Notícias

Serra: fim das castrações no Hospital Municipal e falta de apoio ameaçam fim da ONG 4 Patas

Por Nill Júnior

Representante da ONG quer reunião urgente com prefeita  Márcia Conrado. “Estamos enxugando gelo”

Responsável pela ONG Amigos 4 Patas, a defensora dos animais Dany Epaminondas divulgou nesta quarta (08) um vídeo nas redes sociais anunciando o fim das atividades da entidade.

A ONG atua há vários anos em defesa dos animais de rua de Serra Talhada. Ela cobra uma reunião com a prefeita Márcia Conrado e demais autoridades responsáveis para solucionar o problema dos animais abandonados, que segundo ela vem sendo deixado apenas nas costas das ONGs e cuidadores voluntários.

“A partir de hoje estão suspensas todas as atividades da ONG até que a prefeita de Serra Talhada junto com a Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Hospital Veterinário, Promotoria e Delegacia aceitem uma reunião com todos nós. Não tem condições da gente viver enxugando gelo, viver no descaso, no desrespeito e não ter condições de ofertar aos animais uma vida melhor e digna. Infelizmente a gente para por aqui todos os resgates, todos os tratamentos e todas as atividades, exceto o abrigo que vai se estender até o final desse mês aguardando uma decisão ou ação do município junto com outras entidades competentes para ajudar a resolver o problema”, reclama.

Sem um abrigo municipal, os animais recolhidos ficam todos sob a responsabilidade das ONGs e dos voluntários. O Abrigo Ivan Rui, administrado pela 4 Patas está lotado de animais doentes, em tratamento ou fêmeas com filhotes. Sem recursos para cobrir os gastos e sem ajuda da prefeitura, as contas da ONG estão no vermelho. E a situação ficará mais difícil, uma vez que a ONG tem até o final de dezembro para desocupar o local onde funciona o abrigo atualmente.

“A gente tem que tomar uma decisão, não adianta a ONG viver se arrastando, não adiante a gente viver com uma demanda imensa de gatos e cachorros espalhados nas ruas, cadelas entrando no cio e parindo. Todo mundo de braços cruzados e só a gente querendo fazer aquilo que não temos condições. Nós só temos até o final desse mês para uma solução, caso contrário vamos tirar os animais que estão no abrigo e aqueles que não puderem ir para o Hospital Veterinário vamos encontrar uma casa pequena para coloca-lós e darmos suporte”, disse Dany, que juntamente com outros voluntários vem fazendo pedágio no viaduto para sustentar dezenas de animais.

Outros problemas denunciados têm relação com a gestão Márcia Conrado de cancelar as castrações de animais de rua no Hospital Veterinário, deixando os animais se reproduzindo pela cidade e dificultando as adoções. A primeira alegação tinha relação com a pandemia. Mas desde o início da nova gestão nenhuma solução foi apresentada.

Sem as castrações são milhares de filhotes a mais que já nasceram esse ano e ficam perambulando pelas ruas, doentes, sofrendo maus tratos, sendo atropelados. O abrigo está lotado de filhotes. O impacto também se reflete nas ruas da Capital do Xaxado.  Sem as castrações garantidas no hospital ninguém mais está querendo adotar filhotes, relatam voluntários.

Não há dinheiro para sustentar tantos animais, comprar remédios, levar para veterinários, pagar cirurgias caríssimas e ainda pagar castrações particulares. Um único veterinário dá suporte ao hospital e um segundo deixou o local  sem nunca ter sido substituído pela gestão Márcia.

Outras Notícias

MPPE amplia sistema de videomonitoramento na capital e interior

Até o final do primeiro semestre de 2023 o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) será a primeira instituição pernambucana com o serviço de videomonitoramento e com uma central de vídeo para monitorar, em tempo real, 20 unidades da capital, 30 no interior, além das Promotorias de Justiça que funcionam nos Fóruns. O investimento na segurança […]

Até o final do primeiro semestre de 2023 o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) será a primeira instituição pernambucana com o serviço de videomonitoramento e com uma central de vídeo para monitorar, em tempo real, 20 unidades da capital, 30 no interior, além das Promotorias de Justiça que funcionam nos Fóruns.

O investimento na segurança institucional foi formalizado na tarde de hoje (25), quando o procurador-geral de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira assinou o contrato para a instalação de mais de 700 câmeras e a instalação de uma central de videomonitoramento, que vai funcionar no Recife.

“Nós já vínhamos de um grande investimento na segurança institucional, com o controle de acesso biométrico, e vamos passar a contar com um acompanhamento em tempo real nas unidades ministeriais em todo o Estado. É mais uma meta do plano de gestão que foi atingida e que transformará o MPPE em referência para o Brasil na área da segurança institucional”, destacou o procurador-geral de Justiça.

Já o secretário-geral adjunto do MPPE, Carlos Vasconcelos, ressaltou que além do ganho para a segurança dos membros, servidores e demais cidadãos que frequentam as instalações do MPPE, a contratação firmada ainda trouxe ganhos de economicidade.

“Através de uma negociação eficaz, conseguimos cobrir todo o Estado de Pernambuco a um custo inferior ao que já foi feito em outras instituições ao redor do país. Com o sistema de videomonitoramento instalado, ainda será possível reduzir gastos com outros serviços de segurança, como alarmes,  que deixarão de ser necessários, uma vez que já implementamos a solução mais moderna no mercado”, detalhou.

Monitoramento remoto e inteligente – de acordo com o assessor ministerial da Assistência Militar e Policial Civil, coronel André Luiz Freitas, o início das instalações das câmeras e da central de monitoramento remoto devem ser iniciadas até o mês de janeiro, com prazo total de seis meses. Os equipamentos eletrônicos que serão instalados vão permitir o registro de entrada e saída de pessoas e o monitoramento de ambientes internos e externos, com a adoção de inteligência artificial para identificar possíveis ameaças.

“Esse projeto se integra ao esforço de segurança institucional que o MPPE está promovendo. O ganho será imenso, pois esse sistema de monitoramento inteligente fará a triagem das imagens, analisando o cenário em tempo real e emitindo alertas para os agentes que estarão na central de monitoramento remoto. Então, temos uma otimização de trabalho e redução no tempo de resposta às eventuais ocorrências”, explicou o coronel.

Falta de informações dificulta levantamento da covid-19 em alguns municípios do Pajeú

Por André Luis Atualizado às 13h50 O blog tem acompanhado e publicado diariamente os números de casos da covid-19 de todas as cidades do Pajeú, mas nos últimos dias, tem enfrentado muitas dificuldades para ter acesso aos boletins epidemiológicos de algumas cidades, que pararam de divulgar em suas redes sociais os boletins diários. Outras já não […]

Por André Luis

Atualizado às 13h50

O blog tem acompanhado e publicado diariamente os números de casos da covid-19 de todas as cidades do Pajeú, mas nos últimos dias, tem enfrentado muitas dificuldades para ter acesso aos boletins epidemiológicos de algumas cidades, que pararam de divulgar em suas redes sociais os boletins diários. Outras já não usavam deste expediente, publicando os boletins em seus sites oficiais.

O problema e que muitas vezes as equipes de comunicação publicam com atraso, ou nem publicam o boletim diário. Solidão,  Santa Terezinha, Itapeitm e Tuparetama estão entre as com maior dificuldade de ter acesso aos boletins.

Solidão não publica os números diariamente, por exemplo, a última publicação disponível no site da Prefeitura é do dia 20 de agosto. (Veja nota sobre Solidão mais abaixo).

Santa Terezinha, tem sido mais fácil achar o boletim nos blogs da cidade do que no site oficial da Prefeitura. O último boletim no site é do dia 21, mas geralmente não são encontrados por lá, ficando dias sem atualização.

