Notícias

Nicinha falta a debate e Flávio diz que Dinca “se esconde por trás dela”

Por Nill Júnior

O primeiro Super Debate com candidatos à prefeitura de Tabira virou uma sabatina com o candidato do PT, Flávio Marques. Como especulado, a candidata emedebista, que já não havia participado de nenhum embate em 2016, não compareceu.

Apesar de informar que emitiria nota, a assessoria apenas comunicou sua ausência. Sem Nicinha, a imagem mais explorada por Flávio Marques foi do púlpito vazio sem a candidata do MDB. “Dinca se esconde atrás da esposa”, disse Flávio. Como acordado, o debate virou sabatina. Flávio respondeu perguntas do moderador, de ouvintes, do blogueiro Júnior Finfa e do grupo Fé e Política, da Diocese de Afogados da Ingazeira.

Flávio adotou a estratégia se  se colocar como “o novo” para Tabira, descolando de problemas da gestão Sebastião Dias, mas valorizando o que entende ter sido positivo. Destacou sua experiência na gestão da guarda municipal e na Secretaria de Administração.

Sobre as polêmicas, negou ter votado em Bolsonaro pra presidente e disse não aprovar o teor do áudio vazado entre Edgley Freitas, coordenador da campanha e Cléo Diniz, candidata a vereadora, com esquema de atendimento a demandas de ouvintes.

E voltou a atacar Nicinha e Dinca dizendo que enganou a população dizendo que seria candidato, que esconde patrimônio ao declarar não ter bens. Lembrou a polêmica do frango, acusando Nicinha de levar frango da merenda para sua casa. “Agora vai levar a feira toda”.

Se comprometeu com a pauta apresentada pelo grupo Fé e Política, através do Padre Luiz Marques Ferreira, de enfrentar a degradação do meio ambiente, resíduos no rio e funcionamento do Conselho do Meio Ambiente. Culpou Dinca por não executar o projeto de saneamento.

Uma das áreas mais atacadas do ciclo de governo do qual Flávio fez parte foi a saúde, como no caso dos partos não realizados na gestão municipal. Flávio se defendeu atacando e destacou que terá um trabalho em conjunto com o médico Josete Amaral. E taxou de erro histórico desvincular a unidade do Estado em 1995.

Campanha de Nicinha recorre a Fake News para justificar ausência: um card da candidata Nicinha de Dinca diz  que as regras não teriam sido debatidas.  Em negrito no convite entregue à Coligação, a emissora se colocou a disposição para tirar dúvidas sobre o formato, rigorosamente equitativo, o que ocorreria em reunião dia 28/10 às 16h na sala de reuniões da Rádio Pajeú. Não houve presença de nenhum representante ou objeção ao formato.

Em outro texto aberto, ela diz que a Cidade FM é ligada à Flávio. Mas a emissora apenas se dispôs a retransmitir, com toda a organização da Rádio Pajeú. A Rádio Pajeú, lamentou em nota a ausência, mas se disse obrigada a respeitar a decisão da candidata. “O interesse da Fundação e emissora é debater os temas aproveitando o momento do processo, sem a possibilidade de uma campanha convencional” .

Por fim, no curso da tarde, tentou criar Fake News de que não foi convidada e de que vai responsabilizar a emissora. Faltar a debate, emudecer ao chamamento democrático é um direito. Agredir instituições sérias, não. Candidatos são representantes de coligações, de campanhas eleitorais.

A Rádio Pajeú contratou profissional especificamente para entrega dos convites e protocolo da entrega. Não há obrigação legal de entregar de forma personificada a candidato quanto a Coligação, campanha, departamento Jurídico que o representa é oficializado. As assessorias são formalizadas justamente porque é esse staff que, representando o(a) candidato(a), participa das discussões sobre formato e na preparação para o evento.

No mais, é de domínio público que Nicinha, uma esposa alçada a candidata pelo impedimento legal do esposo, tem como uma das dificuldades a verbalização em entrevistas e debates, fruto de sua timidez, o que é absolutamente compreensível para quem não é do meio, como o marido. Em 2016 ficou marcada pelas ausências e pelo episódio da “entrevista digitada” na Cidade FM, quando, num jogo aparentemente combinado, recorria a respostas digitadas a cada pergunta do apresentador. Em uma delas, trocou a resposta e o episódio gerou gozação dos adversários. Algo que merece ser lamentado a partir da decisão de quem a coloca numa condição dessas.

Dentre os cards apresentados nas redes sociais tentando em vão desqualificar a Rádio Pajeú, havia perguntas que a candidata dizia dirigir ao adversário. Teve tempo para pergunta, resposta, réplica e tréplica em um encontro amplamente divulgado, de conhecimento público, com protocolo assinado e recebido por sua campanha, para fazer boa parte delas. Mas ao contrário, tenta responsabilizar quem lhe deu o legitimo direito de fazê-las olhando para o candidato que queria questionar. Vai entender…

Outras Notícias

Problemas com equipamentos e curto em Estação na área de Flores adiam chegada da água em Tuparetama e São José

Um curto circuito no equipamento fornecido pela empresa Shneider para operar as estações elevatórias da Adutora do Pajeú tem sido o último entrave para o início dos testes nas estações elevatórias de Tabira e Riacho do Meio. A informação foi do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto ao programa Manhã Total, da  Rádio Pajeú. “Tivemos […]

IMG_20151029_091850925-393x400Um curto circuito no equipamento fornecido pela empresa Shneider para operar as estações elevatórias da Adutora do Pajeú tem sido o último entrave para o início dos testes nas estações elevatórias de Tabira e Riacho do Meio. A informação foi do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto ao programa Manhã Total, da  Rádio Pajeú.

“Tivemos um curto no equipamento e acompanhamos ontem dia inteiro isso. Mantivemos contato com a Celpe em Recife e o engenheiro responsável disse que a questão está vinculada à empresa que fez o equipamento”, afirmou.

Segundo ele, além da Celpe, a empresa MRM e a Compesa estão em  contato com a fornecedora  Shneider para resolver esta pendência técnica para continuidade do bombeamento.  “O pessoal da empresa MRM está  mobilizado com trabalho mesmo neste fim de ano, sem pensar em natal e ano novo”.

Outro problema foi provocado por raios na área de Flores ontem. Houve um  curto na Estação Elevatória 5, o que complicou a situação. A luta é para que as pendências possam ser resolvidas o quanto antes para acelerar os testes.

Petrolina: prefeitura amplia Bodódromo

A obra de requalificação e ampliação do Bodódromo entra em reta final para a entrega de um ambiente mais agradável e aconchegante para os petrolinenses e visitantes. A prefeitura tem investido em equipamentos turísticos que possam fortalecer a economia local. O centro gastronômico é um dos pontos turísticos beneficiados, já que o ambiente é parada […]

A obra de requalificação e ampliação do Bodódromo entra em reta final para a entrega de um ambiente mais agradável e aconchegante para os petrolinenses e visitantes.

A prefeitura tem investido em equipamentos turísticos que possam fortalecer a economia local. O centro gastronômico é um dos pontos turísticos beneficiados, já que o ambiente é parada obrigatória para quem quer saborear o carneiro na brasa, ponto forte da culinária sertaneja.

O importante ponto turístico tem passado, desde o ano passado, por uma transformação e possui, atualmente, cerca de 95% do projeto executado. A obra foi dividida em duas etapas: a primeira readequou e melhorou a acessibilidade das calçadas, como também ampliou o estacionamento.  Já a segunda contempla a implantação do pórtico de entrada, com a instalação de letreiro indicativo e revitalização do canteiro central de acesso, uma nova ‘praça de alimentação’ que conta com novos quiosques e a implantação de um espaço para exposição do artesanato local.

Para o empresário Raphael Coelho, proprietário de um restaurante no centro gastronômico, as reformas já estão sendo importantes para a recuperação dos estabelecimentos que tem sofrido com a pandemia.

“Hoje eu posso falar que nosso movimento, no horário do almoço, melhorou até mesmo com relação ao que era antes da pandemia, quando as obras não tinham sido concluídas. Ainda tem uma margem boa para crescimento, mas mesmo assim, temos notado uma melhora boa e satisfatória. Essa melhora tem vindo mesmo ainda estando numa pandemia e não tendo a vinda dos turistas em massa. Ano que vem, esperamos uma recuperação ainda maior porque além do faturamento do turismo, teremos mais famílias com a apreciação da população pelo novo espaço”, ressalta.

Compra de canecas e ovos gera denúncia ao Ministério Público em São José do Egito

Do Cariri da Gente Em São José do Egito, a compra de “canecas personalizadas” e “ovos vermelhos” realizados pela Secretaria de Ação Social, que é dirigida pela filha do atual prefeito do município, Isabelle Valadares, na última semana, gerou denúncia dos vereadores da oposição ao Ministério Público Federal. Segundo a oposição, foram gastos, sem licitação, […]

Do Cariri da Gente

Em São José do Egito, a compra de “canecas personalizadas” e “ovos vermelhos” realizados pela Secretaria de Ação Social, que é dirigida pela filha do atual prefeito do município, Isabelle Valadares, na última semana, gerou denúncia dos vereadores da oposição ao Ministério Público Federal.

Segundo a oposição, foram gastos, sem licitação, R$ 7.200,00 mil reais em canecas personalizadas (aproximadamente 300 canecas), para distribuição aos servidores da Secretaria de Ação Social (que só possui cerca de 50 funcionários).

Ainda, conforme denúncia, foram comprados mais de R$ 20 mil reais em ovos vermelhos (aproximadamente 60 mil ovos), também sem licitação, para distribuição a população, porém, não existiu esse final de semana qualquer ação nesse sentido, tendo em vista que a Secretaria teria entrado em recesso na última sexta-feira.

O ovos adquiridos foram na marca “Da Graça” que é de propriedade de familiares do prefeito Evandro Valadares.

O blog tentou entrar em contato com os envolvidos, porém não teve retorno, estando à disposição para esclarecimentos.

A denúncia está repercutindo nas redes sociais, na página Politicagem SJE – https://www.instagram.com/p/DEKcOC5p3sS/?igsh=MTg5c3luZXEwbjl6MQ== 

Equipe do Profissão Repórter visita projeto de apoio a crianças vítimas de violência em Flores

A cidade de Flores, no Sertão de Pernambuco, recebeu na terça-feira (18) a equipe do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, para documentar um projeto pioneiro de assistência psicológica a crianças que testemunham violência doméstica. A iniciativa é coordenada pela juíza Ana Carolina, da Comarca de Flores, em parceria com a prefeitura local. O projeto […]

A cidade de Flores, no Sertão de Pernambuco, recebeu na terça-feira (18) a equipe do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, para documentar um projeto pioneiro de assistência psicológica a crianças que testemunham violência doméstica. A iniciativa é coordenada pela juíza Ana Carolina, da Comarca de Flores, em parceria com a prefeitura local.

O projeto oferece atendimento especializado para amenizar os efeitos psicológicos em crianças expostas a situações de violência familiar. Durante a visita, a equipe de reportagem acompanhou o funcionamento da ação, que reúne esforços do Poder Judiciário e da gestão municipal.

“O atendimento psicológico especializado para essas crianças é essencial. Elas merecem crescer sem o peso da violência e do medo”, afirmou o secretário de Governo, Marconi Santana, que acompanhou a equipe de televisão.

O prefeito Gilberto Ribeiro destacou a importância da parceria: “Este projeto mostra como a união entre o Judiciário e a nossa gestão pode transformar realidades. Nosso compromisso é garantir que nossas crianças cresçam em um ambiente seguro”.

“A reportagem deve ir ao ar nas próximas semanas, dando visibilidade nacional à iniciativa. Flores, com pouco mais de 22 mil habitantes, passa a integrar um seleto grupo de municípios que desenvolvem políticas públicas específicas para crianças em situação de vulnerabilidade psicológica”, destacou a assessoria de comunicação.

Segundo a assessoria, o projeto atende atualmente 35 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, com sessões semanais realizadas por uma equipe multidisciplinar. Os casos são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude após identificação em processos judiciais.

Arcoverde: Estão abertas as inscrições para curso de pedreiro de alvenaria

Em Arcoverde a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico firmou parceria com o Senai Conecta para realização do Curso de Pedreiro de Alvenaria, que será realizado na unidade Móvel de Construção Civil do próprio Senai. Serão ofertadas 36 vagas, sendo 18 para a turma do período da tarde e 18 para a do horário […]

images

Em Arcoverde a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico firmou parceria com o Senai Conecta para realização do Curso de Pedreiro de Alvenaria, que será realizado na unidade Móvel de Construção Civil do próprio Senai.

Serão ofertadas 36 vagas, sendo 18 para a turma do período da tarde e 18 para a do horário noturno. O treinamento será gratuito e terá 200 horas aula. No treinamento serão abordados temas como: Qualidade e Segurança, Básico de Construção Civil, Técnicas de Execução em Alvenaria, dentre outros.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 10 de novembro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas começam no dia 17 de novembro.