Santa Terezinha tem apagão de dados da Covid-19
Segundo relato de uma fonte ao blog, o cenário é de abandono.
Por André Luis
O blog tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de Covid-19, no Sertão do Pajeú. Todos os dias apresentamos um levantamento com os números dos casos positivos, recuperados e dos óbitos, dos dezessete municípios que compõem a região.
Nos últimos dias a coordenação do Laboratório Central de Pernambuco vem informando, que alguns resultados seguem apresentando atrasos devido ao ataque de hacker’s no sistema de informação do Ministério da Saúde. Ainda assim, a maioria dos municípios da região continuam divulgando os seus boletins epidemiológicos diariamente.
A exceção, é o município de Santa Terezinha, no Alto Pajeú. Já divulgamos, anteriormente, a dificuldade em acompanhar os números daquele município. Além da falta de transparência na divulgação diária dos boletins, outra dificuldade encontrada é buscar dados anteriores, visto que no site oficial da Prefeitura, a série dos boletins não é disponibilizada, assim como nas redes sociais oficiais – No stories do Instagram da Secretaria de Saúde até tem alguns, mas não todos.
Uma fonte, que preferiu não ser, relatou que a situação no município é de abandono. “Aqui tá fora do sério, o povo testa positivo e continua andando nas ruas. Depois da eleição sumiram foi tudo. Até os médicos tão indo embora”.
O último boletim epidemiológico foi divulgado no dia 24 de novembro, com os dados do dia 23 e apresentou os seguintes dados: 455 casos confirmados, 55 em investigação, 379 recuperados e 11 óbitos.
A prática, dificulta, tanto para a imprensa como para a população em geral acompanhar a evolução da doença na cidade. Além de passar a falsa sensação de segurança, o que leva as pessoas a negligenciarem os cuidados necessários para se evitar a contaminação.
A transparência na divulgação dos casos de Covid-19, é de extrema importância para o combate a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Afinal, informação correta e verdadeira pode salvar vidas.



O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) recebeu, no Recife, o vice-prefeito de Lagoa Grande, Ítalo de Vilma, para tratar de ações voltadas aos serviços de saúde e à infraestrutura do município com secretários do Governo de Pernambuco.

Serra chegou a 107 mortes por Covid, 304 casos em investigação e apenas 2 vagas na UTI dos hospitais Agamenon Magalhães e Eduardo Campos. Afogados também confirma mais dois óbitos e chega a 38. UTI do HREC também está com 100% de lotação
Durante participação no Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta terça-feira (28), o ex-prefeito de Iguaracy e atual assessor especial da Casa Civil de Pernambuco, Zeinha Torres, voltou a demonstrar confiança na força política da governadora Raquel Lyra (PSD), afirmando acreditar que ela será reeleita já no primeiro turno.











Você precisa fazer login para comentar.