Notícias

Reformulação de parte do secretariado de Sandrinho é urgente, analizam blogueiros

Por Nill Júnior

Eles também avaliaram quais são as melhores e piores gestões do Pajeú

O primeiro Debate das Dez de 2026 recebeu cinco dos principais blogueiros do Pajeú: Jefferson Almeida (Afogados Conectado), Romero Morais (Mais Pajeú), Itamar França (Blog do Itamar), Juliana Lima (Blog Juliana Lima) e Pedro Araújo (PE Notícias).

O debate teve uma unanimidade: todos destacaram a necessidade de oxigenação na equipe do governo Sandrinho Palmeira, do PSB, para evitar perda de popularidade e piora na avaliação que é tida como regular para a população,  como revelou pesquisa do Instituto Múltipla. Aliás,  o blogueiro Itamar França revelou ter dados que mostram uma aprovação ainda menor, de 55%.

Dentre os diagnósticos, a leitura de que é a gestão,  e não o caso Jandyson Henrique,  que tem impactado negativamente o governo. A demora em entregar ações como a municipalização plena do trânsito,  o Pátio da Feira,  o Parque de Energia Solar,  além do bate cabeça de alguns secretários tem impactado a gestão. Todos disseram que é necessária uma reforma administrativa e que Sandrinho deve encarar 2026 diferente do que foi 2025.

Uma das leituras é de que há fadiga de material e uma manutenção de parte dos nomes há mais de 20 anos em funções de destaque no governo. Isso estaria passando a impressão de que Sandrinho acaba virando refém de parte desse setor e de parte do empresariado.

Um componente importante é o pessoal: Sandrinho não tem avaliação pior por conta de sua boa imagem junto à opinião pública. Mas precisa encarar 2026 como o ano da virada, implementando um novo tempo na gestão e retomando ferramentas como as reuniões de monitoramento. Os 61% de aprovação nem devem ser comemorados,  como quis fazer o movimento de apoiadores do prefeito,  nem representam terra arrasada. Se vão melhorar ou piorar, a chave está com Sandrinho. Fatores como a possível eleição de João Campos podem contribuir para melhorar a gestão. Também que ele pessoalmente precisa se comunicar mais nas redes.

Enquete

O programa quis saber qual melhor e pior secretaria da gestão. Uma curiosidade: 100% dos ouvintes citaram a Saúde como melhor pasta. Mas a Secretaria de Arthur Amorim também liderou o levantamento da pior pasta,  com 50% de citações,  seguida pela Agricultura de Valberto Amaral (30,7%), Trânsito de Flaviana Rosa (7,8%), Educação tocada por Wiviane Fonseca (5,7%),Assistência Social coordenada por Madalena Leite (3,8%) e Comunicação,  do assessor Rodrigo Lima (2%). As demais não foram citadas para o bem ou para o mal.

Melhores x piores gestores do Pajeú 

Os blogueiros avaliaram quem na opinião deles faz o melhor e o pior trabalho na região.  Dentre os melhores, Flávio Marques (5 citações) Aline Karina (2 citações) e Fredson Brito (1 citação). Os citados como piores foram Pedro Alves (2 citações), Márcia Conrado (2 citações), Sandrinho Palmeira e Giba Ribeiro (uma citação cada).

Outras Notícias

Sicoob Pernambuco reúne associados da agência Afogados em Pré-assembleia

Evento foi bastante prestigiado e preparou a realização da Assembleia de 26 de abril Fotos: Cláudio Gomes e Wally Ricardo A Diretoria do  Sicoob Pernambuco realizou no Kabbana Recepções, em Afogados da Ingazeira, a sua Pré-assembleia Geral Extraordinária e Ordinária 2023. A atividade ocorre em preparação à Assembleia que ocorre dia 26 de abril. Autoridades […]

Evento foi bastante prestigiado e preparou a realização da Assembleia de 26 de abril

Fotos: Cláudio Gomes e Wally Ricardo

A Diretoria do  Sicoob Pernambuco realizou no Kabbana Recepções, em Afogados da Ingazeira, a sua Pré-assembleia Geral Extraordinária e Ordinária 2023.

A atividade ocorre em preparação à Assembleia que ocorre dia 26 de abril. Autoridades como o prefeito Sandrinho Palmeira, vereadores, comerciantes, representantes da área de serviços, sociedade civil e igrejas deram um quórum representativo de cooperados da instituição.

Pela instituição, participaram o Presidente presidente do Sicoob Pernambuco e Central Nordeste, José Evaldo Campos, o Diretor Organizacional e de Risco, Thiago Medeiros, e Karlyne Soares, gerente do Sicoob de Afogados da Ingazeira, além de colaboradores.

Evaldo fez um histórico do Sicoob desde sua criação em 1999 até hoje. Falou também da finalidade da Pré-assembleia em preparação para a Assembleia do dia 26 de abril. Sobre o crescimento, disse que a cooperativa pulou de cem sócios em seu nascedouro para 56 mil.

Também falou sobre a regulação das cooperativas pelo Banco Central, da discussão de seus rumos com os associados, da relação próxima em comparação às instituições convencionais. Reguladas pelo Banco Central .

Thiago falou da filosofia e das vantagens da cooperativa de crédito, como o direito a voto, adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação,  formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Outros destaques foram as soluções práticas e modernas, melhores taxas de juros, recursos alocados na região ,  atendimento mais humano e personalizado, mesma garantia e segurança de outras instituições e participação nos resultados.

Em 2022, de 108 novas agências, cinco nasceram em Pernambuco. No estado, são 34 pontos de atendimento, 28 agências em 26 municípios, além de 6 agências na Paraíba e atendimento digital com atuação em todo o Brasil.

A pré-assembleia apresentou sugestões de modernização do Estatuto Social, além de trazer a apresentação da prestação de contas de 2022. O crescimento em negócios comparado ao ano anterior foi de 24,9%.

Houve incremento no capital de crédito, investimento no Agronegócio, ampliação de quase 34% nos depósitos totais, o que representa confiança na instituição, ampliação do Fundo de Reserva e outras conquistas. A ideia é fazer com que a partir desses números, a sociedade participe cada vez mais do Sicoob.

Evaldo ainda destacou o desenvolvimento de pessoas e formação do Sicoob, hoje com 280 colaboradores no estado.

Karlyne Soares, gerente do Sicoob Afogados da Ingazeira, destacou o papel da instituição no município, enobreceu seus colaboradores e se colocou a disposição.

Todas as propostas para a Assembleia do dia 26 de abril foram aprovadas por aclamação pelos presentes.

São José do Egito confirma mais um caso de Covid-19

Município chega a 29 casos confirmados. Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de São José do Egito, confirmou mais um caso de Covid-19. A informação foi passada através do boletim epidemiológico, que informa ainda que a confirmação se deu através de teste rápido. Ainda segundo o boletim, a paciente encontra-se bem, esta em casa […]

Município chega a 29 casos confirmados.

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de São José do Egito, confirmou mais um caso de Covid-19.

A informação foi passada através do boletim epidemiológico, que informa ainda que a confirmação se deu através de teste rápido.

Ainda segundo o boletim, a paciente encontra-se bem, esta em casa e segue sendo monitorada pela equipe da secretaria de saúde. A Secretaria também informou que foi descartado mais um caso.

Após a divulgação do boletim, São José do Egito agora conta com 29 casos confirmados, 17 curados, 5 casos em investigação e 19 descartados.

PATRIOTAS realiza novo encontro em Afogados mirando 2020

Na noite desta quinta-feira dia 14 de fevereiro, o Partido Patriotas realizou mais uma reunião na chácara Cassimiro. Na pauta fortalecimento do partido visando as eleições municipais de 2020 e discussão da nova lei eleitoral para o próximo pleito que se aproxima. Convidado, o vereador Augusto Martins falou sobre o papel do vereador. Segundo o presidente do […]

Na noite desta quinta-feira dia 14 de fevereiro, o Partido Patriotas realizou mais uma reunião na chácara Cassimiro.

Na pauta fortalecimento do partido visando as eleições municipais de 2020 e discussão da nova lei eleitoral para o próximo pleito que se aproxima. Convidado, o vereador Augusto Martins falou sobre o papel do vereador.

Segundo o presidente do partido Felipe Cassimiro Xavier a reunião foi muito produtiva. O próximo encontro reunião ficou marcado para 14 de março. Participaram da reunião os vereadores Sargento Argemiro, Augusto Martins, Agnaldo Rodrigues (Cancão) e Rubinho do São João.

Os simpatizantes do partido André da UPA, Naldo do Laura Ramos, Antonio Ricardo (Pastor) e sua esposa e os Suplentes de vereador Douglas Eletricista, Cícera do Leite, Clério Alberto, Piaba da Ponte, Isaías Lourenço e Edvaldo Cosméticos.

Ainda participaram os pré- candidatos a vereador, Lau Silva, Professora Rosa, Lena Braz, Núbia do Miguel Arraes, Lena Vidal, Jackson, Charles Maia, que querem tentar novo mandato em 2020.

A prefeitos sertanejos, Paulo confirma volta ao Pajeú e Moxotó

O governador Paulo Câmara virá novamente às regiões do Pajeú e Moxotó. Câmara confirmou a informação aos prefeitos e líderes do Pajeú que participaram do encontro estadual do PSB. Nomes como Luciano Torres, José Patriota e Sandrinho Palmeira receberam a informação. O governador também confirmou a informação ao blogueiro Júnior Finfa. A sua agenda começará […]

O governador Paulo Câmara virá novamente às regiões do Pajeú e Moxotó. Câmara confirmou a informação aos prefeitos e líderes do Pajeú que participaram do encontro estadual do PSB.

Nomes como Luciano Torres, José Patriota e Sandrinho Palmeira receberam a informação.

O governador também confirmou a informação ao blogueiro Júnior Finfa. A sua agenda começará pela cidade de Custódia na quinta-feira pela manhã. Tabira e Serra Talhada também estão na agenda.

Prefeito de Santa Maria da Boa Vista promete cortar salários e até afastar conselheiros sem vacina

George Duarte disse à Rádio Pajeú que conselheiros tutelares desafiaram autoridades dizendo que ninguém os obrigava a vacinar contra Covid. Reunião esta manhã definirá futuro do trio negacionista. “Lidam com crianças, adolescentes e famílias” O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP), falou a este blogueiro sobre a decisão que barrou três […]

George Duarte disse à Rádio Pajeú que conselheiros tutelares desafiaram autoridades dizendo que ninguém os obrigava a vacinar contra Covid. Reunião esta manhã definirá futuro do trio negacionista. “Lidam com crianças, adolescentes e famílias”

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP), falou a este blogueiro sobre a decisão que barrou três conselheiros tutelares que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19 e foram barrados no acesso ao prédio do Conselho.

O prefeito, que está em Brasília na marcha da CNM, falou à Rádio Pajeú. “No final de outubro e início de novembro morria uma pessoa por dia aqui. eu poderia baixar um decreto mas não fiz isso. Convidei a sociedade, igrejas, CDL, donos de bares, clubes, para tomarmos uma decisão. Fizemos um levantamento da Saúde para um processo de testagem em massa. Em uma rua com um positivado, testávamos toda a rua”.

Dia 5 de novembro foi baixado um decreto para todos os servidores, funcionários de estabelecimentos bancários e outros espaços apresentar o cartão de vacinação. “A vacina não evita contaminação, mas evita mortes. Tínhamos apenas 26 mil vacinados. Em um mês passamos de 26 mil pra 31 mil. Com  a segunda, de 16 pra 25 mil vacinados. Santa Maria da Boa Vista tem 42 mil habitantes.

Foram  várias campanhas de vacinação, incluindo prontidão na feira às sextas, no interior do município, na sede e com uma unidade volante. “A pessoa liga e a equipe vai vacinar. Há um trabalho nas escolas e entorno. Diminuímos significativamente o número de não vacinados e as mortes. Depois dessa campanha tibemos apenas um óbito”.

O prefeito disse que pra sua surpresa, foi informado que alguns conselheiros tutelares não tomavam a vacina e diziam que ninguém os obrigava. “Eles não apresentaram cartão de vacina e disseram que não tinha quem fizesse. Como é que lidam com crianças e adolescentes, famílias e tomam essa decisão? A Vigilância foi lá. Pedimos a força policial. Hoje eu provoquei o Ministério Público. Chamamos assessoria jurídica, Secretaria de Saúde e Conselheiros. Se não se vacinarem, terão o salário cortado. Caso se recusarem definitivamente, vamos ver como exonerar e colocar os suplentes. As pessoas não podem comprometer a vida dos outros”.

Ele disse ter recebido ameaças de todas as formas no cumprimento de sua missão de preservar vidas. “Aqui todas as decisões são colegiadas. Clubes foram fechados por descumprimento, cancelamos Reveillon e Carnaval. Tudo para salvar vidas”.