Notícias

O show de Detonautas fez história no Pajeú

Por André Luis

Por Hesdras Souto* 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira acertou em cheio ao trazer a banda Detonautas para o 23° Encontro Nacional de Motociclistas. Iniciativas como essa demonstram uma visão moderna e necessária da gestão pública, que reconhece o poder da cultura e da música de qualidade para movimentar, entreter e unir a população.

A escolha de uma atração nacional de peso, como Detonautas, comprova um fato simples: o público gosta e valoriza música de boa qualidade. O rock nacional, com sua história, energia e identidade, tem um lugar especial no coração dos brasileiros, e levá-lo a eventos públicos é uma forma de celebrar nossa própria produção artística. A reação do público durante o show de Detonautas foi a prova mais clara de que a população anseia por atrações desse porte e desse nível.

É papel do poder público ser um promotor ativo da cultura e do que é bom, indo além do básico e investindo em eventos de alta qualidade. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com essa ação, mostrou que compreende essa obrigação. Fomentar a boa música não é um gasto, mas um investimento no bem-estar, no turismo e na autoestima da cidade.

Já passou da hora de quebrar o ciclo de atrações musicais de qualidade questionável e apostar no que o público realmente deseja. O sucesso retumbante do show de Detonautas, com um público vibrante e participativo, deixa uma mensagem inequívoca: quando se oferece qualidade, a resposta é imediata e entusiástica. Todo o Pajeú foi ao delírio!

Portanto, parabéns à Prefeitura de Afogados da Ingazeira por essa iniciativa exemplar e parabéns aos motociclistas organizadores do evento. Que esse seja apenas o primeiro de muitos eventos de alto nível a animar a cidade, mostrando que, com boa gestão e sensibilidade cultural, é possível oferecer à população experiências memoráveis e de qualidade. A população agradece e espera por mais!

Dinho já disse que quer voltar, e nós queremos seu regresso.

*Hesdras Souto é historiador, Sociólogo e Diretor do Instinto Histórico e Geográfico do Pajeú.

Outras Notícias

Itapetim vacina idosos entre 65 e 67 anos contra Covid

A Secretaria de Saúde de Itapetim começa a vacinar neste sábado (10), idosos de 65, 66 e 67 anos contra a Covid-19, referente à 1ª dose do imunizante nessa faixa etária. A vacinação será em forma de drive-thru para os idosos das Unidades Básicas de Saúde Alzira Alves, Amelânia Rocha e Maria Limeira, localizadas na […]

A Secretaria de Saúde de Itapetim começa a vacinar neste sábado (10), idosos de 65, 66 e 67 anos contra a Covid-19, referente à 1ª dose do imunizante nessa faixa etária.

A vacinação será em forma de drive-thru para os idosos das Unidades Básicas de Saúde Alzira Alves, Amelânia Rocha e Maria Limeira, localizadas na sede.

O drive acontece das 08h às 11h da manhã em frente à Escola Teresa Torres.

Já os idosos das UBS de São Vicente, Piedade, Mocambo e Ambó devem procurar as referidas unidades, também a partir das 08h deste sábado. Para receber a vacina é preciso ter em mãos o cartão do SUS e o CPF.

Fetape realiza atos contra impeachment em Recife e Floresta

O Movimento Sindical Rural realiza ato neste 31 de março para reafirmar a sua posição contra o impeachment da presidenta Dilma e pela Democracia. A Fetape e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) das três regiões do estado prometem ocupar, com milhares de homens e mulheres do campo, as ruas das cidades que têm mobilizações agendadas. […]

feO Movimento Sindical Rural realiza ato neste 31 de março para reafirmar a sua posição contra o impeachment da presidenta Dilma e pela Democracia. A Fetape e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) das três regiões do estado prometem ocupar, com milhares de homens e mulheres do campo, as ruas das cidades que têm mobilizações agendadas. Os municípios já estão organizando suas caravanas para participação nos atos do Recife, Garanhuns, Floresta, Ouricuri, Petrolina, São Jose do Belmonte, Salgueiro, Tabira, Exu, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

“Não vamos deixar que treze anos de conquistas do nosso povo sejam esmagados pelos interesses da oposição. Ao tirar do poder um governo eleito democraticamente, eles querem também acabar com programas sociais que contribuíram para que a nossa gente tivesse uma vida mais digna; querem acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com uma série de políticas que buscam promover um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o campo. Não merecemos e não podemos viver outro golpe!”, afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.

Ele destaca, ainda, que as estratégias utilizadas pela oposição estão conseguindo esconder da sociedade que deputados e senadores, ao colocarem em primeiro lugar seus interesses pessoais e o anseio de promoverem a retomada do poder, estão esquecendo a sua responsabilidade social, e deixando de votar questões essenciais para a vida da nossa Nação, para a nossa economia, para a retomada do crescimento do Brasil.

A Fetape já vem organizando uma série de iniciativas e articulações para fortalecer a luta pela Democracia. Em frente a sua sede, desde o final do ano passado, há um banner com fotos dos deputados federais acompanhadas do questionamento: “Será que algum destes representantes de Pernambuco na Câmara votará contra a Democracia e a favor do Golpe?”

Na semana passada, a Federação reuniu cerca de 400 dirigentes de todo o estado em seu Conselho Deliberativo, em Carpina, para reafirmar o compromisso de todos e todas com essa luta. Os participantes também realizaram um ato nas principais ruas do Centro daquele município. Análises de conjuntura têm sido feitas em todas as atividades da Instituição, para mostrar aos trabalhadores e trabalhadoras os projetos políticos que estão em disputa e de quem é o interesse pelo impeachment. O Movimento Sindical Rural também participou de todos os atos realizados, desde o ano passado, contra o golpe.

A concentração em Recife será às 16h, na Praça do Derby, com previsão de    2 mil participantes do Movimento Sindical Rural que devem estar presentes. Em Floresta, Sindicatos da Região estarão mobilizados para o ato, que terá concentração em frente ao STTR do Município. Caminhada pelas principais ruas da cidade, esta manhã.

Artigo: Reeducação alimentar já!

Por Mayhara Pires* Está cansado de seguir “dietas” que te garante resultados milagrosos e viver nessa vida do vai e volta? Do reganho de peso constante que te aflige e angustia? do efeito “sanfona? Vem que vou te ajudar a entender novas Estratégias Nutricionais com técnicas e ferramentas do Coaching, desmistificando crenças limitantes e transformando […]

Por Mayhara Pires*

Está cansado de seguir “dietas” que te garante resultados milagrosos e viver nessa vida do vai e volta? Do reganho de peso constante que te aflige e angustia? do efeito “sanfona? Vem que vou te ajudar a entender novas Estratégias Nutricionais com técnicas e ferramentas do Coaching, desmistificando crenças limitantes e transformando vidas.

Confira até o final desta matéria o real motivo que você sempre andou de galho em galho e ainda não encontrou a chave para o sucesso ou a resposta para seus questionamentos.

Ainda não encontrou o segredo para o emagrecimento, hipertrofia muscular ou até mesmo para manter a constância em uma alimentação saudável e equilibrada. Sempre acontece as recaídas, os altos e baixos e aquele sentimento de culpa ao comer? Precisamos resgatar primeiramente os sinais interiorizados com técnicas do autoconhecimento e da autoaceitação para podermos olhar os alimentos com uma visão direcionada aos sentimentos e ao controle emocional que eles podem nos trazer em beneficio ao tratamento, mostrando ao paciente que comida não está associada à repressão e sim liberdade de escolhas inteligentes e prazerosas.

Dietas da “Moda” não funcionam! O que trabalhamos são comportamentos alimentares e emocionais com hábitos alimentares saudáveis e um novo estilo de vida partido da sua autoaceitação, chegando ao objetivo desejado sem provocar danos à saúde fisiológica e emocional. A perda de peso é apenas uma consequência dos seus atos desenvolvidos em todo o processo da reeducação alimentar. Hoje em dia as pessoas querem ser emagrecidas e não emagrecer.

Muitas vezes os desejos são incontroláveis e eles vem à cabeça para nos provocar e nos tentar. Se nós não formos fortes o suficiente acabamos cedendo a ele, e talvez nos frutando também. Iniciar uma dieta, por exemplo, não é uma das melhores coisas na primeira semana, mas entendendo que aquilo é necessário e ir quebrando os seus limites pouco a pouco é o começo que muita gente larga pra trás, sobretudo porque requer mudança de hábitos alimentares e é aí que o trabalho do Coaching entra em ação, através da estruturação processual que ajudará a alcançar objetivos a longo prazo. O coaching é uma alternativa para quem quer, verdadeiramente, fazer uma jornada de autoconhecimento, focada no positivismo, no presente e no futuro, na solução e, principalmente, na ação. É uma excelente oportunidade para aprender uma real e plena transformação de comprometimento chegando ao objetivo desejado.

Tentar uma dieta radical na sua vida não é o caminho certo para uma mudança real. A mudança tem que ser profunda e deve ser algo que esteja ao seu alcance fazendo-o enxergar que embora haja “fugidinhas” no início, o objetivo se manterá forte e é totalmente alcançável, isso se chama de reeducação alimentar por toda uma vida, onde seus neurônios estão sendo disparado o tempo todo em sua mente e os pensamentos vão moldando quem você se tornará durante todo o processo das estratégias nutricionais aplicada para uma reeducação alimentar aliada a técnicas e ferramentas do Coaching.

Atingir o melhor resultado no tratamento nutricional de um paciente é uma meta contínua a ser trabalhada por um nutricionista. Hoje em dia a diversidade de informações no mundo da “Pseudociência” como sites, blogs, Facebook, Instagram, em vez de esclarecer pode confundir as pessoas. Leigos divulgam no seu cotidiano diários alimentares, dietas, dicas sem fundamentos científicos, gerando a esses leitores angústias, desmotivações, pois prometem resultados milagrosos. Portanto, saber lidar, escutar, gerenciar as motivações do paciente, distinguir as aprendizagens, são competências que precisam ser agregadas dentro das consultas e estratégias nutricionais atualmente. O Coaching pode ajudar no sentido de saber como impulsionar as pessoas para renovar os comportamentos, mudanças de pensamentos e comportamento do paciente, otimizando os resultados de uma consulta e adesão significativa ao tratamento nutricional. O processo de Coach é essencialmente uma conversa, um diálogo num contexto produtivo e orientado a resultados reais, visando a desenvolver competências encorajadoras que enxergue as situações por novos ângulos e por meios de definições de metas. Para tanto usar técnicas e perguntas, provocando novos pensamentos, desafios e descobertas.
O Coach aplicado a Nutrição é um processo que atua nas causas para transformar comportamentos, gerando maior equilíbrio alimentar com técnicas aplicadas para aqueles pacientes que em busca do bem-estar físico e emocional pretende ter uma melhor relação com a comida. Sabemos que hoje a questão alimentar envolve muitos fatores que vão além do simples ato de comer, envolve vida social, relacionamentos e diversão, o que torna a mudança do comportamento alimentar muito desafiador. O Coach nutricional entra como forte aliado nesse processo utilizando fortes técnicas e ferramentas poderosas que geram no paciente um profundo autoconhecimento, oportunizando a ele identificar bloqueios que impedem a transformação do comportamento alimentar, onde muitas vezes confunde os sentimentos e acaba descontando suas emoções na alimentação, sendo possível identificar essas emoções e fortalecer a capacidade de lidar com elas. O paciente em tratamento nutricional aliado ao processo de Coaching ganha foco, atitude, resultados e poder. Mesmo sabendo que devem se alimentar bem, o que é e o que não é correto e saudável, muitas vezes, o difícil é saber como fazer, como mudar o hábito, como manter a constância, com clareza do que deve ser feito para se chegar aonde quer.

*Mayhara Pires é nutricionista, especialista nas áreas clínica e esportiva. É Nutri Coach em emagrecimento, Saúde da Família, professora em nutrição e dietética. Instagram: @mayharapires

Mário Viana tem reuniões na Casa Civil e promete novidades para a região

O jornalista Mário Viana Filho, Gerente de Articulação Regional da Casa Civil do governo Raquel Lyra está virado. O tucano tem tido uma agenda intensa em Recife, principalmente no Palácio do Campo das Princesas. Ontem esteve com o o Gerente Geral de Acompanhamento de Projetos, Fúlvio Wagner. Semana passada, ele e os demais gerentes de articulação […]

O jornalista Mário Viana Filho, Gerente de Articulação Regional da Casa Civil do governo Raquel Lyra está virado.

O tucano tem tido uma agenda intensa em Recife, principalmente no Palácio do Campo das Princesas. Ontem esteve com o o Gerente Geral de Acompanhamento de Projetos, Fúlvio Wagner.

Semana passada, ele e os demais gerentes de articulação regional tiveram encontro com Rubens Júnior, também no Palácio .

“Em breve passarei muitas novidades para a região. Estou lutando aqui por ações importantes para a nossa cidade e a região do Pajeú”, disse.

O Pajeú tem muitas demandas, principalmente ligadas a estradas. Mário tem adotado a estratégia de levar pessoalmente os pleitos, mesmo quando provocado a abrir espaços , como quis o MP Regional para um a conversa com  a governadora. Mário tem tocado individualmente essas agendas.

STF condena um dos líderes dos atos de 8 de janeiro a 14 anos de prisão

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o comerciante Diogo Dias Ventura a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. Ele foi apontado como um dos líderes do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde incentivava novos manifestantes e arrecadava recursos para manter […]

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o comerciante Diogo Dias Ventura a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília.

Ele foi apontado como um dos líderes do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde incentivava novos manifestantes e arrecadava recursos para manter a estrutura no local.

Ventura foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Além da pena de prisão, o comerciante deverá pagar, junto com outros réus, R$ 30 milhões em indenização por danos morais e coletivos.

O julgamento ocorreu em plenário virtual da Primeira Turma do STF, entre 20 a 30 de junho. No julgamento, o ministro Cristiano Zanin acompanhou o relator, Alexandre de Moraes, com ressalvas. Luiz Fux apresentou divergência.

A defesa do comerciante afirmou que a condenação é injusta, já que Diogo Ventura “não tem prerrogativa de foro para ser processado e julgado pelo STF”.

“Nesse caso, vamos interpor Embargos de Declaração ou Embargos Infringentes, mas com certeza serão todos indeferidos”, completou a defesa.

Líder de movimento golpista

Diego Dias Ventura foi preso em 20 de julho de 2023 pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, durante etapa da Operação Lesa Pátria.

Em imagens do dia 8 de janeiro, Ventura aparece chutando grades de contenção do STF. Ele também foi registrado já dentro do prédio, comemorando o que chamou de “missão cumprida”.

O comerciante se identificava como um dos principais articuladores do grupo Abrapa 01, que permaneceu acampado em frente ao QG do Exército, em Brasília.

Por meio de vídeos e publicações nas redes sociais, ele conclamava novos apoiadores a se juntarem ao movimento e promoveu a arrecadação de doações destinadas à manutenção da estrutura montada no local. As informações são da CNN Brasil.