Prefeito de Iguaracy visita casa de apoio em Recife
Por André Luis
O prefeito do município de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, do PSDB-PE, realizou uma visita à Casa de Apoio na capital pernambucana nesta sexta-feira (14). Acompanhado pela secretária municipal adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Thatianne Torres, o objetivo da visita foi conhecer de perto os serviços oferecidos e interagir com os servidores e usuários do espaço.
Durante a visita, o prefeito posou para fotos ao lado da equipe de servidores da Casa de Apoio, evidenciando a importância do trabalho realizado por eles no apoio às pessoas que se encontram na capital em busca de atendimento médico, entre outros. Além disso, Dr. Pedro também teve a oportunidade de conversar com alguns usuários do espaço.
“É gratificante ver o trabalho realizado aqui e saber que estamos proporcionando um acolhimento digno aos nossos cidadãos. A Casa de Apoio é um verdadeiro lar para aqueles que precisam de suporte durante suas estadias em Recife. Estamos comprometidos em garantir que todos tenham acesso a esse tipo de assistência”, afirmou Pedro Alves. Ele acrescentou: “Acredito que cuidar das pessoas é nossa prioridade, e essa casa representa nosso esforço em oferecer um serviço de qualidade e humanidade.”
Thatianne Torres também destacou a importância da Casa de Apoio. “Estamos aqui para garantir que nossos cidadãos tenham o suporte necessário. Essa visita é uma oportunidade valiosa para fortalecer nosso trabalho e entender melhor as demandas da população”, disse.
Eles fazem parte do grupo de 44 açudes com menos 5% de seus volumes, situação considerada crítica pela Aesa. Do Jornal da Paraíba Treze açudes da Paraíba estão com seus volumes de água zerados. Juntos, eles têm capacidade para acumular mais 9,6 milhões de metros cúbicos de água, mas reúnem na quinta-feira (15) apenas 885 […]
Treze açudes da Paraíba estão com seus volumes de água zerados. Juntos, eles têm capacidade para acumular mais 9,6 milhões de metros cúbicos de água, mas reúnem na quinta-feira (15) apenas 885 metros cúbicos acumulados. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Estes reservatórios fazem parte do grupo de 44 açudes com menos 5% de seus volumes, situação considerada crítica pela Aesa. De acordo com a coordenação de Hidrologia da Aesa, a situação crítica dos mananciais é consequência do longo período de estiagem, mesmo diante do registro recente das chuvas na maioria das regiões do estado.
Apesar do quadro hídrico ainda considerado crítico, a coordenação de Hidrologia da Aesa informou que a quantidade de água acumulada em todos os reservatório da Paraíba é de 14,29%, quase 5% a mais comparado ao período do mês de janeiro, quando o número era 9,82%. Os mananciais do estado tem capacidade para acumular 3.783.915.864 de metros cúbicos de água, mas têm apenas 540.835.059 de m³. O trabalho de monitoramento hídrico feita pela Aesa é realizado em 127 reservatórios em diferentes regiões da Paraíba.
Previsão de chuvas
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a expectativa é que as chuvas aumentem até o fim de março. “Tivemos chuvas intensas durante os meses de janeiro e fevereiro em algumas regiões do estado, mas recentemente essas precipitações diminuíram. Essa redução é normal considerando a característica de nosso clima, especialmente, na região do Sertão, devido o ambiente seco. Apesar disso, o retorno intenso das chuvas deve acontecer até o fim deste mês”, explicou.
O presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniram, na noite desta segunda-feira (28), por mais de três horas horas, com a bancada do partido no Senado para tratar da agenda da semana no Congresso Nacional e sobre as reformas ministerial e administrativa que o Governo vai anunciar nos […]
O presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniram, na noite desta segunda-feira (28), por mais de três horas horas, com a bancada do partido no Senado para tratar da agenda da semana no Congresso Nacional e sobre as reformas ministerial e administrativa que o Governo vai anunciar nos próximos dias.
Convidados para o encontro pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que coordenou a reunião, Falcão e Berzoini analisaram, juntamente com os parlamentares, a conjuntura política atual e trocaram ideias sobre as arrumações políticas no primeiro escalão do Executivo, onde serão extintos e fundidos Ministérios, trocados ministros e rearranjados os partidos de apoio ao Palácio do Planalto.
Aproveitando a pauta, o blog perguntou à Assessoria do Senador Humberto Costa se na reunião havia sido tratada a questão de como estão travados os processos de migração do Rádio AM no Ministério de Berzoini.
Com a costumeira atenção da Assessoria do Senador petista, que havia se comprometido em tratar do tema em reunião com a Abert,veio a seguinte resposta:
“Prezado Nill Júnior, boa tarde.
O senador Humberto Costa reiterou a necessidade de uma audiência com Berzoini sobre o tema. Mas, diante do contexto da reforma ministerial, na qual Berozini deve ser remanejado das Comunicações, o encontro ficou sobrestado”.
Ou seja, a nova reforma política fruto da crise institucional, que já fazia com que o debate sobre migração andasse praticamente nada, pelo envolvimento de nomes como Berzoini (considerado do Alto Clero Dilmista) no imbróglio político, vai ter um capítulo que só tende a retardar o tema.
Com a chegada de um novo Ministro, geralmente há processo de total rearrumação considerando que a indicação geralmente é política e não técnica. Some-se a isso o fato de que eventulante há negociação tipo “porteira fechada”, com vários escalões sendo reformados no pacote dentro do Ministério. Assim, o debate sobre migração que estava na estaca zero, fica abaixo disso.
O então Ministro Paulo Bernardo discursa para Dilma na assinatura do decreto da migração. Praticamente dois anos se passaram
Entenda: A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro das FMs visa fortalecer as emissoras de rádio que hoje são prejudicadas pelo abandono do dial AM. Esse abandono é motivado pela presença de interferências na faixa AM que acabam inviabilizando a sintonia dessas estações por parte dos ouvintes. No FM essas emissoras terão uma sintonia mais fácil e uma qualidade de áudio superior.
Ou seja, hoje, por melhor conteúdo que gerem, as rádios AMs “batem a cabeça no teto” porque tem dificuldade de chegar a seus ouvintes. O Decreto que autoriza a migração foi assinado pela presidente da República Dilma Rousseff em 7 de novembro de 2013. À época o Ministro era Paulo Bernardo, aparentemente o único que deu passos consistentes para desburocratização do processo.
De lá pra cá, o novo impasse gerado foi o do valor correspondente à outorga que deveria ser pago pelas detentoras da concessão de AM, que à época eram feitas sem ônus. O TCU chegou a dar um parecer bastante cobrado por Abert e associadas acatando os critérios acordados com o MiniCom, mas o processo parou de novo, sabe-se lá até quando.
Do TV Jornal Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisa a qualidade do ensino superior através de indicadores, como o Índice Geral de Cursos (IGC). No último ciclo de avaliação, referente ao ano de 2016, 2.132 instituições de ensino superior […]
Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisa a qualidade do ensino superior através de indicadores, como o Índice Geral de Cursos (IGC). No último ciclo de avaliação, referente ao ano de 2016, 2.132 instituições de ensino superior públicas e privadas foram avaliadas. Dessas, 14,9% não obtiveram notas satisfatórias. Em Pernambuco, 24 faculdades tiraram notas baixas.
O IGC é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Sintetizando, assim, em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após a divulgação dos resultados do Enade.
O índice classifica as instituições com notas entre 1 e 5, sendo abaixo de 3 consideradas insatisfatórias. Aquelas unidades de ensino que não atingem 3 não podem aumentar o número de vagas ou abrir novos cursos.
As piores faculdades particulares de Pernambuco, com IGC menor que 3:
Nome da faculdade / IGC (Contínuo) / IGC (faixa)
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – IGC (Contínuo) 1,8057 / IGC (faixa) 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – IGC (Contínuo) 1,9440 / IGC (faixa) 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA – IGC (Contínuo) 1,6843 / IGC (faixa) 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO – IGC (Contínuo) 1,8177 / IGC (faixa) 2
Vacinação será realizada em drive-thru na tarde desta quinta-feira Itapetim avança no plano de vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde vai realizar um drive-thru, a partir das 16h, em frente à Igreja Matriz, para a imunização de um novo grupo com faixa etária de 34 a 38 anos. Todos os […]
Vacinação será realizada em drive-thru na tarde desta quinta-feira
Itapetim avança no plano de vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde vai realizar um drive-thru, a partir das 16h, em frente à Igreja Matriz, para a imunização de um novo grupo com faixa etária de 34 a 38 anos.
Todos os itapetinenses com essa faixa etária e as pessoas acima dessa idade que já fizeram o agendamento, podem ir até o local levando o cartão do SUS e o CPF para receber a primeira dose da vacina.
“A cada dia estamos ficando cada vez mais perto de nos livrar desse vírus e voltar à normalidade. Enquanto isso vamos continuar usando máscara e seguindo as normas sanitárias”, disse o prefeito Adelmo Moura.
Em uma parceria com os conselhos e associações de bairro, a coordenadoria municipal de políticas para as mulheres tem buscado descentralizar as discussões de gênero, levando às ruas o debate sobre violência sexista e a importância da equidade de gênero para a construção de uma sociedade mais justa. É o que diz a Prefeitura em […]
Em uma parceria com os conselhos e associações de bairro, a coordenadoria municipal de políticas para as mulheres tem buscado descentralizar as discussões de gênero, levando às ruas o debate sobre violência sexista e a importância da equidade de gênero para a construção de uma sociedade mais justa. É o que diz a Prefeitura em nota ao blog.
As ações tiveram início no último dia 02 de março e a programação seguira até o próximo dia 17. Alguns outros parceiros importantes, como o Rotary Club e a Polícia Militar, tem contribuído com a extensa programação, que já passou pelos Bairros São Francisco, São Braz, Sobreira, Borges, Brotas, Costa, São Sebastião e Residenciais Miguel Arraes e Laura Ramos.
Estão sendo promovidas palestras sobre o combate à violência contra a mulher, ações preventivas de saúde, geração de renda, previdência social, dentre outras. A equipe do Centro Municipal de Saúde da Mulher e da Criança está ministrando palestras sobre a importância da prevenção dos Cânceres de mama e colo de útero.
No Miguel Arraes, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou com as mulheres uma oficina de aproveitamento de garrafas pet para a fabricação de vassouras. As máquinas utilizadas no curso foram doadas pela Diocese de Afogados em parceria com a Diaconia. As outras máquinas utilizadas foram cedidas por Brasilino Ferreira, instrutor do curso.
“Tem sido muito gratificante ir para os bairros, dialogar diretamente com as mulheres, debater os seus problemas e poder contribuir com a formação de uma consciência mais crítica quanto ao papel que exercemos na sociedade. Descentralizar as discussões, muitas vezes restritas a pequenos grupos, tem sido fundamental” destacou a Coordenadora de Políticas para as mulheres, Risolene Lima.
Confira o restante da programação:
14 de março
Bairro Padre Pedro Pereira
Local: Centro Comunitário multiuso do Bairro Padre Pedro Pereira – 18h30
16 de março
Conjunto Residencial Laura Ramos
Local: Polo Moveleiro (palestra sobre geração de renda) – 19h
Você precisa fazer login para comentar.