma pioneira, o projeto Testa Afogados. Projeto-piloto no setor público da saúde do nosso país. 

A iniciativa poderá ser modelo para os outros municípios do Brasil após a etapa das avaliações. 

Nesta sexta-feira (13), o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, explicou, durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, O que é o projeto, como vai funcionar e quais os benefícios para a sociedade.

Segundo o secretário, o projeto serve para estimular o autocuidado nas diversas políticas públicas na área da saúde.

“É aquele projeto onde a gente visa que a população se cuide, que preste mais atenção, vamos dizer assim, no seu estado de saúde geral. A gente traz com essa perspectiva: uma ação diferenciada da não dependência única e exclusiva de um profissional de saúde”, explicou Artur. 

E exemplificou: “para que a gente possa fazer um simples teste para saber se tá com Covid ou não, para que a gente possa fazer um simples teste para saber se está com Hepatite viral, ou não, para saber se tá com HIV. Então assim, a gente tá buscando mecanismos e alternativas para poder estar fortalecendo o autocuidado desse paciente”, detalhou.

Artur lembra que muitas vezes o paciente deixa de ter acesso a um diagnóstico rápido e preciso por não poder se deslocar até uma unidade de saúde e que isso faz com que a pessoa não se cuide. “Ela pode estar doente, mas não se cuida, por não ter  conhecimento do diagnóstico e acaba não tomando as devidas precauções”, lembrou.

Ele explicou ainda que o projeto não tem custo para o município e que o projeto é financiado pela Find Diagnostics, que é a financiadora do projeto

“A gente recebe os autotestes pela Find e aplicamos aqui em dois grandes grupos de Afogados que a gente elencou e escolheu para poder fazer essas etapas de avaliação e de controle que é um grupo formado por profissionais da saúde e outro grupo formado por profissionais da educação”, informou o secretário. 

Segundo Artur, após aprovado, o projeto vai ajudar principalmente comunidades mais distantes dos grandes centros e com dificuldade em ter serviços de saúde, como em comunidades do Rio de Janeiro, onde, por conta do tráfico de drogas, muitas vezes é impossível ter uma unidade de saúde.

Ele explicou que em Afogados o projeto está sendo testado para a Covid-19. Participam 375 profissionais da saúde e 764 da educação.

“Esses profissionais recebem um kit, a primeira leva foram quatro testes, só é para testar uma vez por semana, independente se está sintomático, ou assintomático. A gente faz o teste e temos uma obrigação de preencher dois formulários. O primeiro formulário é um cadastro que a gente faz. Aonde o pessoal da Find faz esse acompanhamento e o segundo formulário é um acompanhamento para saber se teve dificuldade para poder realizar o teste, se o material que veio no autoteste e a bula que é autoexplicativa serviu para que a gente pudesse estar fazendo um teste sem ter nenhum problema, e traz também instruções normativas bem simples”, explicou.

Coluna do Domingão

Vai começar a batalha Com todos os ingredientes e temperos de um bom caldeirão,  vai começar pra valer a disputa por espaço no embate pelo governo de Pernambuco. Nesta segunda,  uma página importante,  com o anúncio da pré-candidatura da Frente Popular ao governo do estado do Deputado Federal Danilo Cabral, do PSB. Com as presenças […]

Vai começar a batalha

Com todos os ingredientes e temperos de um bom caldeirão,  vai começar pra valer a disputa por espaço no embate pelo governo de Pernambuco.

Nesta segunda,  uma página importante,  com o anúncio da pré-candidatura da Frente Popular ao governo do estado do Deputado Federal Danilo Cabral, do PSB.

Com as presenças do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, e de lideranças partidárias, o evento será transmitido, a partir das 12h, pela Internet.

O lançamento quer mostrar força política para se contrapor à movimentação da oposição. Do outro lado, Raquel Lyra,  Anderson Ferreira e Miguel Coelho se revezam no noticiários com suas pré-candidaturas. Sabem que tem que traçar uma linha com inteligência para uma complexa composição lá no segundo turno,  pelo alinhamento nacional que cada projeto carrega. Nisso a arrumação do PSB com o PT em torno de Danilo dá um passo a frente inquestionável.  Não se trata de defender, mas constatar que o ajuntamento é uma vantagem pelo conjunto de fatores.

