Nilton Mota discute com Jungmann abastecimento em PE
Por Nill Júnior
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, em audiência com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, solicitou a permanência dos serviços de abastecimento de carro-pipa do Exército na zona rural de Pernambuco.
Ele ainda propôs uma integração das Operações Pipa desenvolvidas pelos governos do Estado e Federal nos 126 municípios pernambucanos em situação de emergência.
O ministro Raul Jungmann, afastou a possibilidade de possíveis cortes ou suspensão dos serviços por parte do Exército e assegurou a assistência não só para os pernambucanos, mas para os quatro milhões de nordestinos que dependem da Operação do Exército. “Não faltarão recursos para abastecimento de água. Estou desmentido estes boatos categoricamente e em rede nacional, ou seja, para todo o País”, pontuou o ministro.
Durante a audiência, Jungmann ainda explicou que a Operação Pipa deve ser encerrada este ano com um incremento de 15,3%, resultado de investimento estimado em R$ 1,06 bilhão. Ele ainda detalhou que em 2017 “os recursos devem ficar acima de R$ 1 bilhão e serão incrementados de acordo com a necessidade dos municípios em colapso.
Nota foi enviada ao blog pelo NDL – Núcleo de Dirigentes Lojistas local e não por prefeitura A Câmara de Vereadores de Carnaíba discutiu um pedido de atualização do projeto de Lei do Executivo que atualizava a legislação para criação da Guarda Municipal. O projeto foi discutido nas comissões e depois retirado de pauta pelo […]
Nota foi enviada ao blog pelo NDL – Núcleo de Dirigentes Lojistas local e não por prefeitura
A Câmara de Vereadores de Carnaíba discutiu um pedido de atualização do projeto de Lei do Executivo que atualizava a legislação para criação da Guarda Municipal. O projeto foi discutido nas comissões e depois retirado de pauta pelo executivo pela perspectiva de que seria rejeitado.
O governo queria a atualização na lei, que já existe desde 2008, para contratação, possível concurso, dentre outros temas.
O presidente da Câmara Nêudo da Itã foi pela não aprovação da atualização, contra a criação da guarda e criticou a ROCAM pela fiscalização no município. “O povo está cansado disso aí. É ROCAM pra lá, pra cá. Eles só querem é multar o povo! Quem tiver sua ROCAM vá com elas pra lá que ninguém aguenta mais isso não”, declarou.
O vereador Victor Patriota disse que comerciantes estavam elogiando a atuação da ROCAM e que isso teria sido noticiado pelo blog. Mas o Presidente quis ligar a publicação à prefeitura de Carnaíba. Chegou a criticar o blog dizendo “ter sido pago” para publicar a nota.
Segundo a nota, nos últimos dois meses, o trabalho intenso da ROCAM na cidade de Carnaíba gerou resultados positivos para a população.
A nota enviada ao blog
Segundo informações da CDL para o blog, foram conduzidos para delegacia de polícia aproximadamente trinta usuários portando drogas, foram aplicadas várias notificações de trânsito, três motocicletas apresentadas na delegacia por irregularidades.
Ainda, prisão de elementos envolvidos no assalto a Lotérica da cidade de Iguaraci e diversas abordagens a suspeitos e transeuntes em todo perímetro urbano, proporcionando sensação de segurança que a sociedade merece, disse a entidade, cuja nota foi questionada e criticada por Nêudo.
Por Juliana Lima Agricultoras e agricultores da Feira Agroecológica de Serra Talhada – FAST estão preparando uma programação especial para comemorar os 17 anos de fundação da feira, um espaço de resistência e afirmação da Agroecologia como alternativa viável para transformar a vida das famílias do Semiárido. O evento está dentro das atividades da Semana […]
Agricultoras e agricultores da Feira Agroecológica de Serra Talhada – FAST estão preparando uma programação especial para comemorar os 17 anos de fundação da feira, um espaço de resistência e afirmação da Agroecologia como alternativa viável para transformar a vida das famílias do Semiárido.
O evento está dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente – SEMEIA 2017, no Sertão do Pajeú, que esse ano trabalha o tema “Caatinga: Guardiã da Vida do Semiárido”.
Atualmente, a FAST conta com agricultoras e agricultores dos municípios de Serra Talhada, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde que comercializam diversos tipos de alimentos totalmente agroecológicos, produzidos em seus quintais produtivos sem o uso de agrotóxicos. A feira acontece todo sábado, a partir das 06h, na Praça Sérgio Magalhães, centro, Serra Talhada.
Além de verduras, frutas e legumes fresquinhos e saudáveis, são comercializados na feira doces, polpas de frutas, compotas, galinha de capoeira abatida, caldo de cana, bolos, temperos e remédios caseiros. Os frequentadores ainda aproveitam para saborear lanches saudáveis e muita comida caseira.
A programação de aniversário será no sábado, 10 de junho, a partir das 07h, na Praça Sérgio Magalhães, centro, Serra Talhada. A festividade conta com a parceria das instituições de assessoria técnica: ADESSU Baixa Verde, Cecor e Centro Sabiá, além do apoio da UFRPE/UAST, NEPPAS e Prefeitura Municipal de Serra Talhada.
Programação:
7h – Abertura
Apresentação do Grupo de Dança Folhas Outonais (Serra Talhada)
7h30 – Café da Manhã Agroecológico
8h – Falas das instituições e coordenação da FAST
Teatro de Rua: Grupo de Teatro Juventude Franciscana (Triunfo)
Oficina: Processamento de Alimentos (Resíduos Vegetais) – UAST
Oficina: Defensivos Naturais – NEPPAS
Exposição de banners: Alimentação Nutricional – UAST
Exposição de Artesanato – Prefeitura Municipal de Serra Talhada
Distribuição de mudas nativas – Prefeitura Municipal de Serra Talhada
Os 12 gestores foram escolhidos por meio de seleção pública Escolhidos por meio de processo seletivo, coordenado por uma Comissão Técnica de Busca formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Fundação Oswaldo Cruz, além da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), os 12 gestores das Gerências Regionais de […]
Os 12 gestores foram escolhidos por meio de seleção pública
Escolhidos por meio de processo seletivo, coordenado por uma Comissão Técnica de Busca formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Fundação Oswaldo Cruz, além da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), os 12 gestores das Gerências Regionais de Saúde participaram, nesta quinta-feira, no gabinete da SES, de uma oficina de acolhimento, comandada pelo secretário Iran Costa.
“Nosso objetivo nessa primeira reunião de trabalho com os novos gestores foi apresentar a estrutura da Secretaria de Saúde, ressaltar o papel das Geres e pactuar as nossas diretrizes estratégicas”, explica Iran Costa.
Demonstrando a transparência e aplicação da meritocracia, o critério de nomeação do governador Paulo Câmara para os novos gestores foi o de melhor pontuação na lista tríplice. Na seleção, foram avaliados os currículos dos candidatos, um projeto de gestão para a regional em que planejava atuar, além de entrevista de caráter classificatório.
As Gerências Regionais de Saúde são o braço administrativo da secretaria estadual de Saúde para apoiar os municípios pernambucanos, atuando de forma efetiva na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias, com foco nas particularidades de cada Região. Os gerentes atuarão nas sedes das Geres, localizadas nos municípios de Recife (I Geres), Limoeiro (II), Palmares (III), Caruaru (IV), Garanhuns (V), Arcoverde (VI), Salgueiro (VII), Petrolina (VIII), Ouricuri (IX), Afogados da Ingazeira (X), Serra Talhada (XI) e Goiana (XII).
Participaram os novos gerentes da I Geres (Recife) – Angela Roberta Lessa de Andrade, II Geres (Limoeiro) – Fabianni Meneses Costa, III Geres (Palmares) – Gaudêncio Tadeu de Andrade Costa, IV Geres (Caruaru) – Djair de Lima Ferreira Junior, V Geres (Garanhuns) – Catarina Fabia Tenorio Ferro, VI Geres (Arcoverde) – Rogério Fernando de B. Lima, VII Geres (Salgueiro) – Maria Auxiliadora Alves Vasconcelos Veras, VIII Geres (Petrolina) – Aline Silva Jeronimo, IX Geres (Ouricuri) – Danyella Kessea Travassos Torres De Paiva, X Geres (Afogados da Ingazeira) – Mary Delanea Souza Pinheiro Dos Santos, XI Geres (Serra Talhada) – Karla Millene Sousa Lima Cantarelli e XII Geres (Goiana) – Daniele Uchôa Barros Alves.
da Folha de Pernambuco No evento que reuniu prefeitos de diversos municípios de Pernambuco, o governador eleito do Estado, Paulo Câmara (PSB), pediu que os gestores tivessem o mesmo empenho para eleger o candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), que foi usado na campanha socialista ao Palácio do Campo das Princesas. Câmara […]
No evento que reuniu prefeitos de diversos municípios de Pernambuco, o governador eleito do Estado, Paulo Câmara (PSB), pediu que os gestores tivessem o mesmo empenho para eleger o candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), que foi usado na campanha socialista ao Palácio do Campo das Princesas. Câmara participou da terceira edição do Diálogo Municipalista, em Gravatá, no Agreste.
“A confiança que depositaram em mim, depositem em Aécio para que eu possa cobrar dele as reformas necessárias”, declarou Paulo Câmara. O socialista aproveitou o evento para agradecer aos prefeitos pela expressiva votação que obteve no Estado, algo que, segundo ele, não conseguiu fazer por causa das eleições presidenciais.
No evento, cinco gestores fizeram uso da palavra, entre eles os prefeitos de Sirinhaém, Franz Hacker (PSD), de Caruaru, José Queiroz (PDT), Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), Eudo Magalhães (PSB).
No encontro, muitos gestores cobraram de Paulo Câmara o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), instrumento criado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). O socialista respondeu dizendo que pretende manter o fundo.
O blogueiro Júnior Finfa adiantou hoje que o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, socialista histórico, tem reunião nesta segunda sobre seu apoio a estadual. Após saber da posição da família e do deputado estadual Aglailson Victor, em apoiar a candidata Marília Arraes, Adelmo foi direto. “Sou homem de partido. Sempre militei no PSB. Estarei amanhã […]
O blogueiro Júnior Finfa adiantou hoje que o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, socialista histórico, tem reunião nesta segunda sobre seu apoio a estadual.
Após saber da posição da família e do deputado estadual Aglailson Victor, em apoiar a candidata Marília Arraes, Adelmo foi direto.
“Sou homem de partido. Sempre militei no PSB. Estarei amanhã com a cúpula do PSB estadual para definir minha posição quanto ao apoio ao deputado”, disse Adelmo.
O prefeito não adiantou nada sobre futuro, mas aumenta a especulação de que o egipciense Paulo Jucá possa herdar seu apoio.
Paulo já era cotado, mas Adelmo disse que a orientação do Palácio e staff socialista era manter o apoio a Aglailson. Agora, a decisão de trair os socialistas por ele e sua família devem virar o jogo.
Você precisa fazer login para comentar.