Outro município que tem dado muito trabalho para encontrar os números relacionados ao novo coronavírus é Itapetim. Em seu Instagram o último boletim que consta é do dia 17 de agosto, no site oficial da Prefeitura não achamos nenhuma informação sobre os boletins epidemiológicos.

Tuparetama é outro município que tem dificultado o acesso aos boletins, nas redes sociais oficiais da Prefeitura, o último disponibilizado é do dia 19 de agosto. No site, não achamos informações sobre os boletins epidemiológicos do coronavírus.

Para atender a Legislação Eleitoral, as prefeituras pararam de divulgar em seus canais, as informações relacionadas a publicidade institucional envolvendo atos do poder executivo, como programas, obras, serviços ou campanhas desenvolvidas pelas secretarias ou órgãos e entidades da administração de forma direta, ou indireta.

Mas as publicações relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, podem ser divulgadas, entre elas, os boletins epidemiológicos.

Solidão – Após a publicação desta nota, a comunicação de Solidão entrou em contato com o blog informando onde poderiam ser encontrados os boletins atualizados.

Acontece, que existem duas áreas no site, que tratam da Covid-19 no município. Uma, no menu superior, destacada com a cor vermelha, descrito como “Ações Covid-19”, onde tem um sub menu descrito “Boletins”, o que é mais sugestivo para o clique e, que, serviu de base para a nossa nota. Neste link, os boletins não estavam atualizados – estão agora.

O outro link, que também leva para informações sobre as ações da Covid-19 no município, fica no banner, abaixo do topo, onde tem a descrição: “Transparência Covid-19”, neste, segundo a comunicação, estavam todos os boletins atualizados.  Verificamos e estão. Como não estávamos em busca de informações sobre os gastos e sim, dos números de casos, não procuramos neste.

Sertão do Pajeú notifica 41 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Serra Talhada confirmou 1 novo óbito pela doença. Por André Luis – Atualizado às 08h15 desta sexta (6). De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quinta-feira (05.08), nas últimas 24h, foram notificados 41 novos casos positivos, 17 recuperados e 1 novo óbito. Agora o Sertão do Pajeú […]

Serra Talhada confirmou 1 novo óbito pela doença.

Por André Luis – Atualizado às 08h15 desta sexta (6).

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quinta-feira (05.08), nas últimas 24h, foram notificados 41 novos casos positivos, 17 recuperados e 1 novo óbito.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.855 casos confirmados, 32.002 recuperados (97,40%), 633 óbitos e 220 casos ativos da doença.

Apesar do avanço na vacinação e dos números animadores, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Especialistas alertam para a importância da continuidade do cumprimento dos protocolos de prevenção: usar a máscara sempre, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos. 

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 2 casos recuperados. O município conta com 5.447 casos confirmados, 5.369 recuperados, 72 óbitos e 6 casos ativos. 

Brejinho registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 756 casos confirmados, 734 recuperados, 21 óbitos e 1 caso ativo. 

Calumbi  registrou 8 novos casos positivos. O município conta com 725 casos confirmados, 708 recuperados, 5 óbitos e 12 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 2.184 casos confirmados, 2.112 recuperados, 36 óbitos e 36 casos ativos da doença. 

Flores registrou 3 novos casos positivos. O município conta com 1.050 casos confirmados, 986 recuperados, 38 óbitos e 25 casos ativos. 

Iguaracy registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 828 casos confirmados, 799 recuperados, 27 óbitos e 4 casos ativos. 

Ingazeira registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 461 casos confirmados, 453 recuperados, 6 óbitos e 2 casos ativos. 

Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.396 casos confirmados, 1.355 recuperados, 32 óbitos e 9 casos ativos. 

Quixaba não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 517 casos confirmados, 499 recuperados, 15 óbitos e 3 caso ativo. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 633 casos confirmados, 603 recuperados, 19 óbitos e 9 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 3 casos recuperados. O município conta com 1.033 casos confirmados, 994 recuperados, 28 óbitos e 11 casos ativos. 

São José do Egito registrou 7 novos casos confirmados. O município conta com 2.541 casos confirmados, 2.472 recuperados, 57 óbitos e 12 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 7 novos casos positivos, 8 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 10.170 casos confirmados, 9.936 recuperados, 172 óbitos e 62 casos ativos da doença. 

Óbito 172 – Paciente do sexo masculino, 45 anos, morador da AABB. Comorbidades (doença cardiovascular crônica e obesidade). Faleceu no dia 25/06/21, no Hospital Português.

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 679 casos confirmados, 674 recuperados, 3 óbitos e 2 caso ativo. 

Tabira registrou 3 novos casos positivos e 1 caso recuperado. O município conta com 2.893 casos confirmados, 2.831 recuperados, 48 óbitos e 14 casos ativos. 

Triunfo não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 951 casos confirmados, 919 recuperados, 28 óbitos e 4 casos ativos. 

Tuparetama não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 588 casos confirmados, 557 recuperados, 26 óbitos e 5 casos ativos da doença.

Sebastião Oliveira comemora edital para as obras da PE-365, no Sertão do Pajeú

Por André Luis Na última sexta-feira (8), o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), usou as suas redes sociais para comemorar o anúncio da homologação do edital para a contratação da empresa de engenharia responsável por executar as obras de reconstrução da rodovia PE-365, que liga Serra Talhada aos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde […]

Por André Luis

Na última sexta-feira (8), o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), usou as suas redes sociais para comemorar o anúncio da homologação do edital para a contratação da empresa de engenharia responsável por executar as obras de reconstrução da rodovia PE-365, que liga Serra Talhada aos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.

“Recebi a excelente notícia do Governo do Estado que foi homologada a licitação da obra de restauração da PE-365. Estou muito feliz com mais essa conquista que contou com a nossa articulação e esforço. Agradeço especialmente ao governador Paulo Câmara, ao prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, e à secretária Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernanda Batista”, comemorou o deputado.

As intervenções vão acontecer no trecho de ligação do município de Serra Talhada com as cidades vizinhas de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, alcançando a extensão de 32,4 quilômetros.

A iniciativa faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco e conta com investimento orçado em R$ 33,3 milhões. A ação é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Festa do Dia das Crianças em Tabira reúne mais de 3 mil pessoas na Praça Pedro Pires Ferreira

A Prefeitura de Tabira realizou neste domingo (12) a primeira edição da Festa do Dia das Crianças, na Praça Pedro Pires Ferreira. O evento, promovido em comemoração à data, reuniu mais de 3 mil pessoas, de acordo com a Guarda Municipal. A ação contou com o apoio das secretarias municipais e ofereceu programação gratuita, com […]

A Prefeitura de Tabira realizou neste domingo (12) a primeira edição da Festa do Dia das Crianças, na Praça Pedro Pires Ferreira. O evento, promovido em comemoração à data, reuniu mais de 3 mil pessoas, de acordo com a Guarda Municipal.

A ação contou com o apoio das secretarias municipais e ofereceu programação gratuita, com parque de diversões, apresentações infantis com personagens da Fábrica da Alegria, pintura artística, atividades recreativas, distribuição de lanches e sorteio de sete bicicletas.

Na chegada, cada criança recebeu ingressos para o parque, cupons de lanche e participação no sorteio. A entrega dos prêmios foi feita no palco, com a presença do prefeito Flávio Marques e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Mulher, Ítala Jamábia.

Os contemplados com as bicicletas foram Ana Vitória, Marcos Ravi, Ana Sofia Souza, José Emanuel Lima Feitosa, Ruan Vinícius, Maysa Clara e Kaique Matheus Freitas.

Durante o evento, o prefeito Flávio Marques destacou a importância da iniciativa. “É uma felicidade ver a praça cheia de crianças se divertindo. A energia de hoje mostra o quanto é importante criar momentos como esse. Já estamos pensando em ampliar o espaço no próximo ano para receber ainda mais crianças”, afirmou.