Notícias

Novo juiz da Lava Jato no Paraná comanda a primeira audiência da operação

Por Nill Júnior

G1

O juiz federal Luiz Antônio Bonat, que assumiu o comando dos processos da Lava Jato em 1ª instância, no Paraná, deve comandar a primeira audiência referente à operação na tarde desta quinta-feira (7).

Por videoconferência, a partir das 14h, ele deve ouvir testemunhas de acusação sobre a 56ª fase da Lava Jato, que apura superfaturamento na construção de uma sede da Petrobras em Salvador. O processo está em fase de audiências de instrução.

Quarenta e duas pessoas são rés nesta ação penal, respondendo por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, desvios de recursos de instituição financeira e organização criminosa.

O ex-executivo da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho – conhecido como Léo Pinheiro –, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vacari Neto, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e o ex-executivo da OAS Agenor Franklin Magalhães Medeiros estão entre os réus. Eles, inclusive, já foram condenados em outros processos da Lava Jato.

Entre as testemunhas a serem ouvidas nesta quinta-feira, estão o doleiro Alberto Youssef, o empreiteiro Ricardo Pessoa e Fernando Migliaccio, ex-diretor da Odebrecht. Eles devem prestar depoimento em São Paulo ao juiz, que acompanhará em Curitiba.

Outras Notícias

IBAMA fez operação contra pesca ilegal na Barragem da Ingazeira

O vereador de Tuparetama,  Joel Gomes, confirmou ao blog que na última segunda, profissionais do IBAMA estiveram na Barragem da Ingazeira. Eles fiscalizaram e autuaram pescadores de cidades da região e Paraíba.  Por lei, a pesca é proibida até fevereiro do próximo ano pelo período da Piracema,  de reprodução dos peixes. “Pescadores de outros municípios e […]

O vereador de Tuparetama,  Joel Gomes, confirmou ao blog que na última segunda, profissionais do IBAMA estiveram na Barragem da Ingazeira.

Eles fiscalizaram e autuaram pescadores de cidades da região e Paraíba.  Por lei, a pesca é proibida até fevereiro do próximo ano pelo período da Piracema,  de reprodução dos peixes.

“Pescadores de outros municípios e de estados vizinhos traziam freezers, barracas estruturadas, veículos de grande porte para transporte, barcos motorizados e quilômetros de redes”, denunciou. Houve inclusiveapreensãode material de pesca pelo IBAMA.

O local agora receberá placas de sinalização alertando para o período e possibilidade de volta do IBAMA ao local.

Há anos, uma comissão luta por indenizações justas a ribeirinhos, cumpridas parcialmente,  desligar a rede elétrica que é atingida por água nas cheias, fim da irrigação de lavouras com excesso de agrotóxicos e melhor aproveitamento da água do manancial para consumo humano.

Manifestantes detidos em ato em SP contra Olimpíada são liberados

Os manifestantes detidos na noite desta sexta-feira em um protesto contra a realização da Olimpíada Rio 2016 foram liberados durante a madrugada deste sábado (6). Eles haviam sido levados para o 78º Distrito Policial, na região dos Jardins, em São Paulo. Segundo a polícia, 35 pessoas foram detidas. Os manifestantes saíram da Avenida Paulista e […]

detidos02

Os manifestantes detidos na noite desta sexta-feira em um protesto contra a realização da Olimpíada Rio 2016 foram liberados durante a madrugada deste sábado (6). Eles haviam sido levados para o 78º Distrito Policial, na região dos Jardins, em São Paulo. Segundo a polícia, 35 pessoas foram detidas.

Os manifestantes saíram da Avenida Paulista e desciam a Rua Augusta quando a polícia entrou em ação para acabar com o ato. A PM usou spray de gás de pimenta.

A polícia acompanhava o grupo desde a concentração, no vão livre do Masp. Algumas pessoas tiveram as mochilas revistadas antes de o grupo sair em passeata. Na Rua Augusta, os manifestantes foram cercados por policiais. Muitos tiveram de ficar sentados. A polícia diz que os manifestantes jogaram pedras e paus na polícia e não definiram itinerário.

 

Prefeitos pedem que Fux se manifeste sobre liberação de cultos

Veja O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, pediu neste domingo que o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifeste sobre a decisão liminar do ministro Nunes Marques que liberou a realização de cultos e missas presenciais em todo o país mesmo em meio ao pior momento da pandemia no Brasil. “Decisões […]

Veja

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, pediu neste domingo que o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifeste sobre a decisão liminar do ministro Nunes Marques que liberou a realização de cultos e missas presenciais em todo o país mesmo em meio ao pior momento da pandemia no Brasil.

“Decisões judiciais precisam ser obedecidas. Por isso, é  importante que os prefeitos cumpram o que foi decidido pelo ministro Nunes Marques sobre o funcionamento de templos religiosos. No entanto, pedimos ao STF, e ao presidente Luiz Fux, que se manifeste urgentemente, orientando qual decisão precisa ser seguida”, escreveu Donizette no Twitter. 

O presidente da FNP questiona o fato de o plenário do Supremo ter decidido, em abril de 2020, que municípios e estados têm prerrogativa de estabelecer critérios de abertura e fechamento das atividades em seus territórios — por isso, diz ele, há dúvida sobre qual decisão seguir.

“Essa flagrante contradição atrapalha o enfrentamento à pandemia em um país federado e de dimensões continentais como o nosso”, disse. O ministro Luiz Fux ainda não se manifestou.

Morre Maria Lúcia Frazão, viúva de Nemias Gonçalves e mãe de Luciara Frazão

Faleceu na tarde desta quinta-feira aos 76 anos, a senhora Maria Lúcia Frazão de Lima, esposa do ex-prefeito de Custódia Nemias Gonçalves e mãe da candidata a prefeita de Custódia Luciara Frazão, do PSB. Segundo informações do blogueiro Júnior Cavalcanti, Dona Lúcia foi internada após levar uma queda e fraturar duas costelas. Ela já estava […]

Faleceu na tarde desta quinta-feira aos 76 anos, a senhora Maria Lúcia Frazão de Lima, esposa do ex-prefeito de Custódia Nemias Gonçalves e mãe da candidata a prefeita de Custódia Luciara Frazão, do PSB.

Segundo informações do blogueiro Júnior Cavalcanti, Dona Lúcia foi internada após levar uma queda e fraturar duas costelas.

Ela já estava com alguns problemas de saúde desde a época da pandemia de Covid-19. Estava passando por complicações e se encontrava na ala respiratória do hospital Eduardo Campos em Serra Talhada, pra tratar da saúde.

O velório deverá acontecer ainda hoje, pois o corpo se encontra em Serra para liberação. Será na Casa de homenagens póstumas BM. O sepultamento está previsto para as cinco da tardeno cemitério São José, em Custódia.

Prefeito emite nota de pesar: o prefeito Manuca de Zé do Povo deu uma pausa na acirrada campanha na cidade, onde apoia Messias do Dnocs, para se solidarizar com a família e lamentar seu falecimento. Veja nota:

Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) abre, dia 26, ciclo anual de palestras

Estudantes, agricultores, investidores e demais interessados no setor agro em Pernambuco, que buscam aprimoramento na área através de palestras com pesquisadores e estudiosos encontram no Recife, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado (Sara), este apoio através de um ciclo anual de palestras – abertas ao […]

Estudantes, agricultores, investidores e demais interessados no setor agro em Pernambuco, que buscam aprimoramento na área através de palestras com pesquisadores e estudiosos encontram no Recife, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado (Sara), este apoio através de um ciclo anual de palestras – abertas ao público – para tratar de temas relevantes ao setor. Para se inscrever e participar, só precisa entrar em contato com pelo e-mail: [email protected] ou no telefone (81) 3184-7270, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. O serviço é gratuito.

Todo o ciclo conta com a participação de pesquisadores e profissionais das áreas a serem debatidas, buscando compartilhar o conhecimento para a que haja uma melhoria contínua no setor. O primeiro tema diz respeito ao uso e reuso de água salina para a produção agrícola, no dia 26, das 13h30 às 17h, na sede do Ipa, em San Martin. O circuito conta com uma palestra ao mês, sempre no mesmo horário. Abaixo, a lista completa das discussões e debates:

  • 26/02 – Uso e reuso de água salina para produção agrícola com Arminda Saconi;
  • 26/03 – Identificação de proteína para tolerância à cochonilha-de-escamas em palma forrageira com Tercilio Calsa Jr; fixação biológica de nitrogênio em capim pangola nos diferentes ecossistemas pernambucano com Mário Lira Jr.;
  • 23/04 – Controle biológico da lagarta cartucho no cultivo de milho verde com a Drª Ana Porto; Sistema de alerta precoce da vulnerabilidade do rebanho pecuário da região semiárida de Pernambuco com Rômulo Menezes;
  • 28/05 – Apoio à reestruturação da pecuária de leite em Pernambuco com Sebastião Guido; apoio à produção de alimentos básicos como grãos, raízes e tubérculos com José Tabosa;
  • 25/06 – Apoio à produção de pequenos animais: caprinocultura, ovinocultura, apicultura, avicultura de capoeira e aquicultura com Lucas Mesquita; apoio ao desenvolvimento de sistemas de produção de frutas e hortaliças com Cristina Lemos;
  • 30/07 – Apoio à inclusão produtiva, cidadania e empreendedorismo com Danusa Correia; apoio à conservação e manejo de recursos naturais com Josimar Gurgel;
  • 27/08 – Programa de agricultura de baixa emissão de carbono em Pernambuco com Gabriel Maciel e convidados;
  • 24/09 – Desenvolvimento e inovações agrícolas em Pernambuco com Geraldo Eugênio e convidados.