Notícias

Serra: “Batemos recorde na geração de empregos”, afirma Márcia Conrado 

Por André Luis

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, divulgou, em vídeo publicado em suas redes sociais, nesta sexta-feira (20) os índices de empregabilidade do município baseados nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o balanço relativo ao ano de 2025, a cidade registrou a criação de 4.800 postos de trabalho, resultando em um saldo positivo de 864 vagas.

Os números apontam que 51% das ocupações foram preenchidas por mulheres. A gestão municipal atribui o desempenho a investimentos em programas de capacitação profissional, como o Qualifica Serra, voltado à formação de mão de obra local.

“Quando o foco é no trabalho, o resultado chega. Hoje anunciamos que batemos o recorde na geração de empregos”, declarou a prefeita em vídeo publicado em suas redes sociais. Márcia Conrado afirmou ainda que a meta é ampliar a oferta de vagas: “Acredito que dias melhores virão, porque estamos empenhados em trabalhar cada vez mais”.

Outras Notícias

Frente Popular oferece vice ao AVANTE, diz radialista

O radialista Francys Maya informou na Rádio Vilabela FM  que a Frente Popular avalia que não pode perder mais nenhuma legenda para a oposição, depois da debandada de PSD e Progressistas. Por conta disso, o bloco ofereceu ao AVANTE de Sebastião Oliveira a vice na chapa de Danilo Cabral, mesmo espaço que teria na chapa […]

O radialista Francys Maya informou na Rádio Vilabela FM  que a Frente Popular avalia que não pode perder mais nenhuma legenda para a oposição, depois da debandada de PSD e Progressistas.

Por conta disso, o bloco ofereceu ao AVANTE de Sebastião Oliveira a vice na chapa de Danilo Cabral, mesmo espaço que teria na chapa de Marília Arraes.

A diferença é que o partido mantém espaços na gestão Paulo Câmara. Assim, se avaliar deixar o bloco governista, teria que entregar os cargos em espaços da administração pública estadual. A decisão pode sair ainda esta semana.

Um dos entraves é o fato de que Sebastião Oliveira já anunciou apoio a André de Paula. Para o AVANTE aceitar a vice, ele teria que recuar da palavra dada ao parlamentar. Não teria sentido o partido compor a chapa majoritária e não pedir votos para Teresa Leitão.

Serra: alunos de Escola Rural recebem laptops

A Prefeitura de Serra Talhada conseguiu através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), 80 laptops que foram doados para montagem de laboratórios de informática  em escolas da zona rural. Os 20 primeiros foram entregues nesta quarta-feira (16) na Escola Municipal Antônio Gaia, na fazenda São João ds Gaias. A entrega dos equipamentos contou com […]

IMG_1438

A Prefeitura de Serra Talhada conseguiu através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), 80 laptops que foram doados para montagem de laboratórios de informática  em escolas da zona rural. Os 20 primeiros foram entregues nesta quarta-feira (16) na Escola Municipal Antônio Gaia, na fazenda São João ds Gaias.

A entrega dos equipamentos contou com a presença da comunidade escolar, de vereadores, líderes comunitários, do Secretário de Educação, Edmar Júnior, da vice-prefeita Tatiana Duarte e do Chefe do Executivo Municipal, Luciano Duque.

Mais três escolas estão agendas para receber o equipamento, são elas: Escola Municipal Antonio Francisco dos Santos na fazenda Várzea Grande, Escola Antonio Inácio de Medeiros na Vila São Lourenço e Escola Ana Pereira Nunes na fazenda Veneza.

Rede Pajeú realiza encontro de avaliação e monitoramento de projeto de comercialização solidária‏

Por Juliana Lima A Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú realizou nesta segunda-feira (13), no auditório do Grupo Mulher Maravilha, em Afogados da Ingazeira, a reunião trimestral do comitê gestor do Projeto Rede de Mulheres para Comercialização Solidária, patrocinado pela Petrobras. A reunião teve como objetivo o monitoramento das ações do trimestre passado e planejamento […]

REUNIÃO COMITÊ GESTOR -13.07 (54) - Cópia

Por Juliana Lima

A Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú realizou nesta segunda-feira (13), no auditório do Grupo Mulher Maravilha, em Afogados da Ingazeira, a reunião trimestral do comitê gestor do Projeto Rede de Mulheres para Comercialização Solidária, patrocinado pela Petrobras.

A reunião teve como objetivo o monitoramento das ações do trimestre passado e planejamento dos meses de julho, agosto e setembro de 2015. Além da apresentação das planilhas de monitoramento e avaliação do projeto, foram apresentadas ainda três propostas produtivas para o Fundo Rotativo Solidário da Rede Pajeú, pelos grupos Girassol (Triunfo), Caravana da Esperança (São José do Egito) e Xique Xique (Afogados da Ingazeira). Após avaliação do comitê gestor do Fundo, as três propostas foram aprovadas.

O Projeto Rede de Mulheres para Comercialização Solidária é executado por quinze grupos de mulheres inseridos na Rede Pajeú e tem como objetivo ampliar a capacidade da Rede para inserção na comercialização, fortalecendo a renda de mais de 100 mulheres envolvidas em atividades agrícolas, criação de pequenos animais, artesanais e processamento de alimentos, garantindo-lhes seus direitos econômicos.

“O projeto é uma estratégia importante para o fortalecimento dos empreendimentos solidários dos grupos de mulheres, pois cria oportunidades e fortalece as condições para que esses grupos comercializem seus produtos, gerando renda de forma autossustentável”, explica Marli Almeida, coordenadora técnica pedagógica da Rede Pajeú.

Ao todo participaram da reunião 22 mulheres integrantes dos grupos inseridos no projeto dos municípios de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Iguaracy, Flores, Brejinho, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Carnaíba.

OAB-PE pede proteção a advogado que denunciou irregularidades em Triunfo

Do Blog da Folha A situação de violência em Triunfo, Sertão do Estado, preocupa o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte, que pediu proteção para o advogado Williams Terto Carneiro, que atua na cidade. Após ter denunciado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irregularidades na Prefeitura, Williams, dois […]

2

Do Blog da Folha

A situação de violência em Triunfo, Sertão do Estado, preocupa o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte, que pediu proteção para o advogado Williams Terto Carneiro, que atua na cidade. Após ter denunciado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irregularidades na Prefeitura, Williams, dois vereadores e outro morador do município passaram a sofrer ameaças.

Por determinação do promotor de Justiça e da juíza do local, o advogado Williams Terto Carneiro está com escolta policial. Mesmo assim, as ameaças continuam. Na noite da última quarta-feira (6), Williams Terto percebeu que havia uma movimentação suspeita em frente à residência dele. A OAB-PE encaminhou um ofício à Secretaria de Defesa Social e pede a adoção de medidas necessárias e urgentes para garantir a integridade física do advogado.

Na última segunda-feira (4), o vereador Lucimar Feitosa (PSB) foi assassinado e, na noite da última terça-feira (5), o sindicalista Gildenilson Magalhães foi baleado em frente a casa dele. No último dia 31, o vice-prefeito, João Hermano, também sofreu um atentado e encontra-se em recuperação.

Audiência Pública debate fortalecimento da rede de proteção às mulheres

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Governo de Pernambuco, promoveu nesta terça (26), uma audiência pública para debater estratégias para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, e de enfrentamento a violência por elas sofrida. A audiência aconteceu no auditório do Centro Tecnológico e foi também a […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Governo de Pernambuco, promoveu nesta terça (26), uma audiência pública para debater estratégias para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, e de enfrentamento a violência por elas sofrida. A audiência aconteceu no auditório do Centro Tecnológico e foi também a culminância das atividades promovidas durante o mês de março.

A Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Afogados, a Secretaria Estadual da Mulher, policiais da patrulha Maria da Penha e da Delegacia Especializada da Mulher de Afogados promoveram, durante todo o mês, palestras, rodas de conversas, em bairros, escolas e comunidades rurais para trabalhar a sensibilização de mulheres e homens sobre a urgente necessidade de combate e enfrentamento à violência contra a mulher em Afogados da Ingazeira.

Segundo a Delegada da Mulher, Andreza Gregório, os números de denúncias e queixas teve um aumento significativo por conta desse trabalho em parceria realizado no município. Isso mostra que, em muitos casos, as mulheres precisam de um estímulo, de um apoio, para se libertarem de situações cotidianas de violência doméstica, evitando um mal maior.

A Coordenadora Municipal da Mulher, Risolene Lima, ressaltou a importância da criação da rede de proteção às mulheres em Afogados. “Essa audiência traduz nossos esforços em combater, de todas as formas, todo o tipo de violência a que são submetidas as mulheres. E traz para nós, a tarefa urgente de implantarmos a câmara técnica de enfrentamento a violência, como política pública, com a participação de órgãos públicos das mais diversas esferas, para que possamos acompanhar os processos no âmbito do judiciário,” destacou Risolene. A parceria com o Conselho Tutelar de Afogados também foi outro destaque feito pela coordenadora. Segundo ela, o Conselho tem sido valioso no acompanhamento de casos de violência contra meninas e adolescentes.

A Audiência Pública reuniu representantes de Conselhos Comunitários de Bairros, organizações de mulheres, diversas Secretarias Municipais, representantes da Secretaria da Mulher de Pernambuco, vereadores Igor Mariano, Luís Besourão e Augusto Martins, Polícia Militar de Pernambuco e o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, que representou o Prefeito José Patriota durante a audiência. “Lutar para que as mulheres possam ter uma vida digna, com respeito, plena nos seus direitos de cidadania, é um compromisso inegociável da gestão municipal. Tudo que estiver ao nosso alcance está sendo feito para contribuir no enfrentamento à violência contra as mulheres,” afirmou o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.

Durante a Audiência Pública foram realizadas mesas temáticas abordando questões relacionadas às normas técnicas para o fortalecimento da rede de enfrentamento, sobre as medidas práticas de proteção às vítimas de violência, além de questões pertinentes a instalação da câmara técnica.