Notícias

Pajeú e Cidade FM iniciam debates dia 19, com candidatos de Ingazeira

Por Nill Júnior

linoComo aconteceu a quatro anos, as rádios Pajeú AM e Cidade FM iniciam nesta segunda, dia 19, uma série de debates com candidatos a prefeitos de cidades da região do Pajeú. O primeiro da série de debates será com os candidatos a prefeitura de Ingazeira.

Foram convidados Lino Morais (PSB) e Mário Viana (PTB). Os convites foram protocolados nesta terça-feira, dia 13,  atendendo com sobra a exigência mínima de 72 horas antes da realização do embate.

As regras não fugirão muito do clássico modelo de debates da Pajeú. Candidato perguntando a candidato, sorteio de perguntas dos ouvintes e questões temáticas como saúde, educação e infra-estrutura. O debate acontecerá nos estúdios da Rádio Pajeú. Outras cidades da região também estão na pauta da série.

Segundo convite a candidatos,  cada um poderá estar acompanhado de um assessor, “não haverá espaço interno para demais candidatos ou militância”.

“Em caso de comunicação de ausência de candidato (s), a emissora se reservará ao direito de divulgá-la no horário do debate às 10h, tendo como propósito não desmobilizar sua audiência”, conclui o convite. A série será fechada dia 29, tendo como convidados os candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira.

Outras Notícias

Arcoverde festeja 94 anos de emancipação política

Principal cidade de Arcoverde do Moxotó e porta de entrada para o Sertão de Pernambuco, Arcoverde completa neste domingo (11) seus 94 anos de emancipação política. E as festividades pelo aniversário da cidade tiveram início na noite deste sábado (10) com celebração da Missa em Ação de Graça na Matriz do Livramento. Hoje a programação oficial […]

Principal cidade de Arcoverde do Moxotó e porta de entrada para o Sertão de Pernambuco, Arcoverde completa neste domingo (11) seus 94 anos de emancipação política. E as festividades pelo aniversário da cidade tiveram início na noite deste sábado (10) com celebração da Missa em Ação de Graça na Matriz do Livramento.

Hoje a programação oficial foi aberta às 08h pelo prefeito Wellington Maciel, com o Hasteamento da Bandeira, na Praça da Bandeira, no centro da cidade. E logo mais, a partir das 15h30, acontecem os desfiles cívicos com concentração na Praça Barão do Rio Branco, de onde partirão as instituições participantes em direção à Praça da Bandeira.

Os tradicionais desfiles cívicos do aniversario da cidade estão de volta após anos de pandemia. “Hoje vivemos a retomada dos desfiles cívicos após dois anos sem pudermos viver esse belíssimo momento que é promovido pelas escolas municipais, estaduais e privadas em homenagem a nossa cidade. Poder estar como prefeito neste momento de retomada, nos alegra e renova nosso espírito para podermos trabalhar ainda mais por nossa terra e nossa gente”, afirmou o prefeito.

Os desfiles cívicos serão abertos pelo Tiro de Guerra, seguido do 3º BPM conduzido pela Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte. Na sequência desfilam o Corpo de Bombeiros, Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde e o grupo Amor Animal. Na sequência virão as escolas municipais da Secretaria de Educação de Arcoverde, Grupo de Idosos Viver Mais e os Clubes dos Aventureiros e dos Desbravadores.

Após esse primeiro bloco, ocorrerão os desfiles das escolas de referência Antônio Japiassu, EREMA, Escola Estadual Anete Vale de Oliveira, Colégio Ideal, Colégio Imaculada Conceição, EREM Carlos Rios, EREM Quitéria Wanderley Simões, Raízes de Amanhã, Banda Musical Unificada de Custódia e a Banda Marcial Amaro Soares.

TCE recomenda rejeição das contas de 2017 de Mário Flor, de Betânia

O TCE recomendou à Câmara de Vereadores de Betânia a rejeição das contas de 2017 do prefeito Mário Flor, de Betânia. O Tribunal elencou várias irregularidades, como extrapolar o limite legal de gastos com pessoal no  3° quadrimestre do exercício financeiro de 2017, comprometendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda deficiências no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal […]

O TCE recomendou à Câmara de Vereadores de Betânia a rejeição das contas de 2017 do prefeito Mário Flor, de Betânia. O Tribunal elencou várias irregularidades, como extrapolar o limite legal de gastos com pessoal no  3° quadrimestre do exercício financeiro de 2017, comprometendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ainda deficiências no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Betânia. “O Poder Executivo municipal não disponibilizou integralmente para a sociedade o
conjunto de informações exigido na LRF, na Lei Complementar nº 131/2009, na Lei nº 12.527/2011 (LAI) e na Constituição Federal, apresentando nível de transparência Crítico, conforme aplicação de metodologia de levantamento do ITMPE, item 9.1 do Relatório de Auditoria.

Considera ainda  o Processo TCE-PE nº 1751830-1 – Acórdão TC n° 0751/18, Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Betânia, julgado irregular, com aplicação de multa, por ter apresentado um índice crítico de transparência, já transitado em julgado, visto que o Embargo de Declaração – Processo TCE-PE n° 1857494-4 – Acórdão TC n° 1068/18, foi desprovido, e o Recurso Ordinário – Processo TCE-PE n° 1820855-1 – Acórdão TC n° 704/19, foi provido de forma parcial, nos sentido de excluir a multa aplicada, mas mantendo a irregularidade do processo originário.

Assim emitiu  Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Betânia a rejeição das contas do prefeito Mário Flor, relativas ao exercício financeiro de 2017. E determinou várias orientações, como Repassar as contribuições previdenciárias para os regimes de previdência, RGPS e RPPS, de forma integral e tempestiva, realizar  levantamento para identificar os principais riscos e dificuldades encontradas na cobrança da dívida ativa, elaborar a LOA do município, respeitar a LRF, adotar por meio de Lei as alíquotas previdenciárias, dentre outras: PRESTAÇÃO 2017 MÁRIO FLOR.

PSDB confirma Geraldo Alckmin como candidato à Presidência da República

Partido realizou convenção nacional neste sábado (4) em Brasília. Candidata a vice na chapa, senadora Ana Amélia (PP) participou do evento ao lado de Alckmin. Do G1 O PSDB confirmou neste sábado (4), em convenção nacional realizada em Brasília, a escolha de Geraldo Alckmin, 65 anos, como candidato na disputa à Presidência da República. Atual […]

Geraldo Alckmin e Ana Amélia durante a convenção nacional do PMDB neste sábado (4) em Brasília (Foto: Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo)

Partido realizou convenção nacional neste sábado (4) em Brasília. Candidata a vice na chapa, senadora Ana Amélia (PP) participou do evento ao lado de Alckmin.

Do G1

O PSDB confirmou neste sábado (4), em convenção nacional realizada em Brasília, a escolha de Geraldo Alckmin, 65 anos, como candidato na disputa à Presidência da República.

Atual presidente nacional do partido, o ex-governador de São Paulo foi escolhido pelos filiados que participaram do evento. Dos 290 votantes, 288 aprovaram o nome de Alckmin. Um filiado não votou a favor do ex-governador e outro se absteve.

Em seu primeiro discurso como candidato, Alckmin disse que aceitava a indicação com “humildade e senso de responsabilidade”.

Ele afirmou que o país passa por um momento grave, mas projetou um futuro de prosperidade caso seja eleito.

A candidata a vice na chapa, senadora Ana Amélia (PP-RS), participou do evento ao lado de Alckmin.

A expectativa do PSDB é que ela possa melhorar o desempenho do candidato na região Sul e no setor do agronegócio, no qual ela tem bom trânsito. A escolha de uma mulher para vice representa ainda um aceno ao eleitorado feminino.

Em discurso na convenção, Ana Amélia afirmou que será “absolutamente leal” a Alckmin. A senadora disse que a população quer um “governo austero” e citou, como exemplo de conduta, o fato de não usar auxílio-moradia.

“Nunca usei auxilio-moradia, porque moro na minha casa. É isso que o contribuinte brasileiro quer, um governo austero, um governo cuidadoso”, disse a senadora.

Presidente de honra do PSDB, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou que o país perdeu a confiança na classe política e que Alckmin e Ana Amélia “têm uma responsabilidade histórica” em resgatá-la.

“Há momentos em que as decisões são cruciais, e vocês foram escolhidos para expressar esse momento”, disse. “O vento da história passa por eles, os nossos candidatos”, acrescentou o ex-presidente.

Alckmin fechou aliança com partidos do chamado “Centrão” (DEM, PP, PR, PRB e SD), além de outras três legendas: PTB, PSD e PPS. Segundo o primeiro-vice-presidente do PSDB e coordenador da campanha, Marconi Perillo, os apoios garantirão 45% do tempo de televisão ao candidato tucano.

Prefeitos cobram de Câmara repasses do FEM e da Saúde

Mais de 120 prefeitos pernambucanos se reúnem, nesta terça-feira (18), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para cobrar do Governo do Estado, repasses referente a área de Saúde e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). De acordo com o presidente da instituição e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota […]

Mais de 120 prefeitos pernambucanos se reúnem, nesta terça-feira (18), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para cobrar do Governo do Estado, repasses referente a área de Saúde e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

De acordo com o presidente da instituição e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), é esperado que o governador Paulo Câmara (PSB), que estará presente no encontro, faça alguma sinalização em resposta aos pleitos dos gestores.

“Estamos em negociação com o governo há mais de seis meses em relação aos repasses da Saúde e do FEM. Então, nós convidamos o governador para fazer alguma fala em cima desses pleitos. O Estado tem uma política que ajuda os municípios através de um programa de assistência farmacêutica, o que os prefeitos querem é que o repasse seja atualizado, porque ele ajuda na aquisição de medicamentos”, afirmou José Patriota.

   
Nicinha comemora notícia sobre a PE 304

A prefeita de Tabira e candidata à reeleição,  Nicinha Melo,  do MDB, comemorou em suas redes sociais a notícia de que o Estado sinaliza tirar do papel o recapeamento da PE 304, a Estrada de Água Branca. O Governo de Pernambuco publicou na edição da quarta-feira (21), do Diário Oficial do Estado, a contratação da […]

A prefeita de Tabira e candidata à reeleição,  Nicinha Melo,  do MDB, comemorou em suas redes sociais a notícia de que o Estado sinaliza tirar do papel o recapeamento da PE 304, a Estrada de Água Branca.

O Governo de Pernambuco publicou na edição da quarta-feira (21), do Diário Oficial do Estado, a contratação da empresa que realizará as obras de recapeamento da rodovia entre Tabira e a cidade paraibana.

A obra está orçada em R$ 13.710.674,11 e será executada pela empresa União Terraplanagem e Construções (Uniterra).

O prazo para conclusão é de 360 dias a partir da Ordem de Serviço.

Essa estrada tem sido objeto de crescente preocupação devido às condições de calamidade em que se encontra. Buracos, falta de manutenção e sinalização precária têm gerado riscos à segurança dos usuários e prejuízos econômicos para os comerciantes locais.

“O início da tão esperada reforma da PE-304 está cada vez mais próximo. Hoje, celebramos a força e a determinação que nos trouxeram até aqui. Agradeço a Deus por nos guiar e ao governo do estado por atender ao clamor de Tabira”, disse em sua rede social.

“Essa conquista é de todos nós! Em breve, veremos as máquinas trabalhando e nossa estrada ganhando a dignidade que merece”, concluiu.