Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Neoenergia e Governo de Pernambuco inauguram iluminação pública em LED, na cidade de Triunfo

Publicado em Notícias por em 17 de agosto de 2024

Iniciativa promoveu a substituição de 580 pontos de IP e faz parte do Programa Ilumina Pernambuco, que tem como finalidade reduzir os índices de criminalidade no Estado

A Neoenergia e o Governo de Pernambuco inauguraram, nesta sexta-feira (16), a nova iluminação pública na cidade de Triunfo, no Sertão do Estado. Em parceria com os poderes estadual e municipal, por meio do Programa Ilumina Pernambuco, a distribuidora realizou a substituição de cerca de 580 lâmpadas antigas e ineficientes por novos equipamentos com a tecnologia LED. 

Esses pontos em LED são mais eficientes, com maior vida útil e luminosidade. O evento de inauguração contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, e do diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

A iniciativa de substituir a iluminação pública faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e tem como finalidade reduzir os índices de criminalidade através da modernização do sistema de iluminação pública em diversas cidades do Estado. 

“É uma satisfação fazer essa entrega para a população de Triunfo, que andará mais tranquila pela cidade com as ruas bem iluminadas. É o primeiro município beneficiado com essa política pública não apenas voltada para a segurança pública, mas também para o melhor uso dos recursos que é uma marca da nossa gestão”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Além de garantir melhor luminosidade, o trabalho também contribuirá diretamente para o uso eficiente da energia e dos recursos públicos, pois a luminária LED consome até 40% a menos do que as tradicionais de vapor de sódio e vapor metálico. A troca pelos equipamentos sustentáveis promove uma economia de 74.000 quilowatt-hora (kWh) por ano, que corresponde o suficiente para abastecer mais de 51 residências por um mês em Triunfo. 

“A substituição de lâmpadas de Iluminação Pública aumenta a segurança para os moradores, melhorando a qualidade de vida das pessoas; contribui com a economia de energia para o município, e por consequência torna a conta de energia menor; e ainda torna a cidade mais agradável para os turistas, que conseguem conhecer melhor cada espaço deste belíssimo município”, afirmou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.

“Esta ação, em parceria com a Prefeitura de Triunfo e com o Governo de Pernambuco, mostra claramente que a Neoenergia está atenta às necessidades dos pernambucanos e tem trabalhado de forma incansável para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Triunfo é apenas uma das cidades que já substituímos ou vamos substituir as lâmpadas de iluminação pública até o final do ano”, afirmou o diretor de RIG da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

A cidade de Triunfo é apenas um dos locais no qual a Neoenergia vem promovendo a troca de lâmpadas ineficientes para a tecnologia LED. Desde o início do projeto, já foram realizadas a substituição de lâmpadas nas seguintes cidades: Agrestina (1.587), Quipapá (419), Itapissuma (416), Pombos (500), Toritama (500), Taquaritinga do Norte (504), Cachoeirinha (515), Lajedo (518) e Cabrobó (466).

Até o final do ano, ainda serão substituídas cerca de 5 mil lâmpadas distribuídas entre os municípios de Jucati, Jupi, Surubim, Bezerros, Pesqueira, entre outros, totalizando mais de 12 mil equipamentos. 

Cine Theatro Guarani

A substituição das lâmpadas de iluminação pública por novas, de LED, não foi uma ação isolada da Neoenergia na cidade de Triunfo. No último ano, o Instituto Neoenergia inaugurou o novo projeto luminotécnico eficiente do Theatro Cinema Guarany, um dos principais equipamentos culturais do Sertão do Pajeú. Com a sua instalação, além do realce dos elementos arquitetônicos do prédio, foi possível reduzir em até 60% o consumo de energia, promovendo benefícios do ponto de vista financeiro e ambiental.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: