Prefeitura de Afogados vai promover Conferência Municipal de Cultura
Por André Luis
A secretaria de cultura e esportes de Afogados da Ingazeira irá promover a 2a. conferência municipal de cultura, no próximo dia 4 de Outubro, a partir das 9h, no auditório da FASP. O tema da conferência será “Democracia e Direito à Cultura”.
Os eixos temáticos serão:
Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal, Estadual e
Nacional de Cultura;
Democratização do acesso à Cultura e Participação Social;
Identidade, Patrimônio e Memória;
Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Economia Criativa, Trabalho, renda e Sustentabilidade;
Direito às Artes e às Linguagens Culturais.
A conferência municipal de cultura também debaterá a criação do Conselho Municipal de Cultura.
A previsão é de que a Conferência Estadual de Cultura ocorra até o dia 8 de Dezembro. A conferência nacional está prevista para ocorrer até março de 2024.
O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e a vice em sua chapa, Marina Silva, assumiram nesta segunda-feira (21), compromisso com o movimento social “Saúde mais 10”. Os dois confirmaram, durante ato de inauguração do comitê de campanha em São Paulo, que, se eleitos, comprometerão 10% do orçamento da União com a saúde. Campos explicou […]
O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e a vice em sua chapa, Marina Silva, assumiram nesta segunda-feira (21), compromisso com o movimento social “Saúde mais 10”. Os dois confirmaram, durante ato de inauguração do comitê de campanha em São Paulo, que, se eleitos, comprometerão 10% do orçamento da União com a saúde.
Campos explicou que será preciso fazer um ajuste, mas que a equipe trabalha com a possibilidade de alcançar a meta de 10% já em 2015. “Vamos chegar (ao governo), com o orçamento já votado. Vamos fazer uma adaptação ao orçamento de 2015 e conduzir para as metas”, disse a jornalistas após o evento.
O tema da saúde pública foi escolhido para pautar a cerimônia de inauguração do comitê pessebista. Campos afirmou repetidas vezes que falta recursos para a saúde. Além disso, argumentou que enquanto Estados e municípios têm de comprometer uma parcela do orçamento para a área da saúde, a União não aceita uma definição desse tipo. “Só a União que não tem que ter uma obrigação e as pessoas estão morrendo nos hospitais, por falta de maternidade, por falta de UTI, então temos que saber qual é a prioridade”, disse Campos.
O candidato evitou criticar diretamente o programa do governo federal Mais Médicos e não respondeu se acabaria com o programa, mas repetiu que a área da saúde necessita de recursos e de formação de recursos humanos. “Temos que ter uma política de recursos humanos, com planejamento para formação de pessoas na área da saúde.”
Uma nova pesquisa de avaliação de governo indicou que 60% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse é o maior índice já registrado pela série histórica do instituto do Instituto Genial/Quaest, iniciada em fevereiro. Lula também teve uma melhora entre evangélicos e moradores da Região Sul, agrupamentos […]
Uma nova pesquisa de avaliação de governo indicou que 60% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse é o maior índice já registrado pela série histórica do instituto do Instituto Genial/Quaest, iniciada em fevereiro. Lula também teve uma melhora entre evangélicos e moradores da Região Sul, agrupamentos que concentram um grande número de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A avaliação do trabalho feito pelo petista cresceu quatro pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior feita em junho pela Quaest. 35% do eleitorado disse que desaprova a atuação do presidente, porcentual cinco pontos abaixo do registrado na pesquisa anterior.
Na avaliação geral do governo, 42% consideram positivo mandato do chefe do Executivo, um crescimento de 5 pontos percentuais em comparação com o estudo anterior. Outros 29% avaliaram como regular o desempenho da gestão petista e 24% qualificam como negativo. Em junho, a reprovação do governo estava na casa dos 27%.
Aprovação cresce entre evangélicos e na Região Sul
A aprovação de Lula também aumentou entre o grupo evangélico que, nas eleições de outubro, foi um público-alvo da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em junho, 44% aprovaram o trabalho feito pelo petista, agora, 50% avaliam positivamente. Os que desaprovavam eram 51% e passaram a ser 46%, uma redução de cinco pontos percentuais.
A pesquisa da Quaest ouviu 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto, em entrevistas presenciais que utilizaram questionários estruturados. A margem de erro da pesquisa é de 2.2 pontos percentuais para mais e para menos e o nível de confiabilidade é de 95%. As informações são do Estadão.
Nesta segunda-feira (11), o Debate das Dez, da Rádio Pajeú, recebeu os vereadores de oposição de Carnaíba – Mateus Francisco (União Brasil), Vanderbio Bandega (União Brasil) e Marinho Cassiano (Republicanos) – para uma análise do cenário político após a derrota da chapa majoritária de oposição nas eleições de 2024, liderada por Ilma Valério, e para […]
Nesta segunda-feira (11), o Debate das Dez, da Rádio Pajeú, recebeu os vereadores de oposição de Carnaíba – Mateus Francisco (União Brasil), Vanderbio Bandega (União Brasil) e Marinho Cassiano (Republicanos) – para uma análise do cenário político após a derrota da chapa majoritária de oposição nas eleições de 2024, liderada por Ilma Valério, e para discutir as perspectivas para o novo mandato na Câmara Municipal. Neudo da Itã, mais votado na oposição, não pode participar do debate por estar se recuperando de um infarto.
Os vereadores foram questionados sobre os motivos da derrota na corrida para a prefeitura, considerando que a oposição parecia mais forte e estruturada do que na eleição de 2020. Mateus Francisco atribuiu a perda ao crescimento do eleitorado e à preferência dos novos votantes pelo grupo da situação. Para ele, “a derrota não tem culpado” e se deve ao mérito do trabalho feito pelos vencedores.
Já Marinho Cassiano apontou que toda campanha traz erros e acertos, afirmando que “a vitória muitas vezes encobre os erros”, especialmente em um cenário de mudanças políticas entre 2020 e 2024. Vanderbio Bandega, por outro lado, trouxe um tom de discordância e mencionou uma suposta “transferência de votos” para Carnaíba, resultando em um cenário equilibrado entre oposição e situação, com cerca de 6 mil votos para cada lado.
Mateus Francisco também destacou o impacto negativo das fake news sobre a campanha de Ilma Valério, mencionando uma condenação judicial de Anchieta e Berg por disseminação de informações falsas contra a candidata.
Com o novo mandato em vista, os vereadores comentaram suas posturas e propostas para a atuação legislativa. Marinho Cassiano, estreante na Câmara, afirmou que pretende manter um mandato “propositivo, de alinhamento, organização e diálogo”, pautado por uma postura de escuta e cooperação com colegas, independentemente das filiações partidárias. Suas bandeiras incluem melhorias na saúde e incentivo ao empreendedorismo.
Mateus Francisco reiterou a postura de “oposição coerente” adotada em seu primeiro mandato, com ênfase na fiscalização do Executivo. Ele lembrou que, em quatro anos, a oposição rejeitou apenas dois projetos, “ambos considerados eleitoreiros”.
Vanderbio Bandega demonstrou um tom mais crítico em relação ao prefeito eleito, Berg Gomes, afirmando que “não vai ter muita surpresa” no novo governo. Ele prometeu manter a fiscalização rigorosa ao lado dos outros três vereadores de oposição. Ao serem questionados sobre a possibilidade de aderirem à base governista, Mateus Francisco foi categórico, descartando qualquer aliança, enquanto Marinho Cassiano declarou manter as portas abertas para o diálogo. Vanderbio, por sua vez, reafirmou seu apoio a Ilma Valério e o compromisso de uma oposição firme.
Quanto à presidência da Câmara, os três vereadores manifestaram apoio à reeleição de Alex Mendes, o mais votado. A decisão, segundo eles, se baseia tanto na falta de número para eleger um candidato da oposição quanto na avaliação positiva da gestão atual de Alex Mendes.
Durante o debate, os vereadores também expuseram suas percepções sobre os principais problemas enfrentados pela população.
Mateus Francisco criticou a situação das estradas vicinais, as longas filas para exames na saúde pública e a má qualidade das obras entregues às pressas. Ele apontou o “apadrinhamento político” na saúde como um fator que limita o acesso aos serviços.
Marinho Cassiano enfatizou a necessidade de uma melhor comunicação entre as secretarias municipais e a população, apontando a falta de integração e informação como obstáculos para o envolvimento dos cidadãos.
Vanderbio Bandega condenou a concentração de poder, afirmando que políticos como Alex Mendes centralizam decisões que deveriam beneficiar toda a população. Ele defende maior participação popular e obras voltadas a todas as comunidades.
Sobre as eleições de 2026, os vereadores afirmaram que ainda não definiram seus apoios para deputados estaduais e federais, priorizando, por ora, as demandas da Câmara Municipal e a busca de recursos para Carnaíba, independentemente de alinhamentos partidários.
Evandro Valadares, Luciano Moreira e Gilson Bento são os candidatos os maiores valores de bens declarados. Por André Luis EXCLUSIVO A redação do blog do Nill Júnior, fez um levantamento para ranquear os 45 candidatos que estão na disputa de uma vaga no executivo municipal das cidades do Sertão do Pajeú, pelas suas listas de […]
Evandro Valadares, Luciano Moreira e Gilson Bento são os candidatos os maiores valores de bens declarados.
Por André Luis
EXCLUSIVO
A redação do blog do Nill Júnior, fez um levantamento para ranquear os 45 candidatos que estão na disputa de uma vaga no executivo municipal das cidades do Sertão do Pajeú, pelas suas listas de bens declarados, disponibilizadas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
Segundo o levantamento, Evandro Valadares (PSB), prefeito e candidato a reeleição em São José do Egito, é o prefeiturável com a maior lista de bens declarados no sistema. Mais de R$3,5 milhões.
Em segundo lugar, está o candidato a prefeito de Ingazeira, Luciano Moreira (Podemos), que declarou, mais de R$1,2 milhão; na terceira posição, com R$1,045 milhão, aparece Gilson Bento (Republicanos), que está disputando uma vaga no executivo de Brejinho; Romério Guimarães (PP), que disputa a cadeira em São José do Egito, declarou pouco mais de R$859 mil, ele ficou na quarta posição; fechando os cinco primeiros colocados, está o candidato a prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante), que declarou mais de R$788 mil.
Seguindo com o ranking, a sexta posição ficou com o candidato a prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), com mais de R$700 mil declarados; a sétima posição vai para o candidato, Anchieta Patriota (PSB), que tenta manter a cadeira em Carnaíba, ele declarou pouco mais de R$654 mil. O candidato da terceira via em Afogados da Ingazeira, Capitão Sidney Cruz (PSC), está na oitava posição, com mais de R$635 mil declarados; na nona posição, Rona Leite (PT), ele tenta uma vaga no executivo de São José do Egito e declarou R$591 mil; Maria Nelly, aparece na décima posição, ela declarou, R$580 mil e disputa a vaga em Tabira;
Djalma da Padaria (PSB), atual prefeito e candidato a reeleição em Solidão, declarou R$540 mil e ficou na décima Primeira colocação;Rogério Lins (MDB), que concorre a vaga de prefeito de Iguaracy declarou R$410 mil e ficou na décima segunda colocação; Anderson Lopes (PTB), candidato em Itapetim, declarou R$405 mil e fica na décima terceira colocação; o atual prefeito de Tuparetama e candidato a reeleição, Sávio Torres (PTB), ficou na décima quarta posição, com R$340 mil declarados; na décima quinta e com R$300 mil declarados, está o candidato de Brejinho, Vanderlei (PSB).
A décima sexta colocação ficou com a candidata a prefeita de São José do Egito, Roseane Borja (MDB), ela declarou R$266 mil; o candidato a prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), declarou R$255 mil e ocupa a décima sétima posição no ranking; a décima oitava, ficou com Delson Lustosa (Podemos), candidato em Santa Terezinha; Victor Oliveira (PL), de Serra Talhada, declarou R$239 mil e fica na décima nona posição e o candidato de Quixaba, Zé Pretinho (Avante), ficou na vigésima posição, ele declarou R$230 mil
Na vigésima primeira colocação está Genildo da Água (Patriota), ele disputa em Triunfo e declarou R$172 mil; a vigésima segunda posição fica com Marquinhos Dantas (PRTB), de Serra Talhada, na sua declaração ele informou possuir R$170 mil em bens; Damiaozinho da Saúde (PV), candidato em Santa Terezinha, declarou R$133 mil e está na vigésima terceira posição; candidato em Triunfo, João Paiva (PT), está na vigésima quarta posição, com uma declaração de R$130 mil e a prefeita de Calumbi, Sandra da Farmácia (PT), tenta a reeleição, ela está na vigésima quinta colocação. Na sua declaração, foi informado o valor de R$128 mil.
Na vigésima sexta posição do ranking, está Onofre de Souza (PT), ele declarou R$ 100 mil e disputa em Flores; na vigésima sétima colocação, aparece o candidato de Santa Cruz da Baixa verde, Felipe de Nael (PTB), ele declarou R$92,5 mil; Zé Negão (Podemos), que disputa a cadeira em Afogados da Ingazeira, está na vigésima oitava posição no ranking, ele declarou R$90 mil; o atual prefeito e candidato a reeleição em Flores, Marconi Santana (PSB), é o vigésimo nono da lista, ele declarou R$86 mil e o trigésimo lugar, é da candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), com a declaração de R$ 85 mil.
Na trigésima primeira colocação, o prefeiturável de Quixaba, Dé Cândido (PSB), que declarou na lista de bens o valor de R$70 mil; Dr. Naldinho (PDT), está na trigésima segunda colocação, assim como o nome que lhe antecede na lista, também declarou R$70 mil – aqui a posição foi definida por ordem alfabética; Flávio Marques (PT), aparece na trigésima terceira posição, ele disputa em Tabira e declarou, R$68 mil; Sandrinho Palmeira (PSB), que disputa o executivo de Afogados da Ingazeira, é o trigésimo quarto na lista, ele declarou R$64 mil; Zeinha (PSB), atual prefeito e candidato a reeleição em Iguaracy, está na trigésima quinta posição, ele declarou R$ 60 mil.
Vanin de Danda (Avante), declarou R$57 mil e está no trigésimo sexto lugar, ele disputa a vaga em Santa Terezinha e Gleybson Martins (Podemos), candidato ao executivo de Carnaíba, fecha o ranking na trigésima sétima posição, ele declarou R$17 mil.
Não disponibilizaram lista de bens declarados: Joelson (Avante) candidato em Calumbi; Dr. Nelson (DC), candidato em Flores; Irlando das Parabólicas (PP), candidato em Santa Cruz da Baixa Verde; Socorro de Carlos Evandro (Avante), candidata em Serra Talhada; Cida Oliveira (Podemos), candidata em Solidão; Dêva Pessoa (PSD), candidato em Tuparetama; Júnior Honorato (PSOL), também candidato em Tuparetama e Dinca Brandino (MDB), candidato em Tabira.
Ação percorreu 5 bairros da cidade em apenas 3 dias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, através da Guarda Municipal, concluiu a primeira Operação de Ordenamento Público da gestão do prefeito Miguel Coelho. Em ação que contou com o apoio de 1 retroescavadeira, 1 caminhão caçamba, 6 servidores da secretaria, além de […]
Ação percorreu 5 bairros da cidade em apenas 3 dias.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, através da Guarda Municipal, concluiu a primeira Operação de Ordenamento Público da gestão do prefeito Miguel Coelho. Em ação que contou com o apoio de 1 retroescavadeira, 1 caminhão caçamba, 6 servidores da secretaria, além de 2 fiscais de postura, 12 guardas municipais percorreram 5 bairros da cidade em apenas 3 dias.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, a desocupação de áreas públicas e a demolição de construções irregulares foram os principais alvos da operação.
“A nossa Guarda Municipal está pronta para coibir esse tipo de conduta que fere o Código de Postura do município. A população precisa ter consciência de não invadir áreas públicas já que isso prejudica o desenvolvimento da cidade”, ressalta Luiz Diniz.
A Operação de Ordenamento Público foi realizada entre os dias 18 e 20 de janeiro. No Residencial Novo Tempo e no bairro Parque São Gonçalo, zona Oeste da cidade, a ação demoliu construções irregulares e eliminou invasões na área verde e nas proximidades da lagoa de estabilização de esgoto.
A invasão de terrenos públicos foi interrompida no bairro Henrique Leite, enquanto que no bairro José e Maria uma construção irregular foi embargada. Já nas regiões da Orla e também do Centro de Petrolina, vendedores ambulantes e poluidores sonoros foram notificados, enquanto barracos de andarilhos foram retirados.
Você precisa fazer login para comentar.