O Blog e a História: o encontro com Francisco Perazzo
O registro tem 12 anos e data de 10 de maio de 2008. Dos prêmios que recebi, poucos me emocionaram tanto quanto o troféu do Rotary Club, que foi entregue nos primeiros anos da festa que os rotarianos de Afogados da Ingazeira entregavam em nome da região.
A comenda, que não existe mais, foi aprovada por unanimidade e antes dela, apenas figuras do tamanho de Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho haviam recebido.
Honra maior foi receber a honraria das mais de Francisco Perazzo, no único registro que tenho com um dos sertanejos mais importantes de nossa história.
Perazzo foi deputado estadual pelo velho PSD entre o final da década de 60 para o início da de 70, com atuação concentrada no Vale do Pajeú.
Foi um dos fundadores da Ceralpa e da Credipajeú, hoje Sicoob Pernambuco, duas cooperativas de muita relevância no Vale do Pajeú.
Mas foi como Secretário do governo Eraldo Gueiros, ao lado do engenheiro Mário Antonino, que ajudou num sonho para a região, com a construção da Barragem de Brotas, que teve início em 1974 e o seu término em 1976.
Perazzo morreu em 2 de janeiro de 2009, poucos meses depois daquele registro.
Faleceu no hospital Santa Joana, aos 71 anos, após ser submetido a uma cirurgia de hérnia, mas ter sofrido complicações.
Seu nome foi eternizado na rodovia Rodovia Deputado Francisco Perazzo, na PE-275, no trecho que fica o entroncamento da PE -280 até a cidade de Tuparetama.
Na justificativa, disse o autor, o então Deputado Ângelo Ferreira:
Francisco Leite Perazzo nasceu em 02 de fevereiro de 1938 na cidade de Tuparetama, iniciando seus estudos na Cidade de Pesqueira e concluindo em Recife.
Filho de Francisco Chaves Perazzo (agricultor) e Ana Leite Perazzo, foi casado com Ivone de Siqueira Cavalcanti Perazzo, com quem teve duas filhas, Ana Maria e Ana Cármen e seis netos.
Exerceu diversos cargos na Administração Pública. Trabalhou com dedicação e compromisso com a gestão pública nos três Poderes, tendo iniciado como auxiliar de porteiro da Contadoria Geral do Estado e chegando até Consultor Jurídico do Estado, cargo em que se aposentou.
Advogado militante, Deputado por dois mandatos, Vice-Presidente da Assembléia Legislativa, por duas ocasiões. Foi Secretário de Segurança Pública, atuou na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio.
Foi Interventor Federal, Delegado do 6º Distrito da Capital, Delegado de Ordem Econômico e Delegado da Ordem Social.
Foi Secretário de Governo do então Governador Eraldo Gueiros Leite. Nas suas atividades de pecuarista fez parte do Conselho Consultivo da APECCO-Associação Pernambucana de Criadores de Caprinos e Ovinos e exerceu a presidência da ABCC-Associação Brasileira de Criadores de Caprinos e da Associação dos Suinocultores-ASPE.
Com a sua vocação de liderança reconhecidamente por ser uma pessoa simples, inteligente, prestativa, empreendedora e vitoriosa em todas as causas por ele abraçadas.
O Cooperativismo (CERALPA, COPASA E CREDIPAJEÚ) e o Rotarismo (segunda família), suas paixões.
Fiel à sua origem voltando ao Pajeú, terra dos seus sonhos e para sua Pacaúba (fazenda que era sua vida), viveu inteiramente para família. Declarava-se “advogado por profissão”, “político por acaso”, “pecuarista por vocação”, “rotariano por amor” e “matuto por convicção”.
Veio a falecer em 02 de janeiro de 2009. “Pela sua importância realizada na execução das políticas públicas, denominar o referido trecho da PE-275 é uma justa homenagem e por essa razão peço a aprovação dos Ilustres Pares”, defendeu Ângelo, tendo a solicitação sido aprovada por unanimidade.















