Notícias

Pesquisa que mostra Luciara na frente é questionada em Custódia

Por Nill Júnior

Depois de várias pesquisas indicando favoritismo de Manoel do Dnocs em Custódia, incluindo os respeitados institutos Múltipla, Opinião, e o recente, mas não de menor repercussão DataTrends, apareceu uma pesquisa com Luciara de Nemias, do PSB, na frente, levantando questionamentos do bloco governista.

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na manhã da quarta-feira (26), pelo Blog do Finfa, mostrou o candidato Manoel Messias, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Custódia.

Manoel Messias apareceu com 54%, seguido de Luciara de Nemias com 34%. Não sabe/não responderam 8%. Brancos e nulos 4%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00336/2024.

Dia 13, pesquisa de intenção de voto do Opinião para prefeito de Custódia, divulgada pelo Blog do Magno,  apontou o candidato do PSD e apoiado pelo prefeito Manuca, Messias do Dnocs, com 32 pontos à frente da candidata do PSB, Luciara de Neemias. Se as eleições fossem hoje, ele teria 58,6% dos votos e a adversária 26,6%. Brancos e nulos seriam 8,3% e indecisos chegariam a 6,5%. Ela foi registrada sob o número  PE-00846/2024.

Dia 1, o Múltipla mostrou o candidato governista com  47,7% dos votos contra 34% da candidata oposicionista. A pesquisa foi registrada sob o número PE – 03360/2024.

Aí agora, surge a  pesquisa eleitoral realizada pelo Blog do Ninja em parceria com a Insight Global revelando Luciara de Nemias liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura de Custódia.

De acordo com os números, se a eleição para prefeito de Custódia fosse realizada hoje, Luciara de Nemias lideraria com 42% das intenções de voto. Em seguida, Manoel Messias aparece com 39%. Os eleitores que indicaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 6%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-03146/2024 e contou com a resposta de 400 eleitores. Os governistas estão tratando a pesquisa como Fake.

Outras Notícias

Polícia francesa invade dois cativeiros e mata sequestradores

Em ação coordenada, a polícia francesa invadiu dois cativeiros onde radicais islâmicos mantinham reféns desde a manhã desta sexta-feira (9). Em Dammartin-en-Goële, a cerca de 40 km de Paris, foram mortos dois homens, suspeitos de atacar a revista Charlie Hebdo. Já no bairro de Vincennes, na capital, o sequestrador morto é suspeito de ter assassinado […]

uiols

Em ação coordenada, a polícia francesa invadiu dois cativeiros onde radicais islâmicos mantinham reféns desde a manhã desta sexta-feira (9). Em Dammartin-en-Goële, a cerca de 40 km de Paris, foram mortos dois homens, suspeitos de atacar a revista Charlie Hebdo. Já no bairro de Vincennes, na capital, o sequestrador morto é suspeito de ter assassinado uma policial. Ao menos quatro reféns morreram na ação.

Em  Dammartin-en-Goële, estavam os irmãos Said e Cherif Kouachi, suspeitos pelo atentado da quarta-feira (7) à revista francesa Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos. Segundo o prefeito da cidade, Michel Dutruge, os dois sequestradores foram mortos na operação.

O refém, de 27 anos, um funcionário de uma pequena empresa de impressão e publicidade, estava escondido e não foi visto pelos sequestradores. Ele foi libertado sem ferimentos e receberá atendimento psicológico.

Durante a operação, fortes explosões foram ouvidas em Dammartin-en-Goële por jornalistas da AFP; era possível avistar fumaça saindo do local em imagens do canal BFM-TV.

Poucos minutos depois da invasão em Dammartin-en-Goele, foram ouvidos tiros e explosões na loja judaica onde ocorria um segundo sequestro na capital francesa. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, confirmou a morte do sequestrador, identificado como Amedy Coulibaly, 32. Ele estava armado com duas pistolas automáticas e um fuzil, e atirou contra duas pessoas antes de entrar no mercado.

Quatro reféns morreram na operação, segundo confirmou o presidente do país, François Hollande. Outros dez teriam sido libertados, mas quatro estão em estado grave.

O homem é o mesmo que matou uma policial na quinta-feira (8) e feriu um funcionário da limpeza em Montrouge, na periferia ao sul de Paris, na quinta-feira (8), e teria exigido o fim ao cerco da polícia aos irmãos em Dammartin-en-Goele em troca dos reféns na loja judaica. Mais cedo, investigadores franceses informaram que o caso de Montrouge e da chacina na Charlie Hebdo tinham conexão.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, destacou a extrema dificuldade das operações, que colocavam “em grande risco” as vítimas e agradeceu aos agentes envolvidos no salvamento. Ele informou ainda que está mantido o nível de alerta máximo para ameaças terroristas.

“Agradecemos a aqueles que se expuseram à risco de morte para salvar os reféns. Repasso o reconhecimento de toda a nação francesa a esses homens”, disse  Cazeneuve, frisando que as operações de segurança contra o terrorismo continuarão nos próximos dias.

Uol

AESA vira polo de vacinação contra Covid-19 para gestantes e puérperas

Nesta última segunda-feira (17/05) a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde deu início a mais uma fase de vacinações contra a Covid-19 com vacinas da Pfizer. Nessa etapa estão sendo vacinadas as gestantes e puérperas com mais de 18 anos, não só de Arcoverde, como das 13 cidades no qual a VI GERES […]

Nesta última segunda-feira (17/05) a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde deu início a mais uma fase de vacinações contra a Covid-19 com vacinas da Pfizer. Nessa etapa estão sendo vacinadas as gestantes e puérperas com mais de 18 anos, não só de Arcoverde, como das 13 cidades no qual a VI GERES tem abrangência, que são, Buíque, Pedra, Custódia, Venturosa, Sertânia, Ibimirim, Tupanatinga, Inajá, Petrolândia, Tacaratu, Jatobá e Manari.

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, entra nessa parceria com a cedência do espaço e estrutura necessária para atender as milhares de gestantes e puérperas que serão vacinadas nessa fase.

“Além de ceder o espaço da AESA, estamos dando todo o suporte necessário, onde deixamos uma equipe de prontidão para atender as necessidades de acordo com os protocolos de vacinação.” Afirmou Alexandre Lira, Presidente da AESA.

Para receber a 1ª dose da imunização, as gestantes devem se dirigir até a AESA (Avenida Gumercindo Cavalcante, nº 420, São Cristóvão) e levar consigo o cartão de vacinação, cartão do SUS, RG e CPF.

Para essa vacinação acontecer, toda a equipe que irá administrar as doses da Pfizer teve que participar de uma capacitação durante todo o sábado (16/05).

A vacinação vai até o dia 22 de maio e está sendo coordenada pelo PNI.

Rádio Pajeú e MP comandaram Sábado Livre Especial da Campanha “Eleições Limpas”

O programa Sábado Livre, da Rádio Pajeú, foi em parceria com o Ministério Público e a campanha Eleições Limpas. Em meio aos artistas populares, muitas mensagens de conscientização da população para que não venda seu voto. A apresentação do programa foi de Michelli Martins. “Roubar é crime? Consumir drogas, também ? Pois bem, vender ou […]

447a53af-1ca0-4db2-990c-d4eff0327840

84862b70-7f53-413d-9a48-aa47fc3322f4

70356e67-5246-4a37-9e86-1917ad17415c

a07779c8-a151-4976-b92f-bc1a25bf861a

O programa Sábado Livre, da Rádio Pajeú, foi em parceria com o Ministério Público e a campanha Eleições Limpas. Em meio aos artistas populares, muitas mensagens de conscientização da população para que não venda seu voto. A apresentação do programa foi de Michelli Martins.

“Roubar é crime? Consumir drogas, também ? Pois bem, vender ou comprar o voto também é crime”, alertou o promotor no programa especial, que teve ainda representantes de setores da sociedade que redigiram um documento com propostas em  várias áreas, entregues aos candidatos neste pleito, na área da circunscrição.

Foram vários momentos de parceria entre MP e a emissora, pioneira do Sertão Pernambucano, como no evento que entregou propostas a candidatos da região, fruto de ampla discussão com a sociedade. Neste domingo, a partir das 8h da manhã, a Pajeú promete uma grande cobertura das eleições, prestando serviço e anunciando os resultados em primeira mão na Central de Apuração.

 

Órgãos estaduais poderão ter cotas para negros e indígenas em seleções de estágio

Foto: Nando Chiappetta A Comissão de Justiça (CCLJ) da Alepe, aprovou, nesta segunda-feira (10), projeto de lei (PL) que cria cotas para indígenas e negros nas seleções de estágio em órgãos ou entidades públicas do Estado.  A nova regra, se acatada em Plenário, valerá para candidatos com matrícula regular e que possam comprovar frequência em […]

Foto: Nando Chiappetta

A Comissão de Justiça (CCLJ) da Alepe, aprovou, nesta segunda-feira (10), projeto de lei (PL) que cria cotas para indígenas e negros nas seleções de estágio em órgãos ou entidades públicas do Estado. 

A nova regra, se acatada em Plenário, valerá para candidatos com matrícula regular e que possam comprovar frequência em instituições públicas e privadas de nível superior.

Apresentado pelo deputado Gustavo Gouveia (DEM), o texto original do PL nº 1753/2021 garantia o benefício apenas para pessoas negras. Contudo, foi alterado pelo colegiado de Administração Pública, passando a abranger também os indígenas. A matéria voltou à Comissão de Justiça, na qual recebeu relatório do deputado Antônio Moraes (PP), aceito por unanimidade.

De acordo com a versão atual, serão reservadas 10% das vagas reguladas pela Lei do Estágio para negros, quando houver cinco ou mais posições sendo oferecidas, e 5% para pessoas indígenas, em seleções para 20 ou mais estudantes. 

O critério de acesso será a autodeclaração no momento da inscrição. Indígenas deverão apresentar, além disso, documento atestando a condição de pertencimento étnico assinado por, pelo menos, duas lideranças reconhecidas, ou uma declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os candidatos indígenas e negros aprovados dentro do número de postos ofertados para a ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das cotas. Na hipótese de declaração falsa, o concorrente será eliminado do processo seletivo ou desligado do estágio. 

Na justificativa anexada à proposta, Gouveia anota que, embora a população brasileira seja composta, em sua maioria, por pessoas negras (56,34%), a desigualdade estrutural da sociedade as exclui das melhores oportunidades de emprego. 

Assim, a proposição busca “assegurar um mecanismo de inclusão”, a fim de que esses jovens possam “adquirir mais conhecimento e experiência para conquistar o seu espaço na área que desejam trabalhar”.

Com vontade política, dá pra enfrentar a violência no futebol

Em pleno 2025, inadmissível não haver um processo de identificação facial dos torcedores, cadastramento individual de membros de torcidas organizadas com verificação de antecedentes. Ainda um plano unificado de combate envolvendo governo, MP, Judiciário e clubes, além de atuação planejada e firme em dia de jogos. Recife registrou novos episódios de violência antes do clássico […]

Em pleno 2025, inadmissível não haver um processo de identificação facial dos torcedores, cadastramento individual de membros de torcidas organizadas com verificação de antecedentes.

Ainda um plano unificado de combate envolvendo governo, MP, Judiciário e clubes, além de atuação planejada e firme em dia de jogos.

Recife registrou novos episódios de violência antes do clássico entre Santa Cruz e Sport. O Ministério do Esporte repudiou os confrontos e defendeu investigações rigorosas e ações coordenadas para evitar novos casos.

No comentário para o Sertão Notícias,  analiso que não só é possível,  mas já passou da hora de enfrentar o problema: