Notícias

Prefeitura de Tabira descumpre exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal

Por Nill Júnior

A gestão do Prefeito Sebastião Dias (PTB) compromete atualmente 58% de sua folha com o pagamento dos servidores municipais. A Lei de Responsabilidade Fiscal define que o limite máximo de despesa com pessoal nos municípios é de 54%.

Integrantes da Comissão que trata da crise financeira que a Administração Municipal enfrenta, o Secretário Flávio Marques e o procurador Jurídico Clênio Pires justificaram em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM que os 4% que superam o limite decorrem das chamadas pensões especiais que a Prefeitura de Tabira paga todos os meses.

A dúvida que fica é: Por que o Prefeito Sebastião Dias contrata tanta gente e incha a folha, mesmo sabendo dos 4% das chamadas pensões especiais?  No Pajeú tem Prefeitura que não gasta nem 45% com pessoal. Seria bom o poeta mirar-se no exemplo.

Outras Notícias

Policiais vão reunir sindicatos contra Previdência de Paulo Câmara

Blog de Jamildo O projeto de lei enviado pelo governador Paulo Câmara (PSB) para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promovendo mudanças na previdência do Estado será discutido por sindicatos ligados aos servidores na próxima terça-feira (26). A reunião foi marcada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). De acordo com o presidente da entidade, Áureo […]

Foto: Arquivo

Blog de Jamildo

O projeto de lei enviado pelo governador Paulo Câmara (PSB) para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promovendo mudanças na previdência do Estado será discutido por sindicatos ligados aos servidores na próxima terça-feira (26). A reunião foi marcada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

De acordo com o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, vão participar representantes dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e de centrais sindicais como Intersindical, CSP Conlutas, Força Sindical e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Cisneiros é filiado ao PSOL.

Em nota, o Sinpol afirmou que o projeto de Paulo Câmara está “rasgando o próprio discurso de oposição à reforma da Previdência”. O socialista foi contrário à emenda à Constituição proposta pelo governo Jair Bolsonaro.

“Cobraremos a coerência dos deputados e não aceitaremos que eles endossem os ataques feitos pelo governo ‘socialista’ de Câmara aos já massacrados servidores estaduais”, diz a nota. “Como se não bastasse o governo negar a discussão sobre melhorias salariais a todos os servidores, tendo categorias que estão sem reajustes há mais de 5 anos, e outras tendo sido obrigadas a trabalhar duas horas a mais, por dia, sem receber por estas horas, Paulo Câmara ainda quer destruir nossas aposentadorias”.

Reforma da Previdência

O principal ponto da proposta apresentada à Assembleia Legislativa é o aumento da contribuição do servidor estadual, que vai para 14% da remuneração. Atualmente, os servidores estaduais já recolhem 13,5%.

O projeto também cria o Funprev, um fundo de capitalização complementar para novos servidores, em que o valor máximo a ser pago de aposentadoria é o mesmo que o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Reunião com comunidades de Salgueiro encerra caravana da CNBB

Uma missa em Salgueiro (PE) e uma reunião com agricultores e representantes de órgãos públicos e de comunidades tradicionais, nesta quinta-feira (3/3), marcou o encerramento da caravana do Regional Nordeste 2 da CNBB pelas estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco e barragens que receberão as águas do empreendimento. Uma delegação do Ministério […]

3-3 - CNBB MI Osvaldo

Uma missa em Salgueiro (PE) e uma reunião com agricultores e representantes de órgãos públicos e de comunidades tradicionais, nesta quinta-feira (3/3), marcou o encerramento da caravana do Regional Nordeste 2 da CNBB pelas estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco e barragens que receberão as águas do empreendimento.

Uma delegação do Ministério da Integração Nacional (MI) acompanhou os religiosos durante os quatro dias de visitas, nos estados de Ceará, Paraíba Pernambuco e Rio Grande do Norte, por onde passam as obras.

A CNBB ainda não emitiu nota sobre o balanço da visita. A caravana da CNBB foi formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja, pertencentes à regional Nordeste 2 da instituição. Os religiosos conheceram as barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Oiticica, no Rio Grande do Norte,  a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB) e a Vila Produtiva Rural Cacaré, em São José de Piranhas (PB).

Depois o grupo seguiu para o Ceará: Reservatório Jati, no município de Jati, onde foi realizada apresentação sobre as obras do Eixo Norte do Projeto São Francisco, e Vila Produtiva Rural Retiro, na cidade de Penaforte. O secretário de Infraestrutura Hídrica do MI, Osvaldo Garcia, garantiu que as águas do Projeto São Francisco chegarão a Engenheiro Ávidos até dezembro de 2016 ou no primeiro de semestre de 2017.

Já na quarta-feira (3/2), os religiosos conheceram a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE). Antes, pela manhã, em Salgueiro, o secretário de Infraestrutura Hídrica do MI, Osvaldo Garcia, fez uma apresentação sobre o projeto, quando alertou os presentes para a importância da utilização consciente da água e da responsabilidade sobre o empreendimento.

Reportagem da Record que vai ao ar hoje reforça versão da inocência de Cleiton Leite

Matéria vai ao ar no Domingo Espetacular segundo repórter e irmão do fisioterapeuta,  condenado em fevereiro desse ano. O irmão do fisioterapeuta Cleiton Leite, o jornalista Joaquim Neto, mais o repórter Mauro Júnior, da Record,  informaram ao blog que vai ao ar hoje a reportagem do Domingo Espetacular da Record sobre o seu caso. O […]

Matéria vai ao ar no Domingo Espetacular segundo repórter e irmão do fisioterapeuta,  condenado em fevereiro desse ano.

O irmão do fisioterapeuta Cleiton Leite, o jornalista Joaquim Neto, mais o repórter Mauro Júnior, da Record,  informaram ao blog que vai ao ar hoje a reportagem do Domingo Espetacular da Record sobre o seu caso.

O fisioterapeuta foi condenado a 23 anos de prisão, acusado de estrangular e matar a esposa, Aiane Michele Pereira Gomes Leite, de 26 anos, dia 28 de setembro do de 2020.

A reportagem traz a versão da defesa e família de Cleiton, que questiona a condenação. O material seria levado ao ar dia 7 de maio, mas por questões ligadas a alteração de pauta, foi remanejada para hoje.

Segundo defesa e família,  a luta é  para mostrar que a sequência de erros cometidos pelo delegado Ubiratan Rocha Fernandes, responsável pela investigação na época, e Ministério Público, autor da denúncia, resultou na sua condenação.

Com autorização da Justiça, o fisioterapeuta Cleiton Leite fala com exclusividade, pela primeira vez, com uma equipe da TV. Na entrevista, ele diz que a acusação é “absurda” e afirma ser inocente.

O repórter Mauro Junior conversou com testemunhas que estavam no local naquela manhã do dia 28 de setembro de 2020 na antiga clínica de Cleiton, em Afogados da IIngazeira. Segundo a reportagem,  algumas nunca foram ouvidas pela a Polícia Civil nem pelo Ministério Público.

A equipe do programa ouviu também especialistas para reforçar a versão  de inocência . “Peritos renomados do Brasil afirmaram que a causa da morte de Aiane Michele foi enforcamento, contrariando o laudo apresentado pelo legista do IML na época”, diz o texto compartilhado.

A defesa do fisioterapeuta entrou com um pedido de anulação do júri. O julgamento ocorreu em fevereiro deste ano. O advogado Fernando Muniz, atual representante de Cleiton Leite, diz que “a sentença dos jurados foi totalmente contrária à prova dos autos”.

A reportagem vai ao ar hoje no Domingo Espetacular. O programa começa às 19h45 na Record TV.

Diogo Moraes lembra papel de Ângelo Ferreira para Centro Acadêmico do Sertão

O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) celebrou, nesta segunda-feira (8), a inauguração oficial do Centro Acadêmico do Sertão (CAS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Sertânia. O ato marcou o início das atividades do semestre 2025.2 e representa um marco histórico para a interiorização do ensino superior no Estado. O CAS funcionará, inicialmente, em […]

O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) celebrou, nesta segunda-feira (8), a inauguração oficial do Centro Acadêmico do Sertão (CAS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Sertânia.

O ato marcou o início das atividades do semestre 2025.2 e representa um marco histórico para a interiorização do ensino superior no Estado.

O CAS funcionará, inicialmente, em prédio cedido pela Prefeitura de Sertânia, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, até a conclusão da sede definitiva, que será construída com recursos do Novo PAC.

