Notícias

Prefeito de Quixaba promete deixar boa herança a Tião e admite voltar

Por Nill Júnior

tiao-d-egaudencio-e-ze-pretinho-em-brasiliaGarantindo que durante os quatro mandatos que em governou Quixaba, nunca atrasou salários dos servidores o Prefeito Zé Pretinho (PR) disse durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Comunitária Quixaba FM que neste último mês de dezembro, já pagou o 13º de todos os funcionários, até o final do mês pagará a folha de dezembro e deixará quitado praticamente todos os fornecedores.

Um boa herança para o seu sucessor Tião de Gaudêncio, será deixada, assegurou o Prefeito Zé Pretinho.

Ele disse que até sua saída deverá entregar novos poços perfurados e para Tião concluir existem obras como uma Escola de 12 salas e outras ações que estão sendo executadas. Zé Pretinho depois de dizer que está pronto a contribuir com a futura gestão, admitiu que “se Deus permitir e o povo quiser” eu volto.

Outras Notícias

CUT Pernambuco é alvo de ameaças

A sede da CUT em Pernambuco vem sendo alvo de ameaças e intimidações durante esta quinta (17). Pessoas não identificadas estão ligando para a sede da central, fazendo ameaças à integridade física dos membros da direção e prometendo depredar a entidade durante a noite. As ameaças ocorrem na véspera do ato dos movimentos sociais em […]

A sede da CUT em Pernambuco vem sendo alvo de ameaças e intimidações durante esta quinta (17). Pessoas não identificadas estão ligando para a sede da central, fazendo ameaças à integridade física dos membros da direção e prometendo depredar a entidade durante a noite.

As ameaças ocorrem na véspera do ato dos movimentos sociais em defesa da democracia, no dia em que Lula tomou posse como ministro e após o vazamento de grampos ilegais pela Justiça e Polícia Federal.

As ameaças à CUT-Pernambuco não são um caso isolado. Na madrugada desta quinta (17), a sede da CUT em Curitiba teve a porta de vidro arrombada e o prédio, apedrejado. Na mesma capital, a sede do PT sofreu tentativa de invasão e teve o muro pichado.

No dia 12, véspera das manifestações a favor do impeachment, a sede da UNE (União Nacional dos Estudantes), em São Paulo, também foi alvo de pichações.

“Repudiamos veementemente essas ameaças, de caráter fascista e antidemocrático. E reafirmamos a nossa posição a favor da democracia, da liberdade, da diversidade de pensamento e expressão e do estado democrático de direito”, afirma o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.

A Secretaria de Defesa Social do governo do estado e o Ministério Público de Pernambuco já estão sendo notificados das ocorrências. “Não recuaremos da luta pela consolidação da democracia, contra essa tentativa de golpe orquestrada pela mídia e pela elite inconformada com os avanços sociais no Brasil”, ressalta o secretário de Comunicação da CUT-PE, Fabiano Moura.

Criação de camarão marinho fortalece renda de famílias agricultoras em Serra Talhada

  A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, está fortalecendo o Projeto Carcinicultura Familiar no município, informa a prefeitura em nota. Atualmente, três famílias agricultoras fazem parte do projeto de criação de camarão marinho implementado no último mês de fevereiro pelo Governo Municipal no distrito de Tauapiranga. Uma […]

 

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, está fortalecendo o Projeto Carcinicultura Familiar no município, informa a prefeitura em nota. Atualmente, três famílias agricultoras fazem parte do projeto de criação de camarão marinho implementado no último mês de fevereiro pelo Governo Municipal no distrito de Tauapiranga. Uma das metas de médio prazo do projeto é alcançar 15 agricultores (as) familiares ainda este ano.

A primeira despesca do projeto aconteceu no último mês de abril na propriedade do agricultor familiar Neto Rocha, na Fazenda Cachoeira do Sal, onde foram produzidos 30 quilos de camarão pesando em média 18 gramas após um ciclo de 71 dias. A segunda etapa aconteceu no último dia 06 de junho na mesma propriedade, onde foram despescados 33 quilos do produto, com peso médio de 12 gramas após 75 dias de cultivo.

E na última quarta-feira (19.06), aconteceu a terceira despesca do projeto, na propriedade do agricultor familiar Plácido Cabral, que iniciou o cultivo após acompanhar a experiência na propriedade do vizinho Neto Rocha. A terceira despesca rendeu 52 quilos de camarão, com peso médio de 9 gramas, produto comercializado na cidade.

Os interessados em iniciar uma criação de camarão marinho devem procurar a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que está localizada na Avenida Vicente Inácio de Oliveira, S/N, (Parque de Exposições), onde serão assistidos durante todo processo produtivo pela equipe técnica multidisciplinar disponibilizada pela secretaria. Para a criação do crustáceo devem ser observados alguns parâmetros de qualidade de água, como salinidade, pH , alcalinidade, dureza total, compostos nitrogenados, entre outros.

