Notícias

Pais e alunos protestam contra saída de professoras de escola na Pintada em Afogados

Por André Luis

País e alunos foram à frente da escola Santa Lúcia no sitio Pintada na zona rural de Afogados da Ingazeira para protestarem contra a saída de duas professoras dos anos iniciais, Gizelda e Cristina.

De acordo com uma das mães, em reprodução do Afogados Conectado, Lidiane Paixão, as professoras serão substituídas por professoras que já estiveram na escola, mas que desagradaram à comunidade.

A Secretaria de Educação realizou recentemente uma seleção Simplificada onde as professoras foram aprovadas e têm o direito de escolher em qual escola desejam lecionar. Elas escolheram a escola da comunidade Pintada e com isso, as atuais precisaram ceder suas vagas. 

Os pais alegam que se Gizelda e Cristina não permanecerem, irão tirar seus filhos da escola. A situação é bem complicada porque nem a Secretaria de Educação e nem as professoras aprovadas estão agindo contra a lei. Mas os pais insistem que a permanência das atuais é o melhor para seus filhos. 

Outras Notícias

Antonio Moraes troca PSDB pelo PP

Antônio Moraes é o deputado do prefeito de Tabira Sebastião Dias, do PTB Depois de 19 anos no PSDB, o deputado estadual Antônio Moraes trocou a legenda pelo PP, na janela partidária que se fechou na semana passada. O delegado havia sido presidente do partido e líder da bancada na Assembleia Legislativa, pela sigla dos […]

Com informações de Anchieta Santos

Antônio Moraes é o deputado do prefeito de Tabira Sebastião Dias, do PTB

Depois de 19 anos no PSDB, o deputado estadual Antônio Moraes trocou a legenda pelo PP, na janela partidária que se fechou na semana passada. O delegado havia sido presidente do partido e líder da bancada na Assembleia Legislativa, pela sigla dos tucanos.

Consta que saiu sem briga, aparentemente em busca de cauda a ser proporcionada na chapinha de Eduardo da Fonte que estará no palanque da reeleição do Governador Paulo Câmara.

Antônio Moraes é o deputado do prefeito de Tabira Sebastião Dias, do PTB, eleitor do senador Armando Monteiro. Os antigos correligionários só estranharam que Moraes tenha saído caladinho…

“A empresa foi ameaçada de ser tratorada”, diz reitor sobre construção da Univasf

O reitor pro tempore da Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino participou, na quarta-feira (19), de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Salgueiro. O encontro discutiu sobre a construção do Campus da Univasf na antiga estação ferroviária do município. Julianeli falou sobre a etapa inicial das obras. “Nós estamos implantando […]

O reitor pro tempore da Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino participou, na quarta-feira (19), de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Salgueiro. O encontro discutiu sobre a construção do Campus da Univasf na antiga estação ferroviária do município.

Julianeli falou sobre a etapa inicial das obras. “Nós estamos implantando a primeira etapa de obras, que compreendem basicamente quatro obras, que consistem no cercamento de toda essa área; na urbanização de toda a área; na reforma dos prédios já existentes, pertencentes à antiga estação ferroviária; e também na colocação do pórtico principal, com guarita, que é por onde nós receberemos nossos estudantes, nossos servidores e toda a comunidade aqui de Salgueiro e da região”.

O reitor pro tempore também contou que a empresa responsável pela obra foi ameaçada. “Nessas obras nós já injetaremos um valor de recursos na ordem de R$ 4,6 milhões, mas que infelizmente, dada essa situação, a empresa que iniciou a execução desse projeto foi ameaçada de ser literalmente ‘tratorada’. Isso quando chegou aos meus ouvidos foi algo muito decepcionante”, comentou. Com informações Sertão TV.

 

Professores da rede estadual decretam estado de greve

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação decidiram pelo Estado de Greve na manhã desta segunda, 12 de junho. Além deste indicativo claro de que a Rede Estadual de Ensino pode aderir a um movimento paredista, também foi aprovada a intensificação da Campanha Salarial Educacional 2023 nas ruas e nas redes sociais. Mais de 1,5 mil […]

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação decidiram pelo Estado de Greve na manhã desta segunda, 12 de junho.

