Notícias

Prefeitura de Arcoverde inaugura primeiro Centro POP da história do município em parceria com o Governo do Estado

Por Nill Júnior

Equipamento fortalece política de cuidado à população em situação de rua

Em Arcoverde, foi inaugurado o primeiro Centro POP do município, implantado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e alinhado às diretrizes do Governo Federal.

O equipamento oferece proteção social, acolhimento, apoio psicossocial, alimentação, higiene e encaminhamento para serviços essenciais às pessoas em situação de rua. A solenidade reuniu moradores, vereadores, secretários e representantes do Governo do Estado.

O Centro POP é um espaço de referência criado especialmente para quem utiliza as ruas como moradia ou sobrevivência, garantindo atendimento especializado previsto na Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto nº 7.053/2009). Além de banho, lavanderia, alimentação e guarda de pertences, o equipamento oferece acompanhamento técnico, planejamento para saída das ruas, inserção no CadÚnico e articulação com saúde, educação, segurança e demais serviços públicos – reunindo, em um só lugar, suporte e caminhos reais para reconstrução de vínculos e dignidade.

Durante a inauguração, a secretária de Assistência Social, Neila Lira, destacou o impacto do equipamento e a prioridade dada pela gestão à proteção da população mais vulnerável. “O Centro POP ilumina aqueles que durante anos foram considerados invisíveis. Não resolvemos tudo num dia, mas hoje iniciamos uma política sólida, planejada e responsável. Nosso compromisso é chegar onde nunca se chegou e proteger quem sempre esteve à margem”, afirmou. Ela também ressaltou que o avanço só foi possível graças ao reforço dos investimentos estaduais e ao trabalho intenso das equipes que estruturaram o espaço de forma cuidadosa e humanizada.

Representando o Governo do Estado, a coordenadora de Apoio Técnico aos Municípios, Tatiane Santos, reforçou que Arcoverde se destaca pela seriedade e sensibilidade na condução da política de assistência social. “O cuidado nos detalhes mostra o tamanho do compromisso da gestão. O Governo do Estado seguirá ao lado do município, com apoio técnico e financeiro, porque políticas públicas se constroem com presença e responsabilidade”, afirmou.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o caráter humanitário do equipamento e o simbolismo de entregá-lo no fim do ano. “É uma obra que toca o coração. Estamos garantindo banho, alimento, roupa lavada e a chance de cada pessoa se sentir vista, respeitada e acolhida. Isso é dignidade. Este Centro POP marca o início de uma nova fase em Arcoverde: ninguém será deixado para trás”, declarou. O gestor também ressaltou a parceria com o Governo do Estado, que tem ampliado investimentos em ações sociais e equipamentos essenciais no município, fortalecendo a rede de proteção para quem mais precisa.

 

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Maio Amarelo: Arcoverde é exemplo Não há como não elogiar, reverenciar, enobrecer, parabenizar Arcoverde pela decisão política e administrativa de salvar vidas no trânsito, com o processo de municipalização  a partir da criação da Arcotrans em Arcoverde, modelo para o Sertão e outras cidades do Estado. Este mês é dedicado à conscientização para redução de […]

Em Arcoverde, casos como o carro irregular de um vereador rebocado em agosto de 2017 melhoraram ainda mais a imagem da Autarquia

Maio Amarelo: Arcoverde é exemplo

Não há como não elogiar, reverenciar, enobrecer, parabenizar Arcoverde pela decisão política e administrativa de salvar vidas no trânsito, com o processo de municipalização  a partir da criação da Arcotrans em Arcoverde, modelo para o Sertão e outras cidades do Estado.

Este mês é dedicado à conscientização para redução de acidentes de trânsito, ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, o chamado Maio Amarelo. E claro, o tema das cidades que contribuem com a paz nas vias urbanas veio à tona. Em Afogados, um debate sobre o tema na Rádio Pajeú foi carregado de cobranças por um trânsito ordenado e mais seguro. “Que em breve haja a municipalização”, disse Mirelli Barbosa. “O trânsito de Afogados é um caos”, disse Laura Rayanne. “Parece uma índia”, disse o ouvinte Carlos Augusto. O mesmo problema se repete em cidades maiores que ainda não decidiram tomar o caminho de Arcoverde.