Neste semestre, já estão em funcionamento os cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Administração Pública e Licenciatura em História. A partir de 2026.2, a universidade também passará a ofertar os cursos de Medicina e Medicina Veterinária, ampliando as oportunidades para estudantes do interior pernambucano.

Para Diogo Moraes, representante de Sertânia na Alepe, a conquista é motivo de orgulho e esperança para toda a região:

“A inauguração do Centro Acadêmico do Sertão é uma vitória para Sertânia e para todo o Sertão pernambucano. Quero parabenizar o ex-prefeito Ângelo Ferreira por sua dedicação e luta por esse sonho, assim como o reitor Alfredo Gomes pela sensibilidade e compromisso com a interiorização da UFPE, além do presidente Lula, sempre atento ao desenvolvimento da Educação do país e no interior. Esse é um passo fundamental para levar conhecimento, desenvolvimento e novas oportunidades para milhares de jovens”, afirmou o parlamentar.

Com o CAS, Sertânia se consolida como um novo polo de ensino superior público federal, garantindo acesso à educação de qualidade e abrindo caminhos para o desenvolvimento regional.

Estado premia Complexo Turístico Baixa Verde

Equipamento turístico existente em Triunfo é agraciado pela segunda vez com um dos prêmios mais importantes do setor, em Pernambuco Por Sebastião Araújo – Especial para o blog Mais uma vez o interior, e mais especificamente o Sertão do Pajeú, dá mostras da sua força no setor turístico do estado. O Complexo Turístico Baixa Verde, […]

Carolina Macedo recebe a premiação do vice-presidente da Empetur, André Berardo
Complexo turístico é referência em Pernambuco

Equipamento turístico existente em Triunfo é agraciado pela segunda vez com um dos prêmios mais importantes do setor, em Pernambuco

Por Sebastião Araújo – Especial para o blog

Mais uma vez o interior, e mais especificamente o Sertão do Pajeú, dá mostras da sua força no setor turístico do estado. O Complexo Turístico Baixa Verde, um dos principais empreendimentos da região, que funciona em Triunfo, recebeu na noite desta terça-feira (14), o Prêmio Pernambuco de Turismo na categoria equipamento turístico. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife.

Maior premiação do setor no estado, tem por objetivo reconhecer lideranças, iniciativas, projetos e ações inovadoras que estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco.

O prêmio também valoriza as boas práticas que colaboram para o desenvolvimento e para o fortalecimento do setor, além de incentivar a divulgação e as discussões em torno do destino Pernambuco.

Nesta segunda edição foram registradas 123 inscrições, divididas nas categorias “Agência de viagem”, “Empresa de evento”, “Estabelecimento gastronômico”, “Equipamento turístico e cultural”, “Inovação e sustentabilidade no turismo”, “Jornalismo em turismo”, “Meios de hospedagem”, “Municípios de destaque no turismo”, “Turismo criativo” e “Turismo rural e ecológico”.

O Complexo Turístico Baixa Verde, pela segunda vez consecutiva, sagrou-se um dos vencedores da premiação estadual. Primeira pousada comercial de Triunfo, a Baixa Verde foi fundada em 1989 pelo empresário, administrador e ex-bancário já falecido Pedro Gomes de Oliveira Júnior, que era um apaixonado pela cidade, onde, desde criança, passava suas férias e grande parte da infância na casa-grande do seu avô e coronel Manoel do Borges, dono das terras onde, posteriormente, a pousada foi erguida.

Além da Pousada Baixa Verde, outros empreendimentos foram idealizados e concretizados pelo empresário, compondo, então, o Complexo da Baixa Verde que inclui o Águas Parque, Engenho São Pedro – fabricante da Cachaça Triumpho – e o Espaço Parque, destinado a shows e eventos. Até o próximo domingo (19), produtos produzidos pelo Engenho São Pedro estão expostos na 21ª. Fenearte, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Para a empresária Terezinha Macedo, que está à frente do empreendimento junto com a filha Ana Carolina, a premiação é muito importante pois serve para mostrar a força do turismo no Sertão pernambucano. 

“Para o Complexo da Baixa Verde, o prêmio representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e reforça o empenho da nossa família e colaboradores para com o município de Triunfo, especialmente após um período de grandes adversidades causadas pela pandemia”, destaca.