Notícias

Programa vai dessalinizar água para abastecer 30 mil pessoas em Pernambuco

Por André Luis

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

As obras de implantação de sistemas de dessalinização do programa Água Doce começam na primeira semana de julho. São ações de melhoria hídrica do Agreste e Sertão do Estado. Serão instalados, neste momento, 93 sistemas de dessalinização, de 170 previstos.

A ação beneficiará Manari (Sertão), Itaíba, Águas Belas, Iati, Paranatama, Caetés e Capoeiras (Agreste). A previsão para a conclusão dos sistemas em 21 municípios é de até dois anos.

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) participou da sessão virtual de apresentação do programa, convidado pelo governador Paulo Câmara e pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, entre outros parlamentares estaduais e federais.

“Nos empenhamos diretamente para que a água potável chegasse ao município de Capoeiras. Pois, estivemos lá do ano passado e vimos de perto o sofrimento do povo. Na ocasião, nos comprometemos a fazer tudo que estivesse ao nosso alcance para tirar os moradores daquele sofrimento. Neste primeiro momento será contemplada a comunidade de Cascavel e, vamos continuar batalhando para que o programa se amplie para as localidades do Fidelão e Imbé”, afirma Carlos Veras.

Já estão em curso o Programa de Integração do São Francisco (PISF), que beneficiará 12 mil residentes em comunidades localizadas em um raio de até cinco quilômetros de distância dos canais Norte e Leste da Transposição, e a implantação de cisternas e perfuração de poços.

Outras Notícias

Criminosos que levaram dinheiro do BB de Belmonte estudaram minunciosamente ação

Ainda não há pistas sobre os criminosos que assaltaram a agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte na madrugada deste sábado (29). A agencia, que  fica localizada no centro, foi assaltada sem alarde ou com explosão de caixas, modus operanti comum nos últimos assaltos no estado. De acordo com informações da Polícia […]

belmonte-300x200Ainda não há pistas sobre os criminosos que assaltaram a agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte na madrugada deste sábado (29).

A agencia, que  fica localizada no centro, foi assaltada sem alarde ou com explosão de caixas, modus operanti comum nos últimos assaltos no estado.

De acordo com informações da Polícia Civil, o alarme da agência disparou e quando os policiais militares chegaram ao local constataram o crime. Os criminosos entraram por uma janela e arrombaram o cofre. A ação mostra que houve um planejamento prévio para saber como acessar o cofre.

Ainda não se sabe quantas pessoas teriam participado da ação, nem a quantia levada. Muito menos se as câmeras de segurança registraram algo relevante, já que o acesso se deu por uma janela e não pela frente da agência. O local foi isolado.

Frente Popular tem carreatas no Agreste

A Frente Popular de Pernambuco esteve no Agreste pernambucano durante agenda da chapa majoritária neste sábado (29). A manhã foi marcada por carreatas em apoio à candidatura do governador Paulo Câmara (PSB), que foram realizadas nos municípios de Bezerros e São Caetano e contou com a presença dos prefeitos Branquinho (PSB) e Jadiel Braga (PSDB), […]

A Frente Popular de Pernambuco esteve no Agreste pernambucano durante agenda da chapa majoritária neste sábado (29).

A manhã foi marcada por carreatas em apoio à candidatura do governador Paulo Câmara (PSB), que foram realizadas nos municípios de Bezerros e São Caetano e contou com a presença dos prefeitos Branquinho (PSB) e Jadiel Braga (PSDB), respectivamente.

Com aproximadamente sete quilômetros, a carretada em Bezerros passou pelos bairros de São José, Santo Antônio, Centro, Rosário e São Sebastião. “Bezerros nos recebeu de braços abertos nessa carreata. Isso mostra que a nossa campanha, além de ser feita de maneira limpa, tem os melhores projetos para garantir que Pernambuco continue na frente”, destacou Paulo Câmara.

Além do prefeito Branquinho e do vice Breno Borba, a agenda contou com a participação do deputado federal Danilo Cabral (PSB) e do estadual Waldemar Borges (PSB) e de lideranças locais.

Logo em seguida, Paulo Câmara e o senador Humberto Costa (PT) seguiram para São Caetano, onde houve carreata realizada com a presença do prefeito Jadiel Braga, do vice-prefeito Caio Braga (PSDB) e do deputado federal André de Paula (PSD).

Rearrumação política deve afastar Márcia e Faeca em Serra

Das certezas para 2026 em Serra Talhada,  uma delas é a do afastamento desenhado entre a prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, e do vice-prefeito,  Faeca Melo,  do AVANTE. A questão é óbvia.  Márcia tem feito uma movimentação que indica um alinhamento político com o prefeito do Recife,  João Campos,  do PSB. A […]

Das certezas para 2026 em Serra Talhada,  uma delas é a do afastamento desenhado entre a prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, e do vice-prefeito,  Faeca Melo,  do AVANTE.

A questão é óbvia.  Márcia tem feito uma movimentação que indica um alinhamento político com o prefeito do Recife,  João Campos,  do PSB. A aposta de Márcia tem um pé na estratégia política.  Márcia aposta na eleição do socialista para ter o protagonismo que entende como necessário para fortalecer sua gestão e emplacar um nome competitivo à prefeitura em 2028.

A arrumação passa por 2026, quando a gestora deverá lançar o marido, Breno Araújo, do PSB, como candidato a Estadual, para “marcar” e evitar uma derrota ampla para o Estadual e candidato a reeleição Luciano Duque,  que gere impressão de perda de força no xadrez político da principal cidade da região.

A decisão também tem outro efeito colateral: o afastamento de Sebastião Oliveira,  que a apoiou em 2024 e indicou o vice, Faeca Melo. Como Sebastião optou pelo palanque de Raquel Lyra,  Márcia ganhou um álibi para não apoiá-lo em 2026. Nomes como Waldemar Oliveira invocam o cumprimento de um acordo que teria sido feito entre Conrado e Sebastião. Márcia sinaliza,  entretanto que a definição já está tomada.

A decisão a afasta cada vez mais do vice, tido como “soldado” de Sebastião Oliveira.  Faeca esteve em atos recentes das duas lideranças,  quando inaugurou sistema de abastecimento com Sebastião Oliveira,  sem a presença de Márcia,  e a inauguração da Avenida Waldemar Oliveira,  sem Sebá presente. Os sinais recentes,  entretanto,  indicam cada vez mais distanciamento da gestora,  pelo princípio da fidelidade.

No momento,  os dois têm demonstrado bom convívio e relação política. Mas essa relação,  por questões óbvias,  tem prazo de validade…

Opinião: anúncio de Márcia dá start à corrida de 2026, que fala muito sobre 2028

O anúncio da prefeita Márcia Conrado da largada da candidatura de Breno Araújo a uma vaga na ALEPE dá uma espécia de start à campanha para o legislativo a partir de Serra Talhada em 2026. Na cidade,três candidatos disputarão os votos com mais força. Além de Breno, Luciano Duque buscará areeleição e Sebastião Oliveira terá […]

O anúncio da prefeita Márcia Conrado da largada da candidatura de Breno Araújo a uma vaga na ALEPE dá uma espécia de start à campanha para o legislativo a partir de Serra Talhada em 2026.

Na cidade,três candidatos disputarão os votos com mais força. Além de Breno, Luciano Duque buscará areeleição e Sebastião Oliveira terá Serra como uma de suas principais bases.

O processo terá algumas particularidades. Hoje, Luciano Duque é apontado como favorito a majoritário. Daí a luta de Márcia para vincular as ações de gestão a Breno, dando-lhe capilaridade e competitividade. No caso, ainda há o fator Sebastião,Oliveiram,q ue invoca a aliança firmada em 2024 pela reeleição da petista.

Em Serra, a disputa será uma antecipação de 2028, com a briga dos principais nomes por protagonismo para emplacar favoritismo na eleição seguinte, a de 2028.

Veja o comentário para o Sertão Notícias, da Cultura FM:

STJ mantém Ricardo Coutinho solto

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu hoje (18), por 4 votos a 1, manter o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho em liberdade. Ele é alvo da Operação Calvário, da Polícia Federal (PF), que investiga o desvio de R$ 134,2 milhões em verbas públicas das […]

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu hoje (18), por 4 votos a 1, manter o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho em liberdade.

Ele é alvo da Operação Calvário, da Polícia Federal (PF), que investiga o desvio de R$ 134,2 milhões em verbas públicas das áreas de saúde e educação do estado. Segundo a PGR, Coutinho atuou no comando do esquema.

Coutinho, que é filiado ao PSB, chegou a ser preso provisoriamente em 19 de dezembro, mas foi solto dois dias depois por decisão do ministro Napoleão Nunes Mais, do STJ, que entendeu não haver fundamentos para o mandado de prisão e concedeu um habeas corpus ao político.

A decisão de Maia foi agora confirmada pela Sexta Turma. A relatora, ministra Laurita Vaz, foi a primeira a votar pela rejeição do recurso da PGR e manutenção da liberdade de Coutinho. Ela foi seguida pelos ministros Sebastião Reis, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha.

Os ministros entenderam que o decreto de prisão contra o ex-governador não foi capaz de demonstrar como o político continua a cometer crimes, uma vez que já deixou o cargo. O único a votar pela prisão de Coutinho foi o ministro Rogério Schietti.

No mesmo julgamento, também fori confirmada a concessão de habeas corpus a Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, Francisco das Chagas Ferreira, David Clemente Monteiro Correia e Márcia de Figueiredo Lucena Lira. Todos estão envolvidos no caso.

Em dezembro, quando foi decretada sua prisão, Coutinho negou as acusações e disse que “jamais seria possível o estado ser governado por uma organização criminosa e ter vivenciado avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados”.