Notícias

Santa Terezinha: presidente da Câmara cobra adicional para profissionais da unidade mista

Por Nill Júnior

O vereador e presidente da Câmara de Santa Terezinha,  Adalberto Gonçalves Júnior, Doutor Júnior, apresentou a indicação 08/2020.

Nela, solicita ao prefeito  Geovane Martins, o Vaninho de Danda,  no sentido que seja pago o adicional de insalubridade aos profissionais da Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha – (HPP).

Eles atuam na linha de frente no combate à COVID-19.

“Enfrentamos uma pandemia causada pelo novo coranavírus, que assola todo nosso país, inclusive com caso já confirmado em nosso município. Os profissionais de saúde estão sendo afetados diretamente pela onda de contágio, mas arriscam diariamente suas vidas para cuidarem dos enfermos que são acometidos por essa doença”, justifica.

A cada dia cresce o número desses profissionais que são contaminados e muitos já vieram a óbito no país é Pernambuco.

“Por isso se faz necessário que seja atribuída, a remuneração dos mesmos, uma compensação por tão grandioso esforço e coragem, nos tempos mais difíceis que a nossa geração tem enfrentado”, argumenta.

Outras Notícias

Prefeitura opta por “pratas da casa” no Fim de Ano de Afogados

Falando ao Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira Edgar Santos deu detalhes da programação de final de ano na cidade, que vive a Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Edgar admitiu que as dificuldades financeiras até ameaçaram a contratação das atrações, e que a prefeitura […]

Leandro do Acordeon será uma das atrações

Falando ao Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira Edgar Santos deu detalhes da programação de final de ano na cidade, que vive a Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Edgar admitiu que as dificuldades financeiras até ameaçaram a contratação das atrações, e que a prefeitura resolveu priorizar artistas locais. Edgar informou que chegou a pensar em não fazer a festa. “Esse era o primeiro pensamento. Essa situação que a gente vive hoje não é fácil.”

A programação será na Praça de Alimentação. Hoje, o parque de diversões já começa seu funcionamento. Hoje às 21h, Adelino do Acordeon, Nino do Acordeon, Nice e Júnior Galdino, Lucinha Amaral e Júlio e Paulo Márcio.

Sexta, dia 22, às 20h Sexteto de Sopro na Praça Arruda Câmara. Dia 23, 20h, a Cantata Natalina na Praça Arruda Câmara em frente à Catedral. Dia 24, Leandro do Acordeon com banda na Praça de Alimentação às 21h.  Dia 25, o Papai Noel que atua no Shopping Recife, às 18h na Praça Arruda Câmara.

Dia 27, Cortejo Cultural, com concentração no Mercado Público às 18h, desfile pelas ruas até a Praça Arruda Câmara. Participação da Orquestra Show de Frevo, Balé Cultural, Capoeira Cordão de Ouro, Côco de Iguaracy, escritores, tabaqueiros, quadrilha Arrasta Chinela e Vaqueiros.

Dia 28, 21h, Igor Alves, o Tenor de Triunfo, na Praça de Alimentação. Dia 29, na Praça de Alimentação, apresentações culturais.

Dia 30, na Praça de Alimentação 21h, Quarteto do Samba, Gustavo Pinheiro e Banda. Dia  31, DJ W Rocha, 21h. À zero hora, show pirotécnico. Em seguida, Forró Blecaute.

A programação termina dia 1º de janeiro, 21h na Praça de Alimentação, Clara Mascena, Lindomar Souza e Júnior & Emanuel com banda.

Júri de fisioterapeuta acusado de matar esposa só deve terminar nesta quarta-feira

Já foram ouvidas duas testemunhas de defesa, duas de acusação, um fisioterapeuta, o delegado Ubiratan Rocha e dois médicos legistas. Não há garantia de absolvição ou condenação O repórter Marcony Pereira acompanhou para a Rádio Pajeú, nesta terça-feira (14), o início do julgamento do fisioterapeuta Cleyton Leite. Ele foi preso em 15 de outubro de […]

Já foram ouvidas duas testemunhas de defesa, duas de acusação, um fisioterapeuta, o delegado Ubiratan Rocha e dois médicos legistas. Não há garantia de absolvição ou condenação

O repórter Marcony Pereira acompanhou para a Rádio Pajeú, nesta terça-feira (14), o início do julgamento do fisioterapeuta Cleyton Leite. Ele foi preso em 15 de outubro de 2020 acusado de matar a esposa, Aiane Michele Pereira Gomes Leite, de 26 anos, dia 28 de setembro do mesmo ano. 

Segundo informações do repórter, o julgamento, que acontece no Fórum Laurindo Leandro Lemos em Afogados da Ingazeira, começou por volta das 10h. 

“Na primeira hora do júri foram escolhidos pelos advogados de defesa e acusação, as sete pessoas que iriam compor o conselho de sentença, sendo seis mulheres e um homem. Logo depois eles receberam um resumo dos altos do processo e tiveram 15 minutos para fazer a leitura”, explicou Marcony.

Na sequência as testemunhas começaram a ser ouvidas. Jane Cátia (secretaria da clínica) e a Drª Daniele Tárcia, que atuava na clínica junto com o fisioterapeuta. Ambas de defesa. 

Depois foram ouvidas duas testemunhas de acusação: Valéria Soares Gomes e Ana Paula Pereira Gomes Santos. Prima e irmã de Aiane respectivamente.

Também foram ouvidos o médico fisioterapeuta Hebert Tiago da Silva Lima, e o delegado Ubiratan Rocha. Ambos participaram de forma on-line. Segundo Marcony Pereira, por volta das 19h, o júri ouviu o médico legista Gustavo Henrique Bezerra dos Santos, responsável pelo laudo que indicou que Aiane sofreu estrangulamento. 

“Além do legista, mais duas testemunhas serão ouvidas até o fim da noite desta terça-feira. Pelo que apurei, a previsão é que o júri se estenda até amanhã”, relatou Marcony. Um outro legista, João Batista Montenegro, contratado pela família do fisioterapeuta para desconstruir a versão oficial apresentada nos autos, também falou. Quem esteve acompanhando diz que o quadro sobre condenação ou absolvição ainda é incerto.

Relembre – A investigação do delegado Ubiratan Rocha indicou a ligação de Cleyton com a morte de sua esposa. Aiane teria sido encontrada pela secretária atendente da clínica, enquanto Cleiton atendia a um paciente em sua sala.

As primeiras informações eram de suicídio, mas a polícia e família teriam desconfiado do comportamento do profissional. A investigação do então delegado Ubiratan Rocha indica que teria havido maquiagem do local do crime e o acusou de feminicídio. O laudo tanatoscópico indicou que ela não se matou e sim foi vítima de estrangulamento.

Natural de Itapetim, Cleiton Leite comandava o programa Mais Saúde, aos domingos, na Rádio Pajeú FM, com retransmissão para a Rádio Gazeta FM, em São José do Egito. Ele estava se preparando para voltar a apresentar o programa. Para a polícia estava foragido, usando argumento de que estava em tratamento. A defesa nega e diz que ele estava em choque, em uma clínica psiquiátrica.

Aiane, era natural de Tabira e estava casada com Cleiton Leite há menos de um ano. O relacionamento vinha sendo bastante conturbado segundo áudios que a família disponibilizou para a polícia, outra versão negada pela defesa do fisioterapeuta. Familiares de Aiane prometeram acompanhar o Júri Popular.

O advogado Ricardo Siqueira, que defende Cleyton Leite, disse hoje ao programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que vários procedimentos desde a prisão até a instrução do processo, seriam alvo de questionamentos. O primeiro deles, o da divulgação de um caso em segredo de justiça.  “Toda a imprensa tem noticiado expondo o nome do profissional”. Ainda diz que mesmo o laudo tanatoscópico não garante a tese de feminicídio.

Raquel Lyra condena atentado a Ângelo

A governadora Raquel Lyra acaba de se manifestar sobre o ataque ao prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. “Soube agora do atentado ocorrido contra o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. Estou acompanhando de perto seu estado de saúde e rezando por sua recuperação. A Secretaria de Defesa Social já está atuando no caso com determinação de […]

A governadora Raquel Lyra acaba de se manifestar sobre o ataque ao prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira.

“Soube agora do atentado ocorrido contra o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. Estou acompanhando de perto seu estado de saúde e rezando por sua recuperação. A Secretaria de Defesa Social já está atuando no caso com determinação de apuração rigorosa”, disse na rede social X.

Pelo que o blog apurou, Raquel se prontificou e disponibilizou transporte aéreo para Ângelo, caso necessário, em contato com a família do prefeito.

Ela e a vice-governadora Priscila Krause acompanham de perto a evolução do quadro do gestor, segundo informações apuradas pelo blog junto a auxiliares.

CREF 12 promove Semana do Profissional de Educação Física em setembro

No dia 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação em todo o país. Uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão.  No Recife, a Lei Municipal 18.681/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior, e sancionada em 2020, institui, no calendário oficial de eventos do […]

No dia 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação em todo o país. Uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. 

No Recife, a Lei Municipal 18.681/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior, e sancionada em 2020, institui, no calendário oficial de eventos do município do Recife, a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, na primeira semana do mês de setembro.

Já em Pernambuco, a Lei Estadual 16609/2019 institui, na primeira semana de setembro, a Semana Estadual do Profissional de Educação Física em todo o estado.

O Prof. Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), aproveita a Semana do Profissional de Educação Física para cobrar mais reconhecimento e valorização para a categoria.

Beltrão defende que as aulas de Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, sejam ministrados única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no CREF. O presidente defende ainda aulas diárias (segunda a sexta-feira) de Educação Física para todos os estudantes da Educação Básica (Educação infantil ao Ensino Médio).

“É imprescindível melhorar as condições de trabalho do Profissional de Educação de Física. Queremos quadras cobertas em todas as escolas; sala de dança, ginástica e lutas; apoio a projetos sociais, compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física. A nossa profissão é essencial nas políticas públicas de educação, saúde, esportes, segurança pública, ressocialização, turismo, lazer, assistência social, juventude, entre outras áreas transversais que a Educação Física faz a diferença”, ressalta Lúcio Beltrão.

O CREF12/PE cobra a inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais.

Confira a programação durante a Semana do Profissional de Educação Física:

SIMPOCREF: O CREF12/PE vai promover no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco, palestras gratuitas e a participação de Profissionais de Educação Físicas especialistas sobre temas relevantes na área da Educação Física, entre os dias 01 e 03 de setembro. As inscrições são feitas pelo Sympla do CREF12/PE. 

I CIRCUITO DE VÔLEI DE PRAIA DO CREF12/PE: no dia 03 de setembro no Sesc de Piedade. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] até o dia 01 de setembro. Podem participar Profissionais de Educação Física inscritos no Conselho e estudantes do curso de Educação Física devidamente matriculados em uma instituição de ensino. 

LUZ VERDE: A comemoração desta data vai muito além de prestigiar uma categoria de profissionais, mas uma oportunidade de lembrar à sociedade sobre a importância da prática regular de exercícios físicos com Profissionais de Educação Física habilitados junto ao CREF12/PE e o trabalho destes profissionais para a qualidade de vida e a saúde pública.

Por isso, o CREF12/PE propôs às prefeituras que participem com outras instituições do País da campanha de iluminar de VERDE os prédios e locais públicos e/ou privados (praças, parques, teatro, cinema, Câmara de Vereadores, Prefeitura, etc) durante o mês de setembro. A cor VERDE que representa às profissões da área da Saúde como os Profissionais de Educação Física que estão diretamente relacionados com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

Coluna do Domingão

A política como ela é O cenário político brasileiro é marcado por reviravoltas, alianças surpreendentes e mudanças de posicionamento ao longo dos anos. Um exemplo notório dessa dinâmica é a trajetória do presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, através de suas redes sociais, recentemente expressou elogios ao presidente Luiz […]

A política como ela é

O cenário político brasileiro é marcado por reviravoltas, alianças surpreendentes e mudanças de posicionamento ao longo dos anos. Um exemplo notório dessa dinâmica é a trajetória do presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, através de suas redes sociais, recentemente expressou elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta dos investimentos anunciados para o estado durante a sua última visita que aconteceu nesta quinta e sexta passadas.

“Muito bom ter um presidente que reconhece o valor estratégico de investir no Nordeste e trata Pernambuco com tanto carinho e visão de futuro. Só agradecer ao presidente Lula pelo anúncio da segunda etapa da Refinaria Abreu e Lima e pela instalação da Escola de Sargentos em nosso estado. Mais desenvolvimento e milhares de empregos pros pernambucanos e pernambucanas. O Brasil voltou!”, escreveu Câmara em seu Instagram. 

Em uma reviravolta que evidencia as complexidades da política, Paulo Câmara, em 2016, enquanto governador de Pernambuco pelo PSB, liberou quatro secretários estaduais para votarem a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Entre esses secretários estavam nomes como Danilo Cabral, Felipe Carreras, Sebastião Oliveira e André de Paula.

A escolha de Câmara em apoiar o impeachment criou um distanciamento notável entre ele e o Partido dos Trabalhadores. Com a saída de Dilma Rousseff do poder, Michel Temer assumiu a presidência e iniciou uma série de mudanças sociais no país. A política brasileira, então, caminhava por trilhos distintos, afastando os antigos aliados.

Entretanto, as águas políticas continuaram a se movimentar. Em 2018, Jair Bolsonaro venceu as eleições presidenciais, marcando uma relação tumultuada com Paulo Câmara e Pernambuco. Esse distanciamento pode ter sido interpretado como uma espécie de castigo pelo apoio ao impeachment de Dilma Rousseff.

Surpreendentemente, em meio às transformações políticas, Paulo Câmara demonstrou abertura para apoiar a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma eleição presidencial acirrada, Lula saiu vitorioso sobre Bolsonaro, alcançando a presidência em um segundo turno. O gesto de apoio de Câmara à campanha de Lula foi recompensado quando o petista o nomeou como presidente do Banco do Nordeste.

Esse retorno de Paulo Câmara à esfera de influência de Lula destaca a fluidez das alianças políticas no Brasil. As relações entre partidos e políticos podem oscilar, criando um cenário onde adversários de ontem tornam-se aliados de hoje. O presidente do Banco do Nordeste agora destaca o reconhecimento do presidente Lula pelo valor estratégico de investir no Nordeste, evidenciando uma reconciliação política que surpreende os observadores mais atentos.

Em meio às mudanças de cenário, é evidente que a política brasileira é um campo fértil para reviravoltas e alianças inesperadas. Paulo Câmara, ao longo de sua trajetória, ilustra como as relações políticas no país são permeadas por complexidades e surpresas, onde as alianças podem se desfazer e se refazer ao sabor das circunstâncias políticas do momento.

Novela mexicana

Em São José do Egito, a sucessão do prefeito Evandro Valadares se transformou em uma trama estilo novela mexicana cheia de reviravoltas. O vice-prefeito Ecleriston Ramos e o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, surpreenderam ao desistirem, citando motivos pessoais e conflitos políticos. 

O drama inclui alegada interferência do Secretário de Saúde Paulo Jucá, gerando tensões públicas. Os vereadores da situação buscam solução, cogitando nomes como Edilio Lira e George Borja. O coordenador Lula Vieira confirmou desistências, indicando a busca por um terceiro nome. 

A novela política promete capítulos intensos, com possíveis alianças inesperadas e a sucessão longe de um desfecho final. A cidade aguarda ansiosamente os próximos acontecimentos.

Bate rebate

Na última semana, o Debate das Dez da Rádio Pajeú foi palco de uma amostra do que vai ser a campanha política em Carnaíba.

Na quarta-feira (17), a pré-candidata à prefeitura de Carnaíba, Ilma Valério, ela criticou a atual situação de Carnaíba, mencionando casos de pessoas recebendo sem prestar serviços. Ilma ressaltou a necessidade de uma gestão mais eficiente, prometendo ações voltadas para a população, como a desvinculação da saúde de atos políticos.

Na quinta-feira (18), o prefeito Anchieta Patriota, buscando direito de resposta, refutou as críticas de Ilma e destacou os avanços conquistados durante sua gestão. Rejeitou a ideia de que ser prefeito seria um sacrifício e enfatizou a revolução na educação.

O embate eleitoral em Carnaíba começa a ganhar forma e promete ser um dos mais animados da região. 

É, ou não é, Anchieta?

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, não poupou palavras ao contestar veementemente a informação de que seu sobrinho, Berg Gomes, seria o pré-candidato a prefeito pelo grupo governista. A fala aconteceu durante o Debate das Dez da Rádio Pajeú, na última quinta-feira (18), quando o prefeito se viu provocado por um ouvinte ávido por esclarecimentos, que questionou o fato de Berg não manter negócios na cidade.

“”Eu não anunciei que ele é candidato, eu ainda vou anunciar meu candidato”, enfatizou Anchieta.

A promessa

Um áudio do ex-vereador Zé Negão, que recentemente circulou em diversos grupos de WhatsApp na cidade, trouxe à tona uma estratégia política peculiar que promete agitar os bastidores eleitorais. Segundo as informações compartilhadas, Danilo Simões, pré-candidato a prefeito pela oposição de Afogados da Ingazeira, estaria considerando usar os nomes de seus pais como parte central de sua campanha eleitoral.

No áudio, Zé Negão comenta sobre uma pesquisa recente que apontou Danilo Simões com 14% das intenções de voto. O ex-vereador revela que agora o candidato surge como “Danilo de Giza e de Orisvaldo” e promete que o próximo levantamento mostrará um salto significativo na popularidade do pré-candidato.

Perigo para a saúde

A equipe da Vigilância Sanitária de Afogados da Ingazeira realizou inspeções nos quiosques e estabelecimentos que estavam comercializando bebidas no encontro de motociclistas.

A ação teve o objetivo de coibir a venda de bebidas falsificadas ou que passaram do prazo de validade.

Na sexta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde divulgou em seu perfil no Instagram, que a Vigilância em Saúde, apreendeu bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que estavam sendo comercializadas fora do prazo de validade.

Frase da semana

“Nós não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles serão consagrados aqui dentro. E eu não quero que o Nordeste tenha coisas tiradas de outros estados, eu só quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros”.

Do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de assinatura do decreto que cria o Campus Avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE).