Notícias

Pedido de vistas de Ranilson Ramos sobre contas de Patriota vai completar 6 meses

Por Nill Júnior

patriotaO pedido de vistas das contas do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), feito pelo Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Ranilson Ramos, está se encaminhando para completar 6 meses. A informação é do Afogados On Line.

O pedido de vistas do conselheiro Ranilson Ramos interrompeu no dia 21 de julho de 2016, na Primeira Câmara do TCE, a conclusão do julgamento da prestação de contas da Prefeitura de Afogados da Ingazeira do exercício financeiro de 2013, cujo interessado é o prefeito José Coimbra Patriota Filho, e presidente licenciado da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco).

O voto da conselheira e relatora do processo, Teresa Duere, foi pela rejeição das contas, assim como o do conselheiro substituto Marcos Nóbrega, ora substituindo o conselheiro João Campos, que se encontra de férias.

“Relatório técnico de auditoria apontou uma série de irregularidades na prestação de contas do município, pelas quais foram responsabilizados três secretários municipais, os membros da Comissão de Licitação e a Associação Municipalista de Pernambuco representada pelo próprio prefeito, que é seu presidente licenciado”, disse o Tribunal à época.

Outras Notícias

MPF denuncia mais seis pessoas por fraudes em ações de socorro a cidades atingidas por enchente há 12 anos

Segundo Ministério Público Federal no estado, seis pessoas fazem parte da 13ª etapa de denúncias da Operação Torrentes, que investigou irregularidades cometidas em 2010. O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco enviou, nesta terça (7), à Justiça Federal a 13º etapa de denúncias de envolvidos na Operação Torrentes, que investigou fraudes no socorro a vítimas […]

Segundo Ministério Público Federal no estado, seis pessoas fazem parte da 13ª etapa de denúncias da Operação Torrentes, que investigou irregularidades cometidas em 2010.

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco enviou, nesta terça (7), à Justiça Federal a 13º etapa de denúncias de envolvidos na Operação Torrentes, que investigou fraudes no socorro a vítimas de uma enchente ocorrida há 12 anos. Seis pessoas fazem parte da relação de suspeitos. Na lista, estão policiais militares, bombeiros e empresários. As informações são do G1.

A denúncia de envolvidos nas irregularidades praticadas em 2010 ocorre em meio à tragédia chuva do fim de maio e começo de junho de 2022. Até esta terça, eram 129 mortos e mais de 128 mil desabrigados e desalojados.

Em 2017, a operação, deflagrada pelo MPF e Polícia Federal, apontou a atuação de um grupo criminoso que praticou fraudes na execução de ações de auxílio à população afetada pelas chuvas de 2010. Foram mais de 80 mil pessoas desabrigadas em Pernambuco.

As empresas ligadas ao esquema foram contratadas, de acordo com o MPF, várias vezes para fornecimento de produtos e serviços, como colchões, cobertores e água mineral.

Conforme as investigações, os agentes públicos envolvidos desviaram parte dos recursos repassados pela União, mediante fraudes em licitações, prática de sobrepreço, celebração de aditivos irregulares, pagamento por mercadorias não recebidas e serviços não prestados, entre outras irregularidades.

Até a 12ª etapa, ao menos 40 pessoas tinham sido denunciadas. Houve, ainda, condenações de policiais militares e empresários pela Justiça Federal.

Os prejuízos aos cofres públicos são estimados em cerca de R$ 30 milhões. Um dos envolvidos é o secretário-executivo de Defesa Civil, o coronel dos bombeiros Cássio Sinomar, que, na época, atuava nas ações desenvolvidas pelo governo do estado.

Nova etapa

Na 13ª etapa, seis pessoas foram denunciadas. Segundo o MPF, as investigações apontaram a prática de dispensa indevida de licitação, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, desvio de recursos e corrupção passiva.

As irregularidades foram praticadas com verbas direcionadas à contratação de serviço de locação de embarcações para transporte de pessoas sobre o Rio Una, em Barreiros, na Zona da Mata Sul, em 2010.

Ainda de acordo com o MPF, um dos denunciados na 13ª fase da Operação Torrentes é Hélder Carlos da Silva, então coronel do Corpo de Bombeiros responsável por comandar os trabalhos de campo da Defesa Civil em Barreiros.

O Ministério Público Federal aponta que ele “estabeleceu, clandestinamente e sem as formalidades necessárias, acordo verbal” com uma empresa responsável pelo traslado de pessoas.

Esse acordo, também segundo o MPF, esse acordo verba foi feito com Stany Frederico Woolley da Silva e Carmen Lúcia Gomes da Silva Woolley, administradores da empresa beneficiada no esquema, a Carmen L. G. da Silva ME. Elas também foram denunciadas agora.

Conforme a denúncia, a empresa foi criada apenas depois desse acordo informal, com o objetivo de direcionar a contratação, efetuada com sobrepreço e após a apresentação de cotações fraudulentas.

O valor do prejuízo aos cofres públicos foi de mais de R$ 120 mil, em valores da época. Além disso, as investigações indicaram que a empresa não possuía embarcações e nunca havia prestado nenhum tipo de serviço anteriormente.

Para localização e interrogatório dos dois administradores residentes no exterior, o MPF contou, ainda, com a cooperação internacional do Ministério Público do Reino de Espanha.

Também são alvos da denúncia os policiais militares reformados Mário Cavalcanti de Albuquerque e Waldemir José Vasconcelos de Araújo.

Eles tinham postos de comando na Casa Militar do governo de Pernambuco (Camil). Os dois já são réus de outras ações penais em andamento na Operação Torrentes.

O MPF denunciou também o então tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil à época, Ivan Fredovino Ramos Júnior.

O g1 tenta contato com os advogados das pessoas denunciadas pela 13ª etapa da Operação Torrentes.

Vereador descreveu ventania achando que era o fim dos tempos

Na era dos smarthfones, muitos foram os registros dos estragos feitos pela força da natureza e pelo medo que tomou conta da população do Pajeú na tarde de ontem. Passado o susto, já para, de forma mais descontraída, escolher o registro mais hilário da ventania. O repórter popular campeão nos registros do vendaval foi Aderbal […]

pe_25712_14000_13Na era dos smarthfones, muitos foram os registros dos estragos feitos pela força da natureza e pelo medo que tomou conta da população do Pajeú na tarde de ontem. Passado o susto, já para, de forma mais descontraída, escolher o registro mais hilário da ventania.

O repórter popular campeão nos registros do vendaval foi Aderbal Ned Leite De Brito, o Bal de Riacho do Meio. No afã de descrever o fenômeno natural, Bal adotou tom sensacionalista. “Preste atenção! Algo muito estranho está acontecendo! Deus tenha pena de Riacho do Meio!”

Sem títuloBal segue com seu relato enquanto é possível ver o vento varrendo a comunidade. Muita poeira, alarmes de carros disparando, copas de árvores sacudindo com o vento e gritaria de menino.  Agora, depois do susto que ele e a população passou, dá pra se divertir um pouco com essa descrição.

Clique abaixo e ouça o relato de Bal em áudio. E clicando aqui, você pode ver o vídeo com imagens da ventania no Distrito.

Afogados: definidas as últimas atrações para a 19ª Expoagro 

Estão definidas as atrações da terra que abrilhantarão a Expoagro, maior festa de Afogados da Ingazeira.  “Acho que conseguimos contemplar todos os gostos, com uma programação eclética, diversificada, abrindo o palco da nossa maior festa para os nossos grandes talentos locais. E pela primeira vez, teremos Cícero Sousa no palco da nossa Expoagro, acompanhado de […]

Estão definidas as atrações da terra que abrilhantarão a Expoagro, maior festa de Afogados da Ingazeira. 

“Acho que conseguimos contemplar todos os gostos, com uma programação eclética, diversificada, abrindo o palco da nossa maior festa para os nossos grandes talentos locais. E pela primeira vez, teremos Cícero Sousa no palco da nossa Expoagro, acompanhado de Ana Beatriz,” destacou Augusto Martins, secretário de cultura e esportes de Afogados. 

Confira os artistas definidos e os dias em que tocarão na Expoagro: 

Quarta-feira, 2 de Julho

Cícero Sousa e Ana Beatriz 

Carla Alves Sertão 

Quinta-feira, 3 de Julho

Gustavo Pinheiro 

Lindomar Sousa 

Sexta-feira, 4 de Julho

Kleitom Motta e Luanna 

Paulo Matricó

Sábado, 5 de Julho

Mateus Max

HOSPAM confirma atendimento a paciente de Serra com suspeita de COVID-19

A pessoa, cujo nome não foi informado, já foi transferida para uma unidade de referência, onde continuará sendo assistida.  A direção do Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, informou em nota que atendeu um caso de queixa gripal na última quarta-feira (18.03). Nesta quinta (19.03), a pessoa evoluiu para uma síndrome respiratória aguda […]

A pessoa, cujo nome não foi informado, já foi transferida para uma unidade de referência, onde continuará sendo assistida. 

A direção do Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, informou em nota que atendeu um caso de queixa gripal na última quarta-feira (18.03). Nesta quinta (19.03), a pessoa evoluiu para uma síndrome respiratória aguda grave (Srag). Os dados do(a) paciente não foram informados.

“Esse quadro pode ser provocado por diversos agentes (vírus, como Influenza e Covid-19, e bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório”.

A direção ressaltou que tomou todas as medidas de higiene e de segurança durante o atendimento de caso. A pessoa já foi transferida para uma unidade de referência, onde continuará sendo assistida.

“Por fim, a direção do Hospam destaca que todas as providências estão sendo tomadas para informar pacientes e profissionais sobre as medidas de higiene e segurança contra a Covid-19. A direção também reforça a importância da população evitar o pânico, seguir rotineiramente as orientações das autoridades sanitárias e se manter informada por meios dos órgãos oficiais, como a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e Ministério da Saúde (MS)”.

Veja o comunicado, assinado por João Antônio, Diretor Geral do HOSPAM e Mauriciana Pereira, Diretora Técnica do HOSPAM:

https://www.instagram.com/p/B97ECkhJ0f_/?igshid=pwo69e90d588

Presidente do Cimpajeú diz que emendas garantirão Usina de Asfalto para o consórcio

O prefeito de Flores e presidente do Cimpajeú – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, disse em entrevista ontem a Anderson Tennens, que foi positiva a luta junto a deputados federais e senadores votados na região, através de emendas parlamentares para a compra de uma usina de asfalto.  “Vai ser a nossa redenção para […]

O prefeito de Flores e presidente do Cimpajeú – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, disse em entrevista ontem a Anderson Tennens, que foi positiva a luta junto a deputados federais e senadores votados na região, através de emendas parlamentares para a compra de uma usina de asfalto.  “Vai ser a nossa redenção para os próximos anos, em virtude da situação que se agrava nos municípios”, comemorou.

“Estivemos em Brasília e conseguimos alocar recursos na ordem de quase R$ 1 milhão e 600  mil para o consórcio. No próximo ano, devemos receber estas emendas, já que são impositivas. Estes recursos vão garantir a aquisição desta usina de asfalto que vai melhorar as condições de infraestrutura das ruas e avenidas, dos municípios que compõem o Cimpajeú”, disse Marconi.

O presidente do Cimpajeú, ainda saiu em defesa dos prefeitos ao reforçar que eles sofrem uma forte crise financeira que assola os municípios do nordeste do sertão e que falta sensibilidade para as demandas dos gestores por parte do Governo Federal. Ele alertou sobre as demissões que os prefeitos vão ter que realizar em seus municípios em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ele reforçou que os repasses para manutenção dos programas federais e transporte escolar são pífios. “Hoje por uma criança na escola recebemos do governo federal R$ 0,36 por dia. Não compra nem um pacote de pipoca. Enquanto o custo médio para município é de R$ 4,50”, reclamou.