Com praticamente seis anos de vida, a Autarquia de Trânsito de Arcoverde – Arcotrans foi eleita pelo Detran de Pernambuco e o Conselho Estadual de Trânsito – Cetran, como um dos melhores modelos de modernização e mobilidade de trânsito em Pernambuco.

Atualmente o município conta com 15 conjuntos de semáforos nos pontos estratégicos para uma maior fluidez do trânsito; mais de mil placas de regulamentação; mais de 200 placas de advertência; 87 placas de orientação de destino; o primeiro semáforo em operação a funcionar com energia solar do Norte e Nordeste, localizado no bairro de São Cristóvão; 120 táxis, 300 mototaxis e 320 carros de lotação que atendem Arcoverde e região, devidamente fiscalizados.

A eficiência da Arcotrans não para aí. Arcoverde conta com uma das mais eficiente e moderna operação de estacionamento rotativo (zona azul) com parquímetro, que opera com moedas, cartão recarregável e aplicativo em tempo real, o que gera mais modernidade e segurança para os usuários. Inclusive, o estacionamento zona azul conta com vagas exclusivas para idosos e cadeirantes divididas em toda área.

A Arcotrans concluiu mais de 350 rampas de acessibilidade. Os números são superlativos para o atendimento de todo o Município de Arcoverde, que tem uma população de mais de 72 mil habitantes, com 27.041 veículos registrados.

O Diretor da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti, comemora de peito estufado. “Quando não tínhamos a Autarquia de trânsito tudo caía nas costas da polícia Militar. Como o efetivo era pouco, o numero de acidentes principalmente com motos era enorme. Depois das ações de engenharia, educação e fiscalização, hoje esse índice é quase zero”. O modelo já foi visitado pelas cidades de Belo Jardim, Ipojuca/PE, Natal/RN, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Ibimirim, Buíque, Pesqueira, Palmares, Carpina, Paulo Afonso/BA, Monteiro/PB, Maceió/AL, Picos/PI, entre outras.

Enquanto a Arcotrans salva vida, no Pajeú, contam-se os mortos e mutilados: em 2017, os acidentes produziram 1.635 vítimas, com 38 óbitos. Com motos, foram 1271, quase 80%.  No mais, 47 envolvendo pedestres, 101 com automóveis e 109 com ciclistas.

As cidades que mais colaboram com os números na região da X Geres, com 12 cidades,  são pela ordem Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Tabira. Destas, a primeira não sabe quando terá um processo de trânsito municipalizado, a segunda municipalizou o trânsito mas vive um período de “relaxamento” na fiscalização e a última deu uma rasteira nas demais. Vai utilizar a excelente estrutura da Guarda Municipal, a melhor do Pajeú, para fiscalizar o trânsito. Serra Talhada, na área da XI Geres, foi no caminho de Arcoverde e criou sua Autarquia, a STTrans.

Ás na manga

A vereadora Aline Mariano não esconde de ninguém que deseja ter o apoio do prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota. Eles até conversaram esta semana e agora a vereadora vai em busca de vereadores da base. Um dos trunfos de Aline é a relação com João Campos, o Federal de Patriota, que pode ser colocada no bojo do debate para ser apoiada no município.

Notícias ruins

Petistas que desejam a candidatura de Marília Arraes não deixaram o discurso, mas foram vistos mais cabisbaixos esses dias, depois de três cajadadas de uma vez: o adiamento da reunião postergando uma decisão para junho, a reunião Haddad x Câmara e a saída do páreo de Joaquim Barbosa.

Vira casaca

Fabian Silva, um dos 300 delegados que escolherão se o PT terá candidatura própria ou se alia ao PSB, era Marília, mas agora, vota pela aliança, depois de empossado no gabinete de Humberto Costa. “O uso da máquina inclusive do Estado vai ser grande pra tentar virar o jogo”, disse um petista pró candidatura própria.

Ficou mas não está

Não dá pra não dizer que ficou no mínimo desconfortável o ambiente para a Diretora do Hospital Dr José Luiz da Silva Neto, em Tabira, Cléo Diniz. Isso porque depois da chegada de Flávio Marques e João Veras para acudir a unidade, as notícias são de resolutividade, médico todo dia e redução das transferências.

Candidato “molinho”

Não fosse o “fator PT”, já que consumiu a cota apoiando Augusto César, Luciano Duque teria um candidato maneiro para apoiar na disputa à reeleição: Kaio Maniçoba. O parlamentar está abrindo torneiras com emendas para a Capital do Xaxado, a partir da obra que toca a auto estima dos serra-talhadenses, a reforma da Praça Sérgio Magalhães. A depender do nome que Duque leve debaixo do braço, Kaio pode até beliscar o status de segundo mais votado. O primeiro, dizem os matemáticos, será por fatores óbvios Sebastião Oliveira.

Faltou explicar

O ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, não explicou nem convenceu sobre o estelionato eleitoral de que foi vítima o povo de Serra Talhada ao votar a seu pedido em Lucas Ramos e Marinaldo Rosendo, tendo ambos desaparecido há quatro anos, depois dos votos na sacola.

Mordaça na Ingazeira

Pela forma como o regimento interno foi construído, a Câmara mais fechada para a população é disparadamente a de Ingazeira. Quem quer usar a tribuna popular se inscreve na quarta (a sessão é na sexta) e ainda tem que informar o que vai falar. Aparentemente há censura prévia. Já houve quem dissesse que a depender do assunto, não teve direito a fala.

Lava Jato

Dois políticos pernambucanos tiveram uma semana para esquecer, com sérios prejuízos para seus projetos políticos: Fernando Bezerra Coelho e Eduardo da Fonte, que caíram na malha da Lava Jato novamente. O primeiro tem ainda mais dificuldades de ser candidato ao governo do Estado, depois de dizer que ainda o é.  O segundo, sonha com vaga ao Senado na chapa de Paulo Câmara.

Frase da semana:

“Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão: não pretendo ser candidato a presidente da República”.

De Joaquim Barbosa, gerando o fato novo da sucessão presidencial.

Itapetim: prefeito recebe garantia de nova Cozinha Comunitária

Acompanhado do deputado Aglailson Victor, o prefeito de Itapetim Adelmo Moura, esteve em Recife nesta terça-feira (30). Em audiência com o secretário da Casa Civil, Zé Neto, e o secretário executivo, Eduardo Figueiredo, Adelmo recebeu a garantia da implantação de uma cozinha comunitária no município. “Através da cozinha vamos poder fazer comidas para a comunidade […]

Acompanhado do deputado Aglailson Victor, o prefeito de Itapetim Adelmo Moura, esteve em Recife nesta terça-feira (30).

Em audiência com o secretário da Casa Civil, Zé Neto, e o secretário executivo, Eduardo Figueiredo, Adelmo recebeu a garantia da implantação de uma cozinha comunitária no município. “Através da cozinha vamos poder fazer comidas para a comunidade carente do nosso município”, disse Adelmo.

A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do Estado para combater a insegurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a ação coletiva e a identidade comunitária. “Estou muito feliz por esta grande conquista para a nossa cidade!

Agradeço ao secretário, Zé Neto, e ao deputado Aglailson Victor que esteve nos acompanhando e sempre está nos apoiando na busca por melhorias para Itapetim”, concluiu o prefeito.

Redução do número de vôos para Petrolina causa prejuízo ao Estado, constata Leão

A Comissão de Negócios Municipais, presidida pelo deputado Rogério Leão (PR) realizou  audiência pública para discutir o prejuízo causado pela redução do número de vôos comerciais regulares para Petrolina. A audiência foi convocada para atender a um requerimento do deputado Odacy Amorim. Dentre os convidados para participar da audiência estavam Reinaldo Remígio, Presidente da FACAPE; […]

04

A Comissão de Negócios Municipais, presidida pelo deputado Rogério Leão (PR) realizou  audiência pública para discutir o prejuízo causado pela redução do número de vôos comerciais regulares para Petrolina. A audiência foi convocada para atender a um requerimento do deputado Odacy Amorim.

Dentre os convidados para participar da audiência estavam Reinaldo Remígio, Presidente da FACAPE; George Torres, Superintendente em exercício da INFRAERO, em Petrolina; Juliano Neves, representante da AZUL e Roberto Campos, Gerente Jurídico do PROCON/PE.

O presidente da Comissão, deputado Rogério Leão (PR), lamentou as ausências de representantes das empresas áreas Gol e Avianca, bem como da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), convocados para a Audiência. Ele informou que o colegiado fará novas reuniões a fim de esclarecer os termos da concessão. “Uma região tão forte nos setores de turismo e da agroindústria não pode ficar a mercê de interesses momentâneos das empresas de aviação civil”, disse Leão.

​O superintendente da Infraero em Petrolina, George Torres, informou que o aeroporto de Petrolina já chegou a receber oito voos diários. Atualmente são apenas cinco vôos por dia e quatro, nas quintas e sábados. A diminuição na quantidade de vôos e a grande demanda fizeram com que o valor das passagens disparasse. Os presentes agendaram nova reunião para continuar a debater o tema.

Ocupação de UTIs ultrpassa 90% em PE, diz Secretário

“Se houver uma curva mais acentuada, pessoas vão ficar sem assistência” A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pernambuco tem alcançado, e por vezes até ultrapassado, a marca de 90%, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele informou, nesta terça-feira (14), que houve abertura recorde de leitos nos hospitais […]

Secretário de Saúde de PE, André Longo

“Se houver uma curva mais acentuada, pessoas vão ficar sem assistência”

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pernambuco tem alcançado, e por vezes até ultrapassado, a marca de 90%, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ele informou, nesta terça-feira (14), que houve abertura recorde de leitos nos hospitais públicos em 30 dias, mas, mesmo assim, a velocidade da disseminação do novo coronavírus no estado preocupa.

“Tínhamos uma média de 21 internações por dia de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e, atualmente, isso mais que dobrou, para 45 casos por dia, nem todos com necessidade de terapia intensiva. As UTIs tinham ocupação de 49% e, agora, esse número tem variado entre 80% e 90%, por vezes superando os 90%”, disse o secretário.

Ainda de acordo com André Longo, houve uma abertura recorde de leitos no estado, no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Só hoje, foram abertos 37 novos leitos de UTI. Nos últimos 30 dias, foram 467 leitos ao todo, sendo 204 de UTI. Por isso, precisamos ter o compromisso de cada um com o distanciamento social, para que a curva de casos não ultrapasse a linha de capacidade do sistema de saúde. Se houver uma curva mais acentuada, pessoas vão ficar sem assistência”, declarou Longo.

Arcoverde: Zeca autoriza obras com investimento de R$ 8 milhões

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, assinou nesta quarta-feira (3) três ordens de serviço que somam R$ 8.053.783,09 em investimentos para obras nas áreas de educação e infraestrutura do município. A primeira ordem autoriza a retomada da construção de uma escola de seis salas no povoado de Caraíbas, seguindo padrão do FNDE. O contrato, no […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, assinou nesta quarta-feira (3) três ordens de serviço que somam R$ 8.053.783,09 em investimentos para obras nas áreas de educação e infraestrutura do município.

A primeira ordem autoriza a retomada da construção de uma escola de seis salas no povoado de Caraíbas, seguindo padrão do FNDE. O contrato, no valor de R$ 1.375.799,44, foi firmado com a empresa Habite Serviços de Construções Ltda., com prazo de execução de 12 meses. A assinatura contou com a presença da secretária de Educação, Gislaide de Oliveira.

Outra ordem de serviço refere-se à conclusão da pavimentação da estrada de acesso ao CEDEC, orçada em R$ 470.158,72. A execução ficará a cargo da empresa T & D Locações e Serviços Ltda. EPP, também com prazo de 12 meses. O secretário de Planejamento e Projetos, César Augusto Rodrigues, participou da assinatura.

A terceira ordem trata do capeamento e recapeamento asfáltico em vias do município, totalizando R$ 6.207.824,93. O contrato foi firmado com a empresa SCAVE Serviços de Engenharia e Locação Ltda., igualmente com prazo de 12 meses. Entre os locais contemplados estão a Avenida Dr. Agamenon Magalhães, a Avenida Cel. Antônio Japiassú, a Rua Cícero Monteiro de Melo – que dá acesso à UPE – e trechos das vias de acesso ao distrito de Caraíbas.

Segundo a Prefeitura, todos os contratos foram firmados após processos licitatórios.