Ouro Velho recebe selo de excelência em alfabetização
Por André Luis
Em um cenário onde a educação pública é o pilar fundamental para a garantia da democracia e da justiça social, o município de Ouro Velho celebra uma conquista histórica. A cidade acaba de receber o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização 2025, reconhecimento que atesta a eficácia de políticas públicas pautadas no planejamento e na responsabilidade social.
O prêmio é resultado de uma construção coletiva que une gestão municipal, o corpo docente e a comunidade escolar. Segundo a administração, o selo coroa um projeto que prioriza a alfabetização na idade certa como ferramenta de emancipação das futuras gerações.
“Estamos no caminho certo, investindo com planejamento e amor pela educação”, afirma a gestão, destacando o papel crucial dos professores e das famílias na transformação da realidade local. Com o avanço nos índices, o município reafirma que o fortalecimento do ensino público é o principal caminho para reduzir desigualdades e garantir oportunidades iguais para todas as crianças.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, da inauguração da terceira sala do bloco cirúrgico da Fundação Altino Ventura (FAV), na unidade do município. Com a ampliação, o equipamento passa a contar com capacidade para realizar até 600 cirurgias oftalmológicas por mês, frente às 400 anteriores, incluindo procedimentos de […]
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, da inauguração da terceira sala do bloco cirúrgico da Fundação Altino Ventura (FAV), na unidade do município. Com a ampliação, o equipamento passa a contar com capacidade para realizar até 600 cirurgias oftalmológicas por mês, frente às 400 anteriores, incluindo procedimentos de alta complexidade em retina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes da 3ª Macrorregião de Saúde de Pernambuco.
Durante a solenidade, a gestora municipal ressaltou o impacto da ampliação para a região. “Passar de 400 para 600 cirurgias mensais representa menos tempo de espera e mais acesso ao atendimento especializado para quem vive no Sertão, evitando deslocamentos para outras cidades”, afirmou Márcia Conrado.
A nova estrutura dispõe de três salas operatórias equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, além da implantação do departamento de retina cirúrgica. O espaço também passou a abrigar setores voltados a projetos sociais, coordenação de ensino e estudo médico, bem como área administrativa de apoio às atividades assistenciais.
Além do bloco cirúrgico, a Fundação Altino Ventura mantém em Serra Talhada uma unidade de atendimento no Shopping Serra Talhada, onde são realizadas consultas e exames especializados. A expansão integra o plano de investimentos da instituição, que completa 40 anos em 2026, voltado à ampliação da oferta de cirurgias oftalmológicas aos usuários do SUS da região.
O ciclo carnavalesco de Arcoverde em 2026, realizado entre 31 de janeiro e 17 de fevereiro, registrou a participação de mais de 50 agremiações e 900 brincantes. A programação deste ano homenageou o Maestro Josias e Adriano do Sax (in memoriam), além de Deda da Batucada e da Troça do Urso Branco, figuras centrais da […]
O ciclo carnavalesco de Arcoverde em 2026, realizado entre 31 de janeiro e 17 de fevereiro, registrou a participação de mais de 50 agremiações e 900 brincantes. A programação deste ano homenageou o Maestro Josias e Adriano do Sax (in memoriam), além de Deda da Batucada e da Troça do Urso Branco, figuras centrais da tradição local.
A edição foi marcada pela descentralização da folia, com polos montados nos bairros Dona Didi, JK e São Cristóvão. Segundo a gestão municipal, a estratégia visou ampliar o acesso da população aos eventos e fortalecer a integração comunitária por meio da Folia dos Bois, modelo que concentra bois, ursos e troças da região.
INVESTIMENTOS E ESTRUTURA
O balanço financeiro da festividade aponta um investimento de R$ 75 mil em subvenções para grupos culturais locais. Além disso, a prefeitura garantiu o transporte de oito agremiações para o Concurso de Agremiações Carnavalescas no Recife.
No total, foram contratados mais de 100 artistas e grupos locais e regionais, totalizando um aporte de R$ 275 mil viabilizado por meio de parcerias com o Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado e Sesc. A estrutura de segurança e produção mobilizou cerca de 105 profissionais por noite, incluindo Polícia Militar, Guarda Municipal e bombeiros.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO
O prefeito Zeca Cavalcanti avaliou o resultado da festa com foco na gestão dos recursos e das tradições. “Arcoverde mostrou que sabe fazer Carnaval com responsabilidade e valorização das suas tradições”, afirmou o gestor.
Para a secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, a edição marcou a retomada do protagonismo cultural do município. O secretário de Cultura, Pedro Brandão, reforçou o impacto social dos aportes financeiros: “Investir nas agremiações é garantir a continuidade da identidade cultural do município”, declarou.
“Além do aspecto cultural, o evento impulsionou a economia local, gerando ocupação e renda para o comércio formal e trabalhadores ambulantes durante os 18 dias de festividades”, destacou a assessoria de comunicação.
A última semana de shows no São João de Caruaru, Agreste de Pernambuco, começou nesta segunda feira (27). Se apresentaram no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga os cantores Erick Moreira e Maciel Melo e as bandas Brucelose e Mastruz com Leite. Ex-vocalista da Caru Forró, o caruaruense Erick Moreira abriu a noite com muito sertanejo […]
A última semana de shows no São João de Caruaru, Agreste de Pernambuco, começou nesta segunda feira (27). Se apresentaram no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga os cantores Erick Moreira e Maciel Melo e as bandas Brucelose e Mastruz com Leite.
Ex-vocalista da Caru Forró, o caruaruense Erick Moreira abriu a noite com muito sertanejo romântico. Com um show 100% autoral, o músico ficou surpreso com o público. “A galera compareceu, foi muito bom. Todo mundo cantou e brincou. Tive o privilégio de colocar a galera pra cima”, afirma o cantor que vai se mudar para Goiânia no mês de outubro.
“O melhor São João do mundo é o de Caruaru. Tenho orgulho porque é meu estado, minha terra. São João é forró, amor, beijo na boca, canjica, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e muita coisa boa”, conta Maciel Melo, segunda atração da noite.
O “caboclo sonhador” ainda mandou um recado para a banda caruaruense Fulô de Mandacaru, campeã do programa SuperStar, da TV Globo. “Eu queria mandar um abraço muito apertado para os meninos. A vitória só vai fortalecer a nossa história, nossa tradição, nossa cultura. Estou aqui, se precisarem de músicas para os discos de vocês podem contar comigo”, brinca o cantor e compositor.
Em seus lugares assumem os delegados Assis Moreira Francisco e George Dantas O Sertão Notícias PE, divulgou nesta terça-feira (28), com exclusividade, que o delegado municipal Alexandre Barros e o delegado regional Marcos Virgínio deixaram o comando da Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada. De acordo com o site: Alexandre Barros foi transferido para […]
Em seus lugares assumem os delegados Assis Moreira Francisco e George Dantas
O Sertão Notícias PE, divulgou nesta terça-feira (28), com exclusividade, que o delegado municipal Alexandre Barros e o delegado regional Marcos Virgínio deixaram o comando da Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada.
De acordo com o site: Alexandre Barros foi transferido para as delegacias de Calumbi e Flores. Ele estava em Serra Talhada desde o início de 2021 e presidiu alguns casos de grande repercussão, a exemplo do duplo homicídio contra um casal de idosos que chocou a capital do xaxado em 2022.
A atuação dele também ficou marcada em Serra Talhada pelo forte combate aos crimes de maus-tratos contra animais.
Já o delegado regional Marcos Virgínio assumiu a Gerência de Controle Operacional 2, na cidade de Petrolina. Ele estava atuando na regional de Serra Talhada há cerca de dois anos.
Com as mudanças feitas pelo governo Raquel Lyra, a Delegacia Municipal de Serra Talhada agora será conduzida pelo delegado Assis Moreira Francisco, que estava atuando na cidade de Betânia. Já a Delegacia Regional está sob o comando do delegado George Dantas, que já atuou na região de Araripina e Salgueiro.
A cidade de Caraúbas, no Cariri paraibano, registrou uma eleição municipal bastante apertada neste domingo (15). O candidato Silvano Dudu (DEM) e o candidato Nerivan Lima (MDB) tiveram exatamente 48,70% dos votos válidos cada um. Nesses casos, conforme a legislação eleitoral, o candidato eleito é o mais velho. Por essa razão Silvano Dudu, que tem […]
A cidade de Caraúbas, no Cariri paraibano, registrou uma eleição municipal bastante apertada neste domingo (15).
O candidato Silvano Dudu (DEM) e o candidato Nerivan Lima (MDB) tiveram exatamente 48,70% dos votos válidos cada um.
Nesses casos, conforme a legislação eleitoral, o candidato eleito é o mais velho. Por essa razão Silvano Dudu, que tem 52 anos, foi o vencedor do pleito, uma vez que Nerivan tem 34 anos.
A cidade tinha como candidato também Renivan Neves (Rede), que ficou com 2,60% dos votos válidos.
Os votos nulos somaram 2,67% do total, enquanto 0,75% foram em branco.