Além deste indicativo claro de que a Rede Estadual de Ensino pode aderir a um movimento paredista, também foi aprovada a intensificação da Campanha Salarial Educacional 2023 nas ruas e nas redes sociais.

Mais de 1,5 mil trabalhadores e trabalhadoras em educação compareceram ao Teatro Boa Vista, no Recife. Também, somando os espectadores no Youtube e no Instagram do Sintepe, outros 3 mil trabalhadores em educação acompanharam a reunião de forma online.

“Decretamos estado de greve em toda rede estadual de ensino de Pernambuco contra o Projeto de Lei 712/2023, que exclui mais de 52 mil trabalhadores. É preciso aplicar o reajuste de 14,95% do Piso Salarial em todas a carreira dos servidores da educação. Queremos que a governadora envie um novo projeto de lei para a Assembleia, contemplando toda a carreira”, explicou Ivete Caetano, presidente do Sintepe.

O Estado de Greve será informado para o Governo do Estado por meio de ofício. O Sintepe vai divulgar outra extensa agenda de lutas, inclusive com vigílias no Palácio do Campo das Princesas e muitas conversas com os deputados estaduais. Nos dias da votação do PL 712/2023, o Sindicato promete lotar as galerias da Assembleia Legislativa.

Na Assembleia também foram repassadas informações sobre o pagamento do precatório do Fundef para a rede estadual de Pernambuco. Segundo o informe da presidente do Sintepe, Ivete Caetano, a segunda parcela do Precatório, correspondente a 30% do total da dívida, já está depositado em uma conta judicial do STF (Supremo Tribunal Federal), no valor atualizado de 1.401.670.375,50 (um bilhão, quatrocentos e um milhões, seiscentos e setenta mil, trezentos, setenta e cinco reais e cinquenta centavos), na agência da Caixa Econômica Federal do STF.

GRE Sertão do Pajeú tem de novo estudante representando Pernambuco no programa Jovem Senador

O Senado Federal anunciou o resultado do concurso Jovem Senador. Pelo segundo ano consecutivo, Pernambuco será representado por estudante do Sertão do Pajeú. O concurso seleciona, através de uma redação, um estudante de Ensino Médio da Rede Pública de cada estado da federação. Esse resultado vem reafirmar o trabalho focado da desenvolvido na educação do […]

O Senado Federal anunciou o resultado do concurso Jovem Senador. Pelo segundo ano consecutivo, Pernambuco será representado por estudante do Sertão do Pajeú.

O concurso seleciona, através de uma redação, um estudante de Ensino Médio da Rede Pública de cada estado da federação. Esse resultado vem reafirmar o trabalho focado da desenvolvido na educação do Pajeú.

A equipe da GRE esteve na EREFEM Pedro Pires de Tabira para cerimônia de divulgação do resultado, que anunciou a Estudante Letícia Ellen Cordeiro, do 3° Ano do Ensino Médio como vencedora do concurso.

O prêmio é a experiência vivencial em Brasília como jovem senadora, com despesas pagas pelo Senado Federal. O professor orientador, Felipe da Silva Caldas, também terá a experiência vivencial com despesas pagas.

A gerente regional Socorro Amaral destacou a alegria em encerrar seu ciclo à frente da gestão da GRE com mais uma conquista. Sua gestão se encerra no próximo dia 30.

Conselho Rural cobra do Governo do estado abastecimento de água para os agricultores de Tabira

Diante da forte estiagem que assola o município, provocando perdas na agricultura e deixando os reservatórios secos, as famílias rurais de Tabira cobram providências urgentes do poder público. De acordo com Joel Mariano Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tabira, em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, já passou da hora do […]

Tabira: cisternas vazias. Foto ilustrativa

Diante da forte estiagem que assola o município, provocando perdas na agricultura e deixando os reservatórios secos, as famílias rurais de Tabira cobram providências urgentes do poder público.

De acordo com Joel Mariano Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tabira, em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, já passou da hora do Governo de Pernambuco socorrer o município, incluído em Situação de Emergência.

“Hoje temos apenas um pipa da prefeitura, alguns poucos do exército que são insuficientes, nenhum do Governo do Estado e com isso as famílias rurais sofrem com a falta de água”. O Presidente do Conselho declarou já ter cobrado providências ao IPA e a resposta foi negativa.