Projeto hídrico atenderá 350 famílias da zona rural em Afogados

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, apresenta hoje o projeto de infraestrutura hídrica para implantação do sistema de abastecimento de água que irá beneficiar com água encanada 350 famílias da zona rural. Serão atendidas as comunidades de São João Novo, São João Velho, Lajedo e Manoel Soares, na zona rural. O evento acontece às […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, apresenta hoje o projeto de infraestrutura hídrica para implantação do sistema de abastecimento de água que irá beneficiar com água encanada 350 famílias da zona rural.

Serão atendidas as comunidades de São João Novo, São João Velho, Lajedo e Manoel Soares, na zona rural. O evento acontece às 19h na comunidade do São João Velho.

O investimento aproximado é de R$ 2  milhões. O detalhamento da obra será apresentado às comunidades na noite de hoje.
Gestores pernambucanos articulam demandas em Brasília com apoio de deputado federal

Fotos: Pepeu Acioly Por André Luis – Com informações do Blog do Finfa A agenda de gestores pernambucanos em Brasília tem ganhado destaque, acompanhada de perto pelo blogueiro Júnior Finfa. Sob a coordenação do deputado federal Lucas Ramos (PSB), diversas reuniões foram realizadas em ministérios importantes, visando o avanço de propostas e demandas dos municípios. […]

Fotos: Pepeu Acioly

Por André Luis – Com informações do Blog do Finfa

A agenda de gestores pernambucanos em Brasília tem ganhado destaque, acompanhada de perto pelo blogueiro Júnior Finfa. Sob a coordenação do deputado federal Lucas Ramos (PSB), diversas reuniões foram realizadas em ministérios importantes, visando o avanço de propostas e demandas dos municípios. Nesta terça-feira (8), os gestores tiveram reunião no Ministério dos Esportes, Ministério das Cidades e no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Segue abaixo a agenda detalhada por Finfa em seu blog:

Ministério dos Esportes – Acompanhando a audiência com a Ministra dos Esportes, Ana Moser, e sua equipe, os prefeitos Luciano Torres de Ingazeira, Marconi Santana de Flores, Anchieta Patriota de Carnaíba, Célia Sales de Ipojuca, junto com representantes do prefeito de Carpina Manoel Botafogo, discutiram a situação de propostas já apresentadas pelos gestores. Um dos tópicos em destaque foi a melhoria de equipamentos esportivos nas respectivas localidades.

Ministério das Cidades – A agenda prosseguiu com uma reunião no Ministério das Cidades, onde os gestores pernambucanos encontraram o Secretário Executivo Hildo Rocha. Em pauta, propostas e convênios para beneficiar os municípios representados, mostrando o empenho dos líderes locais em impulsionar o desenvolvimento urbano.

Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – A terça-feira continuou com mais atividades, desta vez no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Com o Secretário Executivo Substituto Tito Silva, a Secretária Nacional de Política e Desenvolvimento Regional Adriana Melo e assessores do MIDR, foram discutidas demandas variadas para os municípios presentes. Pavimentações, maquinários, estradas vicinais e obras de praças estavam entre os temas em foco.

Participaram da reunião os prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), Marconi Santana (Flores), Célia Sales (Ipojuca), o deputado estadual, Romero Sales Filho e secretários municipais.

Justiça cassa mandato de prefeito e vice de São Caetano

G1 PE A Juíza eleitoral, Naiana Lima Cunha, cassou na manhã desta quinta-feira (28) os mandatos do prefeito de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, Jadiel Braga e do vice, Caio Braga, ambos do PSDB. Na decisão, a magistrada também suspendeu durante oito anos os direitos políticos dos tucanos. A juíza entendeu que os políticos […]

G1 PE

A Juíza eleitoral, Naiana Lima Cunha, cassou na manhã desta quinta-feira (28) os mandatos do prefeito de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, Jadiel Braga e do vice, Caio Braga, ambos do PSDB. Na decisão, a magistrada também suspendeu durante oito anos os direitos políticos dos tucanos.

A juíza entendeu que os políticos praticaram abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016, “sendo suas condutas graves e capazes de comprometer a legitimidade e a lisura do pleito”. Ainda de acordo com a decisão, “as provas reunidas demonstram que os requeridos confeccionaram / adquiriram expressiva quantidade de camisas e bonés, todos padronizados e da cor laranja, para futura distribuição aos eleitores, sobretudo para uso em evento de encerramento de campanha.”

A juíza também afirma que “a confecção e distribuição de camisas patrocinadas pelo candidato com intuito de promover sua candidatura às eleições municipais, causa desequilíbrio entre os concorrentes e caracteriza abuso de poder econômico, ensejando as sanções previstas no artigo 22, XIV da LC 64/90”.

A juíza Naiana Lima Cunha encaminhou o caso ao Ministério Público (MP) e Jadiel Braga tem 15 dias para recorrer da decisão. Também cabe ao MP a apuração de crime de falso testemunho e prática de ato de improbidade administrativa.

Ao G1, a assessoria do gestor disse que só vai se pronunciar quando o mesmo for notificado oficialmente sobre a decisão.