Notícias

Quebra da maior rapadura do mundo marca encerramento da 27ª Feira da Rapadura

Por André Luis

O encerramento da 27ª edição da Feira da Rapadura reuniu milhares de pessoas em Santa Cruz da Baixa Verde em um evento que reafirmou o papel da cidade como referência cultural e econômica do Sertão do Pajeú.

Um dos momentos mais aguardados foi a quebra da maior rapadura do mundo, com mais de 20 toneladas, que foi distribuída entre o público após o corte simbólico. Também ocorreu a quebra do maior alfenim da região, mantendo viva uma tradição que movimenta moradores e visitantes.

A programação do palco cultural contou com apresentações de grupos locais e regionais, voltadas à valorização da arte, da dança e da música populares.

Durante o dia, o carro da Pitú animou o público com shows de Dedé da Pedra e André do Acordeon. À noite, o palco principal recebeu as apresentações de Jotavê, Henry Freitas e Eduardo Costa, que atraíram mais de 30 mil pessoas, segundo a organização do evento.

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Doutor Ismael, destacou o resultado alcançado. “Sem dúvida, essa foi a maior Feira da Rapadura de todos os tempos. Vivemos dias históricos, com recorde de público, grandes atrações, importantes conquistas e, acima de tudo, com o sentimento de orgulho da nossa gente. Santa Cruz da Baixa Verde mostrou sua força e sua tradição”, afirmou.

Outras Notícias

Afogados vai a 18 casos de Covid-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que hoje foram confirmados dois novos casos no município, após testagem rápida em unidade de campanha. Trata-se de uma criança de cinco anos, sexo feminino, filha de um dos casos positivos anunciados na semana passada. “A criança passa bem, sem apresentar sintomas, e a família encontra-se […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que hoje foram confirmados dois novos casos no município, após testagem rápida em unidade de campanha.

Trata-se de uma criança de cinco anos, sexo feminino, filha de um dos casos positivos anunciados na semana passada. “A criança passa bem, sem apresentar sintomas, e a família encontra-se em quarentena domiciliar monitorada”.

O outro caso é o de um comerciante, 61 anos, que teve contato com um paciente positivo para covid-19. Assintomático, o teste do paciente apresentou IGG positivo, indicando que o mesmo já teve covid-19 mas não tem mais.

São quatro novos casos em investigação:

1. Profissional de saúde, sexo feminino, 25 anos, apresentou sintomas sugestivos para covid-19 e fez a coleta de swab pela equipe da nossa Unidade de Campanha.

2. Profissional de saúde, sexo feminino, 48 anos, apresentou sintomas sugestivos para covid-19 e fez coleta de Swab pela equipe da nossa Unidade de Campanha.

“As pacientes acima estão sendo monitoradas pelas nossas equipes da atenção básica e da vigilância em saúde. Todos estão cumprindo isolamento domiciliar”.

3. Paciente do sexo masculino, 06 meses, apresentou sintomas sugestivos para covid-19 e fez a coleta de swab no Hospital Regional Emília Câmara. O mesmo encontra-se internado em leito de isolamento no referido hospital.

4. Paciente do sexo masculino, 66 anos, deu entrada no Hospital Regional Emília Câmara com histórico de AVC e foi transferido para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, onde se encontra internado há alguns dias. A equipe do hospital em questão resolveu colher amostra de swab para investigar covid-19.

Hoje foram realizados 24 testes rápidos na unidade de campanha que deram negativo para covid-19.

“Por último, informamos que três pacientes positivos para covid-19 evoluíram para a cura no dia de hoje, após avaliação médica”.

Coordenador do Cimpajeú cumpre agenda nas Secretarias de Planejamento e Agricultura

Dêva Pessoa visitou Escritório de Projetos para incluir cidades em plano de resíduos sólidos   Na condição de Coordenador do Cimpajeú, o Prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa visitou o Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento em busca de recursos para viabilizar através do consórcio a inclusão de oito municípios que não foram contemplados pela […]

deva seplag
Dêva no Escritório de Projetos da Seplag

Dêva Pessoa visitou Escritório de Projetos para incluir cidades em plano de resíduos sólidos

 

Na condição de Coordenador do Cimpajeú, o Prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa visitou o Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento em busca de recursos para viabilizar através do consórcio a inclusão de oito municípios que não foram contemplados pela Codevasf na elaboração dos projetos de resíduos sólidos.

“Vamos trabalhar em duas frentes, com o Governo do Estado e Federal. Esta visita de trabalho aos técnicos da Seplag ficou acordada desde a última reunião do consórcio na cidade de Quixaba”,  informou ao blog.

Na lista das cidades que pretende-se emplacar nos projetos, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Flores, Custódia, Betânia e Sertânia.

Marconi Santana, Nilton Mota e Dêva Pessoa
Marconi Santana, Nilton Mota e Dêva Pessoa

Dêva ainda esteve em audiência com o Secretário de Agricultura Nilton Mota. Na pauta a cedência de uma perfuratriz e um trator de esteira para ficar a disposição dos municípios que integram o Consórcio.

Ele também se encontrou com o Assessor Marconi Santana, ex-prefeito de Flores, antes de conversar com o Secretario de Agricultura.

Lula acompanha discurso de Dilma ao lado de Chico Buarque e ex-ministros

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou nesta segunda-feira (29) o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff no julgamento final do processo de impeachment na galeria do plenário do Senado ao lado do cantor e compositor Chico Buarque e de ex-ministros da petista, entre os quais o ex-chefe da Casa Civil Jaques Wagner. Padrinho […]

lula_e_chico2

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou nesta segunda-feira (29) o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff no julgamento final do processo de impeachment na galeria do plenário do Senado ao lado do cantor e compositor Chico Buarque e de ex-ministros da petista, entre os quais o ex-chefe da Casa Civil Jaques Wagner.

Padrinho político de Dilma, Lula assistiu ao discurso da presidente afastada quieto, sem fazer comentários. Em alguns momentos, ele levava às mãos ao rosto.

Ao todo, 33 convidados de Dilma tiveram acesso à galeria, com visão privilegiada ao plenário onde Dilma será interrogada pelos senadores. O presidente do PT, Rui Falcão, o ex-presidente da OAB Marcello Lavenère e o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos,fazem parte da comitiva da presidente afastada.

Na sessão desta segunda-feira do julgamento do impeachment, Dilma tem direito a 30 minutos para fazer uma manifestação inicial. O prazo pode ser prorrogado a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que conduz o julgamento no Senado.

Frente a frente com os senadores, a presidente afastada discursou que é alvo de um “golpe de estado” e que não cometeu os crimes de responsabilidade pelos quais é acusada. Segundo ela, só os eleitores podem afastar um governo “pelo conjunto da obra”.

Dilma começou a discursar às 9h53, 15 minutos depois da abertura da sessão pelo presidente do julgamento, ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pronunciamento da presidente afastada antecede as três últimas etapas do julgamento – o interrogatório de Dilma pelos senadores, o debate entre acusação e defesa e a votação do impeachment pelos parlamentares.

Depois da manifestação inicial da presidente afastada, terá início o interrogatório da petista. Nesta etapa, Lewandowski e os 81 senadores poderão questioná-la.

Os senadores terão cinco minutos para formular suas perguntas. Não há prazo para a resposta de Dilma. Além disso, a presidente afastada não é obrigada a responder aos questionamentos.

Morte de garçom causa comoção em Afogados

A morte de um garçom conhecido pelo zelo com clientes,  alegria e bom atendimento causa comoção nas redes sociais em Afogados da Ingazeira. Segundo informações de Marconi Pereira ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú,  Erlandio Silva, conhecido por Ligeirinho, idade não informada,  faleceu após um mau súbito. Testemunhas alegaram que ele teria tido uma […]

A morte de um garçom conhecido pelo zelo com clientes,  alegria e bom atendimento causa comoção nas redes sociais em Afogados da Ingazeira.

Segundo informações de Marconi Pereira ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú,  Erlandio Silva, conhecido por Ligeirinho, idade não informada,  faleceu após um mau súbito.

Testemunhas alegaram que ele teria tido uma convulsão e morreu em um terreno nas imediações da Ponte Hortêncio Bezerra, ligação do centro com o São Francisco.

O corpo foi periciado no local para investigação da causa da morte. Pelo protocolo, vai buscar saber se o garçom já tinha problemas de saúde ou usou alguma substância que provocou sua morte. Sabe-se que ele era usuário de álcool,  mas não se pode ligar uma coisa à outra ainda.

Ligeirinho foi um garçom popular e querido em Afogados da Ingazeira. Durante anos foi garçom da Toca da Codorna, no São Francisco, e do Bar de Betinho.

Madalena diz que ainda não tratou de aproximação com Zeca, mas grupo articula unidade

A ex-prefeita Madalena Britto informou ainda não ter iniciado diálogos relacionados à campanha municipal do próximo ano. A Coluna do Domingão trouxe a informação de que há um grupo buscando reaproximá-la do ex-prefeito Zeca Cavalcanti, de quem já foi aliada. “Como consequência de uma vida voltada ao serviço público, o nosso nome tem sido lembrado […]

A ex-prefeita Madalena Britto informou ainda não ter iniciado diálogos relacionados à campanha municipal do próximo ano. A Coluna do Domingão trouxe a informação de que há um grupo buscando reaproximá-la do ex-prefeito Zeca Cavalcanti, de quem já foi aliada.

“Como consequência de uma vida voltada ao serviço público, o nosso nome tem sido lembrado de forma natural pelo segmento político e pelos arcoverdenses para o pleito eleitoral de 2024. Nossa caminhada sempre foi pautada pelo amplo diálogo com todos. Temos a firme convicção de que dias melhores são construídos a partir das discussões de ideias e propostas”.

Mas conclui: “Até o presente momento não realizei qualquer tratativa visando as eleições que serão realizadas no próximo ano. Mas, no momento oportuno, estarei pronta para dialogar com o nosso grupo e todos os que querem o bem do povo e o desenvolvimento de Arcoverde”.

Caso ocorra, a aliança é tida como muito forte para enfrentamento ao prefeito e candidato à reeleição Wellington Maciel. Já a divisão favorece o atual prefeito. O grupo que busca reaproximá-los tem nomes como o próprio vereador e presidente da Câmara Siqueirinha e a vereadora Célia Galindo.