Prefeitura de Sertânia lança programação da Campanha Outubro Rosa
A Prefeitura de Sertânia inicia nesta terça-feira (11) a Campanha Outubro Rosa 2022. A programação conta com atividades educativas, realização de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde da Família. O objetivo é estimular a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ao longo do mês, vão acontecer palestras nas salas de espera das UBSFs, falando sobre a importância do diagnóstico precoce e ensinando o autoexame. Além disso, haverá realização de testes rápidos, citológico, marcação de mamografia caso seja indicada pelo médico ou enfermeiro, assim como encaminhamento ao ginecologista, conforme a equipe de saúde considere necessário.
A ideia é focar em toda a assistência para o público feminino, a fim de reforçar as ações que são realizadas na Saúde do município o ano inteiro.
“A partir desta terça-feira estaremos iniciando as atividades de mais um Outubro Rosa, uma grande oportunidade para que possamos sensibilizar as mulheres a buscarem as Unidades de Saúde. Com esse trabalho queremos criar uma cultura de prevenção, não apenas do câncer de mama, mas de diversas outras doenças”, disse a Secretária de Saúde, Mariana Araújo.
Confira a agenda de programação nas UBSFs do município:
Terça-feira – 11/10 – Rio da Barra
Terça-feira – 11/10 – Cruzeiro do Nordeste
Sexta-feira – 14/10 – Vila da Cohab
Terça-feira – 18/10 – Alto do Rio Branco
Quarta-feira – 19/10 – Cerâmica
Quarta-feira – 19/10 – Ferro Novo
Quinta-feira – 20/10- Nova Sertânia
Quinta-feira – 20/10 – 13 de Maio
Terça-feira – 25/10 – Algodões
Quarta-feira – 26/10 – Albuquerque Né
Quinta-feira- 27/10 – Mário Melo
Campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres, mas se o diagnóstico acontecer no início a chance de cura é mais de 90%.