Notícias

Prefeito de Brejinho lamenta morte da esposa do ex-vereador Lourival Costa

Por André Luis

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (13), no Hospital São Francisco, em Patos-PB, a senhora Maria Gomes de Lira, 84 anos.

Ela era esposa do ex-vereador Lourival Costa e a sua morte se deu por causas naturais.

Em nota, o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, lamentou a morte.

“É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da senhora Maria Gomes de Lira, esposa do ex-vereador Lourival Costa. Que Deus conforte os familiares e amigos”, disse.

Outras Notícias

Fafopai confirma vestibular para dias 18 e 19 de janeiro

A Direção da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – Fafopai, informa que o Vestibular 2015 acontecerá dias 18 e 19 de janeiro, das oito da manhã ao meio dia. A Fafopai está oferecendo os cursos de Letras (Português e Inglês),  Matemática, História e Pedagogia. Este ano, a Faculdade mantém a oferta […]

fafopai2A Direção da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – Fafopai, informa que o Vestibular 2015 acontecerá dias 18 e 19 de janeiro, das oito da manhã ao meio dia.

A Fafopai está oferecendo os cursos de Letras (Português e Inglês),  Matemática, História e Pedagogia.

Este ano, a Faculdade mantém a oferta de bolsas de 25% a 100%. Para mais informações, o vestibulando pode ligar para (87) 3838-1579.

Paulo Câmara entrega Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga

Durante visita ao equipamento, nesta segunda-feira, governador também autorizou o início da construção de sua Unidade II do CIR O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta segunda-feira (08.01), a Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. Durante visita ao equipamento, Paulo aproveitou também para assinar a Ordem de Serviço para o […]

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Durante visita ao equipamento, nesta segunda-feira, governador também autorizou o início da construção de sua Unidade II do CIR

O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta segunda-feira (08.01), a Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. Durante visita ao equipamento, Paulo aproveitou também para assinar a Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade II do empreendimento. As intervenções, que inicialmente foram concebidas para ser uma Parceria Público-Privada (PPP), custaram aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres do Governo do Estado. Para a conclusão da Unidade II, mais R$ 10 milhões serão investidos.

Durante a visita ao CIR de Itaquitinga, Paulo Câmara frisou que a unidade atende requisitos importantes para a recuperação social. “Um equipamento como esse mostra que é possível ser preso, mas, ao mesmo tempo, ter condições de estudar, trabalhar, de se desenvolver e de cumprir sua pena com dignidade. É isso que a gente quer fazer em todo Estado de Pernambuco”, pontuou.

A unidade será ocupada gradativamente, após a composição de equipagem e pessoal. No entanto, por medida de segurança, não serão divulgados o dia das transferências e nem as procedências dos presos. A expectativa é que, nos próximos 40 dias, o processo de ocupação seja iniciado. A unidade – construída inicialmente para o regime semiaberto com a sigla URSA (Unidade do Regime Semiaberto) – foi adaptada para abrigar cerca de 1.000 presos do regime fechado. As adequações incluíram, também, bloqueios de acesso para contenção dos detentos.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

A construção da Unidade I do Centro tem o objetivo de desafogar as unidades prisionais da Região Metropolitana. Em um total de 10 hectares, foram construídos 1.000 metros quadrados de estrutura, seguindo um novo conceito de arquitetura prisional, onde as paredes internas da administração são de gesso e toda a área externa e demais áreas são de concreto.

O complexo abriga celas de tamanhos variados; administração e recepção de visitantes; pavilhão destinado aos concessionados (presos que exercem atividades laborais); 12 salas de aula; área jurídica e de saúde; refeitório; 3 pavilhões de vivências coletivas; instalações para a Polícia Militar (vestiários, WCs); 8 guaritas, além de muros com alambrados.

O segundo módulo do Centro Integrado contará com a mesma estrutura da unidade já construída. A previsão da conclusão da obra é oito meses.

Convenções movimentaram o Pajeú

Na Câmara de Vereadores de Iguaracy, foi realizada a convenção da Coligação Juntos somos mais Fortes, com PSB, PHS,PMDB, PV e PT, que homologou a chapa José Torres (Zeinho) para prefeito e o médico Pedro Alves, para vice, além dos candidatos a vereador que compõem a coligação. O deputado estadual Ângelo Ferreira-PSB, o Diretor do Ipa […]

iguara3
Júnior Finfa/Iguaracy News

iguara4

Na Câmara de Vereadores de Iguaracy, foi realizada a convenção da Coligação Juntos somos mais Fortes, com PSB, PHS,PMDB, PV e PT, que homologou a chapa José Torres (Zeinho) para prefeito e o médico Pedro Alves, para vice, além dos candidatos a vereador que compõem a coligação.

O deputado estadual Ângelo Ferreira-PSB, o Diretor do Ipa e ex-prefeito Albérico Rocha, mais lideranças políticas e comunitárias, também estiveram  no evento. “Não tenho dúvidas de que esta nossa convenção é a maior que Iguaracy já teve. As pessoas aqui, vieram por vontade própria, de livre e espontânea vontade, mostrando que chegou a hora de mudar”, finalizou Zeinha.

A Coligação Iguaracy cada vez melhor, com  PTB, PSD, PTN, PRB e PPS, já havia realizado sua convenção partidária no domingo (31), para homologar as candidaturas de Francisco Dessoles Monteiro ao cargo de prefeito e Luciene Rocha ao cargo de vice-prefeita, assim como os candidatos a vereador.

16b219d1-0f32-4971-a956-e4579ea42766
Assessoria
IMG_6510
Assessoria

Em Ingazeira, as duas coligações aconteceram nesta sexta. Com apoio do Prefeito Luciano Torres, a chapa socialista Lino Morais para Prefeito e Juarez Ferreira, candidato a foi lançada no Centro de Atividades Econômicas.

Já a convenção do PTB  escolheu o jornalista Mário Viana Filho para concorrer como candidato a prefeito e o empresário Chico Bandeira como candidato a vice. Na ocasião também foram apresentados os candidatos a vereadores do partido.O evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

13891870_1020794634708607_1244481224511009889_n
Cauê Rodrigues

Em Quixaba,  o grupo governista liderado pelo prefeito Zé Pretinho (PR), homologou em convenção no inicio da noite desta sexta feira 05, a candidatura de Tião de Gaudêncio para prefeito e Fanca para vice,  ambos do PR e candidatos à Câmara.  O ato aconteceu no Ginásio de Esportes José Carlos Pereira Cabral.

Prestigiaram o ato o Deputado Estadual Alberto Feitosa, a vereadora carnaibana Silvonete Carlos de Andrade, vereadores, além do prefeito Zé Pretinho e da primeira Dama Socorro Salvador. Teve até  mensagem de José Francisco Filho, o Didi.

030189fa-5146-415e-be86-a30b42b28223
Assessoria

Em Brejinho, a oposição homologou a chapa com  Chico Dudu para prefeito e  Gilson Bento, a vice. Os candidatos a vereador confirmados pelo PTB foram  Sandro Freitas, Flavinho de Damião,  Rossinei Cordeiro, Marcos de João Bernardo, Reginaldo Paca e Nenen da Foveira. Pelo PRB, Dione Laureano, Junior de Zé Peba, Vaneide de Chieta e Adriano Dantas. A Coligação se chama A Esperança vence o Medo.

MPPE investiga condições de abatedouro municipal e risco de carne irregular em Santa Terezinha

Promotoria requisita vistorias à ADAGRO, CPRH e Vigilância Sanitária após relatos de abates clandestinos e más condições de higiene; município tem 10 dias para prestar esclarecimentos O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar as condições do abatedouro municipal de Santa Terezinha e apurar denúncias de abates clandestinos na zona rural […]

Promotoria requisita vistorias à ADAGRO, CPRH e Vigilância Sanitária após relatos de abates clandestinos e más condições de higiene; município tem 10 dias para prestar esclarecimentos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar as condições do abatedouro municipal de Santa Terezinha e apurar denúncias de abates clandestinos na zona rural do município. A ação, movida pela 1ª Promotoria de Justiça de São José do Egito, visa verificar possíveis riscos à saúde pública e ao meio ambiente decorrentes da má qualidade no abate de animais.

A portaria de instauração, assinada pelo promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho em 23 de setembro e publicada no Diário Oficial do MPPE nesta sexta-feira (26), baseia-se em “informações obtidas informalmente e em atendimento ao público” que indicariam que o abatedouro municipal “não atenderia aos requisitos normativos de qualidade e de segurança”.

Riscos à saúde pública

O documento alerta para o “aumento do abate clandestino local, em virtude da ausência de veterinários e funcionários que possam receber os animais e realizar as inspeções”. Segundo o MPPE, há “possibilidade iminente de transmissão de zoonoses, infecções tóxicas alimentares e outras doenças do gênero que constituem grave risco à saúde das pessoas”.

O promotor destacou ainda a “provável inadequação estrutural e técnica, bem como a precariedade do abatedouro municipal no que se refere à sala de matança, à falta de higienização, à falta de tratamento de efluentes e resíduos”.

Requisitórias a órgãos estaduais

O MPPE determinou uma série de diligências para investigar o caso:

A ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária) deverá fornecer os laudos de inspeções realizadas nos últimos cinco anos;

A APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) fará vistoria atualizada no abatedouro municipal;

A CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) verificará as condições ambientais de operação do estabelecimento;

O Poder Público Municipal tem 10 dias para prestar informações sobre as condições de higiene dos locais de abate.

A portaria cita diversas leis estaduais e federais, incluindo a Lei nº 16.119/2017, que estabelece normas para o abate humanitário de animais em Pernambuco, e o Decreto nº 53.178/2022, que aprova normas técnicas para abatedouros de caprinos e ovinos.

O MPPE também anunciou que agendará uma audiência pública para discutir o tema e encaminhou cópias do procedimento ao Conselho Superior do MPPE, aos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, e à Câmara Municipal de Santa Terezinha.

Ingazeira: TCE julga contratações temporárias ilegais e aplica multa a prefeito

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegais as contratações temporárias realizadas pelo prefeito Luciano Torres da Ingazeira em 2014. De acordo com o Tribunal, foram 210 servidores que foram contratados de forma temporária para diversos cargos e que tiveram o registro negado. A Primeira Câmara ainda aplicou multa ao prefeito […]

luciano2A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegais as contratações temporárias realizadas pelo prefeito Luciano Torres da Ingazeira em 2014.

De acordo com o Tribunal, foram 210 servidores que foram contratados de forma temporária para diversos cargos e que tiveram o registro negado. A Primeira Câmara ainda aplicou multa ao prefeito Luciano.

Não foi notificado: procurado pela produção do programa Manhã Total (Rádio Pajeú), o prefeito disse ainda não ter sido notificado da decisão. Informou que após isso, se pronunciaria.