Notícias

NJTV: a análise da pré campanha

Por André Luis

Hoje, falando ao jornalista e apresentador da Revista da Cultura Tony Alencar, comentei as projeções das eleições em cidades da região do Pajeú.

Provocado pelo comunicador amigo da Cultura FM, falei sobre as projeções em quatro cidades.

Em Afogados da Ingazeira, onde as chapas estão fechadas com a disputa Sandrinho e Daniel versus Danilo e Edson Henrique, Tabira, que terá o embate Nicinha contra Flávio Marques.

Também São José do Egito, onde ainda há três pré-candidaturas competitivas: George, Fredson e Zé Marcos e Romério Guimarães.

Por fim, Serra Talhada, no encontro entre Márcia Conrado e Miguel Duque, com três candidatos de terceira via, Luiz Pinto, Jucelio Souza e Ivanildo Gomes.

Outras Notícias

Vereador Aristóteles Monteiro se coloca como pré-candidato do PT em Tabira

Petista disse ainda que os outros nomes não têm projetos. Djalma das Almofadas não gostou. Garantindo não aceitar candidatura imposta e sem projeto, o PT oferecerá alternativas ao Bloco governista para a sucessão municipal de Tabira – A afirmação foi feita pelo vereador do partido na Câmara municipal Aristóteles Monteiro. O parlamentar se colocou como […]

Petista disse ainda que os outros nomes não têm projetos.

Djalma das Almofadas não gostou.

Garantindo não aceitar candidatura imposta e sem projeto, o PT oferecerá alternativas ao Bloco governista para a sucessão municipal de Tabira – A afirmação foi feita pelo vereador do partido na Câmara municipal Aristóteles Monteiro.

O parlamentar se colocou como um dos nomes, inclusive citando ter o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cuja diretoria acompanhou Aristóteles aos estúdios da Rádio Cidade FM durante a entrevista ao comunicador Anchieta Santos.

O vereador admitiu que o PT decidirá até o final de janeiro entre ele e o Secretário de Finanças Afonso Amaral o nome para disputar a Prefeitura tabirense. Já que Alan Dias informou que haverá até o próximo dia 15 nova reunião para tratar de sucessão, o PT ainda não apresentará o seu nome para as discussões.

Provocado sobre as declarações de José Amaral da existência de acordo com o deputado Carlos Veras e o Presidente da Contag Aristides Santos para que o vice-prefeito tenha o apoio para a sucessão municipal, Aristóteles disse que o PT não tem conhecimento.

O vereador elogiou o colega Djalma das Almofadas (MDB) que teve seu nome lembrado para a disputa, mas poderá ingressar no PT mesmo não sendo candidato a prefeito. Defendeu o mandato do deputado Carlos Veras, citando emenda de R$ 1 milhão de reais para construção do Polo de Educação a Distância, além de emendas que serão apresentadas para construção da Pista de Cooper e R$ 150 mil para projeto do Rodoanel.

Monteiro defendeu a construção de um novo terminal rodoviário para Tabira ao invés de reforma do atual pelo governo do estado e até sugeriu a construção de um mini shopping no espaço do atual ao invés de uma área de lazer (praça) defendida pela CDL.

Djalma não gostou – Notícias que chegam a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que o vereador Djalma das Almofadas (MDB) não ficou nada satisfeito com a entrevista do vereador Aristóteles Monteiro (PT) se colocando como pré-candidato a sucessão do Prefeito Sebastião Dias.

Uma fonte ligada a Djalma informou que ele cobra a promessa do deputado Carlos Veras de que seria o nome do PT para a eleição municipal. Quanto ao vice-prefeito José Amaral, este não foi ouvido pela reportagem, mas tendo se apresentado como candidato natural do prefeito Sebastião Dias e do PT, não deve ter gostado do que ouviu.

Carnaíba: com manobra de Didi, mesa diretora é eleita para o biênio 2019/2020

O ex-prefeito de Carnaíba, Didi da Felicidade, conseguiu na manhã desta quinta-feira (25), eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Carnaíba. Didi, que já tinha quatro vereadores, conseguiu a adesão de mais dois, que eram da base do prefeito Anchieta Patriota, Irmão Adilson e Bandega. Segundo informações Adilson e Bandega já tinham […]

O ex-prefeito de Carnaíba, Didi da Felicidade, conseguiu na manhã desta quinta-feira (25), eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Carnaíba. Didi, que já tinha quatro vereadores, conseguiu a adesão de mais dois, que eram da base do prefeito Anchieta Patriota, Irmão Adilson e Bandega.

Segundo informações Adilson e Bandega já tinham muita afinidade com o ex-prefeito, que agora comemora o resultado da eleição e a chegada de mais dois vereadores ao seu grupo.

Compareceram a sessão os vereadores: Preguinho, Anchieta Crente, Irmão Adilson, Gleybson Martins e Vanderbio Quixabeira além do Presidente Neudo.

Foto: Cauê Rodrigues

Pelo fato do grupo de Anchieta Patriota não ter apresentado chapa, a eleição se deu com chapa única, tendo esta, recebido seis votos. A mesa diretora para o biênio 2019/2020 ficou da seguinte forma: Gleybson Martins como presidente, Neudo da Itã como vice, Anchieta Crente, primeiro secretário e Irmão Adilson como segundo secretário. Desta forma, os vereadores que compõe o grupo de oposição continuarão à frente do poder legislativo de Carnaíba.

Faltaram a sessão os vereadores: Victor Estevam, Alex Mendes, Cicero Batista, Antônio Chico e Everaldo Patriota.

Em enquete, maioria é a favor de candidatura de Patriota a estadual

Políticos experientes entretanto avaliam que há muitos condicionantes para gestor colocar bloco na rua O Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, avaliou hoje os prós e contras de uma possível candidatura de José Patriota a Deputado Estadual, depois dos rumores de que o Presidente da AMUPE estaria sendo cortejado por setores […]

Políticos experientes entretanto avaliam que há muitos condicionantes para gestor colocar bloco na rua

O Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, avaliou hoje os prós e contras de uma possível candidatura de José Patriota a Deputado Estadual, depois dos rumores de que o Presidente da AMUPE estaria sendo cortejado por setores socialistas, como Renata Campos, para uma dobradinha com João Campos no Estado.

A levar em conta a posição dos sertanejos, maioria de Afogados, externada na enquete, Patriota bem que poderia por o bloco na rua. Para 71% dos ouvintes que participaram, Patriota deveria disputar uma vaga na ALEPE mesmo que deixe a prefeitura, pré requisito obrigatório pela legislação. Entendem que seria bom para Afogados e região e que o vice, Alessandro Palmeira, teria condições de conduzir a municipalidade. Já 29% acreditam que o melhor para Afogados seria Patriota terminar o mandato.

Nesse caso ao menos, a voz do povo não foi a voz dos especialistas. O p´rograma ouviu o blogueiro Júnior Fifa, o vereador Raimundo Lima e o coordenador ad Ciretran e Presidente do PSD, Heleno Mariano. Os três colocaram condicionantes importante que pesam contra o projeto ou ao menos indicam necessidade de cautela.

Para Júnior Finfa, falta a Patriota um cenário eleitoral favorável. Ele reafirmou o fato de que a região do Pajeú está “loteada”, com candidatos espalhados dentre os prefeitos. A região estaria loteada e esse é um dificultador, segundo o blogueiro.

Raimundo Lima disse que apoia qualquer decisão do bloco socialista, reafirmando sua fidelidade ao grupo. Mas disse que segundo tem ouvido do próprio gestor e de pessoas do grupo, que há de se esperar se haver´[a alguma mudança substancial na reforma política. Acrescentou que, seja qual for a decisão, Afogados estará bem representada, seja com ele, seja com Alessandro Palmeira atual vice.

Já Heleno disse que Patriota não tem um cenário favorável no momento, apesar de dizer que seria um ótimo nome para a ALEPE. Acrescentou não se sentir desconfortável para tratar do tema, com a sobrinha Aline sendo candidata a estadual. Deu, ao contrário a vereadora como exemplo. “Uma coisa é sair candidato e deixar o mandato. Aline por exemplo sai candidata como mandato de vereadora garantido”.

Ele disse que estima que Patriota pela conjuntura poderia chegar a 12 mil votos em Afogados, que também seria bem votado em Carnaíba com o apoio de Anchieta Patriota, mas que isso só não basta. “Pra começar a disputar um candidato a Estadual pelo PSB tem que ter 40 mil votos”, argumentou.

Acrescentou que o cenário é diferente sem Eduardo que tinha autonomia e liderança para mexer peças no tabuleiro político. “Outra coisa é o grupo que está aí. Paulo Câmara faz uma boa gestão administrativa mas ainda tem dificuldades políticas. Prova disso foi a recente saída de Fernando Bezerra”, disse, acreditando entretanto que o governador ainda pode vencer a eleição.

Agenda cheia: Patriota teve agenda cheia hoje em Recife. Participou de um debate sobre as responsabilidades dos municípios e a relação com Estado e Federação no auditório da FACIPE e depois do programa Super Manhã, com Geraldo Freire, sobre o trabalho realizado pelo TCE na fiscalização aos municípios.

Afogados: prefeitura entrega 23º ponto de apoio na zona rural

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conseguiu, nesses cinco anos de gestão, universalizar o acesso à atenção básica, resultando em uma cobertura que atinge 100% do seu território. Para se ter ideia da importância disso, em São Paulo, município mais rico e populoso do país, a atenção básica atende 61,3% da população. Em Afogados, todo […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conseguiu, nesses cinco anos de gestão, universalizar o acesso à atenção básica, resultando em uma cobertura que atinge 100% do seu território.

Para se ter ideia da importância disso, em São Paulo, município mais rico e populoso do país, a atenção básica atende 61,3% da população.

Em Afogados, todo cidadão tem uma unidade básica de referência. Atingir os 100% de cobertura no território também foi possível, além da ampliação da rede e dos profissionais de saúde, através da política de atendimento na zona rural.

Desde 2013, a Prefeitura já inaugurou 22 pontos de apoio, atendendo moradores de 120 comunidades e povoados rurais. Todos esses pontos de apoio contam com uma unidade básica de saúde de referência e são atendidos por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, odontólogos e auxiliares de saúde bucal.

Neste sábado (03), será a vez de a Prefeitura inaugurar o ponto de apoio na comunidade do São João Velho, o 23º inaugurado pela gestão municipal, e irá atender cinco comunidades. A inauguração será às 16h, próximo à capela, no prédio da antiga escola.

Coluna do domingão

É hoje O domingo é de eleições em todo o país. Em Pernambuco, olhares se voltam para os maiores centros e para importantes cidades sertanejas. No Recife, maior vitrine, olhares já se voltam para o segundo turno entre Geraldo Júlio e João Paulo. Em Petrolina, todos os prognósticos indicam vitória de Miguel Coelho. Em Caruaru, […]

b789bdba-c19f-447e-91f6-7cd5ace53bcaÉ hoje

O domingo é de eleições em todo o país. Em Pernambuco, olhares se voltam para os maiores centros e para importantes cidades sertanejas. No Recife, maior vitrine, olhares já se voltam para o segundo turno entre Geraldo Júlio e João Paulo.

Em Petrolina, todos os prognósticos indicam vitória de Miguel Coelho. Em Caruaru, emoção para saber quem vai ao segundo turno, se o Delegado Erick Lessa ou se Raquel Lira. Se conseguir ir ao segundo turno, o Delegado pode dar trabalho por ser o novo, contra nomes que estão há muito tempo se revezando no poder.

No Pajeú, é fácil cravar os pleitos tidos como mais equilibrados: São José do Egito (Romério x Evandro), Tuparetama (Dêva x Sávio), Flores (Soraya x Marconi), Quixaba (Jailson da Paixão x Tião de Gaudêncio), Santa Cruz da Baixa Verde (Dra Ildete x Tássio) e Iguaracy (Dessoles x Zeinha).  Nessas cidades, atenção especial das autoridades e da militância para que tudo comece e termine bem. Quem agradece é a democracia.

Quem leva na Ingazeira?

Em Ingazeira, os dois blocos, de Mário Viana e Lino Morais cantam vitória. Os dois blocos, de Lino Morais e Mário Viana, dizem ter  pesquisas internas favoráveis. Os dois blocos, de Mário Viana e Lino Morais garantem que fizeram os maiores eventos. Em Ingazeira, só um deles, Lino Morais ou Mário Viana, ganhará a eleição e assumirá a prefeitura. Naquela cadeirinha, só cabe um.

Ameaça

Circula em Tabira o vídeo de Zé Amaral, candidato a vice na chapa de Sebastião Dias em Tabira, ameaçando a candidata a vice na chapa de Nicinha de Dinca,  Genedy Brito. Segundo o blog apurou o filho de Zé, Amaro, bateu no carro de Genedy e teria ouvido algo que soara como ameaça. No dia seguinte, Zé encontrou Genedy e a intimidou. Tudo lamentável.

Imprevisível

Mesmo com os prognósticos pró Nicinha, ninguém pode cravar o resultado em Tabira. Há quatro anos, Dinca era favorito e caiu do cavalo, perdendo para Sebastião Dias. Isso porque depois da última pesquisa Múltipla (Nicinha 37,7%; Sebastião 30,8% e Zé de Bira 16%), ninguém sabe como o eleitor de movimentou. Há quem acredite que votos de Zé migraram para Sebastião para evitar vitória de Dinca. Outros, que parte virou voto útil de Nicinha. Não dá para cravar nada também pelos indecisos, 12%, que podem migrar até para o socialista, cansados de um e de outro. Certeza:  o vencedor não terá aceitação sequer de metade do eleitorado. Só não dá para culpar o instituto e o blog: mudar de voto sob essa alegação é cretinice política.

Tiro no pé

O calor do processo eleitoral cega e gera passos em falso, principalmente quando  se fala de pesquisas no interior. Quem está atrás nunca aceita e descredencia o resultado, quando não tenta a todo custo evitar a divulgação de um segundo levantamento. Em 2012, o Múltipla havia cravado a eleição de Luciano Duque, mas a primeira pesquisa divulgada deu vantagem de Sebastião Oliveira. O Jurídico de Duque tentou impedir a divulgação da última pesquisa via liminar, mas não conseguiu. Melhor pra ele: o instituto cravou o resultado e ele pôde ser divulgado.

Tiro no pé 2

E um cenário tão apertado como o de São José do Egito, a coligação de Romério ingressou com liminar e conseguiu evitar a divulgação da pesquisa Múltipla desta semana. Instituto e Blog vão querer divulgar resultado mesmo após a eleição, para mostrar que, a se considerar o incrível resultado e impressionante variação e equilíbrio dos números entre o petista e Evandro, atestou que a eleição da Terra da Poesia será decidida nos detalhes. Também que não quis favorecer ou prejudicar um ou outro.

JpegEstratégia abafa

Foi clara a estratégia dos vereadores que aprovaram aumento nos vencimentos do legislativo em Afogados da Ingazeira em uma verdadeira operação secreta: evitar que a questão vazasse para a imprensa e sociedade antes das eleições, causando desgaste aos que disputam a reeleição. Foi pior. A notícia na véspera fez com que muitos tivessem que se explicar. Ter debatido o tema com a sociedade teria sido mais republicano e menos desgastante.

Frase da semana :

“No próximo mandato, os vereadores receberão R$ 7.535,00, que corresponde à correção da inflação nos últimos quatro anos”. De um vereador à fonte do blog, que pediu sigilo, mas comprovou a conversa, revelando o aumento de salários para 2017 sem consulta à sociedade.