Repórter Popular: vídeo mostra carga ilegal deixando o Pajeú
Poucos dias depois do importante encontro entre a Diocese de Afogados da Ingazeira e representantes do Governo do Estado, prefeituras e ONGs, o repórter popular Petrônio Pires enviou ao blog mais um flagrante de transporte ilegal de madeira nativa. Observe pelo vídeo. “Olha aí o desmatamento e o transporte pela madrugada. Eu passei por oito caminhões desses”, denuncia.
Aliás, uma das conquistas do debate foi despertar nos cidadãos o sentimento de, na busca de proteger nossos recursos naturais, fazer esses registros.
Segundo o Grupo de Trabalho Fé e Política, formado por organizações não governamentais e movimentos sociais na luta pela preservação e conservação da caatinga na região do Pajeú, é grave retirada ilegal de madeiras de plantas nativas para a comercialização na Região. Em alguns casos, chegam a carregar 25 caminhões por semana.
Dentre os encaminhamentos, o Bispo Dom Egídio Bisol reforçou a necessidade de que a Secretaria de Meio Ambiente utilize “todos recursos humanos e financeiros” para combater o desmatamento.