Ninguém entende porque Arcoverde só tem dez vereadores
Independente do debate gerado pelo suplente André Paulo, que garante haver legitimidade para que a cidade tenha treze vereadores, é inconcebível que Arcoverde só tenha dez legisladores, único caso com número par que se tem conhecimento no país.
Pela população, poderia ter até 17, com o mesmo duodécimo de R$ 920 mil mensais.
Há muito acompanho a política na Terra do Cardeal. Em 1998, quando a prefeita era Rosa Barros, depois de vencer em 1996 Julião Guerra por 1.643 votos. Àquela época, a Câmara já tinha dez vereadores: Célia Cardoso, Everaldo Lira, Geraldo Vaz, Giovanni Porto, João Justino, João Liberato, Zé Rabelo, Warton Brito, Luciano Pacheco e Miguel Leite de Siqueira.
Arcoverde ainda tinha o Albatroz como um de seus points, Ciro Bezerra era comunicador da Itapuama FM, eu e Anchieta Santos ocupávamos os microfones da Cardeal, Lirinha e o Cordel davam os primeiros passos em apresentações na AESA. Os tempos eram outros. A população de Arcoverde era de 59 mil habitantes, 23 mil a menos em relação aos dias de hoje.
Muita gente que não tem relação com a cidade me pergunta porquê, primeiro, Arcoverde só tem dez legisladores e, segundo, o que explica o número par? De fato, uma situação inusitada para uma cidade tão pujante.
Cidades com mais de 80 mil e até 120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores. A questão é que o aumento não muda o repasse do duodécimo. Ele é calculado com base na população. Então hoje, Arcoverde recebe um recurso que permitiria até 17 vereadores, mas tem dez.
Em sua defesa, os vereadores alegam que a população não aceita o aumento e que a estrutura atual da Câmara não permite mais reformas que favoreçam acomodar tantos.
Mas há quem defenda uma medida intermediária, com por exemplo 15 parlamentares. De um jeito ou de outro, só a atual legislatura tem poder para votar a alteração, que só valeria a partir de 2029, com os novos eleitos em 2028. Um bom tema para reflexão na legislatura do centenário de Arcoverde.
Quem defende a medida diz que ela dará pluralidade à Câmara. E que do jeito que está, não pode ficar…



Em nota publicada em suas redes sociais nesta segunda-feira (08), o ex-deputado estadual Eduíno Brito (Podemos), acusou de “agressividade desesperada” a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), ao utilizar os microfones de uma rádio local para falar do ex-prefeito Zeca Cavalcanti, pré-candidato a prefeito pelo PTB.
Na noite desta quarta-feira (4), a Coligação União Pelo Povo, liderada pelo candidato a prefeito, Danilo Simões (PSD) e seu vice, Edson Henrique (PP), levaram a Caravana Acelera 55 ao Residencial Laura Ramos, em Afogados da Ingazeira. O evento contou com a presença de candidatos a vereadores, apoiadores, militantes e moradores do bairro.
A prefeitura de Flores, através das Secretarias de Turismo, Eventos e Esportes realizará no dia 26, sexta-feira, contemplando as ações da Tradicional Festa das Rosas, a 1ª Corrida das Rosas, com percurso de 5 quilômetros, partindo às 6h30 do Conjunto Habitacional Eldorado.
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Administração, anunciou nesta segunda-feira (24) a abertura de um processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa busca fortalecer o quadro de profissionais e atender às demandas crescentes da população. 














Você precisa fazer login para comentar.