Notícias

O blog e a história: a primeira prisão de Lula

Por Nill Júnior

Em 1980, o ABC Paulista vivia uma grande agitação em meio à ditadura militar. As greves dos trabalhadores da região, que já duravam pelo menos 2 anos, deixavam o país em uma espécie de “pausa”, aguardando por uma resolução.

Ainda que estivesse respirando “por aparelhos”, o regime autoritário ainda permanecia como vigente, causando repressão, prisões políticas e ainda intervenção nos sindicatos.

Naquela época, o Brasil conheceu Lula — um torneiro mecânico de origem nordestina, que presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. Exatamente por seu papel nas manifestações, foi preso sem mandado judicial no dia 19 de abril de 1980.

Os militares acreditavam que, com a prisão do líder sindicalista, as greves poderiam chegar ao seu fim. Não poderiam estar mais enganados.

“O que aconteceu quando eles me prenderam? Foi uma motivação a mais para a greve continuar”, disse Lula em seu relato para a Comissão da Verdade, posteriormente, em 2014. Além dele, mais 12 pessoas foram presas devido à relação com o movimento trabalhista — entre eles, os advogados Dalmo Dallari e José Carlos Dias.

Quando foram detidos, não se fazia ideia dos motivos do encarceramento, muito menos quando eles poderiam ser soltos. A greve por aumento salarial continuava. “As mulheres fizeram uma passeata muito bonita em São Bernardo do Campo, depois foi aquele primeiro de maio histórico, em que foi o Vinícius de Moraes, e a greve durou mais quase 30 dias”, relatou Lula.

Ele permaneceu no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) por 31 dias, sob o argumento de que ele estava liderando o movimento dos metalúrgicos.

Ainda que tenha feito uma greve de fome durante seis dias, sua estadia na carceragem foi uma “prisão VIP”, nas palavras do próprio sindicalista. Ele foi liberado para acompanhar o enterro de sua mãe, pôde assistir a uma partida do Corinthians, seu time, e ainda fez uma assembleia com funcionários.

Eles foram sentenciados a penas entre dois e seis meses, condenados por “incitação à desobediência coletiva das leis”. Ainda assim, o Superior Tribunal Militar (STM) anulou o processo, fazendo com que todos detidos fossem liberados.

Outras Notícias

Presidente do PT em Pernambuco destaca crescimento do partido no Estado

O PT elegeu 144 candidatos e candidatas em todas as regiões pernambucanas. No país, o partido conquistou 251 prefeituras no primeiro turno O desempenho do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Pernambuco nas eleições municipais do último domingo foi destacado pelo presidente estadual da sigla, Doriel Barros. A missão de ampliar o número de […]

O PT elegeu 144 candidatos e candidatas em todas as regiões pernambucanas. No país, o partido conquistou 251 prefeituras no primeiro turno

O desempenho do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Pernambuco nas eleições municipais do último domingo foi destacado pelo presidente estadual da sigla, Doriel Barros. A missão de ampliar o número de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras em todo Estado foi atingida com muito trabalho.

Ao todo, o partido conquistou seis prefeituras já no primeiro turno (Tabira, Serra Talhada, Granito, Sairé, Correntes e Jurema); elegeu 13 vice-prefeitos e vice-prefeitas (Angelim, Bom Conselho, Camaragibe, Pesqueira, Garanhuns, Serrita, Jucati, Ibimirim, Ipojuca, Itambé, Ouricuri, Timbaúba e Verdejante) e 125 vereadores e vereadoras em todo o Estado.

“O crescimento do PT em Pernambuco é resultado de um trabalho construído de forma conjunta com o apoio da militância. Diante dos muitos desafios internos que ainda temos, participamos de um processo importante de reconstrução do país”, afirma Doriel Barros. 

SEGUNDO TURNO EM OLINDA

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras pode aumentar o número de prefeitos eleitos em Pernambuco. O candidato do PT, Vinicius Castello, está no segundo turno da disputa na Marim dos Caetés e pode ampliar ainda mais o número de eleitos do partido em Pernambuco.

Miguel cobra Secretaria de Transportes por obras nas estradas do Sertão‏

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reforçou, nesta terça-feira (16), um pedido para recuperar as estradas que estão deterioradas no sertão pernambucano. O parlamentar ressaltou que as vias ficaram em estado mais agravado por conta das chuvas de janeiro, provocando apreensão para quem circula por municípios da região. […]

MIGUEL-COELHO 1602

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reforçou, nesta terça-feira (16), um pedido para recuperar as estradas que estão deterioradas no sertão pernambucano.

O parlamentar ressaltou que as vias ficaram em estado mais agravado por conta das chuvas de janeiro, provocando apreensão para quem circula por municípios da região.

Miguel citou alguns exemplos como as PE-604, PE-625, PE-630 e a PE-635. Essas rodovias fazem conexão entre os municípios de Dormentes, Afrânio, Santa Cruz, Lagoa Grande, Ouricuri e Santa Filomena.

“A chuvas, que a gente não via há anos, voltaram a cair, mas elas também agravaram o estado das rodovias. Além de garantir a segurança das pessoas, é preciso recuperar as vias para que tudo aquilo que foi produzido com as chuvas possa, então, ser escoado para os mercados consumidores”, ressaltou o deputado.

Os pedidos de obras já foram protocolados na Secretaria de Transportes. “Tenho confiança no trabalho do nosso secretário e do presidente do DER e acredito que teremos um retorno sobre essas importantes obras para a população do Sertão”, concluiu Miguel.

Alepe volta a discutir emancipação de distritos. Nenhum do Pajeú na pauta

A emancipação de distritos, em Pernambuco, volta a ser debatida, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe vai escolher os relatores para quatro projetos de emancipação que estavam arquivados na Casa. A informação é do JC On Line. Os projetos foram desarquivados pelo próprio […]

bb8a84315ab2037f36b1ea6b9141ef49

A emancipação de distritos, em Pernambuco, volta a ser debatida, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe vai escolher os relatores para quatro projetos de emancipação que estavam arquivados na Casa. A informação é do JC On Line.

Os projetos foram desarquivados pelo próprio autor, o deputado Odacy Amorim (PT), um dos principais defensores da emancipação de distritos no Legislativo. As propostas atendem a Rajada, em Petrolina; Barra de São Pedro, em Ouricuri; Vermelho, em Lagoa Grande; e Cavaleiro, e Jaboatão dos Guararapes.

O surpreendente do desarquivamento é que o próprio deputado não acredita na aprovação das propostas na CCLJ, por ilegalidade em relação à legislação federal em vigor. Odacy revela que tomou a iniciativa apenas para dar uma “satisfação” às populações desses distritos.

Ano passado, a presidente Dilma (PT) vetou projeto aprovado pelo Congresso que abria espaço para novas emancipações de distritos municipais, mas a me dida de imdiato causaria uma despesa de R$ 9 bilhões ao País. O veto foi mantido pelo Senado.

“Não tem como esse projetos passarem, mas estou atendendo a uma demanda das comunidades. É questão de manter vivo o sonho dessas pessoas. Para 2016 não será possível, mas creio que em 2010 estarão emancipados”, avalia.

Pajeú fora: importante destacar que pelo  texto oficial da lei, não há esperanças para os distritos do Pajeú se tornarem municípios sertanejos. No Pajeú, distritos como Fátima de Flores, Jabitacá, em Iguaraci, e Ibitiranga (Carnaíba) não se enquadram nos requisitos estabelecidos. Não atendem ao pré-requisito de uma população mínima de 12 mil habitantes.

Nem mesmo agregando outras áreas. Em Ibitiranga, por exemplo, o vereador Luiz Alberto queria atrelar Novo Pernambuco e Serra Branca a território. Ainda assim, não passa por não atingir os 12 mil habitantes.

Bate papo: o rádio é o Lázaro da comunicação

Recomendo aos nossos leitores que assistam o bom papo com o professor, comunicador e publicitário Inácio Loyola, radicado Juazeiro-Ba, nascido em Serrita, com o tema “Das Ondas às Redes Sociais”, sobre a inserção do rádio nas redes sociais. Falamos sobre o protagonismo que os veículos tradicionais como o rádio ganharam ainda mais força com o […]

Recomendo aos nossos leitores que assistam o bom papo com o professor, comunicador e publicitário Inácio Loyola, radicado Juazeiro-Ba, nascido em Serrita, com o tema “Das Ondas às Redes Sociais”, sobre a inserção do rádio nas redes sociais.

Falamos sobre o protagonismo que os veículos tradicionais como o rádio ganharam ainda mais força com o advento das redes sociais. Dentre as máximas sobre esse veículo: no rádio não tem Fake News, o rádio continua sendo o veículo mais cativante no mundo, o rádio agrega valor às redes sociais.

Como costumo fazer, digo que o rádio “é o Lázaro da comunicação”. “Vivem decretando o fim do rádio como foi com a TV, a Internet e agora com as redes sociais. Dizem que o rádio morreu, ele vai lá levanta e anda cada vez mais forte”.

outra máxima que costumo levantar é a de que ninguém mente no rádio. A percepção auditiva nos permite perceber que está falando a verdade no meio. O rádio tem uma memória afetiva incomparável. Em nenhum outro veículo uma música gera a emoção de ouvir quem canta “alguém está chorando com o rádio ligado”.

Prova de que o rádio continua forte é o fato de os dez maiores blogueiros de Pernambuco, por exemplo, estarem rigorosamente atrelados ao rádio. Em todo o país é assim. Viva o rádio!!

Acompanhe o papo sobre esse veículo fantástico:

 

Triunfense Igor Alves brilha na final do Pernambucano

Não foi apenas o Náutico que comemorou o título pernambucano no último sábado na vitória sobre o Retrô, nos pênaltis, na Arena Pernambuco. O tenor Igor Alves, sertanejo de Triunfo,  interpretou o Hino de Pernambuco acompanhado da Banda da PMPE e do Corpo de Bombeiros do estado.  No intervalo do jogo ainda fez mais um […]

Não foi apenas o Náutico que comemorou o título pernambucano no último sábado na vitória sobre o Retrô, nos pênaltis, na Arena Pernambuco.

O tenor Igor Alves, sertanejo de Triunfo,  interpretou o Hino de Pernambuco acompanhado da Banda da PMPE e do Corpo de Bombeiros do estado.  No intervalo do jogo ainda fez mais um número no centro do gramado.

O convite partiu do Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Ao final da execução, é possível ver a vibração do público que lotou a Arena.

A ponte foi do jornalista esportivo Aderval Barros. Ele conheceu Igor  através de Marolla Guedes, profissional da Transamérica FM, que mora no mesmo condomínio de Igor. “Através dele fui chamado a cantar no programa esportivo de Aderval. foi quando surgiu a ideia e ele fez a ponte com a Federação”.

Igor diz já ter se apresentado para outros públicos nessa dimensão, mas admite: “com certeza foi o evento que mais projeção deu à minha carreira”. Veja no vídeo abaixo: