Notícias

Prefeitura realiza limpeza de barreiros e açudes na zona rural de Tuparatema

Por André Luis

A Prefeitura de Tuparetama por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, deu início aos trabalhos de limpeza e ampliação de barreiros e reservatórios na zona rural do município.

Inicialmente, serão beneficiados os moradores dos sítios Várzea Tapada e Barra. O trabalho que conta com auxílio de retroescavadeiras, enchedeiras e caçambas, vai possibilitar o armazenamento de água em períodos chuvosos.

O prefeito Sávio Torres acompanhou de perto os trabalhos e afirmou que o governo municipal vai auxiliar outras comunidades. “Pretendemos chegar no máximo de propriedades possíveis. Esperamos que as chuvas caiam e os reservatórios com maiores quantidades acumuladas, proporcionem dias melhores aos produtores rurais.”, disse o gestor.

De acordo com o secretário de Obras e vice-prefeito, Tanta Sales, um cronograma foi montado para dar continuidade em outras localidades.

Outras Notícias

Assisão e Cabras de Lampião lançam parceria inédita

Parceria inédita entre músico e grupo ressalta a importância do xaxado Os Dois Doidos de Pedra é o título do CD que marca uma sonhada parceria entre o forrozeiro Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que se uniram para criar uma obra inesquecível sobre o xaxado e seus elementos: a música, a dança, […]

Assisão e Cabras 05

Parceria inédita entre músico e grupo ressalta a importância do xaxado

Os Dois Doidos de Pedra é o título do CD que marca uma sonhada parceria entre o forrozeiro Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que se uniram para criar uma obra inesquecível sobre o xaxado e seus elementos: a música, a dança, a poesia e a história.

Assisão, contemporâneo de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, conhecido e reconhecido por sua trajetória no forró, acaba de gravar em parceria com os Cabras de Lampião, um CD onde mergulha no universo do Xaxado, do Cangaço e do Sertão, trazendo composições novas, antigas e históricas.

Além da música que dá título ao disco, que narra o início da peleja entre Virgolino Ferreira e Zé Saturnino, que moravam em sítios vizinhos – um no Sítio Passagem das Pedras e o outro na Fazenda Pedreira (Note-se, o primeiro é “das Pedras”, o segundo “da Pedreira”, os dois doidos de pedra), o CD traz 12 faixas com releituras ousadas que passeiam entre o tradicional e o novo, como nas músicas “Xaxado”, “Norte Dance”, “Bom Demais”, “Xaxado Bossa Nova”, “Dá Licença, Jovens”, “Xaxado Pra Jamaica”, “Forró no Sertão”, “Xaxado em São Francisco”, entre outras.

O disco traz ainda “Polka das Areias”, que segundo Assisão, era uma das canções preferidas do Rei do Cangaço e que Luiz de Cazuza, sobrinho de Zé Saturnino, primeiro inimigo de Lampião (tio do forrozeiro) tocou várias vezes para animar as festas do Cangaceiro e seu bando.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que desde 1995 tem um trabalho nacional e internacional resgatando, fomentando e divulgando o Xaxado e a história de Lampião e do Cangaço, entrou nessa parceria criando um espetáculo envolvente, que traz a beleza e a poesia do sertão e a bravura indomável dos cangaceiros.

A união desses dois grandes filhos de Serra Talhada vem coroar a importância que tem o xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demostram a força do Cangaço e do povo nordestino, o xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

Para o ator e dançarino Karl Marx, Produtor do trabalho, a importância dessa parceria se dá pelo que Assisão e os Cabras de Lampião representam para Serra Talhada e para a cultura. “Ele ligado ao aspecto musical e nós ao aspecto da dança e da poesia. Este CD vem para contribuir com a preservação da memória e para fortalecer ainda mais o xaxado”, ressalta Marx.

O CD, que se encontra em fase de finalização, estará disponível para o público a partir do mês de abril. Vai ser muito arrasta-pé, muito xaxá das sandálias e muita história para ser vivida! Veja o vídeo:

Presidente do TRE diz que erros do primeiro turno não deverão se repetir domingo

Fausto Campos avaliou primeiro turno como um sucesso, com poucas falhas eventuais, que deverão ser corrigidas no segundo turno O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Fausto Campos, falou à Rádio Pajeú sobre os preparativos para o segundo turno das eleições em Pernambuco. Campos avaliou positivamente o primeiro turno, a estreia da biometria em muitas […]

TREEE
Fausto Campos e Alberto Virgínio com funcionários e integrantes da Justiça eleitoral local. Foto: Júnior Finfa.

Fausto Campos avaliou primeiro turno como um sucesso, com poucas falhas eventuais, que deverão ser corrigidas no segundo turno

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Fausto Campos, falou à Rádio Pajeú sobre os preparativos para o segundo turno das eleições em Pernambuco. Campos avaliou positivamente o primeiro turno, a estreia da biometria em muitas cidades e garantiu que eventuais problemas registrados no primeiro turno. Leia:

Celso Brandão: qual a finalidade da vinda do presidente do TRE ao Sertão ?

Fausto Campos: Fizemos isso no primeiro turno visitando a região do Sertão. Fomos a Petrolina, a Salgueiro, Araripina e nesse segundo turno priorizamos o Pajeú. Fomos a Serra e Afogados que foi minha comarca e não podia deixar de fora. Aproveitando também que o vice é daqui (Des. Alberto Virgínio)e viemos prestigiar essa cidade.

Celso Brandão : A biometria funcionou como deveria ?

Fausto Campos : Eu considero um sucesso. Agilizou a votação porque o eleitor só precisou apresentar a digital. Não houve necessidade de assinar o livro, salvo raríssimos casos. Avaliamos positivamente.

Celso Brandão: Em algumas sessões, presidentes de sessões orientaram a fazer as duas coisas: colocar digital e assinar o livro. Faltou orientação?

Fausto Campos : Houve algumas falha, isso é natural perla adaptação do próprio mesário, do eleitor, mas já corrigimos. Essa é uma das razões da nossa vinda ao Sertão

Celso Brandão: há uma preocupação com transporte neste segundo turno. Ele ocorrerá normalmente ?

Fausto Campos: Os juízes eleitorais estão orientados e adotarão a mesma providência do primeiro turno neste segundo no tocante ao transporte. Não haverá problemas.

Celso Brandão: Serra Talhada e Verdejante causaram alguma demora no resultado final do pleito. O TRE vai fazer com que isso não se repita domingo ?

Fausto Campos:  em uma eleição desse tamanho com cinco votações é natural que haja algum atraso. Em Serra Talhada se constatou que nessa sessão havia muitos idosos e isso acarretou um certo atraso, que não deverá se repetir.

Celso Brandão: o fato de votar só para presidente agilizará a votação ?

Fausto Campos : É a nossa esperança. O eleitor só tem que digitar uma vez e pronto.

Celso Brandão : E o resultado em Pernambuco deverá sair que horas ?

Fausto Campos: O resultado só poderá ser divulgado quando o TSE liberar. Não há uma previsão oficial do TSE de quando divulgar o resultado. Levando-se em consideração que antecipamos o resultado três horas da eleição anterior, esperamos que nossa resposta ainda seja mais rápida.

Celso Brandão: ainda há quem questione a lisura da urna eletrônica. O que o senhor tem a dizer?

Fausto Campos: Eu não, o Brasil todo. Temos a eleição mais segura do mundo. Nosso sistema é invejado por todo o mundo. Tivemos caso de eleição com um voto de diferença e ninguém questionou o resultado.

Danilo Simões faz campanha na zona rural

O candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e nome da oposição, Danilo Simões (PSD), acompanhado de seu vice, Edson Henrique, e dos candidatos a vereadores da Coligação União Pelo Povo, cumpriu agenda na zona rural do município neste domingo (8). Pela manhã, Danilo participou de reuniões nas associações das comunidades de Pajeú Mirim e […]

O candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e nome da oposição, Danilo Simões (PSD), acompanhado de seu vice, Edson Henrique, e dos candidatos a vereadores da Coligação União Pelo Povo, cumpriu agenda na zona rural do município neste domingo (8).

Pela manhã, Danilo participou de reuniões nas associações das comunidades de Pajeú Mirim e Pereiros I. À tarde, conversou com moradores do Sítio Mocororé. Durante os encontros, o candidato apresentou propostas de seu Plano de Governo para o desenvolvimento rural do município.

Edson Henrique destacou a importância de um novo modelo de gestão para a zona rural, com a criação de um zoneamento que dividirá o território em quatro grandes regiões.

Segundo ele, essa medida permitirá atender melhor as demandas locais e agilizar a execução de serviços. “Esse zoneamento facilitará a escolha de prioridades e a organização das ações, além de garantir que as comunidades sejam atendidas de forma mais eficiente”, explicou Edson.

Danilo Simões enfatizou a necessidade de fortalecer a organização comunitária e retomar as plenárias do orçamento participativo, garantindo que os investimentos na zona rural estejam alinhados com as demandas da população.

Ele também propôs a criação de um fundo municipal específico para apoiar as associações rurais. “É fundamental garantir que as associações rurais tenham independência e possam participar coletivamente das decisões. Com o fundo, as associações legalizadas poderão contar com recursos para manter suas atividades”, disse Danilo.

Afogados: PT reforça candidatura própria, bate na Frente mas poupa Sandrinho

Os petistas Emídio Vasconcelos e Clóvis Lira reafirmaram participando do Debate das Dez da Rádio Pajeú,  que tem ouvido pré candidato, que vão levar a frente a candidatura própria da legenda à prefeitura de Afogados em 2020. Segundo eles, o alinhamento do prefeito José Patriota com o ex-prefeito Totonho Valadares merece ser questionado e enfrentado […]

Os petistas Emídio Vasconcelos e Clóvis Lira reafirmaram participando do Debate das Dez da Rádio Pajeú,  que tem ouvido pré candidato, que vão levar a frente a candidatura própria da legenda à prefeitura de Afogados em 2020.

Segundo eles, o alinhamento do prefeito José Patriota com o ex-prefeito Totonho Valadares merece ser questionado e enfrentado politicamente.  Um dos pontos de partida, o voto de Totonho em Bolsonaro e o ciclo político da Frente Popular estiveram entre os alvos dos dois.

Clóvis chegou a dizer que obras da gestão Totonho, como o Sistema Viário de Contorno, só valorizaram seu imóveis. “Cortam seus terrenos.  E ainda tem uma parte a ser construída “, disse. Clóvis destacou que o grupo está a mais de 30 anos no poder .

Uma divergência foi sobre a aliança com o pré-candidato Zé Negão,  do AVANTE. Clóvis defende o alinhamento com o vereador, a quem chegou de chamar de “zagueiro” da oposição.  Emídio disse encontrar dificuldades por conta do conteúdo programático do PT.

Chamou a atenção o tratamento dispensado ao possível candidato governista, Alessandro Palmeira, a todo tempo poupado de críticas.  Ao contrário,  foi elogiado por ambos.  Eles invocaram que, ao contrário,  Totonho Valadares o tratou como poste. E afirmaram que dá pra fazer campanha respeitando o atual vice e apresentando inconsistências do grupo.

O programa voltou a ter um capítulo da polarização entre petistas e Bolsonaristas. Emídio e Clóvis defenderam Lula, o PT e o ciclo da legenda, sendo contestados por Bolsonaristas ao vivo.

Prefeito José Patriota comemora a chegada do curso de engenharia

Por Rodrigo Lima – Ascom O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, comemorou no início da tarde desta quinta-feira (10), o anúncio da implantação do curso de Engenharia Civil no Campus do IFPE no município. Segundo a professora Andrea Dachau, em entrevista concedida na Rádio Pajeú, essa é uma luta que vem sendo travada […]

Por Rodrigo Lima – Ascom

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, comemorou no início da tarde desta quinta-feira (10), o anúncio da implantação do curso de Engenharia Civil no Campus do IFPE no município.

Segundo a professora Andrea Dachau, em entrevista concedida na Rádio Pajeú, essa é uma luta que vem sendo travada há oito meses. Já o professor Ezenildo, diretor da instituição, o promotor Lúcio Almeida e o Prefeito José Patriota foram importantes desde o início para tão importante conquista.

“Fico muito feliz em ter podido ajudar nessa conquista, um trabalho e uma luta de muitos, para hoje, termos em afogados, o segundo curso de engenharia civil, em uma unidade do IFPE, de Pernambuco,” afirmou Patriota. A outra única unidade do IFPE que dispõe de curso de engenharia é a unidade de Recife.