E qual caminho para o trio opositor? Fazer o questionamento de desgaste da gestão socialista,  da necessidade de oxigenação da gestão estadual,  de dizer que o candidato é Danilo e não Lula, que o governador é Paulo e que há necessidade natural de mudar. Não há outra narrativa.  Se a nacionalização do processo pesar como em 2018, o Lulismo pode dar um novo mandato ao PSB.

Os líderes da disputa já são conhecidos.  Agora é desatar os nós que rondam as candidaturas de Danilo, Raquel, Miguel e Anderson. Na oposição, se serão três ou dois nomes. E na Frente,  que nomes ocuparão a chapa na disputa a vice e ao Senado,  este último o maior calo.

Passada essa etapa,  a disputa entra na fase final. Apoios, dissidências,  rumores, fatos, guia, rua, debates, campanha. Será hora de saber quem tem mais garrafa vazia pra vender…

Destrambelho

A ação da gestão Nicinha Dinca contra feirantes simples da Feira do Troca em Tabira foi tão descabida quanto burra. Base importante dos eleitores do casal é dessa base popular. Até o vendedor de cafezinho intimidado por Gleison Rodrigues admitiu: “votei na mulher de Dinca e me arrependi”.

Quem tira e bota

A nota de Márcia Conrado (PT) sobre o episódio Carlito Godoy foi a mais dura desde que assumiu a gestão.  Ela deixou claro que apesar das críticas do secretário bolsonarista,  não cede a pressões nem do PT. Márcia foi cobrada por uma posição às críticas do auxiliar contra o partido pela presidenta,  Cleonice Maria.

Procissão

Uma penca de políticos sertanejos vai amanhã a Recife acompanhar o anúncio de Danilo Cabral ao governo de Pernambuco.  O desafio é,  no meio do cordão dos alinhados, ver quem consegue sair na foto com a cúpula socialista..

Na oposição 

No Pajeú,  líderes de oposição estão entre os alinhados com nomes da oposição.  Miguel Coelho é apoiado por Gleybson Martins,  de Carnaíba.  Raquel Lyra, por Anderson Lopes (Itapetim). A única gestora já alinhada com um deles é Nicinha Melo,  com Miguel. Já Anderson Ferreira não tem um nome de força pra chamar de seu na região.

Justiça para Albérisson

O presidente assassinato da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, esteve em 2018 passando por Afogados da Ingazeira e pedindo votos para Federal ao lado de Renato Rabelo.  Defendeu a candidatura do presidente Bolsonaro.  O estado precisa responder com rapidez quem e porque o queriam morto.

Cadê o disque lixo?

Ainda há gargalos após o fim das atividades no lixão de Afogados que precisam de prioridade na gestão Sandrinho. Lixo produzido em áreas rurais, lixo eletrônico,  metralha de construção, para onde levar? Um trabalho de orientação e direcionanento simplesmente não existe. Passou da hora.

Pare o mundo…

É o fim da picada: no Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira,  que há muito não tem o mesmo destaque e protagonismo de antes, há informações de duas conselheiras contrárias à vacinação de crianças.  Quem até pago é pra proteger…

Probabilidades

Na corrida pela cadeira da Frente Popular para a disputa ao Senado,  Carlos Veras continua com maior probabilidade de ser o ungido, com Teresa Leitão correndo por fora. Marília Arraes,  sabemos,  não tem a menor chance. É o incrível caso da política com recall pra ser governadora, rifada sem sequer entrar no salão.

Frase da semana:

“Eu quero abraçar ele, mesmo morto, e me despedir dele”.

De Rafaela Braga, 30 anos, mãe do pequeno Pedro Henrique,  8 anos, morto na tragédia de Petrópolis, no Rio,  nas imagens que cortaram nossos corações