Notícias

Opinião: abre alas que o conservadorismo quer passar!

Por Nill Júnior

trump-bolsonaroPor André Luiz*

Há exatos 27 anos, o mundo comemorava a reunificação das Alemanhas Ocidental e Oriental que durante 28 anos foram separadas por uma divisão física, O Muro de Berlim.

O dia 9 de novembro de 1989 marca a queda do muro, que foi destruído pela própria população quando o Partido Comunista da Alemanha Oriental anunciou, após um longo processo de negociação com o mundo ocidental, que a população poderia atravessar a fronteira para a República Federal da Alemanha livremente. No entanto, a muralha só começou a ser oficialmente demolida em 13 de junho de 1990.

Hoje 9 de novembro de 2016, o mundo assistiu com surpresa e apreensão a chegada do bilionário e polêmico empresário Donald Trump de 70 anos ao poder de uma das maiores potências mundiais, os EUA. Logo ele que defendeu durante campanha a construção de um muro para separar o EUA do México que segundo ele manda pessoas com vários problemas para os EUA. “Mandam pessoas que têm vários problemas e trazem estes problemas para nós. Eles trazem drogas, crimes e estupradores”, disse Trump.

Trump que é dono de um império imobiliário, cassinos e campos de golfe teve sua vitória confirmada às 5h35 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9), após vencer a candidata democrata, a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, surpreendendo a todos, visto que as pesquisas davam vantagem a Hilary.

Ultraconservador, Trump, além de defender a construção do muro separando EUA do México, também defende tratar a China um dos maiores mercados dos americanos com maior dureza, acusando-os de “roubar empregos dos americanos”, também defende ficar com o petróleo da Líbia, do Iraque e enfraquecer o Estado Islâmico tirando o petróleo deles e bombardeá-los, defende o porte de arma para pessoas comuns e diz que “terrorista bom é terrorista morto”. E é contra o casamento gay se dizendo tradicionalista.

A vitória de Donald Trump que assumirá o comando dos EUA à partir do dia 20 de janeiro de 2017, animou os defensores do ultraconservadorismo aqui no Brasil. Assim que anunciada a vitória do republicano nos EUA, os brasileiros começaram a especular sobre a possível candidatura de Jair Bolsonaro à presidente em 2018.

Com isso o nome do ex-militar e político conservador chegou aos trending topics do Twitter com a hashtag “Bolsonora2018”. O próprio Bolsonaro usou da sua conta no Twitter para linkar o resultado das eleições norte americanas a uma possível vitória do ultraconservadorismo em 2018 no Brasil. Ele parabenizou a vitória do republicano e disse: “Vence aquele que lutou contra ‘tudo e todos’. Em 2018 será o Brasil no mesmo caminho”.

Esta afirmação no final do texto de Bolsonaro dá calafrios na alma de muita gente, mas por outro lado tem uma turma que torce para que isso realmente se torne realidade. Certo que as opiniões se dividem, no mundo virtual uma boa parte assustadoramente torce para isso, mas felizmente existe outra parte que torce contra.

* André Luiz é redator, editor do blog e web designer

Outras Notícias

Revista da Cultura faz Super Pesquisa: Câmara de Serra precisa de renovação?

A Super Pesquisa da Revista da Cultura vai avaliar se o caminho para a Câmara de Serra Talhada é a manutenção dos atuais legisladores, renovação total ou parcial.  A Câmara de Vereadores de Serra Talhada deve ser renovada em 100%? Parcialmente renovada ou deve ter seus legisladores mantidos? Excepcionalmente hoje o programa será apresentado pelo […]

A Super Pesquisa da Revista da Cultura vai avaliar se o caminho para a Câmara de Serra Talhada é a manutenção dos atuais legisladores, renovação total ou parcial. 

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada deve ser renovada em 100%? Parcialmente renovada ou deve ter seus legisladores mantidos?

Excepcionalmente hoje o programa será apresentado pelo competente Tony Alencar em virtude de minha agenda em Recife.

Participe pelo 3831-1314 ou no zap 9-8874-1314. A Revista da Cultura começa às 11h, em 92,9 FM logo após o Momento Empreendedor que vai ao ar às 10h e dentre os destaques resume o encontro em que candidatos firmaram compromissos com a pauta das entidases da indústria, comércio e serviços. 

Delegada Gleide Ângelo participa de anúncio para incremento na segurança do Cabo de Santo Agostinho

Ao lado da deputada, prefeito Keko do Armazém anuncia convocação de guardas municipais para o Cabo de Santo Agostinho A Delegada Gleide Ângelo participou do anúncio feito pelo prefeito do Cabo, Keko do Armazém, para a convocação de 117 concursados aprovados para a Guarda Municipal daquele município. Também participaram da cerimônia o secretário de Defesa […]

Ao lado da deputada, prefeito Keko do Armazém anuncia convocação de guardas municipais para o Cabo de Santo Agostinho

A Delegada Gleide Ângelo participou do anúncio feito pelo prefeito do Cabo, Keko do Armazém, para a convocação de 117 concursados aprovados para a Guarda Municipal daquele município. Também participaram da cerimônia o secretário de Defesa Social, Pablo Tenório, a secretária da Mulher, Walkíria Alves, e o secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Osvir Guimarães.

Também foram divulgados novos cursos de capacitação para as novas turmas e qualificação e reciclagem para o atual efetivo, de 100 homens. Além disso, foi confirmada a aquisição de equipamentos de trabalho com qualidade equiparada às polícias civil e militar.

“Estou surpresa e muito feliz por essa conquista que vai beneficiar todos os cabenses. É uma vitória coletiva e reitera o compromisso e a seriedade com que as questões da segurança pública estão sendo tratadas por aqui. Como delegada, entendo a importância não apenas da ampliação do efetivo, mas também da disponibilização de infraestrutura para o trabalho e capacitação para todos os profissionais da segurança municipal. As coisas vão mudar para melhor por aqui”, comemora a delegada.

O Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana, foi a primeira cidade do estado a armar os guardas municipais, em cumprimento à Lei 13.022, de 8 de agosto de 2014. Com uma população de quase 200 mil pessoas, a Guarda Municipal terá seu efetivo dobrado proporcionando uma maior sensação de segurança para todos.

ESTADO – Na última semana, o Governador Paulo Câmara assinou a convocação de 1.085 aprovados nos concursos da segurança pública. A Delegada Gleide Ângelo esteve à frente das articulações em favor da pauta por mais de dois anos, participando de diversas reuniões com o executivo, apresentando dados atualizados, sugerindo soluções para os problemas surgidos frente a realidade da pandemia, que retardaram o chamamento, e seguiu trabalhando pela urgência da convocação.

Itapetim: prefeitura paga 13º nesta quinta

O prefeito Arquimedes Machado anunciou o pagamento do 13º salário ao funcionalismo público municipal de Itapetim. O abono estará à disposição nesta quinta-feira (11/12) e beneficiará cerca de 500 servidores, incluindo inativos e pensionistas. Segundo Junior de Fonte, secretário de Administração e Finanças, o 13º salário injeta recursos importantes na economia do município nesta reta […]

unnamed (1)

O prefeito Arquimedes Machado anunciou o pagamento do 13º salário ao funcionalismo público municipal de Itapetim. O abono estará à disposição nesta quinta-feira (11/12) e beneficiará cerca de 500 servidores, incluindo inativos e pensionistas.

Segundo Junior de Fonte, secretário de Administração e Finanças, o 13º salário injeta recursos importantes na economia do município nesta reta final do ano. “Ao longo do ano os salários foram pagos rigorosamente em dia”, acrescenta.

O pagamento do 13º salário contemplará os servidores das secretarias de Administração e Finanças, Ação Social, Educação, Saúde e Infraestrutura, além de inativos e pensionistas.

Cidades do Pajeú entre as 56 em situação de emergência por seca, diz Ministério

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (30), situação de emergência em 56 municípios de Pernambuco, todos localizados no Sertão do Estado. A medida foi tomada por conta da estiagem na região, que entra pelo quarto ano consecutivo. A portaria com a lista foi publicada no Diário Oficial da União. A Secretaria Nacional de […]

maxresdefault

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (30), situação de emergência em 56 municípios de Pernambuco, todos localizados no Sertão do Estado.

A medida foi tomada por conta da estiagem na região, que entra pelo quarto ano consecutivo. A portaria com a lista foi publicada no Diário Oficial da União.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional é o órgão encarregado de reconhecer situação de emergência ou estado de calamidade pública em áreas que tenham passado por desastres naturais ou secas antes mesmo que o estado ou o município solicite a medida.

Do Pajeú estão os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaiba, Calumbi, Brejinho, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Santa Terezinha, Solidão, São Jose do Egito, Tabira, Tuparetama e Triunfo.

Madalena Britto participa de congresso do PSB em Afogados

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), está participando do congresso regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. O evento, que reúne importantes lideranças políticas da região, conta com a presença do prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos. Madalena Britto está acompanhada de uma […]

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), está participando do congresso regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

O evento, que reúne importantes lideranças políticas da região, conta com a presença do prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos.

Madalena Britto está acompanhada de uma comitiva, composta pelo ex-candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Gilsinho Duarte, além da ex-prefeita Erivânia Camelo. Também integram a delegação os suplentes de vereador Rosinaldo Já Morreu, Ítalo da WI, André Paulo e Professor Edgar. Com ela também o deputado federal Felipe Carreras e o deputado estadual Diogo Moraes, ambos do PSB.

Durante o congresso, Madalena destacou a importância do encontro para a articulação política regional e o desenvolvimento do Sertão. “Este congresso é um momento essencial para o fortalecimento do nosso partido e para a construção de um novo Pernambuco. A liderança de João Campos é fundamental nesse processo, pois ele representa a renovação e a continuidade do legado do PSB no estado”, afirmou a ex-prefeita.

O evento tem como objetivo principal promover o diálogo entre as lideranças do PSB e traçar estratégias para o futuro, reforçando o compromisso do partido com o desenvolvimento sustentável do Sertão e a melhoria das condições de vida da população. Além das discussões políticas, a programação inclui debates sobre investimentos, políticas públicas e ações para impulsionar o crescimento das cidades do interior.